Siga-nos no Facebook

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Sporting 1 vs. Benfica 0 - Rescaldo - Jogar para não perder

Neste jogo jogámos para não perder, pelo menos foi essa a sensação com que fiquei durante o jogo.

Percebi perfeitamente qual foi o intenção de jogarmos com três centrais. A equipa, face ao Covid, praticamente não tem tido treino digno desse nome, íamos defrontar uma equipa motivada e sem pressão, temos muitos jogadores muito em baixo fisicamente e assim, neste sistema, encaixamos melhor no Sporting, mais segurança atrás, tentar não sofrer ao máximo e tentar numa transição fazer golo.

Na minha opinião, eu preferia que deveríamos ter ido a jogo no habitual 442, sistema onde a equipa se sente mais confortável. Neste sistema de três centrais, senti algumas vezes a equipa insegura, pouco confortável e com algumas dúvidas na linha defensiva mas que fomos conseguindo corrigir.

Neste sistema os laterais são vitais e como Grimaldo ainda não está bem fisicamente, o Gilberto não tem andamento e está a recuperar da Covid, sentimos algumas dificuldades em criar situações de desequilíbrio nas laterias. Foram diversos os lances em que no lado direito o portador tinha de segurar bola à espera que Gilberto chegasse, algumas vezes não chegou...

A juntar á desgraça que temos passado, Jardel lesiona-se. Recua Weigl e entra Gabriel, que nem entrou mal face ao estado físico em que se encontra neste momento.

Depois temos um ponta de lança que numa jogada de 5x3 como a imagem mostra, desperdiça essa vantagem por tentar o lance individual. Aliás, Darwin fez um jogo péssimo!! Passou mais tempo fora de jogo do que em jogo, sem falar que explorou muito pouco as costas da defesa do Sporting, passando muito tempo a "fugir" para as alas. A este nível, estes lances têm de dar golo, ou, no mínimo, dar finalização.


Face às condicionantes que têm abalado o plantel, fica claro que este Benfica tem tudo para, a partir de hoje, elevar os patamares exibicionais para um plano superior.

Não quero que interpretem o que escrevi com falta de exigência porque não é!! Simplesmente tenho noção daquilo que a equipa passou neste últimos 15 dias onde o plantel foi dizimado com 28 casos de Covid, com tudo o que isso acarreta em termos físicos, psicológicos e de treino.

Para mim, o campeonato já se foi! Os jogadores só têm de me fazer acreditar daqui para a frente porque, sinceramente, a cinco pontos do segundo  e a nove do primeiro, seria épico sermos campeões!

Sexta-feira quero uma equipa mais solta, mais consistente e uma vitória com uma boa exibição!!!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi