Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Guimarães- 0 x Benfica- 2

Este era um jogo de extrema importância para o Benfica, não pela competição em si mas por tudo o que se passou na Trofa e depois da Trofa, onde muitos adeptos colocaram em causa o Quique, os jogadores e até o Rui Costa.

Era importante vencer este jogo de forma a acalmar os adeptos e dar alguma confiança aos jogadores, pois só as vitórias podem dar a moral necessária para melhores exibições.

Mais uma vez o Benfica entra bem no jogo e cria logo de inicio duas situações para marcar no mesmo lance. Cruzamento de Balboa, Aimar cabeceia para grande defesa do Nilson e na recarga Di Maria remata para mais uma grande defesa de Nilson para canto. Na consequência do canto marcado por Aimar, Katsoranis aparece ao primeiro poste a cabecear para golo como só ele sabe fazer. Esta foi a diferença para outros jogos, entrámos bem no jogo com a diferença de termos conseguido marcar uma das três situações que tivemos para marcar.

A partir daí o Benfica adoptou uma postura mais passiva no jogo, entregando a posse de bola ao Guimarães de forma a tentar explorar o contra-ataque para dilatar o marcador. O Benfica ocupou sempre muito bem os espaços no meio campo e dificultou a movimentação atacante do Guimarães que não conseguiu criar qualquer situação de golo.

A 2.ª parte não foi diferente, muita posse de bola mas nenhuma situação de golo para o Guimarães. Como se costuma dizer, "muita parra e pouca uva". O Benfica controlou sempre o jogo e dava a sensação que estaria mais perto o 2-0 do que o empate do Guimarães. E foi o que acabou por acontecer, abertura de Suazo para Ruben Amorim que efectuou um excelente cruzamento que Carlos Martins aproveitou para fazer um golo de belo efeito com um pontapé moinho, arrumando ali o jogo.

Apesar do resultado e da forma concentrada como os jogadores jogaram, não me agradou muito a exibição. Eu gosto e quero ver é um Benfica dominador, com posse de bola e de ataque, a criar várias situações de golo e a encostar os adversários á sua área. Mas compreendo que ontem era um jogo para se ganhar e não para fazer uma grande exibição, porque o que dá confiança a uma equipa são as vitórias, jogando bem ou mal.

Individualmente quero destacar Aimar que apareceu mais em jogo mas ele pode e sabe fazer muito mais e acreditando que a lesão está ultrapassada e que mais azar nenhum lhe bata á porta, e penso que poderemos ter um grande Aimar na 2.ª volta do campeonato. A dupla de meio campo esteve muito bem, embora Yebda ainda não esteja com os níveis do inicio de época. O nosso Miguel Vítor fez um bom jogo e com o tempo penso que poderá assumir a titularidade, talvez na próxima época. Suazo esteve esforçado e mais movimentado mas pode dar mais á equipa. O David Luiz esteve seguro mas nota-se que é uma adaptação porque cometeu inúmeras faltas. O Máxi é um jogador esforçado mas com pouca velocidade, como ficou patente no lance do penalti por marcar a favor do Guimarães. O Ruben e o Carlos entraram bem no jogo, o Ruben fez a assistência e o Carlos marcou. O Jorge Ribeiro simplesmente cumpriu, nada de relevante a assinalar. O Moretto demonstrou que tem valor para ser titular no Benfica, assim como Quim e Moreira. Esteve sempre seguro e até fintou um adversário. Até arrepiou!!

Deixei para o fim os dois piores elementos do Benfica. Di Maria e Balboa estiveram extremamente mal. O Balboa ainda não justificou o investimento de 4 milhões. Até nem começou mal com um bom cruzamento para Aimar mas foi só isto. Parecia alheio ao jogo e sempre trapalhão. O Di Maria é um jogador inconsequente, ou seja, o que faz com a bola nada traz de construtivo para o ataque do Benfica, antes pelo contrário, coloca é a defesa do Benfica em sobressalto com duas perdas de bola ainda no meio campo do Benfica. Pena que não tivessem dado as oportunidades a Adu e Coentrão como têm dado ao Di Maria. O Adu mostrou mais nos poucos minutos que jogou que Di Maria até agora.

A arbitragem foi mais do mesmo... Medíocre!!! Olarápio, árbitro internacional (?!) não viu:

  • Uma cotovelada ao Yebda que daria expulsão;
  • Uma agressão ao Ruben Amorim que daria expulsão;
  • O auxiliar marcou um fora-de-jogo ao Di Maria completamente ridículo, onde 3 jogadores do Guimarães colocavam em jogo Di Maria que ficaria isolado com Suazo na área para empurrar a bola pra baliza;
  • Um penalti contra o Benfica por falta cometida por Máxi;
  • O auxiliar marcou uma falta de Suazo, que só ele pode ter visto, já acabar o jogo e onde o jogador do Benfica já se preparava para assistir Carlos Martins que só ficaria com Nilson pela frente;
  • Ficou um amarelo por mostrar a David Luiz pelo número de faltas cometidas;
  • Ficou um amarelo por mostrar a Luís Filipe pelo número de faltas cometidas.

Estes foram os erros mais relevantes do árbitro e seus auxiliares.

Este sr. só é internacional graças ás tais classificações adulteradas e que estão em julgamento nos tribunais, porque este homem é a incompetência em pessoa.

E-goi