O que fez Vieira no final foi uma desilusão completa! Num momento em que se pedia um presidente com um discurso de liderança, de esperança, tivemos um discurso de vitimização, a recordar de velhos fantasmas para depois afirmar que ia falar com a família sobre a sua continuidade à frente do clube. Poderei dizer que Vieira anda à procura de alguma luz...
Antes de o Presidente falar tivemos Bruno Lage a afirmar que todos estão com ele, que querem que tenha sucesso e depois temos o Presidente a afirmar que Bruno Lage colocou o ligar á disposição e disse que parece que ninguém o quer lá.
Alguém aqui não está a ser verdadeiro... Em ficamos? Todos estão com o Lage ou não?
Achei um autêntico absurdo o Vieira quase a colocar também ele o lugar à disposição. Acho que este tipo de decisões e declarações não se devem fazer de ânimo leve face à enorme responsabilidade do cargo. Mesmo que Vieira ache que chegou ao fim, deveria sempre deixar a época chegar ao fim e anunciar que não se recandidata e que se os sócios e os candidatos quiserem, antecipam-se as eleições de forma a que a nova direcção possa iniciar a nova época.
Aqueles que pedem eleições antecipadas, penso que devem pensar melhor... Se Vieira o fizesse seria acusado de golpe, portanto, face Às fragilidades demonstradas por Vieira, têm de ser os candidatos assumidos que devem ter uma palavra a dizer sobre o assunto.
Todos sabem que defendo o Vieira quando acho que estão a ser injustos para com ele mas quem me conhece também sabe que quando acho que o nosso presidente está ou esteve mal eu também o critico.
Se Lage se perdeu no seu chavão de "contam todos" entre outras situações, que ficam para outro texto, Vieira está-se a perder com o seu discurso do made in Seixal, que tanto alertei aqui no blogue, a tal Sportinguização em relação à nossa formação.
Também existe outro factor que Vieira terá de rever, se continuar, ou outros presidentes que o sucedam... As entrevistas são para serem dadas no final da época em forma de balanço e de projecção da época seguinte.
O Vieira que se deixe dos fantasma do passado, já lá vão 20 anos e o que ele deu ao Benfica é de salientar, de se saudar e até de agradecer e só um ódio cego à sua pessoa é que pode afirmar que o Benfica hoje não está mais forte, mais pujante e mais preparado do que há 20 anos atrás. E é isto que pode levar ao fim de Vieira, o não perceber que sem ele se dar conta o Benfica futebolisticamente está a estagnar quando deveríamos estar a subir degraus na competitividade e qualidade do plantel. O Vieira ainda não entendeu que o caminho a seguir é uma mistura daquilo que fez nos anos de JJ e com agora, ou seja, ir ao mercado buscar jogadores de enorme qualidade, manter ao máximo esses jogadores no plantel e depois apostar nos jovens da formação que efectivamente trazem mais valias desportivas e não porque podem vir a ser bons ou porque são da formação.
O Vieira que pense bem o que ele quer ou o que ainda pode dar ao Benfica! Já são muitos anos à frente do clube com um trabalho extraordinário mas chegou a altura de ele ver se consegue dar o salto que o Benfica necessita ou não. Eu acredito que se ele quiser consegue dar esse salto., mas é uma decisão pessoal dele.
Quanto ao Lage, falarei num outro texto...
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Steven Pires · há 248 semanas
Dr. Foca 82p · há 248 semanas
Sim estamos a atravessar um período mau ... mas são 4 meses e não 4 épocas.
Depois, pelo desculpa, acho que toda a gente tem direito a ter opinião, mas o tom de certos post´s é um bocado presunçoso: "O Vieira que pense bem o que ele quer ou o que ainda pode dar ao Benfica!"
Essa é boa. Teve e tem muito mais visão para o Clube do que qualquer um de nós.
Aquilo que o Pedro diz que "O Vieira ainda não entendeu que o caminho a seguir é uma mistura daquilo que fez nos anos de JJ e com agora, ou seja, ir ao mercado buscar jogadores de enorme qualidade, manter ao máximo esses jogadores no plantel e depois apostar nos jovens da formação que efectivamente trazem mais valias desportivas e não porque podem vir a ser bons ou porque são da formação."
Ora é isso mesmo que está a ser feito ... ou não seguramos o RD!!! Ou não temos três avançados de qualidade que não são da formação ...
Ou não veio o Weigl e o Gabriel ...
O problema deste Benfica não é a falta de qualidade do plantel.
F_Edu68 73p · há 248 semanas
Escrevem-se kilometros de artigos sobre o momento atual do clube, chegando-se ao cúmulo de acompanhar "a crise ao minuto"! Onde é que já se viu isto? Depois levamos com os invejosos em cima!
Eu também acho que LFV não esteve bem com a declaração que fez; Até porque, a ser verdade o que vem na imprensa, Lage foi despedido e não colocou o lugar á disposição (não ouvimos Lage dize-lo publicamente), como disse o presidente. Depois o discurso da desgraça não caiu muito bem; o Benfica vai continuar para além de LFV ou qualquer outro presidente; não seria por ele abandonar o Clube que, forçosamente, iriamos fazer um regresso ao passado e reviver aquele dramatico periodo de VA.
Eu acho que a nossa orquestra (equipa) tem muita qualidade, mas precisamos de um maestro (treinador) capaz de fazer com que ela consiga ser afinada e nos presenteie com belas melodias.
Chakra_Indigo 84p · há 248 semanas
Mas para além das suas responsabilidades, existem outros responsáveis que o Clube, e por inerência o Presidente, não souberam definir, e tomar medidas atempadas.
JOGADORES, a quem foram dadas todas as condições. Não é com conversas de pai para filho que se cria exigência e se exige responsabilidade.
A COMUNICAÇÃO - uma comunicação autista, pouco preocupada em ser coerente na defesa do Benfica.Com pouca Alma, desconhecendo completamente os valores do Clube.
Chega a ser caricata a forma como o Benfica comunica, começando com um Presidente do Benfica a replicar na nossa Gala o lema do Sporting, e acabando com frases como " não devia ter acontecido, mas aconteceu".
Não conseguem arranjar uma estratégia que lide com a CS, que cavalgou todas as ondas, especialmente as constantes alusões a Jorge Jesus por parte de Vieira, criando instabilidade no nosso clube, ou com a forma odiosa como fazem uma constante campanha negativa sobre o Benfica e como se lavam todas as fases más do clube do Porto?
ARBITRAGEM - andar aos abraços a um dos maiores rostos de prejuizos ao Benfica, Carlos Xistra, ou ouvir constantemente na BTV ou o Pedro Guerra (is master voice) a tecer elogios a Jorge Sousa e Artur Soares Dias, os responsáveis pela perda de títulos, como "os melhores árbitros portugueses.
Isto enquanto o Sérgio Coacção, o Porto Canal e os comentadores afectos aos corruptos destilam o seu veneno e condicionamento a todo e qualquer arbitro, antes, e especialmente depois de um jogo em que percam pontos.
Há uma luta a ser travada contra Fontelas Gomes, o fantoche de Pedro Proença e Lourenço Pinto.
CONTINUA
Chakra_Indigo 84p · há 248 semanas
A LIGA - cheia de adeptos azuis e brancos (embora alguns pensem que para se ser Benfiquista basta ser sócio, ponham os olhos em Pedro Proença, um dito benfiquista!), a Liga é um bastião na defesa dos interesses do FCPorto, que em hora irreflectida o Presidente do Benfica resolveu ajudar, primeiro a fazer campanha para acabar com a delegação em Lisboa (sim, é verdade), segundo elogiando um dos rostos da corrupção, Valentim Loureiro, que segundo Vieira merece a homenagem que é a sede da Liga estar no Porto!!!
Se não tivesse visto com os meus próprios olhos e ouvido com estes ouvidos eu não acreditava!
Para cumulo achamos que o melhor é abandonar a direcção da Liga, depois de falhar a estratégia para derrubar Proença. É incrível, mas Proença, que sozinho nos roubou 2 campeonatos, tem mais força que o Benfica nos bastidores. Convidem-no outra vez para a Gala e ponham-no na 1ª fila, ao lado do Fontelas, fica tudo em família.
Ando há mais de 25 anos a dizer - nós temos uma guerra sem quartel a ser travada com o FCPorto. Dentro de campo, fora de campo, nos jornais, nas TVs, nos orgaos de poder do futebol, na influencia sobre outros clubes, na Europa, nas Contas, na sociedade, na propaganda.
Só um Clube impoluto, sem mácula e com uma estratégia moderna para o futuro do futebol em Portugal pode vencer esta guerra.
Parecemos as vezes um Clube de Anjinhos.
Para mim, o Presidente Vieira não está à altura deste desafio, nem como pessoa, nem como líder.
Infelizmente os meus votos pragmaticamente valem zero, não me revejo nas candidaturas alternativas, a não ser que apareçam ainda outras propostas, ou nas que existem surjam nomes com elevado nível de credibilidade e competência.
Viva o Benfica
Fernandes · há 248 semanas
Em 2017 o Benfica era tetracampeão e tinha resultados aceitáveis na Europa. Em 2020 venceu um 1 de 3 campeonatos contra uma equipa eliminada da Champions pelos Krasnodar (!!!), tem resultados medíocres consecutivos na Champions, não tem treinador, e os últimos dois têm a qualidade que sabemos, depois de 6 anos do Jesus (não o quero de volta, não vale a pena entrar por aí).
Isto não é estagnar, mas um enorme retrocesso.
Mas como já disse noutros comentários, que aparentemente foram todos censurados (parabéns ao Nuno pela capacidade de encaixe e promoção do debate), o que me incomoda não são os resultados, porque aí continuo com a mesma opinião: com um bom treinador as vitórias voltam a aparecer, pelo menos internamente.
O grande problema é tudo o que está à volta, há dias o autocarro foi atacado e parece que não se passou nada. Meia dúzia de palavras e está a andar, quando o Zivkovic podia ter ficado cego. Agora o futebol entra numa crise profunda e o grande foco dos dirigentes está em silenciar as críticas e na infantilização dos adeptos, como se vivêssemos na Rússia e o Vieira/Putin fosse o centro do universo.
Vieira: "Só foi possível chegar aqui porque estivemos estabilidade." - Campanha.
"não deixem voltar um pouco do passado" - Campanha.
Varandas Fernandes: "partindo de uma situação caótica, como todos se lembram" Campanha.
Propaganda: "na última década tivemos resultados desportivos no futebol em que conquistámos 18 títulos contra 12 do FC Porto".
Realidade: 1 Liga em 3 anos (2 em 4), e o 5 ligas contra 5 do Porto em 10 anos, sendo que eles têm um palmarés superior devido à Liga Europa.
Propaganda: "Nas modalidades de pavilhão conquistámos 73 títulos, o FC Porto 40"
Realidade: 2016/17 2017/18 e 2018/2019:
Sporting: 8 (incluindo dois títulos de campeão europeu).
Benfica: 4 Ligas.
Porto: 3.
Oliveirense: 2 campeonatos.
"ainda estamos na luta na Liga" . Bem, sem comentários.
"Há que ter bom senso". Não critiquem.
"não estamos hoje onde gostaríamos de estar, mas isso não nos pode levar a comprometer tudo" Não critiquem.
"E não podemos comprometer a solidez estrutural".Não critiquem.
"Há alguns benfiquistas (temos de ser verdadeiros) a semear a divisão e o populismo". Pois, agora só porque há eleições aparecem candidatos. Já não há respeito.
"quem só critica não sabe governar" E quem só sabe elogiar? Esses são contratados para a BTV e o jornal...
"estar gratos a quem nos trouxe até aqui" Conversas em família, versão 2020.
"A Direção e o seu Presidente são gente responsável e respeitadora" Sim, Vieira até ficou muito calmo quando foi atacado pelo pescoço de um sócio.
"Este é um momento de acompanhar, de estar atento, de refletir, de analisar e de ponderação". Tradução: calem-se e remetam-se à vossa insignificância.
Entretanto perdi a paciência para analisar as palavras do Fernando Tavares.
RGS · há 248 semanas
JorgeSilva 52p · há 248 semanas
https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/o-benfica-sem-...
Red 1 · há 248 semanas
Rodolfo Dias 80p · há 248 semanas
O tempo de Vieira está esgotado, agradecemos por tudo o que de bom fez mas está na altura de dar o lugar a outro.
Dificilmente o registo desportivo, a estratégia para o futebol, a venda dos "bons" do Seixal (ficando o refugo), a fraca visão em contratar aqueles que são realmente necessários para as posições mais carenciadas se irá alterar.
A continuidade será matar uma progressão desportiva do nosso clube e uma aposta na estagnação. Seremos campeões das vendas e dos R&C, mas é isto o que os benfiquistas querem?
Red 1 · há 248 semanas
Pelo.Benfica
Rumo ao 38
Red 1
joão carlos · há 248 semanas
o melhor seria ele não se recandidatar mesmo que existisse uma candidatura de continuidade mas com ideias algumas ideias novas e refrescantes, mas isso já teria de ter sido pensado e o que temos vistos dá uma ideia de alguem agarrado ao poder.
e duvido muito que ele dude alias na ultima entrevista disse precisamente o contrario.
Vitor Ramalho · há 248 semanas
O silêncio quando o clube é atacado injustamente não pode perdurar.
E quanto ao presidente: vir prometer a base da seleção nacional, um Benfica campeão europeu, decretar que o futuro está no Seixal, fazer promessas de festejos no marquês, defender treinadores à exaustão.
Tudo intervenções lamentáveis. Apetece-me dizer que somos os campeões da Bazófia.
O presidente tem de falar menos e melhor, e dar a palavra ao director desportivo.
O presidente deve ser o garante da estabilidade do clube.
Logo, quando se expõe mais do que o necessário essa garantia fica em causa.
E temos de fazer menos propaganda da nossa super estratégia na formação.
A aposta na formação depende da qualidade das opções e do orçamento financeiro. Não pode ser decretada e depois forçada ao treinador.
Quanto aos candidatos a presidente, como é que possível desestabilizar o clube desta forma e poucos meses após as últimas eleições.
Nos últimos 3 anos tivemos um clima de guerrilha, de pactos com o inimigo, unicamente por mero cálculo eleitoralista.
Essas pessoas devem ter uma resposta inequívoca nas próximas eleições: o Benfica não pode ser dirigido por egocêntricos, vingadores e oportunidades.
Fala-se muito do Presidente mas quanto a mim o problema não está nessa função.
O problema tem mais a ver com a componente desportiva.
Ao misturar-mos tudo estamos a contaminar o bom desempenho financeiro com os últimos resultados desportivos.
O Presidente tem de se hábil a dissociar as 2 componentes.
A começar por mais delegação de funções e um discurso mais comedido.
É claro que muitos de vocês vão dizer que o presidente é que tem a responsabilidade.
Mas vocês querem mudar de presidente a cada resultado negativo?
Sejamos inteligentes e guardemos as emoções de fora.
Eu não defendo nenhum presidente em particular, mas a estabilidade é importante.
Falar de eleições todos os dias durante 4 anos é estar a sabotar o clube. E ainda para mais o balanço geral parece-me positivo.
De eleições fala-se 2 meses antes do dia, a menos que a gestão do clube seja ruinosa.
Mas pronto, o Benfica actual é assim.
A qualidade dos adeptos do Benfica tem decrescido muito.
Ainda mais que as exibições da equipa.
Falta-nos objectividade, concertação, sentido estratégico, capacidade de análise, espírito de união e de sacrifício.
Estamos uns burgueses feitos.
Exigimos um Benfica sem falhas, mas pouco fazemos para ajudar e muito para desestabilizar.
O benfiquista actual passa a vida a beber o elixir preparado pela CS (quase sempre a sabotar o Benfica) e a comer os pratos preparados pelos "amigos" portistas e sportinguistas (a amizade obriga, mas só vale se for o benfiquista a baixar as calças).
A verdade é que não somos dignos do passado do nosso clube...
Saudações benfiquistas
Chakra_Indigo 84p · há 248 semanas
A minha equipa
Odysseas
AA RD Jardel NT
Florentino
Chiquinho Weigl Cervi
Seferovic Vinicius
Viva o Benfica
Filipe · há 247 semanas