Siga-nos no Facebook

terça-feira, 30 de junho de 2020

Época falhada: responsabilidades e plantel

Existem diferentes níveis de responsabilidade em todas as atividades.
O prazer neste momento é apontar a todos… este momento pode o momento que alguns esperavam impacientemente há 17 anos!
Já tentaram todo o tipo de argumentos, desde o "sócio tricolor" ás investigações… passando pelo passivo e pelo investimento, até ao não investimento e ao pagamento de dividas… tudo serviu!
Neste momento, a "exigência" está em 10 anos, 5 títulos e pior classificação um 2º lugar é pouco! O futuro dirá (porque irei fazer post sobre isso).
Mas quanto às responsabilidades ou "culpas"... para mim estão normalmente ao mesmo nível quando se ganha e quando se perde… chama-se coerência!
 
Continuando...
 
O eu como jogador tem uma responsabilidade do eu como treinador e do eu como presidente.
Nível Micro. Executar ações técnicas e tácticas em campo… jogador.
Nível Intermédio. Planear uma época, operacionalizar no treino e no jogo uma ideia de jogo… treinador.
Nível Macro. Dar condições aos anteriores para executar corretamente as suas responsabilidades… conseguir pagar aos jogadores e funcionários, contratar jogadores para o treinador atingir o objetivo desportivo… presidente.
 
 
O plano de treino não é responsabilidade dos jogadores. As substituições não são responsabilidade do presidente. Marcar um penalti não é responsabilidade do treinador.
Os exemplos podem variar… mas acho que o principio esta definido e exemplificado.
A grande critica feita a LFV é então qual? O plantel!
Esclareçam-me pf… o plantel não dá para mais que isto?
 

 Classificação após o jogo do dragão
Já escrevi diversas vezes… uma parte interessante de escrever no blog e não apenas comentar é que permite uma melhor recordação daquilo que fomos escrevendo e que era escrito nos comentários…
Sobre o plantel, as opiniões estão aqui:
 
Os anti-LFV nos comentários diziam:


Gus
“Temos um bom plantel sem dúvidas. E teoricamente superior aos dos rivais. Mas não há justificação para a inexistência de um defesa direito de qualidade e em forma. (…) Vlachodimos precisa de concorrência. Alguém que seja upgrade, sobretudo a sair dos postes e a jogar subido. De resto temos muitas opções, na maioria de qualidade. “
Viriato Viseu
“Nas competições internas sem derrotas, quando muito 3 ou 4 empates."
 
A oposição:


“E, não caindo na vulgaridade e na matemática fácil, estamos a dar passos consistentes ... rumo ao 38!”
(sobre BL)
"Ele, de facto, é diferente. Perderá, como todos. Nem sei se aguentará fazer noutro clube o que já conseguiu no Benfica! Mas que foi a sorte grande que nos saiu ... lá isso foi! Portanto, Campeonato e Taças só por acaso não ganharemos.”
 
Está? Então não em venham em junho criticar o que em agosto diziam que dava para ser campeão sem derrotas… e ainda foi reforçado!



 
“Mas o treinador não teve os jogadores que quis?”
 
 
AH? O Treinador estava preocupado com o Gr! Alguém alguma vez o ouviu falar de precisar de DCs?
Quem queria um plantel curto? De 23 jogadores? Sabem onde estavam Zivkovic e Jota (opções na Madeira) num plantel de 23?
E, em ultima análise… nem tem de ter os jogadores que quer… o treinador deve identificar as posições que pretende ver reforçadas, o clube deve ter scouting feito para essas posições e apresentar essas soluções ao treinador que deverá escolher… e a direção deverá fazer o melhor por contratar o "escolhido". Alguém discorda deste processo? Boto explica:
 
 
Conforme há aqueles que festejam derrotas porque os aproxima do seu endgame: tirar LFV da presidência… tinham o spin que LFV não aparece nas derrotas e quando ele aparece a “assumir” aproveitam para quê? Pedir demissão e não candidatura… Ainda querem manter que as criticas eram bem intencionadas? Só com o melhor interesse do Benfica em vista?
Também existem aqueles que acham que todas as criticas são infundamentadas e que não pode haver uma critica! Enquanto nós andávamos a apontar para determinadas situações como:

 
 
 
Um treinador do Benfica não pode. Ponto. Não pode. Não pode permanecer no cargo com resultados piores do que resultados que levam ao despedimento do treinador do Moreirense ou do Aves… não pode bater a pior série de resultados e manter o lugar… não pode empatar repetidamente com equipas que têm orçamento 20 vezes menor! Temos pena… é o que é!

O Benfica não se pode calar perante todos os escândalos de arbitragem e de secretaria do futebol português… e deixar os jogadores sozinhos em campo a lutar contra adversários, arbitragem, treinador, alguns adeptos etc...
 
 
 
Aliás… se a estrutura é tão superior aos rivais… o treinador com estes resultados tem de sair porque está a diminuir essa mesma estrutura e outro fará logicamente melhor… é ver o que se passa no Bayern: Acham que são melhores, o treinador não corresponde? Siga, venha outro… e ainda recuperam! Atenção que está a falar alguém que é contra chicotadas em 90% dos casos.
 
Ou seja… quem pensa que não criticar LFV é o melhor a fazer pelo próprio… esteve completamente errado.
 
Como dará para perceber… na minha opinião a percentagem de responsabilidade do presidente é bastante inferior á do treinador e bastante superior à dos jogadores... e termino com o meu conselho a LFV.
 
Se LFV quiser ser presidente depois de outubro… deverá deixar de dar tiros no Benfica! As ultimas decisões foram TODAS inequivocamente erradas!  Daqui a outubro existem 4 momentos-chave: 2 fundamentais – entrada na LC e escolha do treinador; 2 importantes – supertaça e final da taça. Se quiser continuar a sabotar a sua continuidade… é só seguir e linha que tem seguido!
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi