Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

SL Benfica 3 - 2 Paços de Ferreira


Partida agridoce para mim e provavelmente para a maioria dos adeptos. Estes jogos fazem-me lembrar a temporada do Lage, em que mesmo não estando a ganhar ou estando a perder o jogo parecia sempre controlado e tinha sempre a sensação que mais cedo ou mais tarde a vitória ia surgir. 

Os primeiros 80 minutos de jogo foram isso mesmo, uma posse de bola avassaladora, uma equipa muito subida e muito intensa, jogadas de perigo a cada 5 minutos, jogadores isolados ou com finalização perto da baliza. Infelizmente o jogo estava tão fácil que adormecemos, literalmente. Perto dos 70 minutos o jogo parecia um treino, com jogadas lentas e com a ideia de que o Paços e o Benfica já pensavam era no próximo jogo. Sempre que o Benfica acelerava um pouco criava oportunidade de golo e vindo do nada acabam por fazer o 3-2. Mesmo depois do 3-2 o jogo pouco ou nada teve de estória para o empate a não ser um último livre aos 94 minutos.

Uma vitória é uma vitória mas podiam ter poupado a malta a ver um resultado enganador como este.

Individualmente acho que não podemos destacar ninguém, continuo a achar que o Florentino é um monstro naquele meio campo, e que o Enzo e o João Mário dão uma qualidade perfeita na temporização e passes. Neres é um alivio enquanto adepto, há muito que não tínhamos um desequilibrador na equipa. De resto, destaque apenas para a quantidade de golos falhados, quase todos tiveram uma ou outra oportunidade para marcar. Musa, Henrique, Enzo, Gonçalo, Neres, Rafa, João Mário... todos eles falharam golos praticamente feitos. Podíamos ter saído com uma goleada das antigas se tivessem marcado metade das oportunidades claras de golo que tiveram.

Por fim nota para a arbitragem e movimentações nesse campo. ASD nos primeiros 40 minutos mostrou porque é um dos apitos dourados do século. Faltinhas, paragens de tempo, decisões de foras, cantos... sempre a controlar o jogo. No entanto, há que dizê-lo que neste jogo na dúvida não foi contra o Benfica. O que é uma novidade. O lance do pénalti, que para mim é bem marcado, é um lance de dúvida que caiu para o nosso lado. Quanto às movimentações das pressões, é ver "O Nojo" com a capa a ter em destaque o Tribunal Unânime a dizer que houve pénalti aos 94 minutos a favor do Paços que não foi assinalado. Tive de pensar um pouco para perceber ao que se referiam, deduzo que seja ao encosto do Grimaldo que pressiona o jogador do Paços na área para abordar o lance de cabeceamento no último cruzamento do jogo. O que eles inventam para conseguir pressionar arbitragens.

De referir que ninguém fala do lance de mão na área do Paços com o jogador de costas a cabeceamento do Otamendi. Para mim não é pénalti, mas no Rio Ave - Porto vimos marcar um pénalti por mão na bola com o jogador do Rio Ave de costas.... Ou o amarelo ao Rafa pelo lance de pé alto ou com sola na frente, quando no jogo do Sporting foram 2 ou 3 pisadelas que nem falta foram. Ontem o jogo não foi "em caso de dúvida é contra o Benfica", mas a dualidade de critérios neste campeonato é qualquer coisa doutro mundo.

8 jogos, 8 vitórias. Futebol de qualidade e intenso. Temos menos de 48 horas para o fecho de mercado, esperemos que Weigl, Taarabt, Meite, Chiquinho ou Gil Dias possam seguir as suas carreiras noutro lado. Principalmente Taarabt e Meite. Os outros até podem ajudar nalguma altura da época. Espero que o Benfica faça proposta de 12M€ + Gil Dias oficial ao Braga pelo Horta e deixar aquilo a arder. E que não vendam ninguém da equipa mais utilizada esta época. Setembro dirá se temos equipa para lutar pelo título ou não.

Carrega Benfica!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (21)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Sim fomos perdulários e no final com um árbitro do apito Dourado tudo podia acontecer, precisamos de suplentes à altura
das primeiras linhas porque são muitos jogos e os jogadores não são de ferro ,8 jogos em agosto e serão outros tantos em Setembro.
6 respostas · activo há 135 semanas
Temos suplentes em praticamente todas as posições. Gilberto ontem esteve no banco. Temos António Silva, Vertonghen, Verissimo e ainda o desconhecido João Vitor para centrais. Aursnes para o meio campo. Weigl é um jogador de qualidade, que numa equipa a carborar nunca será um problema. Musa e Henrique são suplentes que podem dar alguma coisa diferente. Diogo tem entrado particularmente bem. Falta um jogador de qualidade para substituir o Rafa ou Neres. Mas nem todos aceitam vir para serem suplentes ou n serem titulares indiscutíveis. Falei aqui de 7 ou 8 jogadores para além dos 11 que costumam jogar. Uma equipa como o Benfica nunca terá 20 jogadores da mesma qualidade e a poderem ser titulares indiscutíveis. 17 ou 18 jogadores de qualidade é o que precisamos, e acho que estamos a 1 jogador de ter isso.
@rui dias
eu concordo contigo que esses todos, expecto o musa pelo menos na finalização, tem qualidade mas que ser ter qualidade ou nós lhe vermos qualidade se depois o treinador não conta com eles.

se num jogo em casa contra uma equipa que tinha só derrotas que nem um golo sequer ainda tinha marcado não podemos fazer mais do que uma alteração quando é que as vamos fazer?
e atenção não estou a falar em mudar a equipa todo ou meia equipa, estou a falar de duas ou tres alterações.

e depois nem as substituições fizemos todas isto quando no espaço de uma semana temos tres jogos, e com o caricato de no banco não termos um único medio defensivo.
Eu acho que ainda ninguém disse ao Roger que pode fazer 5 substituições. Ele raramente faz todas e com um calendário tão apertado...

Eu ainda não vi nada do Musa que me diga que é melhor que o Henrique, ou que era melhor que o Yaremchuck ou que o Vinicius... mas é um jovem que pode evoluir. Espero eu.

Acho que a questão do médio defensivo não era muito preocupante. O Aursnes vem já na próxima jornada e ficamos com 3 bons médios para 2 lugares. O João Mário pode bem fazer um dos lugares do meio campo e o Draxler vem colmatar a falha na zona mais ofensiva... veremos se se mantém sem lesões a época inteira.
eu por mim o musa tem qualidade para ficar no plantel porque tem qualidade que os outros não tem e pode ser interessante para certos jogos.

agora continuo a achar o pinho sem qualidade para estar no plantel, pior que o musa, e a saída do yaremchuck não faz sentido nenhum.
eu até percebia a saida do ucraniano para voltar o vinicius que foi para o fulham por 5M simplesmente ridículo como desvalorizamos um jogador com empréstimos sem sentido quando podia ter ficado no plantel e mesmo não valorizando rendia desportivamente.

o joão mario não tem a intensidade defensiva, nem a capacidade física, que a posição de medio defensivo no sistema do roger exige.
basta ver o que rende hoje o joão mario e o que não rendeu o ano passado mesmo num sistema que não era tão exigente fisicamente como este e rebentou em dezembro.

a serio tres jogadores para duas posições acham suficiente quero ver quando um deles se lesionar, nem falo em dois impedidos, quem fica depois no banco.
Aquilo que digo é que se houver necessidade de em um ou dois jogos da Liga se jogar com Aursnes e João Mário no meio, não vejo problema nisso. Yaremchuck ficar quando se quer apostar no Musa e Henrique, acho que seriam muitos jogadores para uma posição.
mas dá para escolher quando é que os jogadores se lesionam ou ficam castigados é que normalmente as coisas acontecem quando menos se deseja a lei de murphy raramente falha.
e se esses dois jogos foram com um dos grandes ou tiver de ser num jogo da liga dos campeões também servem.

o yaremchuck jogava era a opção ao gonçalo o musa não tinha jogado um minuto sequer em jogo oficiais por isso não era aposta nenhuma do roger senão tinha sido opção antes do yaremchuck e o araujo sempre jogou apesar de jogar o yaremchuck, parece que sem o ucraniano é que deixou de jogar.
tínhamos jogadores a mais, tínhamos o pinho claramente, mas como ninguém lhe pegou a única saída foi vender o ucraniano.
Olá Rui!

Ainda não me passaram nervos. O jogo de ontem concordo que teve um resultado enganador mas, por outro lado, foi um resultado assustador, aqueles 2 golos....

A equipa pratica um futebol vistoso mas fico com a sensação de que vamos sofrer muitos golos. Sempre que nos metem uma bola nas costas temos dificuldades.

Espero que o RS tenha dado um puxão de orelhas ao Neres, aquelas 2 jogadas ontem com aquele toque a mais....apeteceu-me esganá-lo. O Enzo adaptou-se extraordinariamente bem mas tem que descansar, rapaz já vem com meia época nas pernas. O Florentino é o nosso polvo, quem diria que os rivais acabariam por ter razão :D , é um monstro!!

A diferença deste início de época para os 2 últimos anos é absurda. Nota-se que há muito trabalho feito, até a alegria com que os jogadores festejam o golos é incomparável.

Parece que vem o Draxler, nem sei que dizer.... E o Ricardo Horta, o Salvador é um filho da mãe mas penso que o Benfica comete um erro tremendo se o deixar cair.
2 respostas · activo há 135 semanas
Olá menina Elsa, bons olhos a vejam.

Acho que a equipa jogar como joga mostra a diferença que faz uma equipa técnica nova e um ambiente novo dentro do clube. A verdade é que muitos dos jogadores que hoje estão a jogar muito já lá estavam. O Javi Garcia parece ter encaixado ali bem, até por uma questão de língua e comunicação para os jogadores. Excelente aposta.

O Enzo vai sofrer. É intenso e um daqueles que não engana, mas o futebol argentino é bem diferente e a adaptação foi favorável porque ele vinha com rotação, principalmente a partir de Novembro vai precisar do Aursnes para rotação.

O Tino... sempre fui mega defensor dele. Já o achava um monstro no meio campo. Agora melhorou e muito no passe. A rotação do miudo está sempre em alta, quer aos 5 minutos quer aos 90.

O Draxler será sempre uma grande aquisição desde que ele aguente mais de 20 jogos sem se lesionar. O Horta pode agradecer ao Salvador. Eu se fosse o Benfica apresentava uma proposta formal ao Braga de 12M€ + Gil Dias. E o Salvador se quiser recusar terá de pagar ao Málaga a parte que lhe compete. Mas parece que o Rui Costa não quer colocar as coisas nesses termos.
Bom-dia Rui! :D

Pois também eu fico muito contente por te ver por aqui, e ainda mais (li abaixo) por se confirmar o regresso. Seria bom também que os teus companheiros escribas voltassem, o UB era muito animado :) .

Sem dúvida que uma equipa técnica pragmática e que parece ter compreendido o projecto do Benfica, faz toda a diferença. E afinal, ao contrário quando que muito se disse, levar os jogadores todos para a pré-epoca foi uma decisão acertada, lá está, o treinador quis ver os jogadores para só depois tomar decisões. Mas não é só a equipa técnica, a direcção parece ter serenado e a dar passos no caminho certo e isso está-se a notar a olhos vistos.

Também gosto de ver o Javi no Benfica mas quanto a ser poliglota, segundo o que li, há outro adjunto que também o é, e assim sendo, neste caso, 2 que se consigam fazer entender bem é melhor que apenas 1.

Quanto ao Tino, adoro-o e fico felicíssima de o ver de volta e a ser aposta, muito me custou vê-lo ao Deus dará. Assim como o Gonçalo Ramos, adoro o miúdo.

Claro que Draxler é um excelente reforço se, como bem dizes, se as lesões estiverem debeladas. O Horta espero que seja apenas um até já e num futuro próxima possa vir, para mim é um jogador polivalente, fiável e adora o Benfica.

E pronto não me adianto mais porque já vi que já vi que escreveste um texto sobre o mercado.
adormecemos porque o treinador não refrescou a equipa, se no bessa a determinada altura se viu a equipa desgastada valeram as tres substituições ao mesmo tempo para a refrescar, desta vez aconteceu o mesmo com o jogadores a fazerem a gestão física que o treinador não faz nem mexendo no onze nem, pior, mexendo com as substituições faz algum sentido com jogos tão apertados não esgotar as substituições.

o neres é bom jogador mas fez um péssimo jogo decidiu sempre mal, mesmo o que ele marcou só foi porque o guarda redes teve uma enorme fífia.
então aquele contra ataque quatro para dois que o neres empancou foi de bradar aos céus.

se o weigl sair temos de ir contratar outro medio defensivo só tres medios é muito curto ainda para mais num sistema tão exigente, até porque mesmo se o meite ficar ele já demonstrou nesta época que não serve para aquele posição nem mostrou interesse em servir.

e o gil dias não é ou tem mesmo que sair que não conta para nada, pelo menos o chiquinho até agora contagem, o gil dias nem isso.
outro que tem de sair é o andre almeida tenho muito respeito pelo que fez mas se não conta não fica a fazer nada no plantel.

precisamos de um ponta de lança porque o pinho é uma nulidade.
4 respostas · activo há 135 semanas
A equipa fez a gestão demasiado a passo. Houve ali uma altura, aos 70 minutos, que parecia que o jogo já tinha acabado e as duas equipas estavam num treino mau. Concordo contigo, o treinador deveria ter ajudado e como disse antes, parece que não sabe que pode fazer 5 substituições.

Neres falta-lhe algum discernimento na hora da decisão, vamos ver se melhora isso. Em tudo o resto, parece ser muito bom.

Não me incomoda muito a ideia de ter apenas 3 médios quando ainda temos o João Mário que pode fazer de interior ou quando tens o Paulo Bernardo ou Martim Neto para poder fazer alguns minutos nas Taças.

Gil Dias e Chiquinho começaram por jogar alguns minutos mas parece que desapareceram por completo da rotação da equipa, não gosto nem desgosto de nenhum dos dois... acho que num determinado sistema com um determinado treinador até podiam ser mais valias, não sei se contam.

Eu gosto do Rodrigo Pinho. Mais do que o Musa. Mas parece que a decisão é o Musa e portanto o Pinho deverá ter de sair. Gonçalo, Henrique e Musa chegam para 1 posição.
sobre o joão mario já disse acima.
sobre o bernardo e o martim são ambos dez, ou terceiro medio, nenhum deles é medio defensivo o mesmo que disse do joão mario se aplica a eles.

o martim nem titular na equipa b é num esquema em que joga como terceiro medio no lugar ocupado na equipa principal pelo rafa e depois acham que serve para a equipa principal.
sobre o bernardo se ele num jogo em que estava a vencer por cinco só entra ao minuto noventa estamos entendidos sobre a confiança que o treinador tem nele para a posição.
mais num jogo em casa para o campeonato sem aursnes, sem weigl o treinador prefere ter dois centrais no banco, um deles que acabou por sair, a ter o bernardo e assim não tinha numa opção para medio defensivo acho que estamos esclarecido.
e isto não é a minha opinião é a do treinador.

sobre essas conversa do "para as taças servem" já a ouvi muitas vezes mas parece que se esquecem das lesões e também a ouvi a si aproposito dos tavares e depois tivemos os tavares a titulares na liga dos campeões com os resultados que se sabem.

o gil dias não teve minutos nenhuns oficiais, jogou em alguns particulares porque o mahilo estava lesionado e nos oficiais nem ao banco foi com o mihalo lesonado com o roger a preferir o andre almeida.

o chiquinho foi sempre opção mesmo nos jogos oficiais inclusive a titular não é jogador que aprecie, e para ser alternativa ao joão mario numa das alas até prefiro o bernardo mas principalmente o martim.
agora com a vinda do draxler é que deve perder espaço, em vez do chiquinho preferia ter ido buscar um medio defensivo, ou ficar o weigl, e adiantar o bernardo.

o pinho com a saida do yaremchuck não sai desde cedo se percebeu que o roger ia ficar com quatro pontas de lança, até porque alguns podem jogar mais atrás, como o gonçalo e o araujo, num esquema de dois avançados em jogos que seja preciso meter poder de fogo.
É como digo, eu não vejo a necessidade de ter 1 jogador a mais por posição. Aliás, os bons jogadores não vêm para ficar no banco. E a teoria de que há lugar para todos é bonita mas raramente, para mim, se torna realidade. Vemos muitas vezes jogadores a fazerem 50 jogos e mais de 4 mil minutos numa época.
mas qual lugar para todos o vertonghen tanto era necessario que fomos buscar outro pior, tão caro, e tão lento à pressa e este sem ritmo de jogo.
como se viu hoje existem tantas opções para o treinador que nem fez as mexidas todas mesmo com a equipa empatada.

mas não acho que exista lugares para todos mas ter jogadores que não contam como o gil dias, o pinho, o bernardo etc é que não interessa.
aqui vendemos ficou evidente vendemos os que tinham mercado e os que tinham vontade de jogar ficaram os encalhados que ninguém quer e acomodados.
Borrei-me todo aos 94 minutos, escusadamente.
Depois de vermos um jogo onde poderíamos ter goleado, apesar de não ter sido dos jogos melhor conseguidos, não podemos passar por aquela aflição. Uma equipa que ainda não tinha marcado golos e que tinha 12 ausentes. Mas todos os campeões passam por jogos assim.
Quanto ao pasteleiro apitador algo mudou, pois em tempos idos e imbuído num espírito de super dragão, era homenzinho para não marcar o penalti a nosso favor e marcar contra nós aos 94 minutos.
Se o nosso Chaimite não promove alguma rotação, vai rebentar com os titulares. Ainda por cima temos mais jogos acumulados nas pernas do que os rivais. Mas a diferença deste treinador para o anterior é abissal.
Esse jogo já é passado, agora concentração total no próximo porque o andrade Zé da Boina é useiro e vezeiro em complicar particularmente a vida ao nosso clube. Para ele tem um gosto especial e certamente prepara este jogo bem melhor que os restantes.

Mercado: até estivemos bastante bem.
Desde a contratação relâmpago de um central devido ao infortúnio dos presentes.
O reforço necessário do meio campo ofensivo com um jogador de classe, assim Deus e os joelhos o permitam. O reforço do meio campo defensivo com (para mim) um desconhecido Fredrik (esperemos que não seja um Weigl 2)
As dispensas fundamentais de jogadores inúteis e com salários elevadíssimos como o Chuck, Meité e Weigl (estes dois últimos só é pena não terem ido em definitivo, para o ano vamos ter que gramar à mesma com eles porque ninguém lhes pega).
Não ceder aos desvarios do Trolha de Braga
Já quanto à essencial dispensa de Tabaraat, foi o que se conseguiu, mas pagar os salários até junho de 2023 para rescindir, mais valia castiga-lo e jogar na B (sem hipótese de ascender à equipa A). Culpa do Lage que apostou nesta bailarina e de Vieira que não manteve a palavra (chegou a dizer que Tabaraat nunca mais jogava no Benfica) - mas sabemos o que vale a palavra de Vieira e ainda lhe renovou o contrato. Quanto ao Talisca não voltou ele com a palavra atrás.
Vinicius 5 milhões (50%) - mais valia ter sido reintegrado no nosso plantel, seria certamente um jogador bastante utilizado e útil.
A permanência de André Almeida pode-se justificar com a coesão do balneário e com a atribuição de um futuro cargo diretivo.

PS: à atenção de Pedro Simões
Espero que a reintegração de escribas não traga novamente a divisão entre benfiquistas que trouxe no passado, chegando mesmo ao ponto de censura, principalmente com um que (ainda?) não está reintegrado.
Da parte de um benfiquista fanático como eu ainda se admite algum troco, agora chegarem ao ponto de fazerem abandonar deste blogue um benfiquista moderado e ponderado como o Chakra não se admite.

E para todos os Vieirista cegos e seguidistas fica o "EU BEM VOS AVISEI"
Rumo ao 38
5 respostas · activo há 135 semanas
Concordo com quase tudo o que disseste, menos as bicadas em alguns dos jogadores ou Presidentes. O Vinicius que seria certamente útil nunca foi muito do agrado do Schmidt no PSV portanto não me parecia opção, embora eu ache que ele sempre foi um excelente jogador. Seja como for, não são só 5M€, ao que parece pode chegar aos 11M€ por objetivos e apenas 50% do passe.

Quanto à questão da "reintegração" dos escribas. Da minha parte, deixei de escrever no blog porque me deixei de rever em várias opiniões que foram colocadas aqui. Foi público e dito na altura, e não há que esconder nada. Para mim tudo o que é extremo é demais e preferi distanciar-me dessas opiniões. O ambiente entre benfiquistas espero que esteja diferente, a saída de Vieira poderia e deveria ter ajudado a isso. A nova época e as vitórias também ajudam a que o ambiente seja melhor e que se possa novamente ter uma discussão sem precisar de extremar as posições. Para além disso, constatar que há poucos blogs ou redes sociais que me interessem e que possa debater um pouco de futebol sem ter malta a dizer barbarismos como vemos noutros lados, fez-me perguntar ao Pedro se poderia novamente deixar o meu contributo por aqui. Da minha parte nunca houve palavra de insulto ou de divisão entre quem quer que seja, no momento que achei que não me identificava saí. Nada mais.
P.S. - Quanto à censura, nunca fui a favor, relembro é que a liberdade de opinião não nos dá o direito de insultar, gozar ou pôr em causa aquilo que durante algum tempo se tentou fazer aqui, que era criar um espaço onde se pudesse falar do Benfica.

Relembro que houve um tempo que fazíamos várias publicações por semana e que entregávamos muito tempo das nossas vidas a dinamizar isso, e o desgaste que isso tudo acarreta também foi grande.
:D :D
Estamos juntos rumo ao 38, isso é o que interessa.
Bom-dia Rodolfo,

Voltou em grande ;) ! Já me ri com os seus bitaites embora não concorde com o que diz, mas vá lá deixe ser ser uma espécie de velho do Restelo isso faz mal à saúde ;) , deixe lá o passado, o caminho é para a frente!

De resto, bom comentário.
Ando por aí em blogues pouco recomendáveis a defender o nosso clube, "apanho" porrada verbal até dizer chega, mas não desarmo na defesa do Benfica.
Agora ponha-se na minha posição quando em blogues "amigos" do nosso clube, sou censurado, principalmente por denunciar o que Vieira andava a fazer e o que Jesus não fazia.
Quanto aos bitaites terão sempre que estar presentes, faz parte do meu ser.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi