Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Final da Taça - Benfica x FC Porto - Antevisão



20h45, 1 de Agosto de 2020 - Estádio Cidade de Coimbra


É o último jogo da época. É o jogo mais importante da temporada para o Benfica. No inicio de Setembro de 2019, onde isso já vai, publiquei o seguinte texto:


No que toca ao cenário de descalabro que tracei, só um dessas 4 componentes se verificou e foi na competição menos importante. Seria totalmente contraditório e ilógico vir agora referir que a época foi um descalabro, qualquer que seja o resultado de hoje.

Posto isto, só numa componente das quatro é que atingimos os mínimos. Ou seja, é uma época marcada pelo insucesso desportivo e pelo fracasso em pelo menos 2 das 4 competições internas. Se o Benfica vencer hoje como esperamos será a equipa com mais troféus conquistados na época (Supertaça e Taça) mas sem o Campeonato que é sempre e de longe a competição mais importante.

A Taça perde todo o encanto fora do Jamor e a decisão é absolutamente ridícula e sem qualquer justificação plausível. Mas medidas absurdas e sem qualquer lógica ou sentido tem sido o pão nosso de cada dia deste Portugal durante a pandemia. 

Conferência de Imprensa Pré-Jogo




Possível Onze:

Não vi os convocados ainda, não sei se já foi disponibilizada a lista, seja como for, o meu onze estaria perto daquele onze que acho deveria ter sido o onze base da época inteira, tirando lesões:

GR - Ody
DD - André Almeida
DC - Jardel e Rúben Dias
DE - Tomás Tavares (não sei como estão as lesões neste lado)
MDef - Tino
MC - Weigl (ou Taarabt caso esteja apto)
MDir - Chiquinho
Mesq - Cervi
Av - Pizzi
PL - Vinicius


O Benfica tem responsabilidade de vencer todos os jogos nacionais que disputa. Este não será excepção. Este título é importantíssimo por todos os motivos e mais algum. Não vale a pena inúmera-los. Eu espero que o Benfica vença porque a Taça para mim é uma competição especial e nos últimos largos anos não temos vencido com a consistência que é suposto. Ao contrário do que li algures por aqui, não estou tão convencido que não haja muito benfiquista a não ficar incomodado com as derrotas do clube. Talvez nenhum benfiquista fique contente com a derrota do seu clube, mas há muitos por aí que tirarão certamente gozo de ver mais um título perdido, tal não é o ódio que sentem para com muitos dos profissionais que actuam no clube. Espero que os profissionais do clube possam novamente mostrar os campeões que são e trazer o Caneco para Lisboa e para o Cosme Damião.

Uma mensagem especial para o Pizzi, um dos nossos capitães e um dos profissionais que mais admiro no clube e que mais injustamente criticado tem sido. Pizzi fechou o campeonato com 18 golos e 14 assistências. O ano passado Bruno Fernandes fechou a época com 20 golos e 13 assistências no campeonato. E era tido como um dos melhores médios europeus. Pizzi é um dos jogadores mais influentes do campeonato e da Europa. Tem neste momento 30 golos marcados, é já o segundo melhor médio concretizador da Europa de sempre. Passando Lampard que tinha o recorde de 27 golos. É esperar um hattrick na final da Taça para ultrapassar o Bruno Fernandes. Já agora, caso tivesse marcado os pénaltis que falhou esta temporada não só seria o médio mais concretizador de sempre da Europa como teria sido o primeiro médio a vencer o prémio de melhor marcador da Liga Portuguesa. Ninguém mais do que ele queria esses golos, até porque significaram a perda de 4 pontos ao Benfica.

P.S. - Não é um regresso meu à publicação de textos, simplesmente não podia dizer que não ao Nuno que muito tem feito por este espaço.


E-goi