Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Trampa azul esverdeada...



Portugal 26 de Fevereiro de 2016

O SCP foi eliminado nos dezasseis-avos de final pelo Bayer de Leverkusen, o FCP idem pelo Borússia de Dortmund, nenhuma destas equipas que luta por um lugar na Champions da próxima época, fez qualquer ponto e em 4 jogos marcaram apenas 1 golo e sofreram 7. Como esperado as capas dos jornais lisboetas BOLA e RECORD desviam a “débacle” futebolística para “canto”, preferindo apostar no derby, tendo como referência a decisão do CJ da FPF em mandar reavaliar 4 lances da dezena que o SCP tinha apresentado contra o Benfica, reportando-se aos dois jogos do Campeonato e da Taça. E claro (qual a surpresa?) dando uma vitória ao SCP nesta matéria, para compensar a derrota no campo alemão que não teve direito a amplo destaque, como teve no ano passado a derrota do Benfica do mesmo treinador, contra o mesmo clube.
Há aqui várias lições a tirar.
A primeira e mais evidente é que os jornais desportivos lisboetas distorcem a isenção e o rigor jornalístico, adoptando ao longo do ano futebolístico vários critérios de selecção dos destaques que se baseiam quase sempre numa regra simples: é contra os interesses, a moral, o sofrimento de FCP e SCP, não se faz destaque. Sendo contra os interesses, a moral e o sofrimento do Benfica, tem direito a amplo destaque quer na capa do jornal, quer nas primeiras páginas interiores, as que se têm acesso mais rápido quando se folheia o jornal.
Tal critério foi também evidente no destaque dado ao penalty bem assinalado a favor do Benfica em Paços de Ferreira, sem cuidar de respeitar a idoneidade do árbitro que se escudou nas leis do jogo que eles não leram antes de decidirem criar um caso mediático nacional. Também não destacaram o lance que precedeu o golo do Paços de Ferreira onde existe uma carga sobre André Almeida que a ser julgada faltosa evitaria toda a polémica do penalty. Se recuarmos ao Braga-SCP da Taça, os mesmos jornais foram procurar nas imagens da TV alguns lances onde, aplicando o microscópio, concluíram existir 1 penalty não assinalado a favor do SCP já no tempo extra, para além do golo mal invalidado por fora de jogo inexistente, e que teria colocado o SCP a ganhar 4-3. Não tiveram este critério no tal lance simples de ver sobre André Almeida.
Resulta daqui que tanto o RECORD como A BOLA, têm funcionado como “gazeta da caserna” dos interesses do SCP nestas matérias. Atropelando o critério do igual destaque conseguem criar situações dúbias que põem o Benfica a ser beneficiado por erros de arbitragem, e o SCP e FCP a serem prejudicados. Quando é precisamente o contrário que, factualmente, se verifica.
Como se sabe, as pessoas falam do que se fala e não do que acontece. Não sei se conseguem perceber a diferença. O que acontece é desmontado em partes que depois são noticiadas, passando a ser os factos da notícia que se falam e não os factos que aconteceram com maior importância ou gravidade dos que foram transformados em notícia. Não admira que o pessoal do SCP seja tão “ordeiro” a desancar na arbitragem, e o pessoal do Benfica seja tão “ordeiro” a desancar nos treinadores e jogadores.
A segunda conclusão que se tira é a partir do silêncio da Direcção do Benfica SAD. Quando se vê os interesses do Benfica serem condicionados via pressão externa sobre a arbitragem, não ver ou ouvir qualquer reacção dos altos responsáveis do Benfica só quer dizer duas coisas: ou estão a marimbar-se, ou acham que não tem consequências. Em qualquer dos casos ou são muito burros, o que não me surpreende, ou privilegiam outros aspectos da gestão mais relacionados com a economia da SAD. Sabendo que essa gestão tem sido desastrosa, com atestam os 280 milhões de divida financeira para 4 campeonatos ganhos em 14 épocas completas, parece-me que se pode tirar a conclusão de que para esta Direcção e este Presidente, a situação do quanto pior melhor é uma bênção. Bênção porque podem despachar alguns jogadores e ter campo aberto para contratar outros com elevados custos para as finanças do Benfica SAD e também para a qualidade da estrutura da equipa, que varia demasiado todos os anos, aumentando a incerteza dos resultados finais.
Por último uma terceira conclusão. Nos programas dos trios e nas páginas dos jornais, vemos os convidados afectos ao Benfica serem inconclusivos, generalistas e pouco respeitados, por não terem argúcia necessária para desmontar os efeitos de esta trampa azul esverdeada. Por exemplo, Rui Gomes da Silva argumentou que o lance do penalty sobre o Benfica é igual a outro sobre Slimani, fora da área (jogo com Boavista). Inacreditável: justificou um eventual erro, com outro erro, quando a resposta estava na lei 12 das regras do jogo!
Há trampa azul esverdeada da comunicação social, temos de juntar a vontade de a “comer” por parte de alguns responsáveis do Benfica. Se assim não fosse, esta trampa já tinha ido para o lixo, pelo intragável que é...

8 comentários:

  1. rosario negrao26/02/16, 18:46

    Pelo que atras escreves pareces uma pessoa que sabe de tudo, entao es o candidato ideal para te apresentares as proximas eleicoes do SLB...acho que é altura de começares a apresentar aos teus futuros apoiantes/eleitores quais seriam as atitudes que tomarias se fosses o Presidente do SLB???
    E por favor nao venhas para aqui a dizer que sou infiltrada... que pertenço aos amigos da Direção do SLB... etc..
    Sou socia correspondente, moro a mais de 300 km e não conheco ninguem da Direção, Estrutura, jogadores, tecnicos, etc.... apenas gosto que quem critica apresente alternativas , mas chamar burros a uma direção que gostesse ou não foi eleita não é defender o GLORIOSO SLB.
    É a minha opiniao, se não gostares não publiques...o blog é teu!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue não é meu. Apenas sou convidado e muito estimo que, não me conhecendo, me convidou.. o Pedro...

      No resto, o exercício da liberdade de expressão sempre teve problemas. Quer nos regimes de direita do passado quer nos regimes de esquerda do presente...

      Galileu também teve alguns problemas quando afirmou que era a Terra que andava em torno do Sol e não o contrário... admito que tenhas o mesmo tipo de problemas que na altura a Inquisição teve...
      Apreciaria algum comentário sobre o texto e não sobre um parágrafo do texto, mas isso se calhar era pedir muito...

      Eliminar
  2. este eagle01,quando pode ataca de forma aziada toda a estrutura do SLB,ele deve ter problemas com alguem que esta ha frente do clube...que mal lhe fariam para o tipo detestar tanta dor de cor...sobre alguem que nos representa?estou com o comentario anterior se ele tem bagagem para desempenhar o lugar,do que esta ha espera?e avancar caro amigo,ate te dou os meus votos.
    Obs:estou como o blog de cima senao gostas nao publiques.
    AMM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondo de igual forma que ao comentário anterior e acrescento que moro a mais de 300 km da capital...

      Eliminar
  3. Mais uma vez uma crónica a bater no PRESIDENTE.Se não gostas e não votaste nele, candidata-te e apresenta as tuas alternativas e um projecto para os Benfiquistas analisarem e votarem. Ou tens medo de enfrentar o MELHOR PRESIDENTE dos ultimos anos do GLORIOSO e um dos melhores de sempre? Tem coragem ó Eagle, não é só escrevendo aqui cobardemente escondido que vamos nas tuas "tangas".VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor presidente? Se falas em Presidente que aumentou mais a divida financeira, que mais Taarabts contratou, que mais custos zeros pagou em sociedades off-shores, e que mais enriqueceu no período em que esteve à frente do clube/SAD, aí concordo contigo... 14 anos como gestor do futebol e Presidente, 4 campeonatos, 280 milhões de divida financeira, e uma dúvida incontornável: será que nos vai acontecer como ao Alverca SAD?

      Eliminar
  4. "A segunda conclusão que se tira é a partir do silêncio da Direcção do Benfica SAD. Quando se vê os interesses do Benfica serem condicionados via pressão externa sobre a arbitragem, não ver ou ouvir qualquer reacção dos altos responsáveis do Benfica só quer dizer duas coisas: ou estão a marimbar-se, ou acham que não tem consequências. Em qualquer dos casos ou são muito burros, o que não me surpreende, ou privilegiam outros aspectos da gestão mais relacionados com a economia da SAD. Sabendo que essa gestão tem sido desastrosa, com atestam os 280 milhões de divida financeira para 4 campeonatos ganhos em 14 épocas completas, parece-me que se pode tirar a conclusão de que para esta Direcção e este Presidente, a situação do quanto pior melhor é uma bênção. Bênção porque podem despachar alguns jogadores e ter campo aberto para contratar outros com elevados custos para as finanças do Benfica SAD e também para a qualidade da estrutura da equipa, que varia demasiado todos os anos, aumentando a incerteza dos resultados finais."

    A este arrazoado manipulador chama-se desonestidade intelectual e não só.
    És desonesto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande Grão Vasco decidiu comentar uma pequena parte de um texto meu... É quase como uma assinatura... agora o texto vale mais...

      Mas em vez de te limitares a afirmar que sou desonesto e que este arrazoado manipulador chama-se desonestidade intelectual e não só, acho que devias fundamentar: afinal Grão Vasco, onde é que fui desonesto intelectualmente?

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi