Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Gonçalo, o Matador


Três golos, 1 assistência, 1 ocasião flagrante falhada. Gonçalo, podia ter sido poker. 

Jogo absolutamente notável do Gonçalo. Não há de todo palavras para descrever. Substituir um jogador como o Cristiano, saber que caso corresse mal o que não se iria dizer. O miúdo disse presente. Disse futuro. E disse muito mais. 

No início do jogo comentava com um amigo meu, que é acérrimo defensor do Ronaldo, que esperava que a equipa mostrasse que não precisava do Ronaldo para nada. E no meu pensamento rezava para que o Gonçalo marcasse para mostrar que há mais que sabem marcar golos. Longe estava eu de pensar o que o puto ia fazer. 

Esta seleção tem capacidade para jogar muito. Tem o talento para jogar muito. E assim como o Benfica, precisa é de alguém que saiba tirar o melhor proveito de todos e colocá-los ao serviço do coletivo. Esta seleção com o Ronaldo está invariavelmente refém dum jogador. Que em tempos decidia jogos e que agora, há já dois ou três anos, o deixou de fazer. Pode decidir um jogo, mas não irá decidir a maioria, como fazia no Real quando a equipa jogava toda para ele. Hoje, a equipa onde Ronaldo estiver, fica literalmente a jogar com menos um. Um jogador que não pressiona, que não vem atrás buscar jogo e que não compensa quando tem de compensar. Ou seja, fica com um pinheiro lá na frente que eventualmente pode saltar mais alto que algum e marcar um golinho, ou então arrancar um penalti, ou então pedir à FIFA para mudar as regras e todos os golos serem dele. O futebol moderno é muito mais que isso. E o Gonçalo é tudo isso. Ontem estive particularmente interessado em ver os movimentos do Gonçalo. Revejam o jogo e olhem sempre para o Gonçalo. Vejam a quantidade de vezes que ele pressiona e compensa as subidas dos médios. Vejam a quantidade de vezes que pressiona o guarda-redes e ainda vai fechar na linha. 

Fez um jogo inacreditável a todos os níveis. E só mostra a maturidade e acima de tudo a capacidade de não ceder à pressão do momento e do jogo. Vai falhar muitos golos ao longo da sua carreira. Vai ter altos e baixos. Muito provavelmente não será um Ronaldo ou um Messi. Nem sequer um Mbappé ou um Lewa, mas poderá ser certamente um dos melhores dentro da área e fará muitos golos se for colocado numa posição e numa equipa que o favoreça a isso.

Olhem o caso do João Félix, treinador medíocre que tem o seu sistema e não consegue retirar o melhor de cada jogador. É vê-lo jogar num sistema que o favorece e faz jogos como o de ontem.

Rúben, Bernardo, João Félix e Gonçalo. Esteio duma seleção que provém da nossa Fábrica de Sonhos. Jogam tanto. Mas tanto.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi