Siga-nos no Facebook

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Boavista 3 x Benfica 0 - Rescaldo

Vou começar dizendo que já começa a parecer um pouco patético de que a cada vez que podemos dar um duro golpe ao FC Porto, não fatal mas doloroso, acabamos por dar sempre um balão de oxigénio. Isto explica muito o porquê de os nossos campeonatos ganhos serem sempre conquistados na últimas jornadas.

Depois, se estarão à espera que vou rasgar a equipa, os jogadores especificamente ou mesmo JJ, podem parar de ler aqui porque isso não vai acontecer.

Se estão à espera que me vou agarrar ás 30 faltas que o Boavista fez, podem parar de ler aqui. Até porque a maioria das faltas foram feitas na segunda parte, quando já perdíamos por 2-0. Na primeira parte as faltas cometidas estavam equilibradas. São precisas mudanças de fundo no futebol Português e na arbitragem e se o Benfica não se mostra interessado nisso, eu não irei fazer qualquer tipo de menção ao número de faltas do nosso adversário e o que isso influência no jogo.

Depois de ver o jogo, depois de me acalmar e ouvir muito bem o JJ a conclusão que tiro é que a equipa do Benfica hoje estava completamente de rastos fisicamente.

Sinceramente, apesar de ser notória a evolução da equipa, esta ainda não está consistente e quando se está em baixo fisicamente as debilidades do colectivo vêm ao de cima.

A quantidade de duelos que perdemos, a quantidade de passes que erramos, a quantidade de vezes que perdemos a bola no nosso meio campo por erros infantis não podem ser justificados com um simples "as coisas não saíram". Sim, há dias que nada corre bem, há dias em que o último passe não entra, que o GR defende tudo e mais alguma coisa, que as bolas vão aos postes mas hoje nada saiu bem porque a equipa não tinha pernas para sair bem!

Hoje o Boavista, com um Benfica mais fresco e com outra capacidade de pensar o jogo, poderia ser goleado tal o espaço que deram quase sempre nas costas. O problema é que a equipa do Benfica teve sempre enormes dificuldades em sair da primeira fase de pressão do Boavista e quando o conseguiu decidiu quase sempre mal, errou muitos passes e fomos demasiados lentos.

Este Benfica, em termos de características, está muito longe do que pretende JJ... Hoje voltámos a jogar com demasiada gente pelo meio e sem um único extremo aberto... Tudo por dentro... Mesmo os nossos laterais nunca deram a largura e profundidade necessária. O Nuno talvez por desgaste, perdi o número de duelos que perdeu, as decisões erradas que teve e os passes perdidos. O Gilberto... Bem, se o Gilberto não dá mais que isto vamos passar por algumas dificuldades naquele flanco, a não ser que o Diogo se transforme naquilo que ainda não pode ser.

Forma demasiados erros, tanto dos jogadores, como do treinador, para um tal de Benfica arrasador. Mais uma vez demos um balão de oxigénio ao FC Porto e muito cuidado com o Sporting de R. Amorim... Se ele conseguir que a equipa jogue sem pressão, solta, as coisas podem ser um caso sério.

Contra o Rangers teremos de rodar muitos jogadores porque não podemos perder pontos contra o Braga...

Vlacko – 7 – Foi o melhor do Benfica. Defendeu o que tinha de defender e sem influência nos golos.

Gilberto – 4 – «Nunca conseguiu dar a largura e profundidade que o Benfica necessitava. Não desequilibrou absolutamente nada e teve algumas dificuldades defensivas.

Otamendi – 4 – Não esteve hoje ao seu nível. Falhou bastante ao nível do passe e sentiu muitas dificuldades defensivas em alguns lances.

Vertonghen – 4 – Também ele errou bastantes passes e teve enormes dificuldades em parar o avançado do Boavista. Mal posicionado no segundo golo, se tivesse respeitado a linha da defesa se calhar seria fora de jogo. Teve uma enorme oportunidade para marcar.

Nuno Tavares -3 – Fez um jogo absolutamente medonho. Péssimo no passe, nas decisões, a atacar e a defender. Vinha a fazer uns bons jogos mas hoje esteve muito mal. Veremos se não foi só um jogo mau e se consegue dar continuidade aos bons sinais que vinha demonstrando.

Taarabt – 5 – Não foi dos piores mas errou alguns passes, embora tenha sido dos poucos que conseguiu criar alguns desequilíbrios individuais. Penso que continua a demorar um pouco a soltar a bola quando consegue vantagem ou a decidir mal. Tem de perceber um pouco melhor o jogo e arriscar também os passes nas costas das defesas quando existe espaço, como hoje, e não procurar sempre o passe vertical para o jogo interior.

Gabriel - 4 - Gabriel é e será sempre um oito que joga a 6, ou seja, quando estiver bem fisicamente, teremos um Gabriel bom naquela posição, quando não estiver bem fisicamente, não existe Gabriel e o Benfica hoje ressentiu-se disso porque Gabriel hoje não conseguiu ter a excelente reacção à perda de bola que costuma ter. Também fizeram falta as suas variações de flanco e até os seus passes para trás da defesa adversária mas as pernas pesaram.

Ewerton – 3 -  Jogou? Tem uma qualidade individual brutal mas muitas vezes parece que desaparece no jogo e hoje então foi por demais evidente. As pernas pesaram muito e nunca conseguiu criar nada de especial.

Pizzi – 4 – Hoje nem o Pizzi apareceu! Perdido nos meios dos médios do Boavista a maioria do tempo e desapoiado quando abriu nas alas. Com a falta de acerto nos passes interiores que o Benfica demonstrou seria quase impossível fazer o que quer que fosse.

Darwin – 4 – Aquele golo anulado não engana... É craque!! Mas um avançado, por muito bom que seja, está sempre dependente daquilo que a equipa produz e hoje o Benfica produziu muito pouco. Tentou aparecer, lutou mas nada lhe saiu bem hoje.

LW – 4 – Aquele passe a isolar Darwin é absolutamente delicioso mas depois também pouco fez. Nunca conseguiu encontrar espaço e tempo para definir bem.

Rafa – 6 – Veio agitar completamente o jogo mas fez pouco aquilo que eu acho que deveria ter procurado fazer, o espaço nas costas da defesa. Teve um bom remate para boa defesa do GR do Boavista e mexeu momentaneamente com o jogo.

Seferovic – 3 – Seria um jogo à medida das suas características,  diagonais nas costas dos defesas, mas praticamente nunca o conseguiu fazer.

Weigl – 6 – Com ele em campo há uma coisa importante que o Benfica ganha... Critério no passe e na tomada de decisão. Hoje gostei bastante porque o vi a arriscar mais no passe e nem falhou assim tanto. O Benfica tem de ter um 6 que além de recuperar bolas não a perca imediatamente, que tenha capacidade para descomplicar quando está complicado.

Cervi – 1 – Não trouxe nada de novo ao jogo.

Diogo Gonçalves – 3 – Entrou bem no jogo dando mais e melhor profundidade que Gilberto. Com o passar do tempo foi baixando. Gostava de o ver jogar de inicio mas a extremo direito.

Em Janeiro tentem o regresso do Florentino... O Benfica precisa de alguém naquele meio campo que recupere bolas e não existe no Benfica ninguém como ele. Além disso, raramente perde uma bola porque descomplica, joga simples e seguro e isso faz com que o Benfica tenha sempre muita segurança com e sem bola. Para desequilibrar está lá o Taarabt, Gabriel, Pizzi, Rafa, Ewerton, Luca, Pedrinho, Chiquinho, Cervi e Diogo Gonçalves.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi