terça-feira, 13 de setembro de 2022

O Saco Azul dos Títulos e das Contas


1 - O Saco Azul do Ministério Público

Já lá vão 5 anos de investigação do Ministério Público. Curiosamente na altura do tal Penta que o LFV roubou ao Benfica, dizem os especialistas. Cinco anos passados e o Ministério Público volta a pedir mais tempo para apresentação de provas. Cinco anos passados e o Ministério Público pede mais 60 dias para terminar a fase de inquérito. Cinco anos passados e o Benfica continua sem ver as provas de que existia um Saco Azul para pagar a terceiros de forma lícita ou ilícita. 

Esta terça feira as noticias chovem de que o Benfica terá pedido o arquivamento ou pelo menos a suspensão do processo, tendo em conta que o Tribunal aceitou o pedido do Ministério Público de adiar por mais 60 dias o final da fase de inquérito deduzo que não vá haver arquivamento. Seja como for, uma coisa é certa, a Justiça Portuguesa não funciona. Durante cinco anos temos arguidos e várias suspeitas lançadas, pessoas e clube são queimados em lume brando até a malta se esquecer do que realmente estamos a falar. Lançam-se falsas acusações e retiram-se conclusões sem fundamento. Todo o processo do Saco Azul foi noticiado como a ponta de um esquema de corrupção desportiva, quando na realidade no máximo será um esquema de fuga aos impostos. Em paralelo a Operação Fora de Jogo que incluiu os principais rivais do Benfica continua sem ser noticiada e sem dar grandes conversas de café. Olhando à lentidão da Justiça, se calhar só lá para 2025.

Tendo em conta que ainda teremos o debate instrutório e quem sabe julgamento... deduzo que só lá para 2030 teremos o processo concluído. Isto na melhor das hipóteses para o Ministério Público. O mais certo será um arquivamento ou o pagamento por parte do Benfica à Autoridade Tributária uma qualquer multa, ou ambos.

2 - Títulos do fim de semana

Excelente fim de semana do clube de um ponto de vista desportivo. 

No futebol vencemos em Juvenis, Juniores, sub-23 e Séniores para os respectivos campeonatos. Vencemos também no futebol feminino no arranque da Liga. Tivemos a única derrota do fim de semana no Benfica B com mais uma arbitragem preciosa.


Nas modalidades o fim de semana dificilmente poderia ter sido melhor:
Supertaça de Andebol e Supertaça de Hóquei, frente a Sporting e Porto respectivamente. A vitória no andebol foi absolutamente fantástica, vencendo ao Porto e depois ao Sporting com dois prolongamentos, cada jogo. Equipa esteve verdadeiramente incrível. Conseguir vencer a Supertaça de Hóquei e todos os seus constrangimentos depois de termos perdido a Elite Cup (torneio de pré-época) na semana passada, demonstra que estamos cá para a luta.

Para além disso vencemos os torneios de pré-época em basquetebol masculino (Torneio Internacional de Viana do Castelo) contra o Porto e em futsal masculino contra o Braga (Torneio de Futsal Cidade de Castelo Branco). Vencemos também a Elite Cup Feminina.

3 - Contas de 2021-2022 

Nota para o Relatório e Contas 2021-2022 apresentado, que motiva, para mim, preocupação. Segundo ano consecutivo no vermelho e que merece desde já reflexão. Acho que este ano não podemos manter o mesmo registo com pena de começarmos a ser visados no fair play financeiro da UEFA. O Benfica manteve capitais próprios a um nível muito bom e continuamos a demonstrar saúde financeira bem invejável, no entanto não podemos eternizar os gastos exagerados. Destaque para o fato de este ano termos reduzido e muito a carga salarial com a saída de vários jogadores que tinham ordenado bem acima daquilo que devemos pagar. Espero que este ano, com uma boa campanha na Europa, possamos apresentar excelentes resultados não só ao nível desportivo mas também financeiro. As desculpas com a pandemia também já devem terminar, embora comecem as da guerra e inflacção...

Destaque para a forma como Rui Costa respondeu a tudo o que era perguntas sobre a parte financeira. Acho que Rui Costa tem falhas por demais evidentes na área de gestão, quer financeira, quer económica, quer ao nível da capacidade de explicar determinadas coisas, seja como for, foi interessante ver a postura e a forma como o Benfica e o seu Presidente resolveram comunicar as contas do ano.