A pergunta que faço é pertinente porque actualmente o Benfica mudou mas sinto que os nossos adeptos ainda não conseguiram fazer a mudança e não acompanharam o clube.
Mudou como? - perguntam vocês. Eu digo que mudou na sua dimensão desportiva!! Hoje o Benfica já não é o clube que era há 10 anos atrás, ou seja, hoje o Benfica ganha mais jogos em meia época do que numa época inteira há 10 anos atrás. Hoje o Benfica não tem tempo de andar a choramingar derrotas porque no dia seguinte já tem de estar a preparar uma final Europeia, quando há 10 anos atrás por esta altura já andávamos há 2 ou 3 meses a choramingar a derrota na Taça de Portugal, a triste campanha nas competições Europeias e a 15 ou 20 pontos de diferença para o primeiro classificado. Hoje o Benfica é uma equipa vencedora e estamos mais do que nunca mais perco daquilo que é o ADN do Benfica, vencer títulos!!! Ainda temos algumas coisas a melhorar mas basta ler o que dizem do nosso Benfica por essa Europa fora para percebermos que recuperámos o respeito na Europa e até em Portugal. Hoje o FC Porto já olha de forma diferente para o Benfica, hoje eles sabem, lá bem no fundo, que o Benfica está muito forte, que tem uma equipa de futebol forte e que joga bom futebol. Escusam de negar isto porque se falarem calmamente com um adepto do Porto e Sporting ele reconhecem isso mesmo. Falta-nos o mais importante, conquistar os títulos!!! Mas se mantivermos este espírito de vitória, esta dinâmica de perdermos um jogo a cada 38, estaremos mais perto dos tão ambicionados títulos. Mas para isto acontecer os adeptos terão de fazer uma mudança mental e essa mudança começa com o facto de aceitar as derrotas como a excepção que confirma a regra e a regra é vencer. Temos de acabar com aquele pensamento apocalíptico de que a cada derrota vem a derrocada total, que tudo vai acabar, que a equipa não vale nada, que o treinador não percebe nada de futebol, que a direcção não presta. Isto tem de acabar no Benfica!!! Esta equipa, e quando falo em equipa englobo toda a estrutura do futebol do Benfica, já deu mostras da sua qualidade, nós, adeptos, é que continuamos agarrados a um passado derrotista e temos de conseguir ultrapassar esse trauma. Quero também dizer que nas vitórias também temos de ter a humildade de reconhecer que foi só mais uma vitória no meio das muitas que precisamos para vencermos os titulos e não andarmos por aí armados em bons e a fazer reservas do Marquês quando ainda não vencemos nada. Temos de procurar um meio termo, termos de ser mais conscientes na derrota e mais humildes na vitória.
Nós nunca seremos perfeitos porque isso simplesmente não existe mas temos de ir crescendo passo a passo, ano a ano e é isso que eu vejo. O jogo do porto foi há dois dias, já passou!!! Doeu-me na alma, não dormi e passei o dia seguinte com uma tristeza que só há comparável com a perda de alguém que nos é muito querido. Mas neste momento, com este Benfica, não nos podemos agarrar a estas fatalidades porque temos logo a seguir uma final Europeia para vencer, um jogo para o campeonato para vencer, e quem sabe se não venceremos ainda o campeonato, e temos uma final da Taça de Portugal para vencer. Não há tempo para andarmos a chorar dias a fio, temos de fazer o "luto" de uma derrota em 24 horas porque este Benfica já não é o Benfica de há 10 anos onde tínhamos meses e meses de competição para afogar as mágoas e cumprir calendário, hoje somos uma das grandes equipas Europeias e a prova disso é que chegando a Maio podemos vencer em todas as competições.
Faltam três jogos para terminar a época e podemos vencer ainda as três competições e somente uma delas não depende de nós!! O nosso destino é vencer e a cada ano que passa estamos mais fortes e mais perto de o conseguirmos. Há 20 anos que não me dava um gozo tão grande ver o meu Benfica jogar!! Nunca esquecerei a suplicio que era ver o Benfica jogar a partir de 94, onde as nossas equipas muitas vezes se arrastavam em campo. Hoje aguardamos ansiosamente pelo próximo jogo porque dá prazer ver jogar esta equipa, dá gosto ver esta equipa jogar e acima de tudo, sabemos que em 95% dos jogos venceremos com um futebol de encantar!!!
Vamos mudar de mentalidade ou iremos ficar agarrados á fatalidade de um passado recente negro?
Os quatro anos anteriores a JJ foram assim:
Jogos: 192
Vitórias: 100
Empates: 52
Derrotas: 40
Golos Marcados: 293
Golos Sofridos: 168
Percentagem de Vitórias: 52%
Percentagem de Empates: 27%
Percentagem de Derrotas: 21%
Média de Golos Marcados: 1,5 por jogo
Média de Golos Sofridos: 0,9 por jogo
Títulos Conquistados: 1 Supertaça e 1 Taça de Liga
Os quatro anos de JJ foram assim:
Jogos: 212
Vitórias: 147
Empates: 34
Derrotas: 31
Golos Marcados: 460
Golos Sofridos: 181
Percentagem de Vitórias: 69%
Percentagem de Empates: 16%
Percentagem de Derrotas: 15%
Média de Golos Marcados: 2,2 por jogo
Média de Golos Sofridos: 0,9 por jogo
Títulos Conquistados: 1 Campeonato Nacional e 3 Taças de Liga
* Ainda não terminou a época pelo que estes números serão provisórios
Penso que os números são esmagadores, assim como o futebol praticado. E nem me venham falar em melhores equipas e mais investimentos.
Fica aqui a equipa imediatamente anterior a JJ e tirem conclusões:
GR: Quim, Moreira e Moretto
Defesas: Luisão, Léo, Máxi, David Luiz, Jorge Ribeiro, Sidnei e Miguel Vitor
Médios: Katsouranis, Aimar, Fellipe Bastos, Ruben Amorim, Bynia, Carlos Martins e Yebda
Extremos: Di Maria, Reyes, Urreta, Balboa
Avançados: Cardozo, Nuno Gomes, Suazo, Mantorras, Makukula e Nelson Oliveira
Não sendo uma equipa de topo tínhamos uma boa equipa, talvez não tivéssemos suplentes à altura mas tínhamos um onze bem interessante.
Nesta época ficámos em 3.º lugar com 59 pontos, 17 vitórias, 8 empates de 5 derrotas a 11 pontos do FC Porto e a 7 do Sporting.
Agora analisem e pensem se estamos ou não no bom caminho...