Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

IPDJ e os seus amigos 💩


"Para estarem legalizadas, as claques têm de proceder a que tipo de registo?
É obrigatório o registo dos Grupos Organizados de Adeptos (GOA) no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), previamente constituídos como associações, nos termos da legislação aplicável ou no âmbito do associativismo juvenil.


Desde quando é o registo obrigatório?
Desde 2009 (Lei nº 39/2009, de 30 de julho, de combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos). O registo cabe ao promotor do espetáculo, cumprindo a Lei da Proteção de Dados Pessoais, com indicação dos seguintes elementos: nome, número do BI ou CC, data de nascimento, foto, filiação (no caso de menores), morada, telefone e correio eletrónico.
E registo criminal?
Não. 
O registo é anual?
Após o registo único, o clube é obrigado a remeter trimestralmente nova cópia do registo e uma atualização dos membros dos GOA."
É extremamente fácil qualquer um de nós, perceber que esta lei não tem qualquer fundamento nos moldes em que está desenhada, assim como verificar a sua gritante inação.
 
Sabemos portanto:
Que no combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à tolerância nos espetáculos desportivos, não se exige registo criminal. Sério???

Qual é o objectivo fundamental do registo?

A lógica dir-nos-ia que cada adepto com registo criminal baseado em, violência, racismo, xenofobia e intolerância, não se pudesse registar numa claque legal...

Mas como a lógica na cabeça das entidades reguladoras em Portugal é uma batata, é fácil perceber porque é que não se exige registro criminal no IPDJ... é que das duas claques legais que servem de exemplo para o IPDJ, os líderes e mais uns quantos, seriam expulsos das suas claques legais e proibidos de entrar em recintos desportivos.

Outro exemplo de inação e incumprimento da lei, é verificarmos o numero de adeptos registados por cada claque legal.



Os clubes são obrigados a enviar/actualizar trimestralmente registos de adeptos.

Como pode o IPDJ olhar por exemplo para os registos dos Super Dragões com 958 membros e ver todos os fins de semana, espaços afectos à claque legal com mais de 5 mil adeptos?

Então o apoio dado pelo FC Porto à claque, que seria destinado a 958 legais e temos semanalmente milhares de anónimos a beneficiar de apoios? Isto aos olhos do IPDJ não é grave e punível?

Para quando castigar as claques e respectivos clubes, por não registar/actualizar todos os seus membros?
Será necessário uma queixa do Benfica, à semelhança do que nos fez o Sporting?

No Benfica todos os adeptos pertencentes às suas claques não legalizadas, tem registo de sócio no clube.
Será mais importante punir adeptos do Benfica, do quais já existe registos ou adeptos que passam por anónimos em claques lagalizadas e que ninguém sabe quem é??? O que é mais grave para o IPDJ?

Ah já agora, para saber quantos ilegais tem cada claque legalizada, basta o IPDJ pedir e cruzar o numero de sócios que a claque tem, com o numero de registos que o IPDJ detém e... faça-se magia!!!

Seria também muito interessante perguntar ao IPDJ, pelo registo dos Casuals do FC Porto.


Um dos marcos importantes e dignos de registo, por parte dos legais Super Dragões no Facebook é a fundação dos seus casuals.

Algumas perguntas para o IPDJ e imprensa investigar...
Estes adeptos têm espaço especial destinado a Casuals no estádio do Dragão, ou estão misturados nos Super Dragões?

Recebem apoios directamente do FC Porto ou indirectamente através dos Super Dragões?

Será que têm direito a registo IPDJ?... é que uma das bases fundamentais do "ser casual" é não ser conhecido nem reconhecido.
O que tem o IPDJ a dizer sobre isto?
Será necessário um queixa para que se investigue?

Para finalizar, temos a claque legal dos 1632 adeptos registados (Juve Leo).

Continuam com mais de 30 presos preventivos, mas as ameaças à equipa continuam sempre que os resultados não são condizentes com o que idealizam na suas cabeças...

Mas não tem problema... Estes da foto e mais uns quantos que por lá andam, podem nem sequer estar registados... mas passam por legais na mesma...

Um dia destes passam de novo de ameaças a actos e esta malta que regula o futebol, vai achar que nada disso era expectável.  


Veremos o que tem a dizer o Frederico, que já os teve apertados, e o IPDJ sobre o "Combate à violência, racismo, xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos" por parte da claque legal Juve Leo.


6 comentários:

  1. Tens razao no que escreves, essa legalizacao de nada serve se nao for acompanhada pelo registo criminal, a parte mais importante (embora todos saibamos da desculpa antecipada da reabilitacao). No entanto tudo ficaria solucionado com a inscricao de 5 membros…
    Na falta disso o Benfica nao apresenta queixa por que? E ai vamos entrar na passividade do costume que a Direccao nos habituou. E, nao faltam publicacoes e provas publicas do que pode e, na verdade ja gera, medo do que esse grupos fazem e fizeram para lhes interditar os estadios por cinco epocas, se estivesse previsto esse tempo.

    Paranoid Android

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz queixa porque isso seria um acto de hipocrisia para além de não querer dar para a sujeira que é a problemática das claques, que não passa de um aproveitamento de agenda e de cartilha de um "fait divers" para atacarem o Benfica.
      Mas tu não deves saber o que é isso.

      Eliminar
    2. A reabilitação deve ser feita em prevaricadores, mas o seu histórico e registo criminal nunca deve ser esquecido. Daí que existam reincidências e reincidentes.

      Se a ideia fosse os valores que apregoam de "Combate à violência, racismo, xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos" o registo criminal seria fundamental e obrigatório.

      Uma pessoa com cadastro no que diz respeito aos valores que a lei defende, obviamente tem que ser monitorizados de perto.

      Em jeito de exemplo de inação desta lei, e que nunca vi analisado, são que nos cânticos contra o Benfica a lembrar o acidente da Chapecoense. Chamam o líder legalizado Macaco, que se defende a dizer que não cantou e ficou por aqui!
      Então e os restantes que cantaram? Não estão foram chamados porque? Será que não estavam legalizados?

      Enfim, se fosse o Benfica alguém já teria feito uma reportagem a fundo, como é a norte no pasa nada.

      Eliminar
    3. Pois bem, se fosse no Benfica ja existia uma reportagem a fundo, do genero das que existem na RTP mas sao superiormente engavetadas por nao seguirem os interesses dos directores da Estacao.

      Essa dos canticos e um bom exemplo e perguntas bem, e os outros? Ou ouvimos todos mal?

      O que te digo e que ja passei algumas boas e mas com claques do Benfica e outras. Desde calhaus em autocarros, guardas pretorianas da mesma claque de ambos os lados de dois clubes distintos, a pedido dos clubes e deixar de ir ver jogos do Benfica para nao ter de andar a porrada com outros apoiantes do Benfica.
      O importante aqui e a constante falta de tomates da policia e instituicoes publicas, que alem de serem pessoas e adeptos se deixam influenciar e se esquecem de cumprir com que lhes compete e sao pagos para.

      Ha muitos anos que assim e. Vira o disco e toca o mesmo.

      Paranoid Android

      Eliminar
  2. Excelente publicação. Muita coisa desconhecia. Eu como trabalhador independente sempre que faço um serviço preciso de apresentar registo criminal limpo.... Claques parece que é outra coisa.

    Seja como for, não vejo isso mudar porque não vejo força politica para isso. Está tudo muito vincado na sociedade portuguesa. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  3. Como de costume acham-se especiais de corrida e acima dos outros. Não concordam com a lei? Essa é boa... Eu não concordo com os impostos que pago vou reservar-me ao direito de os ignorar até que alguem os corrija e os torne mais justos. Lógica da batata. Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi