segunda-feira, 19 de setembro de 2022

SL Benfica 5 - 0 Marítimo


13 jogos, 13 vitórias. 35 golos marcados, 6 sofridos.

Como diz o Pedro, a perda de pontos ou a derrota está cada vez mais próxima, não nos podemos deslumbrar com aquilo que já ganhámos mas também não podemos desvalorizar como todos os antis fazem. Por mais jogos que o Benfica ganhe nunca somos desafiados, nunca mostramos mérito, é sempre o adversário que é mau ou mostra demérito na hora de jogar.

A realidade para mim é evidente, somos a melhor equipa a atuar em Portugal. Somos aquela que tem o plantel mais competente e demonstramos isso jogo após jogo. Mas para mim já tínhamos o plantel mais competente nos últimos anos, o que não tínhamos era um treinador com uma ideia de jogo que fosse abraçada pelos jogadores. Ng me conseguirá convencer que uma equipa com: Ody, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, João Mário, Everton, Rafa, Gonçalo e Darwin; não fosse capaz de vencer aos mais diversos adversários desta liga da farsa. Agora, temos de nos lembrar da quantidade de penaltis que nos foram roubados, nos últimos 3 anos para perceber como as coisas podem mudar com uma decisão de arbitragem. E como de melhor plantel passas a equipa medíocre com falta de liderança no balneário. Quem pensou num JJ para liderar um balneário que tinha vários jogadores que já o tinham apanhado e que não o suportavam.... pensou muito bem mesmo. Já para não falar nos miúdos que olhando para JJ só viam um "tem de nascer 10 vezes" ou um "Bernardo Silva a lateral esquerdo". Tinha tudo para dar errado, como deu.

O plantel não é extenso em grande qualidade mas acho que é equilibrado. Equilibrado porque não somos o Real ou o City ou o Bayern para pagar milhões para craques ficarem no banco. Quem vem para ficar no banco vem porque não tem a mesma qualidade que outros terão. Seja como for, jogadores como o Aursnes, Diogo Gonçalves, Musa, Ristic, Gilberto ou Bah, Morato ou jovens como o próprio António Silva, Diego, Henrique ou Martim.. são jogadores que podem e devem ir tendo as suas oportunidades. Esta época é atípica, temos 23 jogos até ao Mundial, basicamente temos metade da época, férias e depois outra metade. A gestão do plantel pode e deve ser feita tendo isso em conta. Daí não ver grande problema em ter os jogadores a fazerem 90 sobre 90 minutos de 3 em 3 dias. Os outros andam a fazer rotatividade e vê-se os grandes resultados.

Faltam 10 jogos para a paragem do Mundial. 6 para a Liga, 4 para a Champions. Se mantivermos a qualidade de jogo, só temos de manter a nossa invencibilidade no Dragão e daremos um passo importante rumo ao título. Na paragem para o Mundial terminaremos com 13 jogos realizados no campeonato. 

Quanto ao jogo do Marítimo. Sem história. Superioridade total. Uma equipa que lutará para o ano para ser campeã. Mais uma vez uma equipa sem a mínima vontade de discutir o jogo ou de ter bola. Tristeza de futebol em que as equipas jogam contra o Benfica num 5-5-0 ou 6-4-0. É olhar para os jogos do Porto e Sporting e ver as diferenças. Boavista era raro ter 11 atrás da bola, sempre com o contra ataque nos pés. Bruno Lourenço que jogaço. Estoril a mesma coisa. É raro verem 11 gajos da equipa a menos de 20 metros da área. Com o Benfica é todos os jogos.

Mais uma vitória. Mais três pontos. Agora é paragem de selecção e jogar contra o Guimarães para receber Messi e Mbappé com um grande jogo também.

Carrega Benfica!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista