Siga-nos no Facebook

terça-feira, 21 de maio de 2019

BdC no Benfica é isto!

Bruno de Carvalho chegou ao sporting na sequência de uma período alargado de insucesso do clube… Normalmente, num clube desportivo é essa a esperança de quem quer ser presidente… o método passa por esperar que corra mal e ter marcado posição antecipadamente por ter criticado.
 

No Benfica também há isso… felizmente tem corrido mal... mas se há quem critique com 5 títulos em 6 épocas… quando ficarmos 2 anos sem ganhar o populismo e demagogia irão vencer… é pena mas acho irreversível! 

Sendo que segundo o próprio RGS "os fins justificam os meios …" então e sabendo-se que o seu fim, assumido e confessado, é ser presidente do Benfica… que melhor e mais rápido meio do que ver o Benfica não ter sucesso? (haverá realmente melhor arma para combater os idiotas que deixá-los falar?)

A minha esperança é que os benfiquistas tenham aprendido com BdC para evitar RGS. O paralelismo que traço entre ambos é fundamentado na atuação de BdC e em muitos escritos de RGS.
 
Num texto no seu local habitual… onde a vitória no campeonato teve direito a menos atenção do que um empate na pré-época… RGS começa por frisar "Que - um dia - haveremos de ter e de festejar com muito mais gente do que no sábado ... porque, aí, ganharemos o que já não ganhamos desde … 1962!" Este é o grande desígnio de RGS... sobre o como lá chegar… apenas banalidades: não vender os frutos do betão, acertar as contratações e acreditar… "Se não vendermos, se comprarmos muito bem e pouco, se merecermos o Benfica que, um dia, foi sonhado na Farmácia Franco e formos capazes de pensar em grande, como o fez Cosme Damião, ... o futuro - também na Europa - será nosso!"
Passando depois a elencar "os vencedores"... naquele ritmo em que os elogios são viperinos e o resto são meias palavras...
"O Benfica é nosso! E nós - cá fora - acreditando sempre, fazemos com que quem lá está dentro sinta que os de fora ... não querem perder! E dessa vontade, desse apoio, voltou a fazer-se História. " (tantas semelhanças… só falta o "outra vez")
Sobre os jogadores falou e disse "Mas eles só celebraram cada vitória porque nós, cá fora, as quisemos, primeiro e de forma muito mais empenhada, que eles."

Sim… nós, aqui sim nós, sabemos como acaba esta divisão entre os adeptos (e/ou os nossos) e os jogadores… 



 
 
Continua...
"Depois ... mudou o que parecia tão evidente ... ser necessário mudar.
Do 4x3x3 de má memória do ano perdido de Rui Vitória para o 4x4x2, um regresso que todos queriam ... esse foi outro passo para ganhar e para conquistar os que “sofrem” pelo Benfica
."

É só a mim que parece familiar? "Gelson… chuta lá isso com o pé esquerdo". Bem me parecia que já tinha lido algo semelhante.
 
He goes on...
"Nem acho que o Presidente de um dos maiores clubes do Mundo possa ir festejar o título de ... fato de treino" …Mitico Lol… só faltou pedir a demissão. 
 
 
And on...
"Anunciando certezas absolutas onde - até em público - tinha enunciado as maiores dúvidas … fazendo de cada decisão de circunstância uma solução pensada... foi capaz de transformar uma vitória em que não acreditava em Janeiro numa estratégia pensada para que acontecesse o que aconteceu em Maio."
Ora bem… se quem faz a aposta não é quem assume a aposta para o bem e para o mal... como ficamos?
Certezas absolutas ninguém tem… mas está bem mais perto da certeza na aposta quem tem o poder de decidir do que quem continuou sempre a duvidar da aposta e até quando elogia consegue criticar: "Perdeu, pelo meio, a Taça da Liga, a Taça de Portugal, a Liga Europa!" Aqui apetecia-me umas palavras mais duras… mas fico só por uma tentativa de explicação do que é o desporto… só se perde o que já se tem… e ninguém parte para uma competição vencedor para a poder perder!

And on…
"Mas, sendo pormenores, que se agravam a cada ano que passa, são elucidativos de tudo o resto." Aqui concordo… O Benfica agrava a cada ano que passa aquilo que lhe fica entalado… basta ver a evolução do passivo e do capital próprio, do património, os rankings financeiros… estão a ficar muito poucas arvores para tentar criticar e tapar a floresta.
Isto foram as palavras para os vencedores… imaginem só a azia do homem ao ser obrigado a escrever aquelas palavras…
 
Quanto aos derrotados… claro que não se incluiu... Ele que discordou de tudo o que foi feito!
E assim, aplica a mesma máxima que levou BdC a aliar-se ao porto… o inimigo do meu inimigo meu amigo é... para falar dos rivais dedica magnificas 49 palavras. Simples… o inimigo dele e dos rivais é o Benfica que ganha e quanto mais o Benfica ganhar mais longe está do seu sonho.
Critica ainda RV (que como demonstrado anteriormente foi a maior vitima individual dos roubos que beneficiaram o porto) apenas como meio de atingir LFV... demonstrando mais uma vez que aplica "os fins justificam os meios …" .

Para futuro…
"O futuro ... que começa hoje, porque o que fizermos nos próximos dias antecipará muito do que faremos em 19/20." 
O futuro é nada mais do que: vira a época e toca o mesmo… criticar a partir de hoje… utilizar os mesmos meios... à espera que finalmente aconteça aquilo que acontece sempre em desporto que é: não ganhar sempre o mesmo… tentando assim chegar ao fim delineado desde o inicio… quando nem para nº2 foi o nº1! Por muito que custe… RGS só anda nesta cruzada porque lhe foi negado o lugar de Vice-presidente que ele queria (vice nº1)… se não fosse negado estaria junto àqueles que critica. 

Existe comparação entre as palavras de alguém que não é ninguém no Benfica, apenas um ex-vice ressabiado e quem representa o Benfica?
"o Benfica são as pessoas" vs "O Benfica é nosso!"
"Não basta chamar nomes aos árbitros, aos treinadores, aos jogadores quando eles perdem e não correm." vs "Mas eles só celebraram cada vitória porque nós, cá fora, as quisemos, primeiro e de forma muito mais empenhada, que eles."
Mas aos papagaios AA respondeu em antecipação: "Parece fácil, é verdade, mas o nosso normal é muito difícil de fazer.. " 


Como é habitual aqui, NINGUÉM vai ver os seus comentários censurados!  Não confundam este blog com os textos de RGS. Se quiserem criticar o que está escrito… critiquem! Estão á vontade… lembro apenas é que falar mal de A não é defender B... se acham que B tem méritos falem dos méritos de B!
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista  
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi