Siga-nos no Facebook

domingo, 26 de julho de 2020

João Noronha Lopes: Merece respeito... especialmente dos apoiantes.

Depois de uma “análise” a quente no dia do anúncio da candidatura, volto a dar relevância a João Noronha Lopes.
Aqui ficam links para entrevistas; LinkedIn e para o site da campanha.

Além disso deixo 2 “avisos” sobre o texto: 1) este texto foi feito com base em tweets e respostas por esse motivo poderão existir alguns erros gramaticais e temas repetidos; 2) quem vier com bocas de “mete nojo” (classificação minha, critério meu e quem não estiver satisfeito com uma ou outra, escusa de manifestar o seu desagrado) nem será publicado!


Qualidade candidato
Como disse logo no dia, percebe-se que esta candidatura é forte e merece ser respeitada, mas contínuo a achar que uma boa parte dos seus seguidores não a apoiam pelo Benfica, mas sim porque é contra o Vieira... no meu entender é um princípio errado.
Se JNL nos lesse e me permitisse um conselho... “Faça uma campanha assente nos seus méritos e das suas propostas e não nas frases feitas anti LFV. Para isso já há candidatos... A forma de ganhar é chegar a todos e não apenas aqueles que nunca votarão em LFV.”
Os argumentos anti LFV já estão comprovados que não chegam a lado nenhum. Se alguém que tem condições para usar bons argumentos e opta por usar maus argumentos perde por culpa própria. Atenção... Eu acho que vai perder de uma forma ou outra... Mas pode "ganhar" apesar de perder ou pode perder á RGS.

O vieirista sou eu (dizem os idiotas, podem ficar ofendidos à vontade porque se o pensam são idiotas, é apenas uma constatação não é ofensa)... E eu faço melhor promoção do candidato do que os futuros votantes!

JNL é o sócio 5001(?) do Benfica. Fez parte do grupo de sócios que se juntou para tirar JVA do poder...
É um reconhecido gestor. Como empresa que o Benfica é precisa de gente capaz de a gerir (a alguns, agora, começa a dar-lhes jeito reconhecer).
Percebe de futebol? Não sei... mas o importante é a competência de quem assumir as funções!
Vai ser comido pelos rivais? E agora não somos?
Reconheceu méritos ao LFV e isso foi um dos pontos que salientou na apresentação, na mesma falou nas razões porque está a concorrer e são razões válidas. Revejam pf um texto que fiz à cerca de um ano onde referi que reconhecer os méritos seria do mais importante na oposição...
JNL como alguém comentou no blog "caga" currículo! É inatacável. Ninguém que vote em Lfv por "medo" terá medo de JNL. Nada disto significa que vá ganhar... Mas que é a melhor alternativa que alguma vez apareceu? Inegável.
A capacidade do candidato nota-se até na excelente resposta sobre JJ... JJ será o treinador de qualquer presidente. Ponto! A resposta: "Jorge Jesus quando saiu teve comportamentos dos quais não gostei. Deve uma explicação aos Benfiquistas. É um grande treinador. É o treinador do Benfica e é o meu treinador. Só não entendo como é o treinador de Luís Filipe Vieira depois do que foi dito". Positiva, não confrontacional com JJ mas explorando a possível incoerência de LFV.

Desta vez, está aí um candidato que não tem "pontas soltas" para os principais spins vieiristas...
Onde é que andava esta gente quando o Benfica não era um clube apetecível? JNL esteve na luta.
São uns aventureiros... Não pega neste!
Esta candidatura matou completamente esse tipo de argumentos... o fantasma de JVA acabou.
Mas conforme o fantasma de JVA acabou, também acabou a  treta do "em 6M ninguém serve... vocês querem é o rei sol"... que era utilizada para impingir qualquer um que não LFV finalmente descobriu alguém que realmente parece servir... e cá estão os benfiquistas abertos a ouvir! Sempre estiveram... não ouvem é “qualquer bêbado do café”.
Um exemplo desta lógica é Bagão Félix, até aqui alguém que era sempre apontado como o “credível” desejado mas que sempre esteve com LFV e agora parece um homem dividido, entre o reconhecimento que tem por LFV e a noção de que o clube precisa de algo novo (um texto nosso sobre isto: Link). 
É a cativar este tipo de sócio que Noronha pode ganhar as eleições.
Acho é que o JNL vai fazer muita gente pensar que, se acha que é preciso uma mudança, o clube já não cai numas mãos desabilitadas!

Se os apoiantes cegos o levarem a ir pelo caminho de fidelizar 10% e não de alargar aos outros 90%... Perde! O pior que podem fazer a JNL é seguir os argumentos RGS/FJM... um candidato que pode chegar a muitos benfiquistas não pode preferir a trincheira anti Vieira. E vão os anti-LFV a chorar pelas desculpas do costume embora a culpa seja deles próprios e da sua radicalização!


Uma promessa que como já escrevi diversas vezes a mim não me agrada minimamente é a limitação de mandatos... "Ninguém é insubstituível"? Claro! Mas tal não significa que tenha de obrigatoriamente ser substituído. E se JNL ganhar é a demonstração prática que é possível vencer um incumbente e que a limitação de mandatos não faz sentido (não torna o oposto verdade).

As eleições
Quando criticava palavras de RGS era sempre contra-argumentado com... para LFV não criticas as palavras. Além de ser mentira (quantas vezes critiquei as demagogias europeias), para mim, os candidatos são avaliados pelo que dizem (projecto) e pelo currículo etc... enquanto LFV não interessa o currículo pré Benfica nem o que diz porque o que é avaliado são os 17 anos, em especial os últimos 4. Ninguém vai votar em Lfv por um manifesto! Ou aprova a "obra" ou não...

Nestas eleições, penso  que há um monte de gente que, pode o Benfica acabar ou pode o Benfica ser campeão europeu eterno que nunca deixariam de ser a favor ou contra LFV. Penso também  que há muita gente que vota em LFV vs RGS porque apesar de achar que o Benfica precisa de uma mudança não confia em RGS... votos que dependem mais do candidato de oposição do que de resultados de início de época... Com JNL é mesmo uma questão de satisfação com Lfv sabendo que do outro lado há alguém que dá garantias (o que não acontecia). Eu, até acho que esses são a maioria! Os reconhecidos mas não cegos a favor ou contra.
Se JNL juntar os anti LFV mais esses... Pode ter hipótese. Não pode é "alienar" as pessoas que votam LFV e lhe reconhecem imenso mérito mas não fecham portas a uma mudança desde que não seja para um "RGS".
No entanto se me pedissem para apostar... Mesmo que o Benfica não entre na LC... Apostaria na vitória de LFV!

De qualquer forma, estas eleições tornaram-se mais importantes devido a existir uma alternativa válida... Ganhe quem ganhar, com este candidato sério (e não com RGSs) o nível só pode subir... O Presidente nunca foi verdadeiramente ameaçado nas urnas e caso ganhe, duvido que seja igual a outros anos... vão ser  4 anos a saber que desta vez há alternativa... tal como acontece com os jogadores, uma alternativa a sério é positivo. É importante para darmos definitivamente o salto qualitativo.

Apoios
A congregação de apoios anti LFV é útil para "matar" as outras candidaturas... Mas não ganha 1 voto a LFV.

3 destaques...
RAP. Alguém conhece algum apoiante de LFV que mude de sentido de voto pela opinião de RAP? Estou mesmo a imaginar alguém que vota LFV a descobrir que RAP não vota LFV (descobriu em 2020 porque esteve em Marte) e a mudar o seu voto. Ninguém vai deixar de LFV por RAP apoiar outro candidato. Por exemplo... (Tirando a questão política, que não é nem será tema aqui!) André Ventura faria mais "mossa"... Alguém que sempre apoiou LFV.
Neste momento, voto LFV mas estou completamente disponível para ser convencido por JNL... Se o caminho dos apoiantes de JNL for o caminho "RGS"... I’m out. Neste caso...  Vale mais eu (ou outro como eu) mudar de opinião do que o voto do RAP... Porque o voto de RAP nunca iria para LFV! Se os cegos anti vieiristas alienarem os apoiantes de LFV... JNL não ganha! Não é aí que está a vitória...

Adão e Silva e Vasco Mendonça. Benfiquistas ainda mais mansos e sempre á procura de um certificado de virtude passado pelos dragartos! Aliás... Na sequência de 5m de dia seguinte que vi há uns tempos escrevi sobre esse tipo de benfiquistas... Os benfiquistas auto penitentes para obter a aprovação dos dragartos! Sempre a mandar bocas ao Benfica, sempre a chicotear o Benfica para ter a aprovação dos dragartos.

Inspirado directamente num deles escrevi (Link): “São os primeiros a auto flagelar-se e a pedir desculpa por crimes imaginários futuros... Para ver se do outro lado lhes passam um certificado de "isenção". (...)  Iniciam sempre com um "pedido de desculpas prévio" ("Todos são maus"... "Todos isto" ou "todos aquilo"...) para tentar obter um certificado de elevação moral passado por hipócritas que vão sempre ou acusar o Benfica ou generalizar… Passam o tempo a expiar pecados para tentar que hipócritas "lhes" reconheçam "legitimidade moral" para criticar. (...)  Os dragartos adoram estes benfiquistas expiadores de pecados próprios e muito auto-conscientes... Passam o tempo a defender-se das críticas dos outros em vez de expor o que os dragartos fazem!“

Entretanto lista de apoios começa a ficar... Estranha? Até BdC defende RAP por apoiar JNL... e já chega ao cumulo de haver benfiquistas que defendem BdC porque também é contra LFV. Estes  apoios, a mim... Afastam-me! São “benfiquistas” como estes que me fazem manter o meu apoio a Lfv... Espero que o clube nunca caia nas mãos de alguém com que alguma gente se identifique!

Os Anti lfv
Continuam a dar pena! Têm a possibilidade de apoiar um excelente candidato pelos seus méritos... Mas não ultrapassam o complexo anti! E são tão demasiado ignorantes que nem percebem isso.


Quando tens um candidato Ferrari mas continuas a usar os argumentos Fiat Uno!

Aparece um candidato com nível, que não é apenas anti (como todos os que foram apoiando até agora), continuam iguais... "Discordas de mim és pago!"

Eu, o “vieirista” reconheço esses méritos todos...  se fosse votar nele era pelos méritos que votava.
Uma excelente candidatura com imensos méritos... e quais são os motivos para votarem nele? Ser oposição a LFV!  Não enumeram nem 1 razão para votar em JNL... Apenas motivos para não votar em LFV. São coisas diferentes. A existência anti não lhes permite compreender tal... Finalmente têm um candidato a sério e não saem disto... Do spin anti em vez de puxar pelos méritos do JNL. Assim não vão lá... Para spin anti já tinham RGS...

Os radicais anti LFV ainda vão estragar... “ai as casas”, “ai os velhos”, etc... Se não saírem disso... Vão continuar apenas a ter desculpas.

RGS

Com o surgimento desta candidatura, fica claro que as nossas críticas ao RGS sempre foram justas... Mas como era a única oposição, muita gente passou um ano a defender o indefensável e a acusar-nos de tudo e mais alguma coisa.
Diz muito de quem votaria em RGS... Preferiam ver o Benfica perder tudo hoje (porque para RGS vencer o Benfica precisaria de cair muiiiiiiiiiiiiito) e no futuro (com as ideias de RGS seria um futuro difícil) só para tirar de lá o ódio de estimação. Diz muito do benfiquismo.


A lógica “a prioridade não é uma boa alternativa mas tirar de lá o Vieira"... Pelo menos reconhece... O Benfica que sa fodx o meu ódio pessoal é superior a isso.

Sobre a possibilidade de JNL se juntar com RGS, questão imediatamente colocada... Se JNL faz isso... Mata a candidatura. Se tal acontecesse significaria que seriam apenas anti LFV com nível diferente...

RGS se quiser ajudar JNL a vencer LFV... Sai e não apoia JNL... Os seus poucos votantes percebem a mensagem... E ao não apoiar não impede gente que não pode com RGS de votar JNL. RGS é um apoio tóxico.

Termino, como comecei... espero que surja um excelente debate! JNL merece respeito, especialmente dos apoiantes.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi