domingo, 13 de setembro de 2020

Escândalo do Ano. Costa apoia Vieira à Presidência do Benfica




Faz hoje manchete em vários jornais do país. O escândalo do ano. A Bola faz aliás capa de jornal. O Jogo e o JN, que na prática são o mesmo jornal, dão como possibilidade haver ilegalidade no apoio dado.

No plano dos candidatos à Presidência, RGS escreveu mais um longo texto em que nada disse enquanto JNL e BCC tiveram as seguintes tiradas.


A mim ficam as seguintes ideias:

 - Para mim é lamentável a presença de políticos actualmente em cargos executivos em qualquer lista de apoio a qualquer que seja o candidato. Tenho perfeita consciência que é uma linha muito ténue entre a liberdade de cada um e os cargos que exercem, enquanto políticos no activo  e a exercer cargos que podem ter uma influência directa no dia a dia duma empresa, acho que devia haver recato nesses apoios. À mulher de César não basta ser é preciso parecer também, não é o que se diz?

 - Em termos políticos é perfeitamente natural as posições de Rui Rio, que eu corroboro na íntegra. É absolutamente lamentável posições como as de André Silva do PAN. Acho até que o Benfica poderia muito bem fazer como fez com Ana Gomes e apresentar queixa de André Silva por difamação.

 - É absolutamente natural que em termos políticos os vários partidos tirem dividendos desta posição de Costa, dentro obviamente do razoável, já não é minimamente aceitável que se coloque o Benfica ao barulho no meio dessa disputa.

 - António Costa, principalmente, colocou-se a jeito para um sem número de críticas. O senhor que disse que como PM tinha de ter recato sobre determinadas eleições, como disse das Presidenciais, vir agora colocar-se ao lado de Vieira e duma lista a órgãos sociais dum clube grande é querer ser atacado. E aliás com bastante razão, se estivermos a falar em termos políticos.

 - Os que hoje fazem manchetes com jornais e declarações públicas de ódio e ataques de ilegalidades a este apoio são os mesmos que desvalorizavam os nomes no Conselho Superior do FC Porto? É que no caso do FC Porto não se trata duma comissão de honra de apoio, trata-se mesmo de órgãos sociais do clube, em que o número 1 é Rui Moreira, actual Presidente da Câmara do Porto.

- Se politicamente pode haver espaço a critica desde que seja dum ponto de vista ético e não legal e desde que não se resvale para posições tipo André Silva, do ponto de vista desportivo e do lado do Benfica há que dizer que o único que teve minimamente bem nesta cena foi RGS. JNL parecia ter pedido a RGS para lhe escrever o comentário que deixou, lançando suspeições e meias palavras. BCC faz bem em não mais votar em António Costa, aliás nunca o devia ter feito, mas é por aquilo que ele faz enquanto PM e não pela lista que apoia à Presidência do Benfica. Aliás, alguém que elogia Passos Coelho mas depois diz que votou em António Costa, certamente precisa de verificar melhor a sua linha de raciocínio lógico. Pedir o regresso de Passos Coelho nos dias de hoje deve dar-lhe muitos apoios. Eu cá apoio a 100% essa parte do discurso, não apoio são os motivos dessa viragem de 180 graus.


Aqui quem me lê desde que cá comecei a partilhar opiniões sabe que tenho tudo menos apreço ou simpatia por Fernando Medina ou António Costa. São aliás, dois dos políticos que mais desprezo. O seu apoio, pelos cargos que ocupam, eram totalmente indesejados e desnecessários. Contudo criar uma tempestade no mundo desportivo com tais apoios é apenas mais um reflexo da hipocrisia existente neste país quando toca ao Benfica e mais concretamente ao seu Presidente. O histerismo criado à volta desta não noticia no mundo do futebol é lamentável. O bom disto é que junta polítiquice e clubite, o que fará com que muita gente dê mortais nas suas posições. O que não faltará é malta defensora do Costa que criticou abertamente muita coisa anteriormente mas que agora não vê mal nenhum nisto, e vice-versa. Faz lembrar em termos políticos aqueles socialistas que passam a vida a dizer mal dos comunistas mas que hoje votam PS sem qualquer problema em ter um governo apoiado por comunistas A e comunistas B.

Na politica e no desporto ao que parece, há muito tempo que vale tudo.


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista