Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Má exibição com resultado simpático

Mais uma exibição medíocre do Benfica! Valeu o resultado e pouco mais...

Depois de tantos milhões gastos. Jogámos com 3 jogadores fora das sua posições habituais, Gabriel, Chiquinho e Rafa. E nem vou falar de Jardel que jogou do lado direito no centro da defesa quando joga sempre na esquerda.

No meio campo, onde reside um dos maiores problemas do Benfica, não havia muito por onde escolher já que Samaris, imagine-se, não foi inscrito por excesso de estrangeiros, portanto, hoje, jogadores de raiz para a posição seis nem vê-lo e na posição oito tínhamos mais uma adaptação.

O resultado disto foi o mesmo de sempre... Muitas perdas de posse sem sentido e dificuldades na construção. Nenhuma equipa consegue fluir o seu jogo com tantas perdas de posse em situações simples, muitas vezes sem pressão.

Entendo o que JJ pretende de Rafa na direita mas ele ali nem um terço rende do que se jogasse na esquerda. 

O primeiro golo é também muito daquilo do que tem sido o Benfica... Grimaldo perde no físico, ainda assim o lance é resolvido, o Rangers ganha a segunda bola, faz uma tabela, onde Rafa fica a ver jogar, para variar, e a partir daqui a equipa está descompensada.

Segundo golo é o exemplo do mau posicionamento dos médios do Benfica, já com o Braga foi igual. Mais uma vez, a zona á frente dos centrais está completamente desprotegida, não está lá nenhum médio do Benfica para fechar aquele espaço e é por isso que muitas vezes é muito fácil apontar o dedo aos centrais quando na maioria das vezes não têm cobertura dos médios porque estão mal posicionados.

A evolução do Gabriel na posição seis tem sido bastante interessante como as estatísticas mostram mas isso não diz tudo... Posicionalmente deixa muito a desejar e depois a equipa fica mais desequilibrada do que equilibrada e um seis, na minha opinião, tem de ser um jogador de equilíbrios e não de desequilíbrios. Por exemplo, o Florentino é um jogador com um sentido posicional absolutamente fantástico, a juntar à sua capacidade de recuperação da posse e a forma como joga sempre limpo quase sem perdas de bola. Estou curioso para ver quanto o Gabriel evolui posicionalmente ao longo da época, se houver esta evolução, poderemos ter um seis interessante, e, já agora, que não perca bolas quando simplesmente não as pode perder. Nem sempre dá para jogar na frente.

Um jogo que valeu pelo resultado e que, fruto do resultado do outro jogo do grupo, nos deixa a um ponto de conseguirmos o apuramento.


Espero que a equipa jogue muito mais porque o futebol praticado tem sido uma pobreza.


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi