segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Fábrica dos Sonhos - Benfica


No mês passado foi divulgada uma série produzida pela Prime Vídeo essencialmente sobre aquilo que é a Mentalidade do Benfica Campus e dar a conhecer um pouco daquilo que é o projeto e trajeto das equipas jovens do Benfica da última temporada.

Ontem lembrei-me e fui ver. São quatro episódios de cerca de 25 minutos cada. Aparecem de antigos jogadores o Rúben Dias, Ederson, João Félix e João Cancelo. Participam também o Henrique Araújo e o António Silva, jogadores que no final da época passada estavam à porta da equipa principal e também entra um jovem de 13 anos, Tiago Rodrigues, que fala sobre a experiência no Benfica Campus. Para além dos testemunhos dos jogadores ou ex-jogadores do Benfica Campus, dão testemunho também vários diretores e responsáveis das mais diversas áreas da Academia, seja na área técnica, treinadores, à área da Educação, professores, ou área Mental, psicólogos. 

Para quem tem alguma curiosidade em ver o percurso dos jovens no clube, é uma mini-série tremendamente interessante. Mostra bem os bastidores daquilo que por lá se passa, obviamente dentro das limitações temporais duma mini-série.

As condições relatadas pelos jovens e pelos responsáveis são incríveis.

Destaque para mim: Rúben Dias. 

Que personalidade incrível. Dentro e fora de campo. Frase da série:

"How bad do you want it?"

É dele. Sumariza bem aquilo que ele sente. Inteligentíssimo a expressar-se. Inglês melhor do que quase todos os que falaram. Craque. Jogador top a todos os níveis. 

Curioso ver o António Silva falar antes de entrar na equipa principal. Interessante que dá a ideia que nem ele nem os pais acreditavam nem queriam muito o que se está a passar. Muito introvertido e com muitas dificuldades em adaptar-se. Os próprios pais a falarem, parecem tristes e resignados pelo filho ser jogador de futebol.

Gostei bastante de ver. Recomendo para quem é Benfica. Fazem também um insight de todo o percurso da equipa sub-19 até à final em Nyon da Youth League. Esta equipa estava longe de ter o talento de outras anteriores. Aquela final de 2020 contra o Real Madrid merecia ter sido nossa. 

Conseguem fazer uma equipa com jogadores das camadas jovens provenientes do Benfica Campus dos últimos... 10-12 anos? Que qualidade teríamos agora se tivéssemos capacidade financeira e competitividade desportiva de os reter?

Ederson, Nelson Semedo, Ruben Dias, António Silva, João Cancelo, Florentino, André Gomes, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva e João Félix ?

Qual a vossa? Esqueci-me de alguém impossível de esquecer?



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista