Siga-nos no Facebook

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A agressão a Pedro Proença

Pedro Proença é árbitro desde 1988/1989, sendo árbitro de primeira Liga desde 1998 e internacional desde 2003. Como podem ver na imagem do lado, Proença já faz das suas há treze anos, por isso eu acho que Proença se pode dar por muito feliz por só ao fim de treze anos a "espalhar magia" pelos relvados portugueses é que alguém lhe passou a "mão pelo pêlo", ou melhor "a cabeça pelo pêlo".

Quanto ao agressor, eu assumo sem problemas nenhuns que é Benfiquista. Digo Benfiquista não só por termos razões de queixa desta besta mas por exclusão de partes, senão vejamos:

- Não creio que seja do Guimarães porque encontrar um adepto do Guimarães em Lisboa, no Colombo, no mesmo dia que Proença andava por lá é a mesma coisa que encontrar um agulha num palheiro logo á primeira;

- Dos corruptos também não pode ser porque os adeptos corruptos são cobardes e por isso fazem estas coisas encapuçados ou em grupos, além de que se o agressor foi identificado e detido, logo nunca poderia ser adepto dos corruptos porque estes são inimputáveis.

- Do LOL de Portugal é impossível ser porque estes não contam para nada há uns bons anos.

- Portanto, pelas exclusões de parte, o agressor tem tudo para ser do Benfica. Confrontou o árbitro cara a cara, agrediu, foi identificado e detido, tudo coisas que só fazem a adeptos do Benfica.

Pessoalmente, lamento a agressão porque ao mesmo tempo lamento o estado em que se encontra o país e o futebol, onde a lei é só para alguns e que os corruptos se passeiem impunemente por este país e alguns até sejam recebidos com pompa e circunstância na Assembleia da Republica. Os grandes culpados de termos chegado a este ponto são, principalmente, dos dirigentes desportivos, TODOS eles!!! Outros dos responsáveis é a justiça portuguesa e a justiça desportiva, sim, porque aquilo do Apito Dourado soube a pouco com o Boavista a ser o bode expiatório de forma a safar os corruptos da descida de divisão.

Meu caro Proença, se queres uns dentes novos a coisa é simples, vai aquela casa iluminada na Madalena, onde certamente já foste muito bem recebido com direito a "fruta da época" bem fresquinha, acabadinha de sair das famosas arcas do Reinaldo, fala com o "conselheiro matrimonial" que ele dá-te um "envelope vazio com 2.500€ lá dentro" para ires ao dentista. Se ele pagou os dentes do emplastro, certamente que pagará os teus ainda para mais depois de tantos e tantos jogos ganhos á tua custa.


domingo, 7 de agosto de 2011

Magia na Luz!!

Meus amigos, aquilo que se passou na segunda parte do jogo Benfica vs. Arsenal, foi simples arte!! Os Deuses do futebol desceram á terra para nos proporcionar um momento de pura magia, de futebol total!!! Vou ser muito sincero, melhor do que o Benfica jogou na segunda parte só mesmo o super Barça!!!

Não pensem que com isto estou a desprezar a equipa que alinhou na primeira parte, porque não estou, essa equipa da primeira parte era uma equipa de "combate" e não uma equipa tão criativa como a da segunda. parte. Como disse JJ, este jogo foi aproveitado para fazer um treino, para fazer algumas experiências, por isso não estranho o onze que entrou em campo na primeira parte e que poderá aparecer em alguns jogos em que necessitemos mesmo muito de segurar um resultado.

Em termos individuais vou só falar de dois jogadores:

Bruno César: Timidamente e aos poucos, este começa a ser o "patinho feio" da equipa. Digo isto porque já li vários comentários a referirem-se ao jogador como gordo ou até a compará-lo ao Roger que passou no Benfica. Bem, a sua constituição física pode levar a pensar que é um jogador lento, e para jogar como extremo esquerdo é mesmo lento. Eu penso que Bruno César não é lento e joga fora de posição, pois penso que ele é um 10 puro, nessa posição pode ser um enorme jogador. Já agora, quem tiver possibilidades, reparem nas duas ou três incursões que fez pelo centro do terreno e digam-me o que acharam.

Matic: Para mim, este irá ser um jogador importantíssimo esta época. Este jogador pode fazer duplo-pivôt com Javi em jogos em que seja necessário defender mais, pode jogar no lugar de Javi e pode fazer dupla no meio campo com Aimar ou Witsel. Um todo o terreno que poderá dar mais poderio físico ao meio campo do Benfica sempre que seja necessário. Há muita boa gente por esta net fora que acha que este jogador não tem qualidade para o Benfica, vá-se lá saber porquê...

sábado, 6 de agosto de 2011

Grande António Barreto!!!!!


"O meu comentário à notícia do veto de Pinto da Costa à eventual candidatura de Hermínio Loureiro à presidência da FPF.

A política e o futebol são inseparáveis, implícita ou explicitamente. Pinto da Costa e o seu clube têm beneficiado, precisamente, da "chantagem" política que têm exercido sobre os vários governos e outros agentes políticos, muitos deles cúmplices, por razões políticas, da mentira em que se tornou o futebol Português.

Por outro lado, nenhum político deve ter coartados os seus direitos comuns, como sejam o de intervir, a título pessoal, no mundo do desporto. Nem nenhum dirigente desportivo deve ter vedado o acesso à vida política. Tudo em perfeita transparência e de acordo com a lei, como é próprio das sociedades de Direito Democrático.

Pinto da Costa tem medo de Hermínio Loureiro porque este tem uma visão de futuro para o futebol Português que implica a sua credibilização, pondo termo à colonização que aquele, alegadamente, impôs às instituições desportivas e à instrumentalização que, alegadamente, tem exercido sobre os seus órgãos.

Pinto da Costa é, alegadamente, um cobarde porque não sabe ganhar com lealdade, olhos nos olhos, revelando total falta de escrúpulos e respeito pelos adversários e adeptos do futebol em geral, como ficou demonstrado aos olhos de todos pelas escutas reveladas na net.

Pinto da Costa, quanto a mim, ilustra uma época de promiscuidade, oportunismo, fraqueza e hipocrisia política, que fizeram fracassar os ideais de Abril e conduziram Portugal à insolvência.

O Progresso de Portugal consegue-se com valores diferentes dos que Pinto da Costa exibe."

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Considerações

Nao foi possível escrever sobre o jogo com os turcos, pelo que o farei agora entre outras considerações.

Em relação ao jogo com os turcos, penso que JJ esteve bem ao jogar pelo seguro. A equipa esteve muito bem em termos defensivos, onde Artur teve um dia tranquilo, á exepção do golo sofrido. Em termos ofensivos a equipa não esteve tão bem, com várias perdas de bola no contr-ataque. É necessário que JJ faça entender aos jogadores que nem sempre é possível sair em contra-ataque e que por vezes é melhor guardar a bola e construir jogo de forma mais pensada.

Os destaque pela positiva vão para Witsel, Nolito, Aimar e Saviola. Estes jogadores foram determinantes na estratégia de JJ, enquanto Nolito marcava o golo, Aimar e Saviola eram os primeiros defesas do Benfica ao pressionarem os adversários o que dificultou a saída para o ataque por parte dos turcos, a atacar, as suas movimentações foram sempre perigosas e baralhou bastante a defesa adversária. Em relação a Witsel, é um jogador de classe, sem dúvida!!! Penso que poderá fazer as funções que Ramires fazia no 4x1x3x2 em que fomos campeões.

Já agora, gostaria que JJ jogasse da seguinte forma:

Com Witsel a fazer as funções que Ramires fazia quando cá esteve, penso que o Benfica ficaria mais equilibrado em termos defensivos e pouco ou nada se notaria em termos ofensivos, pois Witsel é também um jogador criativo.

Este sistema, com a tais funções de Witsel, poderia trazer de volta o tal "Rolo Compressor". Não me venham dizer que Witsel não serve para essas funções porque foi bastante visivel a capacidade que tem na recuperação de bola e a forma como aparece mais á frente. É um jogador criativo, com bom toque de bola, com simplicidade de processos, tácticamente evoluído e é agressivo no roubo de bola, tudo ingredientes para dar um excelente médio interior direito, dando apoio ao Javi eme termos defensivos, e abrir na direita ou flectir para o meio em termos atacantes.


Entretanto já conhecemos o nosso adversário para o play-off da Liga dos Campeões, será o vice-campeão Holandês, o Twente.

É uma equpa dificil mas face á equipa que o Benfica tem, somos favoritos e temos a obrigação de vencer e seguir para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Roberto vendido ao Saragoça


"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD vem confirmar que chegou a acordo com o Saragoça para a transferência, a título definitivo, do guarda-redes espanhol Roberto Jimenez Gago.

A transferência do jogador, bem como da totalidade dos direitos económicos, foi concluída pelo valor de oito milhões e seiscentos mil euros."


Fonte: Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nem tudo é bom e nem tudo é mau

Pessoal, nem tudo o que se passa no Benfica é bem feito e nem tudo é mal feito. Nem JJ é o supra sumo dos treinadores, nem é o pior dos treinadores.

Há muitas coisas bem feitas esta época, mas mesmo muitas mas também há aquelas mal feitas. Atenção a um pequeno pormenor que faz toda a diferença, o que eu ou outro adepto qualquer acha que foi mal feito, não quer dizer que na prática tenha sido mesmo mal feito, ou seja, como não vai de encontro á nossa opinião nós achamos que foi mal feito mas tal pode não ter acontecido. As nossas opiniões baseiam-se naquilo que nos chega pelos jornais, pelo que visualizamos em jogos, pela nossa ideia de futebol ou pelos conhecimentos que fomos adquirindo ao longo dos anos a visionar futebol e até por vermos como outros clubes funcionam, etc., mas falta-nos sempre muita informação que nos passa ao lado porque simplesmente não estamos lá para ver.
JJ tem uma característica muito especial e que já foi dita por jogadores e por quem o conhece bem, que é ser um homem de convicções, ou seja, em linguagem aqui da malta, é um teimoso. Por vezes isso pode ser bom mas por outras pode não ser bom prejudicando-o e, mais grave, prejudicando o Benfica, vide a época passada.

Com isto quero dizer que não estou totalmente satisfeito com o que foi feito, não porque JJ foi incompetente mas porque a minha opinião em relação a determinadas opções não vão de encontro ás minhas, mas isto não faz de mim melhor que JJ, que sabe mais de futebol a dormir do que eu acordado.

Não vou falar de quem entrou e de quem saiu, vou falar daqueles que ainda cá estão e num sector que apresentava debilidades. Como adepto, e não estando dentro de todos os pormenores, a minha opinião é que JJ não geriu bem a questão da falta de Máxi, Luisão, Garay e do defesa esquerdo que ainda está para vir.

As perguntas que eu faço são as mesmas de milhares de Benfiquistas. São perguntas ás quais eu não tenho resposta e quem mas pode dar certamente tem mais que fazer.

As questões são as seguintes:

- Porquê André Almeida na direita e não Wass?
- Porquê Faria na esquerda e não Shaffer ou César Peixoto? - Sim, Peixoto é bem melhor que Faria na esquerda.
- Porque não testou a dupla Faria e M. Vitor?

Penso que muitos de nós fazemos estas perguntas e as respostas que lemos por aí são variadas, algumas até são mesmo rebuscadas.

Estou mesmo expectante para ver como JJ irá montar o meio campo este ano, porque não foi por questões de qualidade dos defesas que sofremos tantos golos o ano passado, foi no meio campo que tivemos o nosso grande problema com JJ a insistir num modelo kamikase, lá está as tais convicções de JJ que prejudicaram a equipa. Eu quero acreditar que JJ aprende com os seus erros e espero um Benfica com um meio campo forte e equilibrado, um meio campo forte nas transições ataque-defesa que foi o que falhou na época passada.

Lembrem-se sempre que quando alguém critica JJ não quer dizer que JJ esteja mal ou que seja incompetente, quer dizer que somente existem pessoas com opiniões diferentes, desde que não passem para o lado do insulto.

sábado, 16 de julho de 2011

Notas soltas

Com esta equipa do Benfica JJ pode escolher entre três sistemas tácticos:

4x1x3x2 - O preferido de JJ
 Este será o sistema táctico habitual do Benfica. A equipa que apresento será aquela que poderá iniciar o campeonato.

Na frente coloquei Gaitan porque Nolito está a ganhar vantagem a Gaitan como ala, Saviola ainda não está totalmente bem e Gaitan tem feito bons jogos, coloco-o no apoio a Cardozo.

Witsel será o médio de cobertura, o médio box-to-box, o que irá equilibrar as coisas a meio campo, podendo entrar Enzo em determinados jogos.

Bruno César, para mim, é um organizador e na esquerda prefiro um jogador com outra dinâmica.

Acredito que com o tempo JJ colocará Saviola na equipa inicial, se não for sempre o titular e Gaitan irá rodando com Nolito na esquerda.




4x3x3 - O melhor para este Benfica
 Este é o sistema que eu acho que o Benfica simplesmente arrasaria. Este sistema táctico com os jogadores que o Benfica tem para o meio campo, daria-nos consistência defensiva, principalmente nas transições ataque-defesa e daria-nos uma qualidade de passe muito boa.

Como  Benfica joga em passes curtos e tabelas, neste sistema seria difícil Cardozo entrar, preferindo um jogador mais móvel e mais rápido e que faça constantes trocas posicionais com Nolito e Gaitan, Jara é o homem ideal, assim como Rodrigo ou Saviola, este último não está de inicio porque Jara está bem melhor neste momento e os nomes não jogam mas sim quem está melhor.

Esta equipa garante-nos solidez defensiva, um meio campo fortíssimo tanto na recuperação como na construção e um ataque móvel e dificílimo de parar face á velocidade e técnica dos avançados.



4x2x3x1 - Sistema alternativo de JJ
 Este sistema táctico será o alternativo de JJ, segundo ele. É um sistema interessante e semelhante ao 4x3x3 com a diferença que neste sistema os médios de cobertura jogam lado a lado e o terceiro médio jogará no apoio ao ponta de lança, aparecendo na segunda fase de construção de jogo e aparecendo mais na área.

Um dos médios de cobertura, para mim seria Witsel, seria o primeiro médio de construção, chegando-se mais á frente para permitir que Aimar avance para a área ou para as laterais.

Neste sistema penso que Cardozo poderá encaixar melhor, pois Aimar apoiaria mais Cardozo, jogaria mais perto deste e assim Cardozo poderia ser a referência na área.




Como podem verificar, JJ tem muito por onde escolher,  todas as opções e tácticas serão válidas se forem pelo menos equilibradas e não o 4x1x3x2 versão Kamikase do ano passado. Este ano temos boas "segundas linhas" e não pode haver desculpas do desgaste ou de poucas soluções. JJ tem tudo para fazer uma excelente época, isto partindo do principio que não sai mais ninguém do núcleo duro, como é óbvio.

Eu não tenho qualquer formação em futebol, é somente a minha opinião, a opinião de um amante de futebol que agora se armou em Freitas Lobo. Agora deixem a vossa opinião, digam-me como gostariam de ver o Benfica jogar, afinal, todos nós temos um treinador dentro de nós.


domingo, 10 de julho de 2011

Cansaço mais que evidente

Aconteceu o que eu espera que ia acontecer perante uma equipa com mais qualidade e com muito mais andamento face á fase mais avançada da sua preparação.

Notou-se claramente que os jogadores do Benfica estavam desgastados fisicamente e isso foi óbvio nas faltas feitas e nos passes errados, bem como nas transições defesa-ataque que raramente foi feitas com grande sucesso. A segunda parte foi melhor, pois JJ reforçou o meio campo e tivémos mais controlo de bola mas a jogarmos em 90% das vezes em passes laterais.

Como o Benfica jogou praticamente a primeira parte toda á defesa, estive praticamente concentrado no Miguel Vitor. Devo dizer que cada vez tenho mais a certeza e menos dúvida de que lhe daria a titularidade ao lado do Luisão. Esteve sempre muito sereno e é, de longe, duas vezes melhor que o desastrado Jardel.


Bom treino!!

Primeiro jogo da época com uma vitória por 9-1 sobre uma selecção de jogadores amadores, portanto, foi um excelente treino e nada mais que isso.

O que retiro deste jogo:

Processos Ofensivos: O trabalho está praticamente feito, faltando limar algumas arestas mas coisas superficiais, nada de muito profundo.

Processos Defensivos: Esta é a minha principal preocupação e este jogo não serviu de nada para tentar perceber se a equipa evoluiu ou não em relação ao ano passado. A única coisa que vi foi o JJ a fazer subir a equipa de forma a fazerem pressão alta. É necessário um jogo com um adversário mais forte para ver como se comporta a equipa em termos defensivos.

Os reforços:

André Almeida: Defesa direito nunca!! Gostaria de o ver jogar a médio.
Matic: Precisa de trabalhar o posicionamento táctico, o que é normal. A minha opinião mantém-se, penso que é mais um box-to-box que um trinco como Javi.
Bruno César: Uma agradável surpresa. Gostei muito de o ver jogar!!! Parece-me que poderá ser o natural sucessor de Aimar. O seu entrosamento com a equipa, e em especial com Aimar, dá a impressão que já está na equipa há uns tempos. Vamos ver como se comporta com equipas de qualidade superior.
Wass: Jogou de forma tímida e este jogo deu para tudo, portanto, vou esperar pelos próximos jogos para ter uma opinião mais consistente.
Nuno Coelho: Jogou fora de posição, por isso não há nada a dizer.
Nolito: Marcou um golo e nota-se que é um jogador com cultura europeia. Recebe a bola e levanta a cabeça para ver as opções que tem antes de ir para o drible, coisa que Jara deveria fazer muitas mais vezes. Jogador interessante.
Perez: Jogou fora do seu habitat natural pelo que não vou tecer considerações sobre a sua prestação. A rever mas na sua habitual posição.
Rodrigo: Aos poucos parece uma boa aquisição do Benfica. Se continuar a evoluir poderá ser o substituto de Cardozo.

Maiores destaques:
Cardozo: Tosco, sem velocidade e sem técnica, mas a verdade é que o homem mete a redondinha lá dentro e o resto é conversa.
Bruno César: Além de parecer estar completamente entrosado com a equipa, onde fez boas combinações com os colegas, é um jogador rápido, que definiu sempre bem os lances. Fiquei com água na boca em relação a este jogador.
David Simão: Foi pena que a sua estreia tivesse que ser a defesa esquerdo. Apesar de não ter estado bem, notou-se que nunca virou a cara á luta. Força nisso rapaz que da próxima quero ver-te em terrenos mais adiantados.
Aimar: Parece que joga de pantufas. É delicioso ver um jogador daqueles a jogar á bola. Fantástico!!!
Saviola: Ó homem, ou te mexes ou então metam lá o Jara. Queres um conselho? Joga simples!!! Não compliques o que está fácil, remata á baliza homem. Para quê a porra de mais um toquezinho na bola quando podes definir o lance mais cedo?
Miguel Vítor: Fica-te bem essa braçadeira!!!  Vamos ver o que te reserva o futuro, se fosse eu o plantel. Exibição serena e tranquila.

Depois deste treino vamos ver como reagem alguns jogadores e a equipa contra equipas mas competitivas.

Porra, finalmente a bola já rola!!!! :)

terça-feira, 5 de julho de 2011

Um dos dias mais felizes da minha vida

Hoje é um os dias mais felizes da minha vida!!!

A maioria dos meus leitores não sabe mas eu não sou sócio do Sport Lisboa e Benfica, este facto não me faz um pior adepto, a verdade é que eu sentia um vazio em mim, o vazio de formalmente não pertencer ao maior clube do Mundo.

Pois meus amigos, hoje tive uma das melhores prendas de aniversário da minha vida!!!

Nada mais, nada menos que um Kit de Sócio do Sport Lisboa e Benfica com a garantia de cotas pagas até ao final do ano!!! Nem imaginam qual é o meu estado de alegria e orgulho, nem eu o consigo explicar pois faltam-me as palavras!! Que orgulho!!! Acreditem que me vieram as lágrimas aos olhos assim que vi o Kit!!!

Quero agradecer á minha futura esposa por esta fantástica surpresa e inesperada prenda!! Jamais esquecerei este dia!!!

Poça, pareço um miúdo de 10 anos quando recebe um brinquedo que tanto sonhou!!! Ainda não estou em mim!!!!