Quero começar por dizer que a equipa no seu global era mais que suficiente para atacarmos o penta e fazermos o normal na Champions, que era passar a fase de grupos.
Foram emprestados alguns jogadores que se calhar nem um treino fizeram no Benfica e quem sabe se não poderiam ter sido úteis.
Há três jogadores que foram foram dispensados que poderiam ter feito parte do plantel, estou a falar do André Horta, do Péle e do Buta. Sim o Buta! Do pouco que vi dele, sinceramente, não desgostei. Era óbvio que necessitava de trabalhar os aspectos defensivos mas tinha um época inteira para o fazer. O Nelson Semedo quando entrou na equipa também apresentava alguns erros posicionais. O curioso é que fomos buscar o Douglas que apresenta exactamente as mesmas lacunas mas ambos dão enorme profundidade e velocidade ao flanco, o que muitas vezes faltou ao Benfica...
O grande erro de RV foi achar que o 4x4x2 ia dar resultados. Ele que não venha com a conversa de que a mudança para o sistema de 4x3x3 já estava pensada desde o inicio porque não estava! É muito fácil comprovar isso... Basta olharmos para os homens do meio campo e para os avançados. Fejsa e Samaris para a posição 6, Filipe Augusto e Pizzi para a posição 8. Mais tarde o Krovinovic seria o natural substituto de Pizzi. Não se esqueçam que o Krovi só calçou porque começámos a jogar com três médios.
Falando agora do patinho feio, o Filipe Augusto é um 8 mas um 8 à imagem de um Samaris, ou seja, ideais para um sistema de três médios e nunca num sistema com dois médios em que o 8 tem de ter capacidade de ter bola, organizar jogo e chegar mais à frente. Samaris e Filipe Augusto dão sempre mais músculo ao meio campo mas não se lhe pode pedir que andem a organizar o jogo e num sistema de três médios essa tarefa cabe mais ao terceiro médio. Ou seja, emprestámos o Filipe Augusto quando mudámos para um sistema em que poderia se adaptar melhor.
O Samaris continuou a ser a opção para a posição de Fejsa mas entretanto "despachámos" o Péle para agora o irmos buscar. Epá, será que o homem evoluiu assim de tal maneira este ano? Óbvio que não! Este Péle esteve no Benfica não teve foi oportunidade de mostrar o que valia. E este é um verdadeiro seis...
Falando agora dos avançados, a prova provada em como a ideia era sempre jogar em 4x4x2 é a chegada do Gabriel Barbosa para o ataque. este jogador veio para ser o natural substituto de Jonas. Seria Jimenez e Seferovic como ponta mais fixo, Jonas e Gabriel mais móveis e no apoio à construção. Se a ideia era futuramente jogar só com um ponta, então bastaria os três que já estavam no plantel.
E mais... Se a ideia era o 4x3x3 então ainda se compreende menos o empréstimo do Horta que encaixaria que nem uma luva neste sistema como 10. Seria o natural substituto de Krovinovic. Em Braga mostrou porque não deveria ter saído do Benfica.
Quem é que deu instruções para que jogadores como o Horta, Péle e Buta fossem emprestados? Quem andou um ano para perceber que o Pedro Pereira não dava garantias?
Porque é que o Matos Milos nem sequer teve uma oportunidade para se mostrar? Não andávamos à procura de laterais direitos? Então compramos um e nem sequer faz um treino?
Na questão do guarda-redes só lhe aponto o dedo aquilo que fez ao Varela... Ao primeiro erro tira-o da equipa... Depois tornou a colocá-lo mais tarde... Não se faz... Apesar de Varela não ser um GR de topo, e acho que nunca lá chegará, sinceramente, não foi por ele que não vencemos o campeonato.
O que acho de RV é que ele tem enorme dificuldade em ler o jogo e perceber o que pode fazer para alterar o rumo dos acontecimentos sem fazer uma substituição. Chegava a ser desesperante vermos equipas do meio da tabela a fazerem gato-sapato do Benfica e ele sem conseguir fazer nada. As segundas partes do Benfica eram um suplicio... As substituições eram sempre as mesmas... O último jogo com o Moreirense resume muito daquilo que foi a época do Benfica.
Esta época foi um época cheia de equívocos, não só de RV mas ele tem imensas responsabilidades.
Para mim, ele não seria o treinador da próxima época!! No entanto, caso fique, eu acredito que sim, será o meu treinador e espero sinceramente que mostre que estou errado e que ele consegue colocar o Benfica a jogar um futebol atractivo, personalizado e organizado.