Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Saviola, Ruben Amorim e Enzo





Finalmente Saviola renovou!!! É um privilégio e um luxo ter um jogador destes na equipa. Este ano tem jogado menos face ao sistema de jogo do actual Benfica e ao aparecimento de um jovem chamado Rodrigo com quem tem vindo a alternar. Muitos dizem que Saviola ganha muito e que deveria ter outro rendimento e eu digo que Saviola não está a ter assim um rendimento tão baixo como muitos pintam. Não é um goleador nato e como segundo avançado, não há ninguém que jogue melhor que ele no plantel, que faça as movimentações que ele faz e que ocupe os espaços e que apareça em espaços como ele o faz. É dos jogadores mais inteligentes a jogar e ainda bem que o poderemos ter por mais um ano, é bom para o Benfica e até para Rodrigo e Nelson que podem aprender muito com El Conejo.



Sempre gostei muito deste jogador. A forma como sabe ocupar os espaços e lê o jogo é fantástica. Por ser um jogador técnicamente não muito evoluído não inventa muito e joga simples na maioria das vezes. Foi um jogador importantíssimo na conquista do último campeonato como primeira alternativa a Ramires e para mim seria a natural alternativa a Witsel. Já não tinha gostado da sua postura quando foi convocado para a selecção mas face ao seu comportamento exemplar até aí penso que o Benfica fez bem em resolver a coisa com uma conversa. Acontece que Amorim voltou a fazer asneira e a sua reincidência foi castigada pela direcção e fez muito bem. Aproxima-se o Euro e compreendo que Amorim queira jogar mais, mas ele tem de saber que ele não é funcionário da Federação mas sim do Benfica e por isso tem de respeitar o seu treinador e o Benfica. Com esta situação toda, Amorim acaba de ficar excluído do Euro pois duvido que torne a jogar até ao final da época. Eu não o transferia até ao final do campeonato, ficava a penar e a servir de exemplo para todos. Estou-me a borrifar se ele é Benfiquista e se é português, para mim é um funcionário como os outros e acho absolutamente ridículo que se critique JJ ou a direcção por esta situação.



Não faço a mínima ideia se este jogador ´bom ou mau. Deu boas indicações no pouco tempo que jogou e tenho boas referencias dele. Se ele não quer jogar no Benfica então que não jogue porque só faz falta quem cá está. Podem transferir o jogador imediatamente ao preço que pagámos por ele mais os ordenado que já lhe pagámos. Para o lugar dele podem negociar o regresso de Urreta ou de Yartey. Também aceito que o Benfica possa ter outro tipo conduta porque também não pode dar a ideia que sempre que um jogador recuse regressar ao Benfica, o Benfica lhe abra as portas.

Depois da renovação de Máxi e de Saviola, só falta a renovação do enorme Pablo Aimar para que aplauda de pé a direcção do Benfica.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Rolo Compressor de volta?

No jogo com o Rio Ave JJ decidiu colocar em campo uma equipa e um sistema de jogo que eu há muito gostaria de ter visto jogar. Ao lado está o esquema utilizado por JJ contra o Rio Ave e vejo a reedição do sistema de jogo do "Rolo Compressor" de 2009/20010 com Witsel a fazer as funções de Ramires e Nolito a fazer as funções de Di Maria. Embora Di Maria fosse um jogador que jogava mais por fora e em direcção á linha de fundo, Nolito também dá profundidade e objectividade ao ataque do Benfica mesmo jogando mais por dentro. É óbvio que Witsel não dá o que dava Ramires mas somente porque não está rotinado a fazer as movimentações que JJ pretende para aquela posição, mas Witsel tem tudo para fazer as funções de Ramires tão bem ou melhor que Ramires, só é necessário que Witsel adquira as movimentações e posicionamento correcto para quem joga naquela posição.

Iremos voltar a este sistema? Eu penso que deveriamos jogar mais vezes neste sistema com Witsel, Aimar, Nolito (ou Gaitan), Saviola e Cardozo, com Bruno César como alternativa a Aimar, Rodrigo a Cardozo e Nelson a Saviola ou vice-versa. Este sistema pode ser o ideal para jogos em casa com equipas mais acessíveis.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Turismo na Madeira

Aqui ficam algumas considerações sobre o jogo com o Maritmo:

  1. Parabéns ao Maritimo que deu uma lição ao Benfica no que diz respeito a determinação, querer, concentração e humildade;
  2. Sinceramente, a derrota é mais que justa, mesmo com um penalti que não existe e a vencer por um a zero, fomos incapazes de vencer;
  3. Abordagem ao jogo completamente errada, a equipa parecia que estava a fazer um treino. Inadmissível!!!
  4. Jorge Jesus fez tudo ao contrário, neste jogo tinha de pôr a "carne toda no assador". Face ao ao excelente campeonato que o Marítimo tem vindo a fazer este jogo deveria ser encarado como uma final e foi encarado como um treino;
  5. Aceito uma derrota do Benfica quando vejo que a equipa fez tudo para ganhar, que não foi o caso de hoje;
  6. A nossa basófia já ia em valores estratosfericos, nem a lagartada alguma vez esteve perto dos nossos níveis de basófia. Lá se foi a basófia da invencibilidade;
  7. Neste jogo faltou-nos Determinação, Concentração, Agressividade e Humildade;
  8. Já venho a dizer isto há muito tempo e já o disse em jogos que ganhámos, por vezes, este Benfica a defender é ridículo;
  9. Alguém que diga aos jogadores que para se marcarem golos tem que se chutar á baliza. Começo a ficar um pouco farto de toques e toquezinhos, passes e passinhos quando temos espaço e tempo para rematar á baliza. Portanto, precisamos de MAIS OBJECTIVIDADE!!!
  10. No segundo golo a culpa é do Eduardo;
  11. Ruben Amorim é um dos melhores médios da nossa liga e um dos piores defesas direitos da nossa liga;
  12. Emerson é curto e Cap pouco mais poderá dar;
  13. Num jogo de grau de dificuldade maior, JJ decide voltar ao 4x4x2 quando o 4x2x3x1 tem dado boa conta de si, embora ache que um 4x3x3 seria o ideal;
  14. Se os jogadores forem inteligentes e saibam aprender com os erros, este poderá ter sido o jogo que nos levará á conquista do titulo;
  15. Este foi o primeiro objectivo perdido nesta época, espero que seja o último;
  16. No próximo jogo para o campeonato iremos jogar novamente á Madeira, basta mudar a atitude e trabalhar os aspectos defensivos e venceremos com naturalidade;
  17. Nem na semana passada éramos os maiores e nem agora somos os piores. Acredito que tenha sido uma noite má e que a equipa volte ás vitórias;
  18. Nada de deitar tudo abaixo, desde os jogadores, passando pelo treinador e terminando no presidente;
  19. Temos ainda muito para ganhar ou para perder e abandonar a equipa neste momento é o pior que se pode fazer;
  20. APOIAR!!!! APOIAR!!!! APOIAR!!!! É A PALAVRA DE ORDEM NESTE MOMENTO!!!!!
  21. UNIDOS SEREMOS CAMPEÕES!!!!
  22. EU ACREDITO!!!!!!
  23. VIVA O BENFICA!!!!!