sábado, 11 de fevereiro de 2023

É melhor um estádio quase vazio para não ver estas arbitragens?


Não sei se é apenas momentâneo, se o sistema percebeu que o Benfica estava forte ou se simplesmente decidiram que há que equilibrar o campo inclinando-o para o outro lado. A realidade é que alguma coisa parece ter mudado.

A estatística do jogo com o Braga é absolutamente gritante, sinceramente nem me apercebi durante o jogo mas os jornais de hoje tocaram nesse ponto. O Benfica cometeu 7 faltas em mais de 120 minutos de jogo em Braga, teve 5 cartões amarelos e 2 vermelhos. O Braga fez 19 faltas e teve 6 amarelos. E não foi uma questão de o Benfica ter sido muito mais agressivo, a dualidade de critérios foi gritante. Se aquela falta do Morato no 1º cartão é para amarelo, então o Sequeira e Vitor Gomes podiam e deviam ter sido expulsos.

Mas hoje à tarde deu-se outro roubo absolutamente inacreditável. E é algo que é por demais evidente e recorrente na 2ª Liga, só que como muitas vezes a malta não vê os jogos da B e olha apenas aos resultados acaba por criticar injustamente. Hoje no José Gomes na Amadora o que se passou foi mais uma vez gozar com o Benfica. Nem vou comentar o penalti ridículo sobre o Nuno Santos que não foi marcado, não vou adjectivar o penalti marcado a favor do Amadora que nem os tricolores se aperceberam. Não vou qualificar o golo anulado aos 90+4 minutos num choque entre dois jogadores de cabeça quando quem chegou primeiro à bola foi o do Benfica. Não vou sequer referir o absurdo que foi o árbitro correr para o local da suposta falta para rapidamente apontar com o braço que é falta e durante 10 segundos os jogadores contorciam-se com dores do choque com a cabeça e o senhor de preto não dava ordem de entrada das equipas médicas. Queria era garantir que percebiam que não tinha sequer sido golo anulado, era falta !!! Aquilo que quero referir é mais uma vez a estatística do jogo no que toca a faltas. O Benfica fez 13 faltas e teve 4 amarelos. O Amadora fez 26 faltas (!!!!!!) e teve um amarelo aos 90+4 min na ultima falta (!!!!!) do Amadora no jogo.

Relembrar o grande jogo do Ugarte na Luz em que foi preciso fazer 6 faltas para levar o primeiro amarelo.

Se isto não é gozar com o Benfica não te digo nem te conto.  

Será que é por isto que o Salvador preferiu ter o estádio com menos de metade da capacidade? Gostamos muito de falar na centralização dos direitos televisivos mas o nosso produto é simplesmente horrível. Estas arbitragens minam tudo e todos. E aquilo que os clubes andam a fazer por este país fora quando jogam com o Benfica é absolutamente insuportável num estado de direito. É constante a máxima de os adeptos não poderem ir com roupas ou adereços que sejam do Benfica para as zonas dos sócios, como se um adepto do Benfica não pudesse ser sócio do Tondela e ir para o Estádio do seu clube da terra com uma camisola do Benfica. O tratamento por exemplo em Guimarães aquando do jogo do Porto, totalmente contraditório, chegando ao ponto de adeptos do Guimarães fazerem ver a sua indignação pela diferença de tratamento entre Benfica e Porto.

Agora temos outro nível de estupidez, deixar um estádio com 12 mil adeptos quando poderia estar com 30 mil por ódio ao Benfica ou para simplesmente não querer um Estádio seu a torcer pela equipa contrária. Não teve sorte, só se ouviam os adeptos do Benfica o jogo todo. Mas proibir a venda de bilhetes num jogo da Taça de Portugal ao público em geral e apenas restringir a sócios do Braga é indicador de como isto está a seguir o caminho do precipício. Alegremente diga-se.

Não poderíamos ter a Federação a proibir este tipo de comportamentos? Poderíamos, mas isso seria próprio dum Estado de Direito em que não vale tudo. Seria termos uma Federação preocupada com o futebol em Portugal e não com o sistema montado e com a perpetuação do prejuízo a um só clube.

Ao contrário de outros, que têm as soluções todas para estes problemas, eu não faço ideia de como o Benfica poderia mudar isto. Já sabemos que gritar mais que os outros nunca resultou, descer ao nível deles também não. Só sei que durante mais de 1 ano deixei de ver futebol porque estava farto do podre que se tinha tornado. Este principio de época parecia que as coisas estavam melhores, pelo menos parecia que a regra de não haver penaltis para o Benfica tinha terminado. Será que voltou?


Para terminar deixo aqui as declarações do Luís Castro (treinador da equipa B) :





"O nosso jogador deu uma cabeçada no cotovelo do jogador deles." - a classe do Luís Castro. Dá pelo menos para rir um pouco. Antes rir que chorar.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista