Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Bruno Lage o treinador pegou na equipa na 16.ª jornada e foi peça fulcral no 37


Para mim o 37 foi o campeonato mais incrível e saboroso de todos os que vi conquistar, pois num só campeonato, conseguimos reunir quase todos os ingredientes que vem nos livros a vaticinar um insucesso desportivo.

Os rivais estavam unidos como nunca contra nós com a campanha mais nojenta alguma vez feita, a oposição na pessoa de RGS sedenta de poder juntava-se à descredibilização publica da direção e os maus resultados obrigaram-nos a trocar de treinador a meio da época desportiva.
Fora de campo estávamos também afectados na dor de perder o penta com uma champions inqualificável e na honra de ver o nosso clube envolvido em vários casos de justiça. 

Uma parte significativa da nossa massa adepta dividia-se... uns embarcavam na cantiga comunicacional dos rivais, outros optavam pela ágil oposição política de RGS em campanha semanal angariando simpatias.

O mais curioso é que tanto rivais como RGS estavam de acordo com a estratégia delineada, ainda que paralela e desconcertada.

O objectivo de ambos era claro, passava por rolar com a cabeça de LFV.

Não deixa de ser estranho, antagónico e merecedor de parar para pensar dois minutos... Num mundo lógico, se RGS como benfiquista pretende o lugar de LFV, significa que na sua óptica a direção está a fazer um mau trabalho. Se está a fazer um mau trabalho, os rivais quererão é que este estado de coisas permaneça e não que se altere. Certo???

Porque será que ambos comungavam da mesma opinião?

Simples... Ambos sentiam que era a oportunidade tanto de uns, como do outro, da mudança. Ambos com consciência de que o Benfica ganhando chocaria de frente com os seus interesses.

Ganhamos! Foi incrível! Um enorme CHUPA para todos os que não o desejavam, pois este é dos tais, que se ganha contra tudo e contra todos.

Os méritos devem ser distribuídos...
Desde logo pela nossa comunicação que tanto critiquei por inação. Ajustou e percebeu, que ou comunicamos com esta corja "olho por olho, dente por dente", ou auto descredibilizamo-nos publicamente. Mérito também de todos os profissionais do clube nas mais diversas áreas, presidente Luís Filipe Vieira pelas decisões que assumiu, plantel e equipa técnica que nunca baixou os braços... a nós também, adeptos que acreditamos ser possível apoiar e fazer melhor do que estava a ser feito, ainda que muito poucos acreditassem no 37 (ou nenhuns).
Todos somos campeões justos, pois todos nós temos uma quota parte na conquista... mas há que destacar um homem... Bruno Lage.

Deixo uma entrevista a 10 julho 2018 quando regressou ao Benfica, assumindo o cargo de treinador principal do Benfica B. (Gratidão é um sentimento nobre e o minuto 2:39 é bem revelador do homem Bruno Lage...)

O segundo vídeo é um apanhado geral da história, trajetória e ascensão.

O terceiro vídeo corresponde à fantástica entrevista de ontem.





"OS NÚMEROS E OS RECORDES DE BRUNO LAGE NA LIGA NOS

FUTEBOL
O treinador pegou na equipa na 16.ª jornada e foi peça fulcral no 37.

O Benfica cumpriu o desígnio da Reconquista e confirmou o 37.º título para o seu palmarés. Todos foram fundamentais, mas há um nome incontornável nesta caminhada: Bruno Lage. O Site Oficial traz-lhe os números e recordes do treinador de 43 anos.

Derbi
Começou a temporada na equipa B, com bom trabalho registado e um dos melhores arranques da formação do Clube na II Liga, mas no início de janeiro de 2019 foi-lhe lançado o desafio de agarrar a equipa principal, quando esta se encontrava a sete pontos do FC Porto e a um do SC Braga.
O que se viu a partir daqui foi magia! Com Bruno Lage ao leme, o Benfica não mais perdeu na Liga NOS e a eficácia de triunfos só não é 100%, porque o Belenenses SAD empatou a duas bolas no Estádio da Luz. Ainda assim, contabiliza 94% de aproveitamento na prova, marca que o coloca como o treinador com melhor percentagem de vitórias, superando Jimmy Hagan. É sob a sua liderança que as águias registaram a melhor 2.ª volta de sempre, com 49 pontos (16 vitórias e um empate).
Termina 2018/19 com 19 jogos seguidos sem perder na Liga NOS, sendo que registou a melhor série de triunfos da época – nove vitórias – em duas ocasiões, entre as 16.ª e 24.ª jornadas e entre 26.ª e 34.ª rondas.
Na caminhada para o 37, todos os jogos foram importantes, mas há uns que, valendo três pontos, deixam indelevelmente uma marca motivacional grande nos jogadores. Exemplos? Os desafios com o Sporting, FC Porto e SC Braga, principais adversários do Benfica na presente temporada. Com Bruno Lage como treinador, o Benfica teve que se deslocar aos Estádios José Alvalade (Sporting), Dragão (FC Porto) e Municipal de Braga (SC Braga). O técnico não se amedrontou e alcançou três vitórias: 2-4 em Alvalade, 1-2 com o FC Porto e 1-4 no Minho, registo que só encontra paralelo 1990/91. Nessa época, Sven-Goran Eriksson logrou triunfos nas casas de leões, portistas e arsenalistas.
Benfica-Marítimo

Sob o signo do golo

Desde que o técnico assumiu a equipa, o golo tornou-se ingrediente principal no prato que a equipa servia aos adversários. Em 19 encontros, 72 tentos marcados (média de 3,78); dos 18 triunfos, 10 foram com números de goleada (55%).
Em 34 jogos, 103 golos apontados, o que cifra a média por partida em 3,03. Entre as 10 principais ligas da Europa, ninguém marca tanto como as águias. Este registo de golos é, inclusive, o melhor do Clube no Campeonato Nacional, igualando os 103 obtidos em 1963/64 e superando os 101 de 1972/73 e os 99 de 1946/47.
Se juntarmos as restantes competições, o Benfica contabiliza 140 remates certeiros, números que o Clube não atingia há 54 anos, quando, em 1964/65, sob o comando do romeno Elek Schwartz, os encarnados apontaram 157 golos."
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

Comentários (17)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Estás enganado se achas que RGS ou qualquer outro verdadeiro benfiquista ficou triste com o 37.
Uma coisa é o Benfica vencer e os seus sócios e simpatizantes o festejarem. Outra coisa é o que cada sócio do Benfica acha que deve ser o caminho e o melhor para o Clube.
4 respostas · activo há 306 semanas
Gus,
Concordo contigo e discordo.
Não disse que RGS ficou triste com o 37, disse que o Benfica ganhar este campeonato chocava de frente com os seus interesses políticos.

Reparemos na postura.
Eu percebo que haja sócios que tenham outras ideias para o clube, isso é saudável democrático e desejável. Outra coisa é ter-se ideias novas só quando as coisas tremem. Básicamente as ideias fluem no papel e projecto de RGS, cada vez que aparecem emails, etoupeira, perdemos ou não ganhamos títulos.
Não duvido que ele mantenha intenção de se candidatar. Aliás, se quer, ele ou qualquer pessoa, ser presidente do Benfica, tem de ser persistente e perseverante. Dificilmente ganhará em 2020, mas tem de ir à luta e resistir.
Dentro do Benfica não pode haver o "ou estás connosco ou contra nós ". Em cima do que foi feito nos últimos anos, e várias coisas bem feitas, há muito a mudar e melhorar. E já não vai lá com a direcção actual.
Quem assume que os fins justificam os meios é o próprio… então concluir que, se o meio que ele identificou (o Benfica falhar desportivamente) para atingir o fim que ele pretende (ser presidente), ele fica frustrado não deve ser nada errado! Ele tentou ser o futuro candidato da continuidade mas não lhe foi dado o lugar de vice n1 e saiu… agora tenta criar e capitalizar descontentamento… está tudo a correr-lhe mal.
Para quem está atento, percebe que o Vultos do NGB, o amiguinho do RGS, anda de cabeça perdida. Vejam o que ele escreve, os posts que publica, os temas dos posts, quem ataca, o que ele escreve não se vê em nenhum blogue dos inimigos, e os argumentos que ele usa. Ele está de cabeça perdida!!
100% de acordo com o texto.
Eu sou um convicto de que sem a trapaça do costume tínhamos ganho o ano passado e este ano também com (ou apesar de) Rui Vitória.
Mas o Bruno Lage é mais treinador e com ele dá para sonhar voos mais altos. Nota-se a equipa mais solta e mais alegre a jogar.
1 resposta · activo há 306 semanas
Concordo contigo que demos um salto qualitativo com a mudança de treinador.
O RGS como politico (fraco...) sabe bem que marcar posição nos maus momentos e atacar o coloca sempre mais próximos dos votos em função do populismo!
Muito mal estaria o Glorioso se viesse a ter como presidente RGS, facilmente arranjamos uma dezena de sócios mais competentes e não me venham com a treta do Benfiquismo, pois ele tem é saudades de ir no avião da equipa com a companheira...
E importa perceber porque se ganham 3 em 4 campeonatos desde que RGS saiu da direção, não seria ele um foco de divisão (como continua a ser nas redes sociais)?
Dito isto espero que RGS tenha a coragem de ir a eleições de forma a ser esclarecido pelos sócios... e a regressar a casa tranquilo...
2 respostas · activo há 306 semanas
Não acho que estejamos a ganhar pela saída de RGS.
Também eu espero que tenha coragem de apresentar finalmente as suas ideias e projecto. Pois o que vemos é marcação serrada nos maus momentos e ambição ganhar a champions como se isso fosse projecto.
Eu concordo que o Benfica ficou a ganhar com a saída de RGS... alguém que faz este papel cá fora.. lá dentro só serviria para destabilizar!
Tem todo o direito a discordar… não pode é estar e não estar simultaneamente!
Também me parece que nenhum verdadeiro Benfiquista não desejou este 37. Nem mesmo RGS, apesar que ele desejar muito a cadeira do poder. Desejar a não conquista do campeonato para exigir eleições... sinceramente, não me parece. Os antis sim; A santa-aliança e seus catões e macacos, os portimonenses, os belenenses, os setubais, os ruis aziados tipo coentrão e santos; os fontelas e os gomes; esses tudo fizeram para nos atirar ao tapete mas LFV, com grande mérito já reconhecido pela nação Benfiquista, teve o golpe de mestre de colocar B. Lage na "luta" e, com confiança, querer e muito profissionalismo, fizemos knock out em todos eles. Corja!
Há que mudar mentalidades; e como disse B. Lage na festa do titulo, "nós não ganhamos contra ninguém; ganhamos por nós e para nós"! Incutir este espirito nos jogadores e massa adepta, deveria ser uma prioridade dos clubes todos; a pacificação do futebol apenas se dará quando os valores essenciais da humanidade se fizerem sentir: a honestidade, dignidade, integridade, respeitabilidade, seriedade, decência, enfim...
Penso que B. Lage carrega consigo estes valores e por isso mesmo, conseguiu seduzir e cativar toda a nação Benfiquista, assim como o próprio balneário.
1 resposta · activo há 306 semanas
Como disse em cima, também não acho que RGS não desejasse o 37. RGS é benfiquista 100% e simpatizava muito com a sua forma de expô-la. Até à fase em que mescla o seu benfiquismo com ambição pessoal.

Repare-se na diferença e postura entre RGS e Jaime Antunes. Tenho a certeza de que se for necessário alterar o rumo da liderança do Benfica, Jaime Antunes é bem visto pelos benfiquistas, já RGS optou por outro caminho que sinceramente acho que não agrega.
Para mim BL é "O" obreiro principal deste titulo… fez uma recuperação da desvantagem num relativamente curto espaço de tempo e depois aguentou a pressão durante mais de 10 jornadas!

Os números são impressionantes…

Eu como revelei muitas vezes… até num post em que explicava porque achava BL uma boa solução… sou contra chicotadas! Chicotadas psicológicas para mim é o meio de estragar 2 épocas numa só… veja-se o Real… Felizmente o Benfica tinha (sim, por muito que custe já tinha) a solução ideal em casa!
1 resposta · activo há 306 semanas
Os números são incríveis.

Eu também sou completamente contra chicotadas, mas num clube grande toda gente depende de resultados. A tolerância foi dada a Rui Vitória, não dando a volta nada a fazer.

Estatisticamente, chicotadas para quem luta por campeonatos, deve resultar 1/1000, calhou-nos a nós ;)
Sinceramente, Bruno Lage foi tremendamente importante principalmente na mudança de mentalidade, mas para mim os principais obreiros deste 37 foram os jogadores. Provaram mais uma vez que são uns campeões. Provaram aos Shadows desta vida que estão aqui para vencer. Ruben, André, Pizzi, Samaris, Salvio, Jardel, Jonas.... aqueles que fazem com que miudos como o Félix ou Florentino possam mostrar o futebol que têm nos pés. Aquele balneário deve ser algo verdadeiramente extraordinário. Não foi uma vez que recuperámos 7 pontos sobre o primeiro. Foram duas. Com este balneário. Não se esqueçam do primeiro ano de RV. São enormes.

Quanto a RGS.. Ao ler as publicações dele nunca conseguirei perceber se ficou contente ou aziado com a vitória do campeonato. A verdade é que mesmo se o Benfica perdesse o 37 este ano, RGS nunca venceria LFV nas urnas. E essa verdade deve atormentá-lo bastante.
1 resposta · activo há 306 semanas
Os jogadores estão completamente isolados do que se diz ou não na NET... Aliás há um comentário do JF que diz que isso (abstrair-se dos comentários nas redes sociais) foi das primeiras coisas que aprendeu... Eles valorizam a opinião dos seus responsáveis. Ponto

Concordo com isso que dizes do balneário...

Ficou aziado e muito... Basta ver que a cada pequeno elogio saem 3 críticas. O plano dele, já o disse e repito, era ser o candidato da continuidade... Mas ao não o colocarem como vice n1 viu essa possibilidade a fugir... Se não dá para se da continuidade tenta ser o 1o a marcar posição como oposição... Mas s oposição só vence se correr mal... Correr mal é o único caminho dele! Mas mesmo que corresse mal... Havia sempre alguém melhor que ele.
Desculpem, mas não brinquem comigo...RGS deve estar tão feliz com o 37 como eu estive quando apanhei varicela. Quando o Benfica se apurou para a LC só lhe faltou chorar..."tudo o que tinha de correr bem correu"...olhem que chatice!...e o texto dele sobre a conquista do campeonato, desculpem lá parece uma versão escrita do video de Fernando Rocha a dar os parabéns aos amigos e familiares do Benfica mas sem a componente cómica! Ouve-se RGS , e tudo não passa de um conjunto de frases feitas, simplistas e demagógicas, e de frases feitas está o inferno cheio. Uma das brilhantes ideias foi a celebre sugestão para não vender ninguém da formação ...a sério? Vamos ter um plantel de 150 jogadores na equipa principal? E que somos donos da municipio do Seixal?! Bons tempos eram aqueles tempos em que O Benfica não tinha património e não tinha onde cair morto?! Acusar a direção de não apostar nas prova europeias??! Se o Manchester City e o PSG dos caga milhões com os orçamentos que têm não conseguiram ser campeões europeus, porque teria o Benfica, um clube inserido num pais e numa economia periférica tem mais obrigação de o fazer?E como se pode recusar determinados valores oferecidos por jogadores do nosso plantel sem correr o risco de ser acusado de gestão danosa?O que acontece se recusa uma verba avultada por um dado jogador do plantel e na época seguinte esses jogador lesiona-se com gravidade?! Desde Vale e Azevedo, e do Bruninho Azevedo de Carvalho que, não encontrava ninguém tão parecido como perfil de Bruno carvalho(dos sapos.), um bocadinho mais chique e refinado. Não passa de uma hiena que em conjunto com as outras hienas de uma dada blogotreta dita benfiquista. Querem a queda da actual direção sem apontar uma alternativa com o minimo dos minimos de credibilidade. Autoproclamaram-se consciência critica do Benfica e os reis da exigência.e não dizem uma para a caixa. A direção decide branco e é criticada por não ter decido preto,e se a direção decide preto ele vão criticar por não ter decidido branco. RGS é o espelho desta mentalidade. Claro que faz falta haver alternativas, ideias e tudo isso...mas alguém realmente acredita que vai encontrar isso em RGS e nos Shadows desta vida? Esqueçam! Por muitos erros que LFV tenha cometido e é verdade que as vez ele próprio por vezes tem o dom de me irritar enquanto adepto, apesar de tudo a obra está a vista. 5 campeonatos em 6 anos, melhoria clara da qualidade dos planteis, 2 finais europeias. E trouxe Solidez financeira, porque sem isso nada feito!Neste momento não vejo melhor para colocar lá. RGS?! Ao longe!

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi