sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Mercado de Transferências



BENFICA

De um ponto de vista global acho que qualquer benfiquista poderá estar satisfeito com aquilo que foi feito neste inicio de época. O clube precisava de se renovar quer ao nível de direção, quer ao nível de estrutura, quer ao nível de equipa e acho que isso foi conseguido em todos eles.

Já nos tínhamos esquecido das diferenças que podem surgir quando chega um novo treinador, acho que a última vez que me lembro de tamanha diferença foi naquela época do Jesus em 2009-2010 quando passamos do Quique para o JJ. Este ano era preciso algo assim, não por falta de qualidade nalguns jogadores do plantel, como João Mário, Rafa, Grimaldo ou Otamendi mas por falta de orientação. Chegava a ser constrangedor ver a equipa em campo sem saber o que fazer, onde se posicionar. As bolas paradas eram o melhor exemplo disso mesmo.

Posto isto, havia muito trabalho a fazer e parece-me que em grande parte o trabalho realizado foi bem conseguido. Temos a melhor equipa do Mundo? Não temos. Temos equipa para lutar pela Champions? Não temos. Temos equipa favorita para passar o grupo na Champions? Não temos. Mas podemos estar confiantes de ter a melhor equipa da Liga Portuguesa e de termos capacidade de lutar com a Juventus ou PSG por um lugar nos oitavos de final da Champions.

Como ficou o nosso plantel?


No imediato o Lucas Verissimo não estará disponível, nem o Morato, nem o João Victor... o Brooks vem colmatar essa debilidade nos próximos meses. Trouxeram um central experiente que poderá entrar caso seja necessário, acho que foram rápidos o suficiente num momento bastante complicado, tivesse sido esta lesão no jogo de hoje e o Benfica arriscava-se a ficar com apenas dois centrais para os próximos dois meses.

Acho que estes 21 jogadores, mais um ou outro da equipa B que possa ser integrado, mais o Chiquinho ou Gil Dias, por exemplo.... chegam perfeitamente para conseguirmos montar uma equipa competitiva nesta época. Se há uma ou outra debilidade? Claro, mas isso todas as equipas têm. Que o digam o Rúben Amorim ou o Sérgio Conceição.

As saídas do Yaremchuck, Taarabt, Weigl ou Vertonghen são mais que bem vindas, não só pela folha salarial mas também pelos jogadores. Não estavam bem e não iam ficar melhor com a falta de utilização. Destaque para a classe do Vertonghen na saída, um jogador muito acima da média em tudo.


Deixo aqui também aquilo que se afiguram ser os planteis dos nossos rivais nos próximos meses:

SPORTING



PORTO



Olhando para estes dois plantéis vê-se a diferença abismal de qualidade do Sporting para os outros dois. O Ruben Amorim vai passar um mau bocado. Tem algumas soluções na frente, de qualidade técnica, mas a maioria são jogadores inconstantes e sem capacidade defensiva. Na zona defensiva o melhor jogador deles é um central que anda a jogar mais vezes a ponta de lança do que a central. Diz muito. Se daqui a 6 meses não estiveram a lutar pelo 4º lugar com o Braga será para grande espanto meu. E isto porque as diferenças na nossa Liga são enormes.

O Porto, ao contrário do que a comunicação oficial e oficiosa quer fazer passar não está assim tão mais fraco. Tem muito menos soluções no meio campo, é um facto. Mas o onze deles é basicamente igual ao do ano passado, com a excepção do Vitinha, e quem entra é um jogador que já por cá andava e que sabe bem o que o treinador quer. O André Franco é um ótimo jogador que poderá muito bem ganhar a titularidade em breve. De resto.... David Carmo é melhor que o Mbemba. Veron tem qualidade. Pêpe tem qualidade e está cá há mais um ano. Evanilson igual. Será um campeonato muito disputado e que irão dizer que o Sérgio Conceição fez milagres.



CONCLUSÃO

O Benfica tem uma tarefa enorme para se sobrepor a um Porto com um plantel estável e que conhece o treinador. Mudámos meia equipa e teremos de mostrar consistência. Esperemos que as arbitragens não estejam longe daquilo que foi a do ASD esta terça, era sinal que não teria influência no resultado.

Carrega Benfica!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista