Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nem de propósito...

No texto anterior falava da situação e hoje sai a informação de que tiveram um prejuízo de 6,5 milhões de euros, mesmo com a venda do Hulk pelos supostos 60 milhões de euros. Como é óbvio, a maioria dos adeptos do FC Porto está-se a marimbar para as contas, basta olharem para a classificação que não pensam em mais nada. Engraçado será quando aquela estrutura sair ou quando aquilo ruir como um baralho de cartas, depois quero ver o que dirão os adeptos.

Ficam aqui os números:

BENFICA: 7,5 milhões de euros de lucro (ainda foram abatidos 22 milhões no passivo)
FC Porto: 6,5 milhões de euros de prejuízo
Sporting: 29,7 milhões de euros de prejuízo

Uma nota para o Sporting... Não faço a mínima ideia como é que o Sporting irá conseguir estancar esta "hemorragia". São 30 milhões de prejuízo!!! Sem Liga dos Campeões, sem Liga Europa, com activos que pouco valem, onde irá o Sporting encontrar receitas para fazer face ás despesas? Continuo a achar que o Sporting pode estar metido num buraco em que nunca mais poderá conseguir sair...

O estranho negócio relâmpago

O último jogo do campeonato foi a 19 de Maio de 2013 e somente seis dias depois o FC Porto anunciava a venda de James e Moutinho por 70 milhões de euros.

Como todos sabemos a nossa classe jornalística não perde uma oportunidade para enaltecer e elogiar a capacidade negocial fantástica de Pinto da Costa. O mesmo Pinto da Costa gosta imenso de mandar uma larachas para o ar sobre clausulas de rescisão quando existe uma possibilidade de algum clube "atacar" um jogador do FC Porto. Ora, este negócio relâmpago deixou-me um pouco intrigado, pois não existiram os normais fait-divers de Pinto da Costa e da comunicação social. Se ambos os jogadores fossem transferidos pela clausula de rescisão, eu aceitaria a velocidade da negociação, agora como o Moutinho foi vendido abaixo da clausula, estranhei a rapidez. Mas parece que fui só eu a estranhar tal coisa, pois os mesmos que enaltecem a dificuldade que é negociar com o Pinto, foram os mesmo que fizeram silêncio a este estranho negócio relâmpago.

Acontece que a minha estranheza afinal tinha razão de ser, ao que parece era urgente um encaixe financeiro de forma a que não rebentasse nenhuma bomba nas mãos de Pinto da Costa, assim como era necessário capital para pagar aos administradores uma pequena fortuna.

Como não me foi dito concretamente que bomba seria eu decidi dizer aquilo que penso ser... O FC Porto não tem liquidez e era necessário efectuar alguns pagamentos a terceiros em atraso de forma a evitar a vergonha de passarem a constar da lista negra da UEFA referente ao fair-play financeiro. Acreditem que aquilo está pela hora da morte...

Quando sai uma noticia num jornal a dizer que o FC Porto roubou um jogador ao Benfica, acreditem que fico absolutamente contente... É por estes roubos que o FC Porto, ano após ano, vai ficando cada vez mais endividado, em dificuldades para honrar os compromissos com terceiros e com os jogadores. Sim, há ordenados em atraso no FC Porto. O FC Porto quando rouba um jogador ao Benfica significa que pagou pelo jogador o dobro do que o Benfica ofereceu, sem falar nas comissões declaradas e aquelas que passam por baixo da mesa. Com esta politica o FC Porto irá implodir, mais ano menos ano. Se o Benfica conseguisse vencer um bi-campeonato rebentava com aquilo tudo.

Eu quero o Bruno Lage na equipa B já!!!!!!

Ao que parece o Norton de Matos estará de saída da equipa B do Benfica e parece que o seu sucessor poderá ser o João Tralhão, como avança o jornal Record.

Nada tenho contra o João Tralhão, que tem feito um bom trabalho na formação do Benfica mas como sou um admirador do trabalho do Bruno Lage, penso que seria a pessoa certa para assumir o comando técnico da equipa B.

Aliás, eu disse no texto "E que tal olhar para dentro", que o Bruno Lage já deveria ter assumido a equipa B o ano passado. Ele conhece a forma como se trabalha no Benfica, conhece todos os jogadores das camadas jovens do Benfica e é uma pessoa competente na "arte" de formar atletas e homens e como tal, para mim, era o homem ideal para a nossa equipa B.

Posto isto,  EU QUERO O BRUNO LAGE NA EQUIPA B JÁ!!!!!

Quem concordar que partilhe isto nas suas redes sociais que eu irei fazer chegar isto a quem de direito.

Queremos uma equipa B virada para a formação de atletas e como tal teremos de ter gente capaz, gente com qualidade e o Bruno Lage é um deles!!!!




Favores pagos!!!

Carlos Eduardo
Licá
Josué


 Há favores que tiveram que ser pagos e aí está o modo de pagamento. Alguém acredita que o FC Porto irá jogar na Champions com estes três jogadores? Vamos ver onde irão acabar estes jogadores...

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Há malta que não aprende...

Há malta que não aprende e que continua a não saber ler o que se passa no nosso futebol podre.

Se pararem um pouco para pensarem e analisarem com calma e com alguma distância o que se está a passar nos media da nossa praça, ficarão com uma noção imediata da campanha anti-JJ que se criou numa tentativa de diminuir o JJ colocando assim os adeptos do Benfica contra a continuidade de JJ no Benfica.

Se reparem, até em telejornais decidiram dar tempo de antena para se discutir o futuro de JJ e se este tinha ou não condições de continuar no Benfica, como se de uma queda de um ministro se tratasse, coisa que não vi em relação à situação do Vitor Pereira.

Na maioria, para não dizer todos, dos programas dedicados ao futebol a maioria do tempo foi dedicado ao tema JJ, com diversos convidados a opinarem, na sua maioria, contra a continuidade de JJ. Sobre Vitor Pereira? Pouco ou nada...

Portanto, JJ está na mesma situação que Vitor Pereira, ambos terminam contrato e ambos ainda não renovaram, mas o que se discute em todos os programas televisivos e de forma exaustiva é se JJ deve ou não ficar e o curioso da coisa é que a maioria dos comentadores que são convidados são os que são contra a continuidade de JJ e há muita gente que defende a continuidade de JJ mas esses não interessa ouvir.

Alguém viu em algum programa ex-dirigentes, ex-jogadores ou alguém ligado ao FC Porto convidado exclusivamente para comentar em algum programa sobre a situação de Vitor Pereira? E não acham isto tudo muito estranho?

O Pinto está doidinho para levar o JJ para o FC Porto porque sabe bem que JJ colocará o FC Porto a jogar um futebol que nem Mourinho foi capaz e assim, na próxima época, as ajudas serão combatidas com o excelente futebol praticado pelo FC Porto, coisa que nestes dois anos foi impossível fazer.

Quem não perceber que esta onda contra a continuidade de JJ por parte dos midea mais não é do que o reconhecimento que efectivamente o JJ é actualmente o segundo melhor treinador Português da actualidade, é porque ainda não aprendeu como funciona este podre futebol tuga.

O Benfica só tem de fazer quatro coisas... Renovar com JJ, organizar e estruturar o departamento de futebol com gente capaz e que conheça o futebol Português, manter esta equipa de futebol e reforçar a equipa nas posições chave, naquelas em que temos poucas opções ou opções em que somos mais fracos.


terça-feira, 28 de maio de 2013

JJ no FC Porto

Parece que anda aí malta preocupada que JJ vá para o FC Porto e que este vença tudo para o ano. Até parece que isso seria alguma novidade!!! Passaram, e continuam a passar, treinadores absolutamente banais pelo FC Porto que ganham títulos atrás de títulos e se acontecer o mesmo a JJ não será novidade para ninguém. E sabem porque não será novidade?

  • Logo na primiera jornada o golo invalidado ao Benfica seria válido, portanto, vitória do FC Porto;
  • No jogo com a Académica os dois lances que deram penaltis contra o Benfica, um nada seria marcado e no outro o máximo que aconteceria era uma falta à entrada da área, portanto o FC Porto venceria o jogo por 2-0;
  • No jogo do Estoril o primeiro golo desta equipa seria anulado e já teria sido marcado um penalti por mão na bola do jogador do Estoril logo ao inicio, portanto, mais uma vitória para o FC Porto;
  • No último jogo do campeonato se o FC Porto de JJ precisar sabe que tem aqueles penaltis que podem ir para os apanhados do futebol, coisa que no Benfica é impensável;
  • Numa final da Taça de Portugal o primeiro golo do Guimarães nunca aconteceria se fosse contra o FC Porto.
Tivesse JJ estas ajudas externas no Benfica e ninguém parava o homem!!!

Metam uma coisa na cabeça, qualquer gajo que vá treinar o FC Porto só não é campeão se não perceber mesmo nada de futebol, porque até uma vassora seria campeã. É fácil ser campeão no Porto, muito fácil!!!

Agora, se JJ sair do Benfica também não há que haver pânico nenhum, só tem de haver é a capacidade para escolher bem o sucessor e reforçar toda a estrutura do futebol com gente que saiba.

Eu mantenho a minha opinião, JJ deve ficar e Vieira deve encontrar uma equipa para o futebol que seja uma retaguarda forte do treinador. Aquele discurso de que o Porto foi um justo campeão depois do lance vergonhoso que aconteceu em Paços não pode acontecer!! No FC Porto este discurso não existe!!! Seria impensável que em circunstâncias iguais Vítor Pereira dissesse o que disse JJ!! Impensável!!! 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A questão do treinador...

Enquanto acharem que o problema é do treinador nunca subiremos o degrau que se segue. Se Vieira não renovar com JJ significa que afinal o seu projecto tem pés de barro. Se Vieira renovar com JJ e não dotar o departamento de futebol com gente competente, não resolverá absolutamente nada, andaremos sempre ao sabor do que JJ conseguirá fazer sozinho. Se Vieira mantiver uma postura de expectativa em vez de uma atitude de antecipação ao  que se passa no futebol português continuaremos a ganhar muito pouco.

Deixo as seguintes perguntas:

  1. Quem contratou, ou mandou contratar, Luisinho para lateral esquerdo?
  2. Quem não contratou um lateral esquerdo de comprovada qualidade?
  3. Quem não contratou uma alternativa credível para substituir Máxi?
  4. Quem vendeu Javi e Witsel á última hora?
  5. Quem decidiu manter Carlos Martins e Aimar como as alternativas para o meio campo quando todos sabemos que pouco ou nada iriam jogar?
  6. Quem não contratou ninguém para serem alternativas para o centro do terreno?
  7. Quem é que em Janeiro decidiu vender Bruno César?
  8. Quem decidiu emprestar o Nolito em Janeiro?
  9. Quem é que decidiu que em Janeiro a lateral esquerda não precisava de ser reforçada?
  10. Quem é que decidiu que em Janeiro a lateral direita não necessitava de ser reforçada?
  11. Quem decidiu que em Janeiro não precisámos de alternativas para os nossos médios Matic e Enzo?
O JJ foi bem claro quando em Janeiro disse que estava receptivo em receber dois ou três reforços, como o foi agora no final da época ao dizer que esperava que na próxima época não fosse preciso fazer tantas adaptações. Penso que estas duas declarações respondem a praticamente todas as questões que coloquei.

O JJ comete erros como todos os treinadores cometem. Se estão á espera que venha um treinador que não cometa erros, desenganem-se porque isso não existe. Os erros maiores no jogo de ontem foram dos jogadores que simplesmente demonstraram uma desconcentração e falta de agressividade absolutamente vergonhosa depois de terem perdido dois jogos no período de descontos. Neste jogo, chegados ao minuto oitenta, e depois de tudo pelo que passaram, a concentração deveria aumentar mas foi precisamente o contrário que sucedeu com os resultados que sabemos.

Eu defendo que JJ deve continuar mas equilibrem a equipa, comprem jogadores para as posições que efectivamente estamos necessitados e coloquem no departamento de futebol gente capaz. O Aimar, Rui Costa e Mozer podem ser soluções.

Se JJ não ficar também não pensem que vem aí o Apocalipse e que o Benfica acaba. Há mais treinadores com qualidade, Portugueses e estrangeiros mas tem de ser uma escolha muito bem pensada e que vá de encontro ao que o Benfica pretende para o futuro.


domingo, 26 de maio de 2013

A questão JJ...

Depois de perder a Taça a minha única dúvida era se JJ iria roer o acordo com Vieira por estar mentalmente desgastado depois destes episódios todos. Ao que parece JJ diz que o que ficou apalavrado com o presidente é para manter e sendo assim o JJ deverá continuar. Caso continue espero que Vieira e JJ estejam preparados para a contestação logo após o primeiro desaire...

Quanto ao Cardozo, apesar de JJ ter desvalorizado a situação, mantenho o que disse.

As minhas primeiras dispensas...

Começou bem no Benfica mas vem perdendo gás e sabem porquê? Porque o Benfica está cada vez mais vezes nas grandes decisões e aí Artur mostra que simplesmente não tem capacidade mental para aguentar a pressão e falha nos momentos chave.

Este ano teve erros absolutamente ridículos que custaram postos e troféus, por mim já chega...




Antes de mais quero dizer que gosto de Cardozo e defendi-o sei lá quantas vezes mas hoje não posso defender o indefensível...

A atitude de Cardozo é gravíssima, seria o mesmo se alguém empurrasse o chefe. No meu entender o Cardozo passou a ser transferível, baixem o valor para os 10 milhões.

Ainda não satisfeito foi tirar satisfações de André Almeida. Simplesmente lamentável...

sábado, 18 de maio de 2013

Campeões Nacionais de Juniroes


PARABÉNS RAPAZIADA!!!

O hóquei seguiu o caminho do andebol...

Levamos no pelo no antro que não foi brincadeira... Ao intervalo estava 5-1 e terminou num 7-3... Do que vi, foi uma banho de hóquei que levamos...

Assim como no andebol, que se faça o balanço e veja-se o que está mal... Tecnicamente não faço ideia do que falta, tacticamente também não mas sei que falta força mental para estes jogos... Falta jogarmos a mostrarmos os dentes, temos de parar de sermos umas princesas...

Li uma frase interessante e que serve para reflectirmos... Se para nós o Sporting é a nossa "p*ta", o que seremos nós para os corruptos? A realidade é esta, modalidade onde estejam os corruptos raramente saímos vencedores, a excepção do basquetebol serve para confirmar a regra...

Continuamos a perder no Andebol...

Que se faça o balanço, que se analise onde se errou... Não damos uma para a caixa... A inconstância exibicional desta equipa é notória, será que falta exigência? Será que temos jogadores mas não temos timoneiro? Não sei... Quem está á frente das modalidades que se chegue à frente... Só sei de uma coisa... O FC Porto é PENTA campeão, não se pode justificar tudo com arbitragens... Com os altos investimentos que vamos fazendo, as Taças de Portugal e Supertaças não são suficientes, é necessário vencer campeonatos...

Agora vamos ver o que faz o nosso hóquei no antro... Pelo menos estes foram campeões o ano passado e acredito que tenham fibra para vencer no antro...

Só uma observação... O ambiente no Dragão comparado com o ambiente na Luz é da noite para o dia... Quem me dera uma ambiente assim na Luz nas modalidades...

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O Benfica Europeu

Em 2008/2009 terminámos a nossa época Europeia na fase de grupos da Liga Europa onde ficámos em último lugar com 1 ponto, onde estavam as equipas Metalist, Galatasaray, Olympiacos e Hertha. Nesta fase sofremos um derrota por 5-1 do Olympiacos. No final desta época éramos o 23.º no ranking da UEFA.

Passados 4 anos de JJ, terminas a época com uma derrota na final com o Chelsea, actual campeão Europeu, num jogo onde mostrámos ao Mundo como se joga futebol. Actualmente somos o 9.º classificado no ranking da UEFA e fomos o 4.º melhor clube da Europa esta época como podem ver na imagem ao lado.

Nos quatro anos anteriores a JJ temos:

2005/2006: Quartos-de-final da Liga dos Campeões
2006/2007: 3.º na fase de grupos da Liga dos Campeões, quartos-de-final da Liga Europa
2007/2008: 3.º na fase de grupos da Liga dos Campeões, oitavos-de-final da Liga Europa
2008/2009: Último lugar na fase de grupos da Liga Europa
Pontuação UEFA: 51.6592
Classificação: 23.º
 
Nos quatro anos seguintes a JJ:

2009/2010: Quartos-de-final da Liga Europa
2010/2011: 3.º na fase de grupos da Liga dos Campeões, Meias-finais da Liga Europa;
2011/2012: Quartos-de-final da Liga dos Campeões
2012/2013: 3.º na fase de grupos da Liga dos Campeões; final da Liga Europa
Pontuação UEFA: 98.4766
Classificação: 9.º

Como é notório, o Benfica de JJ tem dado mais cartas na Liga Europa, em termos de Liga dos Campeões não houve evolução e é aqui que o Benfica tem de apostar forte nas próximas épocas, tornar o Benfica uma equipa de Liga dos Campeões. No geral, este Benfica europeu é bem melhor que o Benfica europeu dos 4 anos antes de JJ, e mesmo este Benfica de JJ poderia ter feito melhor porque poderíamos ter agora duas finais Europeias em quatro anos. Com também podem verificar, a pontuação de JJ é quase o dobro da dos 4 anos anteriores o que fica bem demonstrada a evolução do Benfica nas provas da UEFA.

A aposta para o ano terá de ser na Liga dos Campeões e para isso só há um caminho... Manter JJ, manter esta equipa e reforçá-la com dois laterais, um para cada lado, e dois médios centro como alternativas a Matic e Enzo e teremos equipa para fazer uma grande Liga dos Campeões.

É este o caminho e será este o caminho que Vieira quererá ao manter JJ e será esse o caminho que JJ quererá, por isso, toca a renovar e a continuar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido até aqui.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Orgulho!!! Muito orgulho!!!

O gigante acordou!!!

Meus caros, o gigante adormecido acordou!! digo isto por um simples facto... Empatamos com o Estoril, a equipa leva um murro no estômago, de seguida vamos ao Dragão onde muitos de nós nos davam como derrotados e levamos mais um murro, mas desta vez na cabeça, caímos no chão mas logo a seguir, os jogadores levantaram-se, sacudiram o pó e foram para cima do Chelsea como cães atrás de um osso... No final levámos o equivalente a um taco de beisebol na tola mas sabem o que vai acontecer no próximo jogo? A equipa vai entrar em campo, jogar como nunca e vai vencer como sempre!!

Ser grande é também saber reagir ás adversidades e partir para a conquista logo no jogo seguinte. Basta recuar meia dúzia de anos para que um destes 3 últimos jogos fossem o suficiente para que os jogadores caíssem ao chão e não mais se levantassem. Hoje o Benfica é um gigante novamente, tanto na sua dimensão futebolística como humana!! Esta equipa tem uma força mental que há muito não existia no Benfica e isso deve-se ao seu técnico e ao trabalho desenvolvido até hoje. Houve uma mudança de mentalidade nos jogadores do Benfica, eles sabem que estão a fazer bem o seu papel e jogam um futebol de encantar e sabem que se jogarem sempre assim serão felizes, mais dia menos dia, por isso é que as derrotas não os afecta porque acreditam no trabalho que têm feito até aqui e só têm de confiar, porque quem joga assim não tem, nem pode ter medo de perder.

Hoje no Benfica uma derrota é a excepção que confirma a regra, que é vencer. Noutros tempos, bem próximos, ganhar era a excepção que confirmava a regra, que era perder.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

O GRANDE BENFICA ESTÁ DE VOLTA!!!!

GRANDE JOGO!!! GRANDE FUTEBOL PRATICADO PELO BENFICA!!! GRANDE BENFICA!!!

COM ESTA QUALIDADE OS TITULOS CAIRÃO PARA O NOSSO LADO!!!

PARABÉNS AOS JOGADORES QUE DIGNIFICARAM O BENFICA!!!

PARABÉNS AO ADEPTOS PELO ESPECTACULAR APOIO!!!

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS MEUS AMIGOS QUE HOJE ESTIVERAM A TORCER UM POUCO PELO BENFICA MESMO SENDO DE OUTROS CLUBES!!

NO PRÓXIMO JOGO COM O MOREIRENSE TEMOS DE ENCHER A LUZ E MOSTRAR AOS JOGADORES QUE ESTAMOS COM ELES!!!

BENFICA SEMPRE!!!! ORGULHOSO DESTA EQUIPA!!!!!
 

Assim vai a "minha" Briosa...


Briosa, Briosa... Quem te viu e quem te vê... Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Benfica mudou e nós?

A pergunta que faço é pertinente porque actualmente o Benfica mudou mas sinto que os nossos adeptos ainda não conseguiram fazer a mudança e não acompanharam o clube.

Mudou como? - perguntam vocês. Eu digo que mudou na sua dimensão desportiva!! Hoje o Benfica já não é o clube que era há 10 anos atrás, ou seja, hoje o Benfica ganha mais jogos em meia época do que numa época inteira há 10 anos atrás. Hoje o Benfica não tem tempo de andar a choramingar derrotas porque no dia seguinte já tem de estar a preparar uma final Europeia, quando há 10 anos atrás por esta altura já andávamos há 2 ou 3 meses a choramingar a derrota na Taça de Portugal, a triste campanha nas competições Europeias e a 15 ou 20 pontos de diferença para o primeiro classificado. Hoje o Benfica é uma equipa vencedora e estamos mais do que nunca mais perco daquilo que é o ADN do Benfica, vencer títulos!!! Ainda temos algumas coisas a melhorar mas basta ler o que dizem do nosso Benfica por essa Europa fora para percebermos que recuperámos o respeito na Europa e até em Portugal. Hoje o FC Porto já olha de forma diferente para o Benfica, hoje eles sabem, lá bem no fundo, que o Benfica está muito forte, que tem uma equipa de futebol forte e que joga bom futebol. Escusam de negar isto porque se falarem calmamente com um adepto do Porto e Sporting ele reconhecem isso mesmo. Falta-nos o mais importante, conquistar os títulos!!! Mas se mantivermos este espírito de vitória, esta dinâmica de perdermos um jogo a cada 38, estaremos mais perto dos tão ambicionados títulos. Mas para isto acontecer os adeptos terão de fazer uma mudança mental e essa mudança começa com o facto de aceitar as derrotas como a excepção que confirma a regra e a regra é vencer. Temos de acabar com aquele pensamento apocalíptico de que a cada derrota vem a derrocada total, que tudo vai acabar, que a equipa não vale nada, que o treinador não percebe nada de futebol, que a direcção não presta. Isto tem de acabar no Benfica!!! Esta equipa, e quando falo em equipa englobo toda a estrutura do futebol do Benfica, já deu mostras da sua qualidade, nós, adeptos, é que continuamos agarrados a um passado derrotista e temos de conseguir ultrapassar esse trauma. Quero também dizer que nas vitórias também temos de ter a humildade de reconhecer que foi só mais uma vitória no meio das muitas que precisamos para vencermos os titulos e não andarmos por aí armados em bons e a fazer reservas do Marquês quando ainda não vencemos nada. Temos de procurar um meio termo, termos de ser mais conscientes na derrota e mais humildes na vitória.

Nós nunca seremos perfeitos porque isso simplesmente não existe mas temos de ir crescendo passo a passo, ano a ano e é isso que eu vejo. O jogo do porto foi há dois dias, já passou!!! Doeu-me na alma, não dormi e passei o dia seguinte com uma tristeza que só há comparável com a perda de alguém que nos é muito querido. Mas neste momento, com este Benfica, não nos podemos agarrar a estas fatalidades porque temos logo a seguir uma final Europeia para vencer, um jogo para o campeonato para vencer, e quem sabe se não venceremos ainda o campeonato, e temos uma final da Taça de Portugal para vencer. Não há tempo para andarmos a chorar dias a fio, temos de fazer o "luto" de uma derrota em 24 horas porque este Benfica já não é o Benfica de há 10 anos onde tínhamos meses e meses de competição para afogar as mágoas e cumprir calendário, hoje somos uma das grandes equipas Europeias e a prova disso é que chegando a Maio podemos vencer em todas as competições.

Faltam três jogos para terminar a época e podemos vencer ainda as três competições e somente uma delas não depende de nós!! O nosso destino é vencer e a cada ano que passa estamos mais fortes e mais perto de o conseguirmos. Há 20 anos que não me dava um gozo tão grande ver o meu Benfica jogar!! Nunca esquecerei a suplicio que era ver o Benfica jogar a partir de 94, onde as nossas equipas muitas vezes se arrastavam em campo. Hoje aguardamos ansiosamente pelo próximo jogo porque dá prazer ver jogar esta equipa, dá gosto ver esta equipa jogar e acima de tudo, sabemos que em 95% dos jogos venceremos com um futebol de encantar!!!

Vamos mudar de mentalidade ou iremos ficar agarrados á fatalidade de um passado recente negro?

Os quatro anos anteriores a JJ foram assim:

Jogos: 192
Vitórias: 100
Empates: 52
Derrotas: 40
Golos Marcados: 293
Golos Sofridos: 168
Percentagem de Vitórias: 52%
Percentagem de Empates: 27%
Percentagem de Derrotas: 21%
Média de Golos Marcados: 1,5 por jogo
Média de Golos Sofridos: 0,9 por jogo
Títulos Conquistados: 1 Supertaça e 1 Taça de Liga

Os quatro anos de JJ foram assim:

Jogos: 212
Vitórias: 147
Empates: 34
Derrotas: 31
Golos Marcados: 460
Golos Sofridos: 181
Percentagem de Vitórias: 69%
Percentagem de Empates: 16%
Percentagem de Derrotas: 15%
Média de Golos Marcados: 2,2 por jogo
Média de Golos Sofridos: 0,9 por jogo
Títulos Conquistados: 1 Campeonato Nacional e 3 Taças de Liga
* Ainda não terminou a época pelo que estes números serão provisórios

Penso que os números são esmagadores, assim como o futebol praticado. E nem me venham falar em melhores equipas e mais investimentos.

Fica aqui a equipa imediatamente anterior a JJ e tirem conclusões:

GR: Quim, Moreira e Moretto
Defesas:  Luisão, Léo, Máxi, David Luiz, Jorge Ribeiro, Sidnei e Miguel Vitor
Médios: Katsouranis, Aimar, Fellipe Bastos, Ruben Amorim, Bynia, Carlos Martins e Yebda
Extremos: Di Maria, Reyes, Urreta, Balboa
Avançados: Cardozo, Nuno Gomes, Suazo, Mantorras, Makukula e Nelson Oliveira

Não sendo uma equipa de topo tínhamos uma boa equipa, talvez não tivéssemos suplentes à altura mas tínhamos um onze bem interessante.

Nesta época ficámos em 3.º lugar com 59 pontos, 17 vitórias, 8 empates de 5 derrotas a 11 pontos do FC Porto e a 7 do Sporting.

Agora analisem e pensem se estamos ou não no bom caminho...



sábado, 11 de maio de 2013

Nada de anormal

Não aconteceu nada de anormal no estádio do Dragão. O Porto venceu um jogo ao Benfica, como já tinha vencido 20 nos últimos 30 jogos que lá disputámos para o campeonato. Se eventualmente perdermos o campeonato, não foi no Dragão mas sim no jogo com o Estoril.

Esta derrota só custa mais porque foi nos últimos minutos da partida mas nem aí tivemos a inteligência de parar consecutivamente o jogo, ou seja, de simplesmente não haver jogo e oportunidades não faltaram com contra-ataques estúpidos aos 85 minutos com dois jogadores do Benfica para 4 do Porto, em vez de segurarem a bola. Nem uma falsa lesão arranjámos assim que o 4.º árbitro levantou a placa de forma a enervar o adversário. Tivemos um lance com Enzo que ao ser puxado decide continuar a correr sozinho contra o Mundo em vez de cair e perdermos mais um minuto na marcação da falta. Depois tivemos o típico lançamento já a poucos metros da linha de fundo e em vez de o lançamento ir para os pés de Aimar, Enzo ou Salvio de forma a ganharmos mais um lançamento, canto ou até uma falta, fazemos o lançamento para o Cardozo que sabemos que o seu forte não é a bola nos pés. Nisto tudo teríamos conseguido "roubar" ao jogo 3 minutos.

Além disto tudo, apesar de achar que o jogo esteve sempre mais ou menos controlado, jogar para o empate ás vezes dá nestas coisas, as equipas são "castigadas" pela sorte do jogo. Sempre faltou ao Benfica de JJ conseguir manter posse de bola quando a equipa precisa. Esta equipa é uma equipa que só sabe jogar em alta rotação e tenta sempre fazer ataques rápidos, ter bola contra equipas da mesma valia não é a praia desta equipa. Há quem diga que o Benfica "deu" a bola ao Porto, eu não concordo!!! O Benfica jamais conseguiria ter bola porque esse não é o ADN da equipa, ao contrário do Porto que exagera na posse de bola. O que falta ao Porto é criatividade quando James está bem marcado. O Lucho e o Moutinho não conseguem dar a criatividade que o Porto precisa. Se o Benfica estivesse trabalhado para também ter bola quando necessário e soubesse fazê-la rodar entre os jogadores, entre o minuto 85 e o minuto 94 o Porto pouca ou nenhuma bola teria e até poderíamos fazer um golo, pois o desespero de ter bola levaria os jogadores do Porto a desposicionarem-se. O Benfica nunca conseguiu fazer isto, em momento nenhum do jogo, nunca soube parar o jogo e circular a bola, fazer o Porto correr.

Nada está perdido mas só mesmo um milagre em Paços, juntamente com a nossa vitória na Luz, poderá dar a volta a isto e irmos festejar ao Marquês.

Agora o problema para 4.ª não é físico, é sobretudo, mental.

A renovação com JJ tem de sair o quanto antes porque este rumo é para manter!! Já tinha saudades de ver o meu Benfica na luta, nas finais das grandes competições e este é o caminho e vou já aqui afirmar uma coisa... Nos próximos 3 anos venceremos 3 campeonatos se mantivermos JJ!!!!!

Quem vai pagar a factura desta derrota vai ser o Chelsea!!!!

CARREGA BENFICA!!!!!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Alto!!! Pára tudo!!!

Epá, vamos lá a ter calma também. Quer dizer, na quinta-feira eram todos bons jogadores e o JJ era o treinador certo para o Benfica, agora que ainda não perdemos nada, como também não ganhamos, estão o pôr tudo em causa. Isso não!!! Eu tenho a plena consciência que será muito difícil conseguirmos nem que seja um empate no Dragão face ao historial, face ás circunstâncias e face aos favores arbitrais que eles habitualmente têm no Dragão, mas isso não quer dizer que não tenha uma pontinha de esperança num resultado positivo. Mas mesmo que não tenhamos, mantenho a opinião que JJ deverá continuar!!

O Porto nunca teve uma concorrência tão forte nestes últimos 30 anos como actualmente e já os ouço falar em desinvestimento na equipa de futebol, pois financeiramente começam a mostrar sinais de não terem pedalada para acompanhar o Benfica. Por isso, é importante manter esta estrutura e estar sempre nos momentos da decisão dos títulos, porque só lá estando é que os poderemos vencer e não como num passado bem recente em que o Porto em Janeiro já era campeão.

Quero que me recordem aqui qual foi a última vez que o Benfica esteve na iminência de vencer o Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal. Podemos perder tudo? Podemos!!! Mas também podemos ganhar tudo!!! E se perdermos tudo, o rumo é para manter, a exemplo do que fez o Bayern. Seria fácil os responsáveis do Bayern despedirem o treinador mas não o fizeram porque reconheceram o trabalho que estava a ser feito e que mantendo o trabalho, que estando nos momentos das decisões, os títulos acabariam por cair para o lado do Bayern.

Eu não concordo com algumas coisas de JJ mas tenho de reconhecer que o Benfica está a fazer uma excelente época, recordam-se há quanto tempo o Benfica não chegava à fase final de um campeonato sem derrotas? Isto demonstra trabalho e crescimento do clube!! Temos de continuar com este processo de crescimento e amadurecimento do nosso futebol e do nosso clube, e até nós adeptos temos de começar a crescer.

Há coisas que têm de ser melhoradas, óbvio que há!!! Aliás, haverá sempre porque a perfeição não existe!!! Agora, o que é um facto é que o Benfica actualmente tem uma excelente equipa e que joga um excelente futebol mas nunca podemos esquecer que o Porto também tem e não reconhecer isto é um passo para o insucesso. A aliar a uma boa equipa têm sempre umas determinadas ajudas nos momentos menos bons, coisa que nós não temos mas não é agora querer mudar tudo que as coisas vão mudar de um dia para o outro. E é óbvio que JJ não é insubstituível mas neste momento é o homem certo para o lugar certo. Se viesse outro arriscaria a ser campeão, ou não e teria outros defeitos e outras virtudes. A dinâmica que JJ criou no Benfica nenhum outro conseguiu e é muito difícil manter.

Vamos la a ter calma e não pôr logo tudo em causa. No Sábado vai ser um jogo de nervos e ansiedade, pode ser o jogo da desilusão ou da grande festa, por isso, preparem-se para o melhor e para o pior, cada um que o faça em consciência. Eu já me preparei para o pior, se acontecer o melhor ficarei muito feliz, se acontecer o pior já estarei mentalmente preparado para assimilar mas não ponho em causa o trabalho que está a ser realizado.

Históricamente dificil

Depois de uma noite em branco após o empate com o Estoril e de rever vezes sem conta o jogo na minha cabeça, eis que chego ao computador e vejo a imagem acima com as estatísticas que reforçam ainda mais a minha ideia de que ontem parece que jogámos com o FC Porto na Luz ou outra equipa qualquer mais forte. Até poderíamos empatar mesmo que dominássemos o encontro mas o que ontem senti durante o jogo todo foi que o Benfica nunca conseguiu ter o jogo dominado e controlado.

Foram vários os erros, tantos individuais, como colectivos como da equipa técnica. Não vale a pena individualizar os erros porque quando ganham, ganham todos, quando perdem, também perdem todos. O que ainda não me entra na cabeça é como é que na Luz, num jogo em que poderíamos praticamente agarrar o titulo fazemos uma exibição tão pobre como aquela. Não me entra na cabeça!!!

Agora resta-nos ir ao Dragão no mínimo empatar. Podem-me chamar pessimista e que não acredito na equipa e mais não sei o quê. Não se trata de não acreditar na equipa, trata-se de ter a consciência de que, além de a equipa do FC Porto ter ganho "vida" no campeonato, iremos jogar num ambiente hostil em todos os aspectos. Além do mais o historial de JJ no Dragão não o favorece em nada, a ele e ao Benfica antes de JJ.

Vejamos:

Com JJ

Jogos: 3
Derrotas: 2
Empates: 1
Golos Sofridos: 10
Golos marcados: 2
Média golos sofridos: 3,3 por jogo
Média de Golos Marcados: 0,2 por jogo

Últimos 10 anos:

Jogos: 10
Derrotas: 6
Empates: 3
Vitórias: 1
Golos Sofridos: 21
Golos Marcados: 10
Média de golos Marcados: 1 por jogo
Média de Golos Sofridos: 2,1 por jogo

Acrescento que na época 2009/2010, a época do "Rolo Compressor", fomos ao Dragão com a possibilidade de sermos lá campeões na penúltima jornada do campeonato. Bastava um empate e fazíamos a festa no Dragão. Aos 56 minutos de jogo estávamos empatados 1-1 com o FC Porto a jogar com 10 por expulsão de Fucile aos 51 minutos, pois acabámos por perder o jogo por 3-1. Isto tudo num jogo onde nada tinham a ganhar, num jogo onde só tinham de evitar que o Benfica não fizesse a festa no Dragão. Agora imaginem como poderá ser num jogo onde, em caso de vitória, ficam a depender só deles para serem campeões. Entendem agora o meu pessimismo? O Benfica tem equipa para vencer a qualquer equipa, resta saber é se mentalmente serão capazes de jogar naquele clima de intimidação. Bastará o FC Porto marcar primeiro para o jogo se poder tornar em mais uma humilhação e sermos, mais uma vez, os "cabeçudos".

Lá bem no fundo eu acredito que consigamos, está nos meu genes de Benfiquista acreditar sempre mas olhando para a realidade, para o que tem sido os nossos jogos no Dragão, tenho de admitir que será extremamente difícil. Por isso é que eles estão com a "garganta" toda porque sabem que no Dragão poucas são as equipas que lá vencem e então o Benfica nestes últimos 30 anos pouco ou nada tem lá ganho.

Desde 1983 o Benfica tem o registo de 30 jogos, 20 derrotas, 8 empates e 2 vitórias. Penso que é bem esclarecedor do domínio esmagador do FC Porto no Dragão em jogos com o Benfica.

Se esta equipa se sagrar campeã no Dragão ficará para sempre na história do Benfica!!! Mesmo empatando, face ao clima que lhe irão colocar, será sempre um feito extraordinário.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vergonha, vergonha, vergonha!!!

Uma equipa que quer ser campeã não pode permitir um empate em casa quando em caso de vitória o campeonato estaria praticamente nas nossas mãos.

Eu sei que há malta optimista, mas eu duvido muito que consigamos arrancar um empate no Dragão. Eles lá até nos comem vivos e nem os ossos se aproveitam!!! Não está em causa a qualidade dos jogadores mas no Dragão mandam eles e contam-se pelos dedos de uma mão os jogos em que o FC Porto tenha empatado ou perdido com o Benfica para o campeonato neste últimos 30 anos, ainda para mais podem ficar em primeiro.

A atitude da equipa hoje foi ridícula!!! Ridícula!! Temos que elogiar quando merecem mas temos criticar quando também o merecem e hoje foi um desses jogos.

A jogar em casa sabendo que em caso de vitória praticamente garantíamos o titulo e empatarmos é absolutamente ridículo!! Nem sei que diga a não ser rezar que a coisa corra bem no Dragão, o que eu duvido mesmo muito, ainda para mais iremos dar iniciativa de jogo ao Porto, ou seja, eles irão ter aquilo que gostam tanto... Bola e nós vamos andar a cheirar bola.

Espero mesmo que consigamos no mínimo um empate no Dragão porque em caso de derrota, digam adeus ao campeonato e à Liga Europa e chegaremos à Taça de Portugal mentalmente de rastos.

Estou sem palavras...

Tenho sempre esperança no Benfica mas sinceramente, e isto não tem a ver com os jogadores e a equipa, mas não me estou a ver a ganhar no Dragão, nem mesmo empatar...

sábado, 4 de maio de 2013

À terceira é de vez!!


À terceira tem de ser de vez!!! Vi duas finais da Champions e o Benfica perdeu ambas, agora irei assistir a mais uma final Europeia e espero que seja desta que consigamos vencer.


A imagem de Gaitan, e até a de Luisão mas que não encontrei nada igual a esta do Gaitan, espelha bem o quanto aqueles jogadores queriam estar na final da Liga Europa. Todos os que estavam no estádio e espalhados por esse país fora ficaram emocionados por mais uma presença numa final Europeia, a nona.

Agora é ir a Amsterdão vencer o Chelsea e trazer o caneco para colocar no novo museu!!


quinta-feira, 2 de maio de 2013

FC Porto responde a João Gabriel

  "Presidente da APAF reage à indignação do Benfica"

"José Gomes: «Todos são prejudicados na mesma medida»"

"José Gomes: «Penáltis contra FC Porto? Não se viram faltas»"



O FC porto nem necessitou de fazer qualquer comunicado para se defender das acusações do Benfica, a APAF tomou as dores do FC Porto.

A melhor frase para mim é a última, está absolutamente extraordinária!! A frase podia muito bem ter sido preferida pelo Manuel Serrão, Miguel Guedes ou Miguel Sousa Tavares.

Dedicado a um bom amigo...

Dedicado a um bom amigo que partiu.

Eugénio, esta é para ti!!! Descansa em paz!!!



quarta-feira, 1 de maio de 2013

A vergonha não tem limites - A saga continua


Esta é a fiel imagem de muitos jornalistas da nossa praça e que só confirmam aquilo que já digo há muito tempo... O JORNALISMO EM PORTUGAL MORREU!!!!

A vergonha não tem limites



Só hoje tive oportunidade de ver na íntegra a comunicação de João Gabriel ao país. Verifico que acabei por ser também protagonista do power point apresentado. Primeiro quando o meu antigo diretor na revista "Doze" - onde fui sempre muito bem tratado - se refere aos jornalistas que não se cansam de elogiar os 31 anos de presidência de Pinto da Costa - penso que se estava a referir ao especial do Record online a este propósito, um especial que, graças a Deus, teve forte adesão dos nossos leitores e que foi explicitamente feito de um ponto de vista pessoal, com base na minha experiência no acompanhamento do percurso de Jorge Nuno Pinto da Costa, personalidade que admiro e estimo, como nunca tive problemas em confessar, embora tenha tido a "honra" de ter sido o ÚNICO jornalista a estar proibido de entrar no Estádio do Dragão, a par de dois ou três órgãos de comunicação social. Nessa altura, confesso, senti-me uma pessoa importante!

Por mim, este senhor NUNCA mais entraria no Estádio da Luz!!

Rui Santos, o pior comentador desportivo!!

O vídeo que se segue é bem demonstrativo da fraca qualidade de Rui Santos como comentador desportivo. Aliás, para mim, é o pior comentador desportivo que conheço. Não sei como é que há televisões e jornais que pagam a uma pessoa destas para fazer comentário desportivo.




E a declaração do ano vai para...

JOÃO GABRIEL: "...alguns jornalistas continuam a exultar com o currículo de 30 anos. Falta referir que grande parte desse currículo, por ventura a maioria, devia ser apresentado como cadastro e não como currículo."


E-goi