Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 27 de março de 2023

A Seleção Nacional de Ronaldo



António Silva - 90 minutos
Gonçalo Ramos - 38 minutos
João Mário - 1 minuto

Foram estes os minutos oficiais jogados pelos convocados do Benfica à Seleção do Ronaldo. O melhor avançado português da atualidade jogou 38 minutos numa altura em que os jogos já estavam decididos e com a equipa a descomprimir. No caso do João Mário, resta dizer que a convocatória serviu apenas para submete-lo a mais vergonha alheia com meio estádio a assobia-lo com a camisola de Portugal. O mesmo estádio, aliás, que também assobiou (mais envergonhadamente) a entrada do Gonçalo Ramos. O mesmo estádio que delirava loucamente com os golos do melhor de sempre do Mundo, quiçá da Europa. Esse que no golo do Cancelo ainda levantou o braço a dizer que era dele o golo, porque terá tabelado no pé dele. Nesse momento confesso que senti vergonha alheia. Aliás, foram vários os momentos que senti vergonha alheia.

Confesso desde já que abomino cada vez mais o sistema de três centrais. Ver uma equipa como Portugal jogar com Danilo, Rúben, Inácio e Palhinha num jogo contra o Liechtenstein é de bradar aos céus. Com o Luxemburgo a mesma coisa. Cada vez mais fica claro porque é que o Pauleta marcou mais golos que o Eusébio e porque é que o Ronaldo pulveriza recordes. Primeiro porque tem obviamente lugar cativo numa das melhores seleções do Mundo e depois porque jogamos contra amadores. Literalmente. Esta fase de grupos será, se tudo correr na normalidade, um passeio, com um grupo em que a Eslováquia, Bósnia ou Islândia são as supostas melhores equipas depois de Portugal. O Liechtenstein levou 7 da Islândia.

Eu sei que 80% dos portugueses veneram o Ronaldo, mas a minha incapacidade de perceber como é que isso é possível cada vez é maior. Este "grande" capitão foi vergonhosamente ingrato para com o Fernando Santos na conferência antes do primeiro jogo, quando falou em "lufada de ar fresco" e nunca foi capaz de mencionar o Fernando Santos ou a sua saída. Coisa que aliás mexeu com alguns jogadores, como o Cancelo, que veio logo após o jogo dizer que não se podia ser ingrato para com o treinador que deu os únicos títulos a Portugal, ou o Bruno Fernandes, que mais uma vez mostra não poder mais com o Ronaldo, ao dizer que não há lufada de ar fresco nenhuma, há apenas um novo treinador. Outra coisa que saiu a público durante este estágio e que ao que parece era de conhecimento público de alguns jornalistas, era a presença assídua do Regufe no balneário da seleção. Ao que parece o "secretário" do Ronaldo acompanhava o Ronaldo para todo o lado dentro das instalações da Federação e só agora é que para alguns isso seria inaceitável e aberrante. Regufe já se riu um pouco, depois dos milhões que faturou com o agenciar da ida do Ronaldo para o Al Nassr.

O Rafa é que os teve no sítio. 

Por falar em Rafa, dói-me o coração sempre que vejo malta que se diz benfiquista, como Rúben Dias, João Cancelo, Bernardo Silva, entre outros, a festejar golos do Otávio na seleção. Era daqueles gajos que não engolia dentro de um balneário. Mas deduzo que a Federação e o Pepe saibam bem quem convocar e porquê.

Quando vi o Mundial a terminar como terminou, e quando vi que ia ser contratado um novo selecionador pensei que as coisas iam mudar. De facto, mudaram de treinador porque o Fernando Santos passou a incomodar, quem é ele para deixar o maior de fora do onze titular? E voltámos ao mesmo. É a seleção do Ronaldo e mais 10. E vamos ter de levar com ele até 2024 que é o ano do Europeu. E seguramente ficaremos abaixo das expetativas quando jogarmos com equipas que não são amadoras. Ao menos já joga o João Félix, não é pior.

Nunca mais é domingo! Carrega Benfica!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi