Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Em Janeiro tragam o Florentino de volta


"O “eclipse” de Florentino Luís, enquanto opção para Bruno Lage, poderia não passar de um pormenor se não registasse os seguintes méritos à 10ª jornada, véspera do seu “congelamento”:

  • Florentino era, de forma destacada, o jogador benfiquista que mais passes antecipava e interceptava (4,3 a cada 90 minutos)
  • Entre os jogadores mais utilizados (+450 minutos) apenas Rafa Silva batia o médio na cadência de desarme. Florentino seguia com uma média de 3,3 desarmes.
  • O jovem médio era o segundo jogador “encarnado” que mais recuperações de posse garantia, cerca de nove a cada 90 minutos jogados. Acima dele apenas um jogador, e outro “desaparecido”: Andreas Samaris, com dez recuperações a cada jogo completo, nos cerca de 300 minutos jogados.
  • Apesar do fulgor defensivo que os seus números apresentavam, Florentino era, entre os médios com maior propensão para o apoio defensivo, aquele que cometia menos faltas (apenas uma a cada 90 minutos, Samaris e Taarabt, por exemplo, aproximavam-se das três).
  • Apenas um jogador batia o “trinco” no menor número de posses perdidas a cada 90 minutos e o seu nome (e posição) diz tudo sobre os méritos do jogador “desaparecido”: Vlachodimos. O “trinco” perdia apenas 6,7 posses a cada 90 minutos e, sendo certo que, na sua posição, é de esperar um bom desempenho nesta matéria, convém sublinhar que o seu registo batia qualquer médio-centro ou defensivo “encarnado” e até ambos os centrais.
  • Caso pense que a pecha de Florentino estaria no contributo ofensivo desengane-se: mesmo sem brilhar nessa matéria, o jovem somava um registo idêntico ao de Gabriel Pires, na hora de contabilizar passes para finalização: cerca de um passe para remate a cada dois jogos.
  • Florentino Luís apresentava o quarto melhor GoalPoint Rating do Benfica 6.26, entre jogadores com mais de 450 minutos disputados.

Florentino faz 4,30 intercepções a cada 90 minutos, bem acima do grupo de perseguidores do “top 5”europeu, liderado pelo nigeriano Wilfred Ndidi, do Leicester City. Este é um número que tem sido consolidado através de várias exibições muito bem conseguidas neste momento específico de jogo, no qual Florentino utiliza o seu bom posicionamento e antecipação das jogadas para interceptar as veleidades adversárias na hora da circulação de bola. O médio é, aliás, dono do máximo de intercepções num só jogo esta época na Liga NOS.


A pergunta que se faz é muito simples... Como é que um jogador com estes números não tem lugar, no mínimo, no plantel do Benfica? Para mim seria titular de caras...

Parece que não tem jogado muito no Mónaco, portanto, que tal tentar o seu regresso? Que acham?


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi