Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Derbi: Benfica

Foi um grande jogo e o Benfica fez um bom jogo. Não podemos esquecer uma condicionante e parece que há algumas pessoas um pouco esquecidas, o Benfica jogou na terça-feira para a Liga dos Campeões, na Grécia, um jogo intenso e onde perdeu por 1-0. O tempo de descanso e de preparação do Benfica foi muitíssimo inferior ao Sporting. Este Benfica ainda não está a jogar aquilo que sabe e pode!!!

Gostei mais uma vez de ver o Benfica a jogar num 4x3x3, fica uma equipa mais consistente e não deixa de criar situações claras para marcar como ficou á vista de todos no jogo da Grécia e no jogo com o Sporting. É normal que o sistema não esteja totalmente trabalhado e como tal existem alguns erros posicionais mas no geral isto tem pernas para andar e é um sistema que serve para todos os adversários.

Em relação ao jogo em si, foi uma vitória justa do Benfica!!! Também aceitaria a vitória do Sporting pela forma abnegada como se entregaram ao jogo mas no geral o Benfica foi superior e só falharam duas coisas, e foi tudo na segunda parte. A questão física não se pode colocar de parte e a forma como JJ decidiu gerir o resultado de 3-1 a nosso favor. É verdade que o Sporting só conseguiu marcar e empatar o jogo em dois lances de bola parada, de bola corrida só mesmo o remate do Adrien a 25 metros da baliza mas o ideal teria sido "descansar" com bola, tirar bola ao Sporting, fazê-los correr e não dar a iniciativa de jogo e jogar nas transições rápidas. O Sporting quando veio do intervalo, por muito que digam o contrário, nem sequer sonhava conseguir o que conseguiu. Eles entraram em campo com a consciência de que se marcassem nos primeiros quinze minutos podiam ainda recuperar, caso contrário seria praticamente impossível. O Benfica ao baixar as suas linhas deu bola ao Sporting e por sua vez deu-lhes confiança e quando surgiu o 3-2 eles voltaram então a acreditar que era possível. É o que eu chamo de "pôr-se a jeito".

O Benfica tinha tudo para jogar com o tempo e com a posse de bola, desgastando o adversário física e mentalmente e quiçá marcar mais um golo. Esta estratégia do JJ já é velha e eu não concordo com ela!!! Gestão do jogo sim, mas em posse de bola e nunca deixar o adversário ter bola, isso é dar azo ao que aconteceu.

Uma das coisas que é absolutamente urgente corrigir são as bolas paradas defensivas. Aquilo já não se admite, já é roçar o ridículo. O Sporting consegue chegar ao empate graças a dois lances de bola parada, assim como o PSG marcou, o Chelsea, o Olimpiacos e etc. Em jogo jogado a coisa estava mais ou menos controlada e bastaram dois cantos, penso eu, para o jogo dar uma pirueta.

Quanto ao Sporting, ia para fazer uma análise mais profunda mas não o vou fazer!!! Fica só o registo de em 3 jogos com o pior FC Porto destes últimos anos, com o pior Benfica destes últimos anos, o Sporting conseguiu um empate e duas derrotas!!!
Eles até se borram todos quando Cardozo vai a jogo!!! A jogar tocado faz um hat-trick e não fez o poker porque assinalaram um fora de jogo a Sílvio que fez um passe atrasado para Cardozo que tinha a baliza aberta para marcar. Este é o verdadeiro carrasco do Sporting!!!!!



E-goi