Siga-nos no Facebook

terça-feira, 20 de maio de 2014

Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira

Muitos estão a fazer análises tecnico-tácticas da época do Benfica e eu vou fazer a coisa diferente e falar naqueles que foram os principais responsáveis pelo sucesso do Benfica esta época.

Eu sei que muitos vão já falar que foram os jogadores os principais responsáveis e tal, e eu concordo com tudo isso mas os únicos que acreditaram que era possível fazer o mesmo caminho da época passada mas com um desfecho diferente foi o presidente primeiro e depois JJ.

Eu lembro-me bem do que foi dito de JJ no final da época passada por muitos daqueles que hoje até defendem uma renovação de JJ. Eu sei o que disseram e o que dizem sobre o "ordenado pornográfico de JJ" mas que agora defendem uma imediata renovação de JJ, eu não fui e basta ir ler o que escrevi por essas alturas.

Luis Filipe Vieira:
  • Principal responsável por manter JJ no comando da equipa contra a esmagadora maioria da SAD, adeptos, sócios, jornaleiros e até de JJ;
  • Foi ele que resolveu todo o processo Cardozo, na minha perspectiva bem, dentro dos procedimentos disciplinares do clube. Provou-se com o passar do tempo que Cardozo e JJ meteram os problemas para trás das costas e uniram-se em torno do colectivo;
  • Foi ele que resolveu o problema de Oblak e se hoje o Oblk está no Benfica é graças ao Vieira;
  • Muitos dizem que com esta equipa qualquer um seria treinador, mas esta equipa foi construída por Vieira, Rui Costa e JJ nestes 5 anos. Foi Vieira que criou condições para que o Benfica conseguisse ter jogadores deste calibre;
  • Lembro aqui o que disse Luisão: "Este titulo é muito do presidente que depois de estarmos a 5 pontos foi ao balneário dizer que acreditava no nosso valor e no nosso trabalho."

Jorge Jesus
  • É preciso ter os "tomates" no sitio para agarrar numa equipa completamente destroçada depois do final de época passada;
  • É preciso ter "tomates" para entrar num balneário desconfiado das suas capacidades;
  • É preciso ter "tomates" para entrar num balneário desconfiado das capacidades do treinador;
  • É preciso ter "tomates" para subir ao relvado da Luz depois de ter perdido 3 pontos frente ao Marítimo logo na primeira jornada;
  • É preciso ter "tomates" manter-se na equipa quando estávamos a 5 pontos do Porto;
  • É preciso acreditar muito no seu trabalho para acreditar e conseguir dar a volta por cima;
  • É preciso ser muito bom naquilo que se faz para conseguir fazer com que os jogadores voltem a acreditar que é possível vencer;
  • É preciso ser muito humano para conseguir voltar a ter os jogadores totalmente consigo de alma e coração.
Os jogadores fizeram o resto, os jogadores voltaram a acreditar no seu treinador e voltaram a jogar à Benfica, os jogadores uniram-se todos em volta de um objectivo comum, os jogadores perceberam que só estando unidos venceriam, os jogadores perceberam que o seu treinador sofreu tanto como eles, os jogadores  abraçaram o treinador e foram juntos até ás vitórias finais.

Foi esta união, foi esta crença, foi o espírito colectivo, o espírito de grupo que fez com que a equipa fosse crescendo e que vencesse todos os obstáculos que apareceram pela frente até ás vitórias finais.

Todos mereceram este final de época e mereciam ter vencido a Liga Europa, se mantivermos este caminho mais finais virão no futuro e tenho a certeza que as venceremos, todos juntos!!!

FORÇA BENFICA!!!


4 comentários:

  1. Sempre disse que ao perder o balneário o Jesus devia ter saído no final da época passada.
    Como dizes teve coragem e acima de tudo acreditou nele prórprio e os resultados estão á vista.

    mesmo assim há quem defenda que deve sair, utilizando uma expressão de um amigo "o Jesus devia sair já hoje, amanhã era ver os que pediram para ele sair a chorar pelo seu regresso".



    O momento chave para mim foi quando ele foi castigado, foi para a bancada e longe do que mais gosta de fazer "estar no banco" repensou tudo.
    Depois contou com 2 preciosos apoios que para mim são também o rosto do crescimento da equipa, Luisão e Enzo.

    Um pela liderança e outro pela garra e atitude em campo.

    ResponderEliminar
  2. COMPLETAMENTE DE ACORDO! SLB SEMPRE SLB!!!

    ResponderEliminar
  3. É tudo isso Pedro. Tudo!

    ResponderEliminar
  4. eu digo ainda mais...foi preciso os adeptos que o insultaram e cuspiram o ano passado...terem tomates..para no domingo o abraçarem e darem-lhe beijos!!!!

    Mas já se sabe...Benfiquista que é Benfiquista tem uns Tomates do crlh !!!!

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi