Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Taça de Portugal - Sporting x Benfica. Rescaldo

Resultado justo.
 
Existiu uma equipa que tentou dentro das suas limitações ganhar o jogo perante uma equipa com mais qualidade mas que estava com o pensamento noutros jogos.
 
Esta diferença de atitude foi patente nas declarações de BL no final do jogo.
 
 
Apesar de tudo, o Benfica teve o jogo quase sempre controlado e algumas oportunidades flagrantes para marcar… Seferovic isolado e após um cruzamento de JF teve duas ocasiões claras… em pelo menos dois contra ataques existiram situações de vantagem numérica clara no meio campo do sporting… mas o Benfica de ontem não foi o Benfica que BL nos habituou… Não foi o Benfica que no dragão levou SC a dizer sem se aperceber do que disse que " o Benfica foi o Benfica normal"!
Foi uma abordagem demasiado à RV, chamemos-lhe assim… a ver no que dá…
 
 
Ao contrário de muitos… eu penso que a rotação no 11 era necessária… e mesmo à posteriori, quando é fácil dizer que devia jogar o 11 titular, eu penso e afirmo que se era para rodar… devia ter rodado ainda mais! Jogou Jardel e Fejsa… alguém acha que é por esta rotação que se perde com o sporting? Se jogasse ainda Corchia e/ou Zivkovi e/ou Cervi e/ou Taarabt e/ou outros quaisquer (claro que nas suas posições e não fora de posição) era por essa rotação que se perderia com o sporting?

A arbitragem foi mais ou menos… não existiram lances de área ou golo para que o árbitro e VAR pudessem fazer o "seu" trabalho… Houve um árbitro que deixou bater à vontade sem dar amarelos a jogadores do sporting e que à 1ª deu amarelo a JF (mas também poupou um amarelo claro a Pizzi)… houve um árbitro que foi encarado "prai" 10x por jogadores do sporting e que expulsa Rafa por comportamento impróprio… mas estava espera de pior.
 
Nota-se que os nossos jogadores estão, tal como os adeptos, algo nervosos com a arbitragem… Não é fácil assistir todos os dias a arbitragens a favorecer o porto e manter a tranquilidade… não é fácil perceber que contra eles todas as jogadas vão até ao fim e aos outros ou o auxilar anula ou o VAR intervém… não é fácil ir com 7 expulsões e ver o felipe e o pepe a rir!
 
Para os cavaleiros do apocalipse… de que é o fim do mundo perder com o sporting lembro o post de ontem… este jogo igualava a melhor serie de jogos em perder em Alvalade! Onde está o fim do mundo? Para os que gostam de situar todos os males do mundo na fase atual do clube lembro:
 
Se calhar, e já que se advogam sempre ser do tempo de um Benfica lá deles… convinha saber a História do clube!
 
Próximo jogo… Conforme nas vitórias era "treino a treino, jogo a jogo"... nas derrotas é "treino a treino, jogo a jogo"... benfiquistas de gema de vitórias há muitos!

24 comentários:

  1. Nem mais. Assino tudo por baixo.
    O amigo Hernâni Fernandes, dentro da estrutura lagarta, fez bem o seu trabalhinho. O árbitro foi muito bem escolhido.
    Por isso o Vagandas no fim do jogo, dizia, "Não, não foi só o Bruno Fernandes".
    Pois não, não foi, digo eu.

    ResponderEliminar
  2. O jogo de ontem foi uma desilusão.
    Sinceramente a abordagem estratégica de Bruno Lage surpreendeu-me pela negativa. Se a ideia era jogar expectante, no erro e em baixa rotação para fazer o "nosso", então rodava mais o 11.

    Não concordo minimamente que tenha sido esta a mensagem estratégica que um líder passa à equipa.
    A mensagem de fazer o "nosso", é assimilada por quem ouve, na forma de relaxamento, do "mais tarde ou mais cedo marcamos", do jogar a baixo ritmo e de ser-se superior ao adversário. Isto é a forma completamente errada de abordar um jogo que antes para Bruno Lage, era uma final e depois, eram 90 minutos para fazer o "nosso".

    Bruno Lage é novo, errou na abordagem estratégica espero que faça uma autocrítica e que a resposta positiva seja dada já no fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... Concordo... Foi deixar andar que eles não marcam e nós de qualquer lance podemos marcar.

      Mas daí a crucificar o treinador? Não!
      Há malta que critica porque rodou e simultaneamente diz que os jogadores estão cansados... Malta que diz que o Benfica está igual ao do RV esquecendo que tem sido goleadas atrás de goleadas e que pensava que ia ser sempre a dar 10... Malta que se esquece do contexto em que BL entrou (calendário dificílimo para a 2a volta) e tem feito estes jogos todos de 3 em 3 dias.

      Como disse quando ele entrou, parece alguém que é focado nas tarefas a fazer e não em fatores externos e isso ajuda-lo-a a perceber que aquele tipo de mensagem não é o correto para uma meia final (mesmo que rode o 11).

      Eliminar
    2. Se a abordagem estratégica fosse para ganhar o jogo, certamente que a atitude da equipa teria sido diferente e a probabilidade de "marcar o nosso" e estarmos na final aumentavam exponencialmente.

      Óbvio que podíamos ter marcado e passado na mesma, somo superiores! Mas a abordagem não foi a correcta e certamente que não era com este tipo de mentalidade, garra e futebol que Lage inicialmente dizia querer conquistar os adeptos.

      Crucificar da minha parte nunca. Por isso apelo sempre à crítica construtiva e neste caso à autocrítica que Lage deve fazer de modo a crescer como treinador de uma equipa grande.

      Eliminar
  3. Benfica Sempre04/04/19, 14:52

    Tem de se aceitar a vitória dos sapos, porque mostraram sempre mais vontade do que nós, apesar de termos tido um ou duas oportunidade para marcar e matar a eliminatória.
    Não creio que Lage tenha estado mal, a equipa estava bem estruturada, pareceu-me é que os jogadores não encararam o jogo como a semi final que era.
    Para agravar, perdeu o Gabriel logo no início, embora até ache o Gedson entrou bem e fez o melhor jogo da era Lage.
    Agora é concentrar no campeonato que é o mais importante.

    PS: Estás a falar do Benfica à Rui Vitória que ganhou dois campeonatos, um deles com recorde de pontos ... chegou aos quartos de final da LC e discutiu olhos nos olhos o apuramento com o Bayern de Munique?
    Já irrita ouvir isso! O Benfica do Rui Vitória teve momentos muito bons, outros menos bons e alguns muito maus (poucos apesar do que querem fazer crer).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao PS... Por muito que esses fossem os resultados... A abordagem era aquela... Ver no que dá! Não foi minimamente essa a abordagem em nenhum dos jogos anteriores com o Sporting ou no dragão.

      Eliminar

  4. "Vou começar pelo choro… coitados dos lagartos sempre prejudicados…" by Nuno Martins no anterior post.

    Coitados dos lagartos, num ano somam 3 presidentes, 3 treinadores, e nesta temporada se já ganharam a Taça da Liga, também somam a 2ª final numa temporada amotinada.

    Qual será o castigo do Rafa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O castigo será certamente superior ao do Acuña e do Brahimi quando chama maluco ao árbitro.

      Eliminar
    2. Ó GG, a propósito do Brahimi, recuo dois anos, abril de 2017, Braga 1 Porto 1, num jogo mal apitado pelo Hugo Miguel, Brahimi já no banco de suplentes, foi expulso pelo 4º árbitro, porquê segundo o relatório? "o jogador dirigiu-se ao quarto árbitro a gritar palavras de forma brusca e agressiva, tendo encostado a sua face à face daquele, sendo que as palavras proferidas eram imperceptíveis", numa fase decisiva desse campeonato, Brahimi foi suspenso com dois jogos (não jogou em Chaves e na Madeira, jornada dupla fora de casa), o Porto recorreu ao TAD, e o recurso posteriormente anulou um dos dois jogos de castigo (ambos já cumpridos), isto porque ficou provado que Brahimi nunca teve a cabeça encostada a Tiago Antunes (afilhado do inefável Ferreira Nunes), portanto, ficou provado pelo TAD que o 4º árbitro tinha mentido no relatório, daí, normal e natural a despromoção do Tiago Antunes, por também ter mentido num relatório, Calabote em 1959 foi irradiado...

      O que aconteceu ontem com o Rafa? Viu um amarelo durante o jogo, no final da partida, viu 2º amarelo por ter reagido a uma provocação do Bruno Gaspar, posteriormente bateu palmas ao arbitro, este virou-lhe as costas, evitou o confronto de forma pedagógica, e o Rafa continuou a correr na direcção do arbitro, com gestos e palavras, sendo agarrado por colegas de equipa e staff... A máquina de propaganda está a cozinhar apenas o duplo amarelo, e um jogo de suspensão? vamos estar mt atentos ao castigo do Meirim, daí ter deixado o exemplo Brahimi, castigo respectivo, e os motivos do mesmo.

      As imagens de ontem, não permitem ao arbitro omitir tais factos no relatório, depois, bem depois, o Meirim vai "castigar" com óculos encarnados...

      Se o Rafa for punido com apenas um jogo, será mais um ESCANDALO!

      Eliminar
    3. É normal que quando querem dar exemplos tenham que recuar sempre no tempo. Este ano exemplos nem 1.
      O vosso histórico é sempre de boa memória menos nos 30 anos do apito dourado.

      Brahimi certamente que lhe chamou pai de forma brusca ou algo similar... Mesmo que encostasse a cabeça não tinha problema como vimos ontem o Acuña... Já a parte chamar maluco em gestos em frente ao árbitro e sem ser de forma brusca vale zero ( talvez sejam gestos em francês e o árbitro não entenda).

      Hugo Miguel é mau, principalmente em jogos do Benfica.

      Eliminar
    4. Sabe o que é a regra e a excepcao?

      O Rafa fez metade do que faz todos os jogos o bf, o acuna etc... Foi expulso por duplo amarelo... 1 jogo. Qual é a dúvida?

      Eliminar
  5. "18 anos antes de Vieira: 6 Campeonatos Nacionais e 6 Taças de Portugal.

    18 anos de gestão Vieira: 6 Campeonatos Nacionais e 3 Taças de Portugal."

    Li agora isto no NGB, isto será mesmo verdade? O sombras não é de fiar, alguém me confirma estes números?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessam esses números? Nada!! Sò para quem não percebe nada de estatística, para quem interpreta dados estatísticos para a sua propaganda e agenda pessoal. Isso em politica chama-se demagogia rasca.

      E o contexto? O Benfica na sua longa história só quando foi fundado esteve tão mal como quando Vieira o apanhou. Por isso as épocas não são compráveis.
      Além disso deixa de fora tudo que foi construído e criado por Vieira, que nunca o Benfica teve.

      Eliminar
    2. Exactamente, é propaganda do sombras, e nem acrescentou as 7 taças da liga que Vieira ganhou, isso é desonestidade intelectual.

      Eliminar
    3. Podia era comparar a trajectória antes e depois...

      Se forem verdadeiros, não tenho tempo agora para confirmar... Só demonstram como lfv é bom presidente! Pegar num clube arrasado e a partir daí conseguir igualar em campeonatos o período que o antecedeu!

      Eliminar
    4. Mesmo tendo em conta toda a demagogia de apenas contabilizar Campeonatos e Taças e não falar em como o clube estava quando Vieira entrou no Benfica. Essas estatísticas são falsas. Nos 18 anos antes do Vieira entrar o Benfica vencer 4 ou 5 campeonatos. Nunca 6.

      Eliminar
    5. Só para ficar o resumo correcto:

      18 anos antes do Vieira: 4 campeonatos, 5 taças e 2 supertaças
      18 anos depois do Vieira: 6 campeonatos, 3 taças, 7 taças da liga e 4 supertaças

      Eliminar
  6. Sou só eu a achar que a porrada que o Rafa levou sempre que arrancava com perigo para o contra ataque teve bastante influência no jogo. Muitas dessas faltas não levaram amarelo. Isso não condiciona uma equipa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbvio Pablito.

      Teve influência no jogo e no rendimento do próprio jogador. A ordem legitima do Sporting era não deixar o Rafa virar e embalar, já a legitimidade do árbitro em não mostrar cartões favorece o antijogo (também ficaram amarelos por mostrar ao Benfica).

      Eliminar
    2. Sim.
      Mas daqui para a frente o critério dos árbitros será sempre largo à inglesa... Deixa bater... Avisa que só mais uma... Entretanto já vai em 10 patadas.

      Eliminar
  7. NUNCA pensei o slb perder esta eliminatoria com o sporting.nao gostei da maneira sombraseira em que entrou o benfica no jogo de ontem com o sporting...sem garra sem pressao e devagar devagarinho,claro que com essa abordagem ao jogo nao iriamos conseguir os nossos intentos seguir em frente na Taca,esperava o benfica com outra atitude.nao houve uma preocupacao em nao deixar BF rematar porque ele e o scp e mais dez e e sempre um perigo para qualquer equipe.depois talvez fosse eu a ver a ma abordagem de Bruno Lage na composicao da equipa,talvez fosse melhor ter optado por Odisseyas na baliza,acho Slivar muito mal colocado no lance do golo...em suma o slb nao esteve bem no jogo...sera para continuar assim?acho que nao porque agora mais do que nunca e arregacar as mangas para estas sete finais que temos pela frente.
    um abraco
    Antonio Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser sincero, estou a borrifar-me para a Taça. Fiquei muito mais preocupado e irritado com a lesão grave do Gabriel que o obriga a ausentar-se até ao fim do ano. Isso para mim é mais grave. Já são muitas lesões semelhantes.
      O ano passado foi o Krovi e o Jonas, quando eram fundamentais.

      Eliminar
  8. Depois de um dia de "luto". Geralmente quando o Benfica perde escuso-me sempre a comentar e ver jornais para não aziar ainda mais.

    O jogo é bastante simples de se analisar. Sporting teve duas oportunidades com dois lances do Bruno Fernandes (um livre à barra, que por acaso foi colocado uns 3 metros mais à frente donde a falta foi feita) e o lance do golo. O Benfica teve duas oportunidades claras de golo em jogada de equipa com o Seferovic a falhar isolado numa e a cabecear ao lado noutra.

    Tudo o resto foi um jogo bastante medíocre. Sporting é uma equipa sem qualidade de jogo que vive da qualidade individual de BF para fazer a diferença. E o Benfica é uma equipa cansada a acusar muito a época longa com menos pressão e com jogador com menos picos, tirando o Rafa. Foi um mau jogo de futebol.

    Não ajudou à qualidade do jogo a forma agressiva no mau sentido que os jogadores do Sporting se apresentaram em campo. E o árbitro embora não tivesse influenciado directamente no resultado sobre explorar isso. No fundo houve carta branca para os jogadores do Sporting. Acuña? Bruno Fernandes? Só mesmo em Portugal é que protestam da forma como protestam e nunca são expulsos. Bruno Fernandes tem tanto de bom jogador como de arruaceiro e tenho para mim que é por isso que nunca dará o salto para um grande mundial.

    Para finalizar, o lance em que o Gabriel se lesiona é um bom exemplo do que falo. Para mim, HÁ FALTA CLARA sobre o Gabriel. O jogador coloca a perna entre a bola e o pé do Gabriel, o Gabriel chuta a perna dele e só depois o jogador do Sporting toca na bola. É para mim uma falta clara que ficou por assinalar, coloca em risco a integridade física do jogador que está totalmente desamparado e lesionou de facto o atleta. Mais uma vez perdemos um jogador nuclear a poucas semanas do fim do campeonato.

    Seja como for, e embora tenha ganho alguma esperança com as exibições do Benfica, há muito que digo que este campeonato está feito. Basta ver a Liga Real do anti-Benfiquista Rui Santos. Se até ele dá 12-13-14 pontos a mais para o Porto... Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  9. LFV entra no Benfica por imposição discreta do BES, após um mandato muito difícil de Vilarinho, que teve de superar a pesada herança de Vale e Azevedo.
    Os benfiquistas acataram obedientes a sugestão de Vilarinho, devastados com o assalto protagonizado por Azevedo aos valores do Benfica e ao seu património, já na sequência da destruição desportiva causada por Damásio, o segundo pior Presidente da história do Benfica.

    E assim esse ilustre desconhecido do Benfiquismo, sem nenhum passado clubista que o recomendasse (pelo contrário ...), foi eleito.

    Para quem conheceu o Benfica dos anos sessenta, setenta, oitenta e início de noventa, pode dizer-se que o Benfiquismo puro e duro morreu na viragem para o século XXI.
    Os antigos esmoreceram e os modernos não conheceram a força e a tenacidade dos seus antecessores, os que fizeram a grandeza do Clube.

    O Benfica europeu e o espírito que encarnava morreu aí.

    Não existe mais nos sócios e adeptos actuais, permanecendo uma memória para quem viveu esses tempos.
    Homem de confiança do BES, LFV foi sempre o peão de mão deste banco de trapaceiros e vigaristas.

    Quando o BES caiu, permaneceu incólume, tendo desenvolvido a perícia nos negócios do futebol. E o Benfica transformou-se nos desígnios do seu presidente, um entreposto comercial, sem política de conquista desportiva, à mercê de estratégias de compra e venda de jogadores e dos agentes e intermediários que alimentam o circuito de dinheiro pouco claro que abunda no futebol.

    Sabemos hoje com quem se dá LFV. E quem tem os olhos abertos e os ouvidos limpos conhece as histórias que circulam por aí.
    Este presidente não tem nada que o recomende e só arrasta o Benfica para a lama da suspeição. Uma traição aos nossos fundadores e aos sócios antigos que ergueram a glória do Clube.

    Do ponto de vista desportivo, que é somente o que interessa à larga maioria das pessoas, LFV nunca construirá uma equipa competitiva. Não lhe interessa, porquanto deixaria de vender os talentos; e depois, de onde viria o dinheiro para os amigos (e sabe-se lá mais para quem)?

    Com LFV o Benfica grande nunca deixará de ser uma memória do passado já distante, destinado a perder dois em cada três campeonatos (vejam as estatísticas desde que é presidente) e o bombo de festa das outras equipas europeias.

    Poderemos sempre contar com paletes de jogadores para as equipas secundárias, zero reforços para a equipa principal, a venda ano após ano dos talentos emergentes, todos eles, sem excepção, e a remuneração principesca dos reformados que já ninguém quer comprar.

    Infelizmente, a larga maioria dos sócios votantes estão seduzidos pelo encanto de LFV e é bem possível que este abencerragem permaneça Presidente do Benfica por mais alguns anos.

    Como Cosme Damião e os outros pais fundadores devem já ter dado milhares de voltas na campa onde jazem ...

    JOSE VIEIRA

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi