Siga-nos no Facebook

domingo, 16 de abril de 2023

Rescaldo: Ai Roger, Roger...

Este é o responsável pela época que o Benfica está atualmente a fazer, seja tudo o que de positivo aconteceu, e foi muito, seja o que de negativo tem vindo também a acontecer.


Mantenho aquilo que disse anteriormente, estas últimas exibições e resultados são fruto das férias a que os jogadores foram sujeitos! O que estamos a passar agora é uma pré-época e isso já aconteceu neste campeonato. A equipa precisa de 3/4 jogos para voltar a ter o ritmo de jogo necessário para este sistema do Roger. 

Este foi o quarto jogo e claramente o melhor deles todos. Não estou a dizer que fizemos uma exibição de encher o olho mas fomos superiores nos 97 minutos de jogo e tivemos algumas situações em que poderíamos ter marcado e a exibição foi claramente melhor do que nos anteriores três jogos.

Mas começo pelo Chaves para terem ideia das dificuldades do jogo que por si só teríamos, independentemente do momento do Benfica.

O FC Porto em Chaves venceu por 3-1, o terceiro golo foi marcado nos descontos e o Chaves teve dois jogadores expulsos com o resultado em 2-1, o que demonstra bem as dificuldades encontradas. 

O Braga também teve de suar e bem para vencer por 2-1 num jogo em que o Chaves não foi inferior, tendo o Braga perdido na Pedreira por 1-0.

O Sporting também teve de suar e muito para vencer por 3-2, depois de ter perdido por 2-0 em Alvalade.

Como puderam ver, o Chaves é uma equipa muito bem organizada e muito forte nas transições e o objetivo era esse para este jogo mas acontece é que simplesmente não o conseguiram fazer como fizeram com o Porto, Sporting e Braga. Em 97 minutos de jogo o Chaves só criou 1 oportunidade de golo, o lance do golo não foi criado pelo Chaves mas pelo Otamendi. Teve uma ou outra saída a cheirar a perigo mas não passou disso mesmo, de um cheirinho. E não o conseguiu fazer porque o Benfica simplesmente não deixou e é aqui que passo para o nosso Benfica.

Quem viu os últimos três jogos, esqueçam os resultados, viu que os nossos adversários pareciam que iam de mota e nós de bicicleta. O Rio Ave parecia uma equipa de Champions e nós uma equipa a lutar pela europa. Com o Porto então ainda foi pior, assim como com o Inter. A nossa incapacidade de pressionar alto não nos permite recuperar bolas ainda em meio campo adversário, o que faz com que a equipa tenha de correr mais e isto porque não conseguimos ocupar os espaços e demoramos mais tempo para corrigirmos posicionamentos, além de que a nossa reação à perda de bola, algo em que somos muito fortes, não acontece porque a cabeça quer e as pernas não vão. Isto porque a equipa está sem ritmo, porque fisicamente não estava "no ponto" e não é por cansaço, esqueçam lá isso.

O que o jogo de hoje teve de diferente foi que já fomos capazes de fazer uma pressão alta mais tempo, mais bem conseguida e isso permitiu recuperar a bola rápido e em zonas altas. A nossa reação à perda também melhorou bastante, faltou-nos alguma velocidade no jogo mas não era muito fácil face ao bloco baixo e organizado do Chaves.

A nossa primeira parte não foi muito boa, mas isso já aconteceu em muitos jogos esta época, mas na segunda parte penso que estivemos bem e poderíamos ter feito no mínimo dois ou três golos.

As substituições do Roger poderiam e deveriam ter sido mais audazes. Retirar o Neres e deixar o João Mário e o Rafa em campo não lembra a ninguém. Entrar o Casper e não o Musa, tirando o Gonçalo, também não lembra a ninguém. O nosso treinador tem de rever as substituições que faz porque há jogos que por vezes é preciso arriscar um pouco mais e acho que hoje arriscámos muito pouco.

Acredito que a tal pré-época tenha terminado, agora fica a questão mental e de confiança da equipa que não sei como está após três derrotas consecutivas. Eu acredito que contra o Inter estaremos bem no jogo, com outra "leveza", com outro ritmo e intensidade e com o Estoril estaremos a todo o vapor. Estas são as minhas perspectivas para os próximos dois jogos.

Espero sinceramente que a equipa volte a jogar o seu futebol habitual porque quem olha só para o Porto poderá estar a esquecer o Braga que, vencendo nesta jornada, fica somente a 6 pontos do Benfica e daqui a duas jornadas temos um Benfica-Braga. Não nos resta outra solução senão vencer os jogos todos até ao do Sporting, se até lá perdermos pontos, esqueçam o campeonato, isto se o Porto vencer os jogos todos...

Por falar em Porto... Mais uma goleada no Dragão por 2-1 com dois penaltis assinalados a favor e meia equipa do Sta. Clara amarelada a meio da primeira parte. Mas como ganhou está tudo bem...

Vamos ver de que massa é feita esta equipa e este treinador. É nestas situações que se vê quem tgem andamento para isto e eu acredito que têm!

Da arbitragem em si falarei num outro texto...


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi