«CONSEGUE VER O QUE OS OUTROS NÃO VEEM» - Palavras de Rui vitória sobre João Carvalho
Há casos em que os jogadores estão tapados por jogadores com maior qualidade ou com outro andamento, mas, na minha opinião, não foi o caso do João Carvalho.
As palavras acima não são minhas, são de Rui Vitória, acontece é que o que ele disse do miúdo não teve depois correspondência dentro de campo mas o grande responsável disso até pode ter sido Rui Vitória. O João Carvalho, para mim, é um 10 e num sistema de 4x4x2 simplesmente não tinha lugar no 11 e nem no banco, foi neste sistema que o Benfica iniciou a época.
Mais tarde o Rui Vitória, ao verificar que o 4x4x2 tinha esgotado, aposta num 4x3x3 e coloca Krovinovic como terceiro médio. Pegou de estaca com uma qualidade fantástica. Entretanto despachamos para Braga um 10, ou terceiro médio neste sistema, que poderia, e deveria, ser a sombra de Krovinovic e que já tinha demonstrado muita qualidade numa posição que até nem era a sua, falo de André Horta, que acabou por fazer uma excelente época assim que recuperou fisicamente.
Mas não é do André Horta que quero aqui falar, mas sim do João Carvalho. Com a mudança de sistema seria natural que as hipóteses de jogar na sombra de Krovinovic passou de ilusão para uma realidade. Pelo menos eu pensei assim mas o Rui Vitória não pensou o mesmo e preferiu adaptar o Zivko que, diga-se, se adaptou muitíssimo bem.
O João Carvalho só por uma ou duas vezes é que jogou na posição que melhor conhece, a de terceiro médio. Normalmente o João Carvalho entrou para a posição 8, que não é a sua de origem. A pergunta que se faz é muito simples... Se RV achava tudo aquilo do João Carvalho porque não o foi preparando e fazendo entrar para o lugar de Krovinovic quando os jogos estavam praticamente decididos?
Este é um, de muitos, dos erros cometidos por RV durante a época. Quando as coisas resultavam "esgotava" os jogadores e quando as lesões apareciam lá andava ele em experiências quando já deveria estar mais do que determinado quem seria o n.º 2 da posição e já co alguns minutos ans pernas.
O Krovinovic lesionou-se no jogo de Chaves, o João Carvalho entrou no jogo seguinte a titular para terceiro médio, como não fez uma exibição de encher o olho, voltou para o banco no jogo seguinte para continuar por lá até ao final da época.
O João Carvalho até à titularidade em Chaves tinha jogado 44 minutos, todos a partir do banco... A pergunta que se faz é: Porque é que RV, o homem da aposta na formação, não deu mais 1,2 ou 3 oportunidades para o João Carvalho consolidar o seu jogo, ganhar ritmo e mostrar o que vale? É isto a aposta na formação?