Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

JJ e o racismo...

Ultimamente não temos conseguido fazer posts sobre algo mais que as antevisões e os rescaldos... hoje, junta-se a possibilidade e a oportunidade.

Como todos devem saber, aconteceu ontem um alegado incidente racista num jogo da LC. Alegado porque não se sabe ao certo o que se passou e porque há versões contraditórias.

Football journalist in Romania. Did work for Guardian, FourFourTwo, World Soccer, Josimar. Ballon d'Or for ROU. 

Mas para fins argumentativos, porque o que me interessa é o que vem a seguir, vamos “assumir” que a versão dos jogadores turcos é a correta.

JJ, treinador do Benfica foi questionado sobre a sua opinião sobre o incidente e... De homem do momento em Portugal, ser humano corajoso pela mudança, homem de família, amigo do seu amigo, cidadão modelo e capa de várias revistas enquanto treinador do SCP passou a mau caracter, machista e racista como treinador do Benfica. 

Resposta de JJ...

"Está muito na moda isso do racismo. Como cidadão tenho o direito de pensar à minha maneira. Só posso ter uma opinião concreta se souber o que se disse naquele momento. Hoje qualquer coisa que se diga contra um negro é racismo, mas o mesmo a um branco já não é"

Foi o que bastou para mais uma indignação dos benfiquistas "democratas" e dos comentadores que precisam de que exista "racismo" para poderem comentar o "racismo".


Podem criticar a forma do JJ se expressar sobre futebol ou as suas declarações, etc... considerar o homem racista é má fé... 

JJ (e 99,99% das pessoas no desporto) que toda a vida trabalhou e deu oportunidades a todas as pessoas de todas as cores e religiões... Agora tem de levar lições de quem só conhece "pretos" de os ver em filmes ou na NET, leva com "brancos" que nunca viram a "piroca" de um preto sem ser na NET a chamarem-no de racista. O Homem que insistia em Cortêz e quis contratar Ola Jonh entre muitos outros é chamado de racista?

Foi só deixar o Sporting e o Flamengo e voltar ao Benfica para passar a ser atacado diariamente por tudo o que diga ou faça... o grave no meio disto tudo são os que se dizem benfiquistas, que o atacam por não quererem o sucesso do Benfica.


Felizmente, posso dizer que topei muita desta gente hipócrita ainda eles não se tinham revelado...


Em 2018, cheirava a Eusébio... Podia cheirar a tantos outros mas cheirava a Eusébio. Porquê?
E sobre o GRANDE Eusébio... 


Pantera quê? Se fosse hoje era racismo!

Era esta gente, estes Adões e Vascos que ia dirigir o Benfica? Do que o Benfica se livrou... A petição para deixar de chamar pantera negra já andaria por ai a esta hora.

Para terminar...


Sintam-se, como sempre, á vontade para comentar... desde já aviso que para mim... 


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (48)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
só posso concordar com o JJ ,isto é demais chamar preto é racismo se chamar negro não é racismo ,se me chamarem branco ou branquelas é o quê ? Quero lá saber que me chamem branco ou preto ou amarelo isto já mete nojo ,uns fulanos nos Estados Unidos deram em retirar estátuas e partir porque eram negreiros ou esclavagistas ,em Portugal uns artistas vandalizaram a estátua do Padre António Vieira ,só visto o mundo ode estamos inseridos .
1 resposta · activo há 225 semanas
Concordo totalmente Nuno! Tive o cuidado de ir ver o que disse JJ, porque muitas vezes as palavras são retiradas fora do contexto, so para se atacar uma pessoa, ideia, ou posição! Esse ataque geralmente é feito por parte duma ou da minoria! E foi o que aconteceu! Concordo com o que disse o JJ! E não acho que é sequer racista, é a opinião dele e um facto, ( e é a opinião de 99% ou grande maioria dos cidadãos, ocidentais todos)! Em concreto O arbitro alertado, dirigiu se ao banco para expulsar o elemento da equipa tecnica. Q
uando perguntou qual? O assistente respondeu the black guy, não usou outro termo que todos conhecemos em ingles mais depreciativo, respondeu o negro em portugues (porque era o unico negro) , não o preto por exemplo! Como podia ter dito o loiro, ou o branco se a situação estivesse invertida e so houvesse 1 loiro ou branco no banco! Isto é racismo! Obviamente que NÃO!
Quem segue international politics , constatará que usar neste momento a palavra africano POR EXEMPLO, para descrever a comunidade africana, nos EUA e no UK , e depois da tragedia George Floyd na maioria dos paises europeus/ocidentais, Franca e Alemanha etc é considerado (geralmente por uma minoria de brancos ,com poder , e por razões politicas) de racismo! Preferem e ate incentivam que se utilise a palavra Black, ( que foi o que o assistente usou) ! Ou seja usou o termo politicamente correcto!
Todas as formas de opressão e indiferença são condenaveis! Mas este não é um desses casos! Este é um caso onde o JJ meramente expressa a sua opinião! Opinião a que tem direito (é um dos direitos fundamentais, da constituição e das constituições de TODOS os paises ocidentais) e que não é minimamente racista!
A palavra racismo deixou de ter a contação classica, e hoje em dia é usada (principalmente) como um arma politica, geralmente por uma minoria radical, para atacar , tudo e todos (geralmente a maioria) que não concordam com as suas ideias radicais!
E dou um exemplo que nos afecta a todos, hoje em dia é considerado no paises ocidentais racista dizer que a covid veio da china! Mais uma vez por uma minoria (que curiosamente ou não, tem interesses finaceiros ou outros na china)! Temem perder a influencia que tem ou os investimento que fizeram! Porque o ocidente começa a ter a noção e vontade politica e PUBLICA, de trazer a industria de volta, reindustrializar o ocidente! E porque O Virus não originou na china? Originou claramente! A china não fez tudo para encobrir o virus ao maximo! Fez e encobriu! Até chegou a acusar a italia! Alguem acredita que Portugal tem mais casos que a china um pais de 1.3 mil milhões de habitantes! Todos os dados saidos da china estão falsificados/deturpados! Mas no entanto alguem que constate e DIGA PUBLICAMENTE estes factos, é considerado racista por parte da tal pequenissima minoria radical! Mas isto é so 1 exemplo há muitos mais!
Aqui, o unico interesse , destes srs, desta pequenissima minoria, os que não aceitam os resultados da eleição, os anti os nossos inimigos, é o ataque ao Benfica e veem neste momento o ataque ao JJ a melhor forma de o conseguir, como para a semana será o ataque ao Nosso Presidente LFV, ou a seguir mais queixas anonimas Etc. O JJ nada disse de racista, DEU A SUA OPINIÃO, que é a opinião de 99% de NOS , e DEU A BEM!
VAMOS FESTEJAR NO MARQUES (mais que uma vez) o Benfica Vai Ser Campeão! Carrega Benfica!

Pelo Benfica

Rumo ao 38

Red 1
1 resposta · activo há 225 semanas
Pra mim, chamar de preto ou negro, de branco ou branquinho é uma forma de racismo mas, acima de tudo, de uma tremenda hipocrisia, falsidade e falta de respeito do e pelo ser humano. O racismo nunca vai acabar porque o homem sempre serà diferente um do outro, pensarà de forma diferente do outro, sempre terà gostos ou tendencias diferentes do outro, etc, etc, e sempre haverà quem nao aceite isso mesmo independentemente de se ser negro, ou de se ser branco...
Racismo é nao aceitar o outro tal como ele é; é um preconceito!
Eu vivi em Moçambique durante quase 5 anos e sempre era tratado de "patrão branco"! isso ofendia-me? NÃO!
E depois, ainda existe a mediatizaçao ou empolamento, para se criarem os "coitadinhos" da sociedade, da religiao, da politica ou do desporto. Ou seja, quanto mais se falar em racismo, mais racismo se cria! O racismo gera racismo, em todos os setores da vida e entre todas as pessoas;
Pergunto, Será que se Ronaldo ou Messi fossem negros e o arbitro Coltescu estivesse a arbitrar o jogo de ontem, será que ele iria dizer, ao expulsar um deles, "sai daqui negro"?
1 resposta · activo há 225 semanas
Notícias geradas pelo Jesus nos últimos dias, a nível internacional (só os títulos):

"Jorge Jesus va controcorrente: "Ora qualunque cosa dici su un nero è razzismo"
"Jorge Jesus: 'Qualsiasi cosa si dica sui neri è razzismo, sui bianchi invece...'
Las polémicas declaraciones de Jorge Jesus sobre el racismo
Jorge Jesus sobre Pierre Webó: “Cualquier cosa que se diga en contra de un negro es siempre un signo de racismo”
Jorge Jesús: "El racismo está muy de moda"
"Benfica boss Jorge Jesus facing backlash after saying racism claims are "very fashionable"
"'It's a wave that is taking over the world' ' - Benfica boss Jorge Jesus says racism allegations have become 'very fashionable'"
"Jorge Jesús: "Hoy cualquier cosa que se diga a un negro es signo de racismo y lo mismo, contra un blanco, no lo es""
"Jorge Jesus diz que 'racismo virou moda'. E envergonha o futebol."
"Jorge Jesus se irrita e dá resposta machista a jornalista."
"Jorge Jesus é machista com repórter: 'Não sabe que é qualidade'
"Jorge Jesus é defendido por Benfica após fala considerada machista".
"Jorge Jesus dá resposta machista à repórter e é xingado nas redes sociais".
"Jorge Jesus é criticado por machismo e diz: “Essa carapuça não me serve”

Bónus:
"Jorge Jesus attaque Lionel Messi après la mort de Maradona"
"Opinion: Jorge Jesus’ criticism of Messi is a cheap shot at Maradona’s expense"

A parte positiva do Sport Lisboa e Benfica ser conotado com afirmações racistas e sexistas é que permite tirar o foco da conotação das dezenas de notícias que associam o clube a processos judiciais e corrupção. É uma estratégia de comunicação discutível, mas a eSTrUtuRa de certeza que sabe o que está a fazer.

PS. Mais um ataque a benfiquistas, desta vez num post sobre... racismo. Já perdi a conta nos últimos dias, mas em média a quota é 50% por post, por isso é continuar a este ritmo para reforçar ao máximo a "união".
6 respostas · activo há 225 semanas
Aconselho a ler antes de termos a certeza que não somos racistas.
https://www.robindiangelo.com/publications/

Quer queiramos quer não, nós brancos somos privilegiados pela sociedade quando em comparação com as minorias étnicas, e muitas vezes temos atitudes que consideramos normais mas que analisadas de forma lógica são racistas, mesmo que tidas de forma inconsciente, o que ocorre na maioria das vezes.

Eu não conheço o Jesus de forma tão profunda que possa ou não dizer se é racista, mas as suas declarações vão mais no sentido de trazer para reflexão a questão do excesso de zelo e da hipocrisia que rodeia o tema.

Viva o Benfica.
14 respostas · activo há 225 semanas
Sinceramente não concordo com a conotação das declarações do nosso oxigenado com racismo.
Ele é simplesmente um iletrado que quanto mais fala mais se enterra. Na gíria é um bronco.
Não faz por mal, mas não tem cultura suficiente para exprimir corretamente as suas ideias, a exemplo de um dos escribas deste blogue.
E actualmente parece que a cultura futebolística também o abandonou.
5 respostas · activo há 225 semanas
não acho que seja uma afirmação racista apenas uma afirmação que é politicamente incorrecta e que ele tem o direito a ter como pessoa.
só não o pode fazer é numa conferencia de antevisão de um jogo, e quando esta a executar funções ao serviço do clube, porque isso quer se queira quer não acaba por envolver o clube.

mas também demonstra uma falta de inteligência brutal é que se por muito menos e sem ponta por onde lhe pegar ele foi acusado de machismo então por estas declarações estava mais do que visto que iria ser acusado de racismo.
ele deve pensar que todos os jornalistas estão ali para o bajular como antigamente e como aqueles a quem ele paga jantares.

se aquelas polémicas que ele cria sobre temas de futebol já são parvas porque só criam ruído, e por isso acabam por prejudicar a equipa, ainda se entendem porque são sobre o jogo, ou jogadores, ou treinadores, estas extras futebol ainda são mais parvas ainda porque tem o mesmo efeito e nem fazem sentido nenhum.
e já bastam aquelas que resultam do acalorado dos jogos mais difícil de controlar agora esta era só escusada.
7 respostas · activo há 224 semanas
E as coisas horríveis que os jogadores, treinadores e dirigentes chamam constantemente aos árbitros?
Não deviam abandonar tambem os jogos quando alguem lhes chama filho da xxxx, ou mandam para o xxxxx?
1 resposta · activo há 225 semanas
Sinceramente não vejo o racismo como tema sobre desporto ou sobre o Benfica. No desporto ou no Benfica.

Não engulo o rótulo de racista nem engulo a ideia de que todos os brancos são racistas por termos um qualquer privilégio. Não só racista nem serei. Não me vejo superior a ninguém, muito menos por ser branco, por ser português, por ser cristão ou por ser um qualquer rótulo.

Tudo o resto sobre racismo não me interessa nem quero saber. Estou farto do mediatismo que as coisas se proporcionam. Hoje no Mundo milhões de cristãos são perseguidos, torturados e mortos. Não vemos ninguém a ajoelhar por eles. Se eu não for racista e educar os meus filhos a não serem será a minha contribuição para o mundo nessa matéria.

Quanto ao JJ, é apenas um bronco que não tem dois dedos de testa para perceber o que diz nem como as suas palavras poderão ser interpretadas. E pior, poderão levar o nome do Benfica para a lama.

JJ nunca perceberá que o futebol é mais do que nas 4 linhas. JJ ainda hoje não percebe que o balneário, a força de um grupo é bem mais importante que a tática. É por isso que perdeu a maioria dos campeonatos que disputou nos grandes em Portugal. Hoje, a humilhação que o Jardel sofreu é apenas mais uma machadada no balneário do Benfica que levará consequentemente à perda dum título que deveria ser fácil de obter tendo em conta a qualidade do plantel que tem ao seu dispor.
2 respostas · activo há 225 semanas
Não podemos falar de racismo no futebol português sem falar em dois casos:
- Renato Sanches
- Como tu dizes, a descriminação a tudo o que é do Benfica ou associado ao Benfica.

Até lá estamos conversados de racismo no futebol português.

Até porque o Benfica, apesar de agora inexplicavelmente não ter jogadores da raça negra, é um clube que tem como referência muita gente da raça negra (Eusébio e Coluna são os que mais se destacam)

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi