Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 2 de março de 2023

Processo "Saco Azul" - Coragem de Agir !



Todos aqui sabem que fui, sou e serei defensor da obra que o Luís Filipe Vieira fez no Benfica. Podem chamar-me vieirista, manso ou os nomes que quiserem. Repito à exaustão tudo aquilo que já disse ao longo dos vários anos que ando pela blogosfera a participar, seja em comentários seja em publicações: Luís Filipe Vieira apanhou o Benfica num estado caótico, moribundo e a curto prazo poder desaparecer enquanto grande clube (o Sporting, por exemplo, só é um grande clube hoje devido ao seu passado, nem em presente nem adeptos o é) e transformou o Benfica numa empresa de renome internacional, com uma das mais prestigiadas Academias do Mundo, uma das Fundações mais reconhecidas do país, um dos Museus mais bonitos da Europa e um dos Estádios mais fantásticos de se jogar. A obra feita por ele em cerca de 15 anos é notável, a transformação feita no clube é assinalável e nunca haverá da minha parte algo que coloque em causa isso. Para além disso, desportivamente trouxe o Benfica novamente para o topo do futebol nacional, no que toca a Modalidades vencemos vários troféus, inclusivamente internacionais, por fim o que provavelmente mais orgulho me dá na gestão desportiva do clube tem a ver com a abertura ao sector feminino e o investimento nessa área. Nunca me ouvirão a criticar Vieira por esta obra ou por aquilo que construiu no Benfica. Para mim quem tira o mérito a alguém que tem este trajeto no clube tem dois problemas, ou é anti-Vieira ou é injusto na avaliação que faz.

Feita declaração de interesse há dois coisas que para mim são fundamentais: defender sem excepção os interesses do Benfica e a verdade desportiva em Portugal. O que quero dizer com isto? Quero dizer que no dia em que ficar provado que Luís Filipe Vieira, ou alguém a mando dele, adulterou resultados desportivos para benefício do Benfica, o nome de Luís Filipe Vieira na História do Sport Lisboa e Benfica deveria ser erradicado. Essa é a linha vermelha que para mim nunca poder ser ultrapassada. Ser do Benfica é ser mais e melhor, nunca na nossa História poderemos aceitar que alguém utilize ou manche o nome do Benfica com a comprovada compra de resultados desportivos. Até agora, tudo o que saiu nas noticias tem sido só palha. Até ao momento não há qualquer escuta, email ou testemunha credível que afirme algo sequer parecido. Por outros lado já tivemos de tudo e nunca aconteceu nada, mas isso não me interessa um pouco. No dia em que houver uma escuta com algo parecido com o Vieira, é o dia que o apago da memória no que a mérito diz respeito.

O caso do "Saco Azul" ao que parece, dando de barato aquilo que foi noticiado, seguramente terá de ser provado e ainda está longe de o ser, não tem a ver com adulteração da verdade desportiva. Dizem que o Vieira terá desviado dinheiro do Benfica. Não entendo particularmente a ideia de que o dinheiro era colocado novamente no Benfica em numerário. Ou seja, a Benfica SAD e a Benfica Estádio pagam à empresa supostas faturas falsas, o dinheiro é levantado e devolvido a Miguel Moreira ou Luís Filipe Vieira e a noticia e o MP assumem que isso significa que entra novamente no Benfica. Não pode simplesmente significar que o Vieira e um ou outro amigo quer comer umas centenas de milhares de euros à conta do Benfica? Casos de fuga ao fisco, pagamentos por baixo da mesa ou milhares de euros a circular por amigos para ir dando de comer a tachos é algo que a mim não me choca e deduzo que haja na maioria das empresas que gerem milhares de euros. É crime? É. Devem ser responsabilizados criminalmente? Espero que sim. Mancha aquilo que é a História de Luís Filipe Vieira no Benfica? Seguramente que sim. Caso seja condenado, é algo que não sairá mais e espero que assim como aconteceu com Vale e Azevedo, Luís Filipe Vieira seja expulso do clube. Apaga tudo aquilo que Vieira fez enquanto Presidente? Para mim, este desvio de dinheiro, nesta expressão, não.

Outra questão importante, Domingos Soares de Oliveira. Não tem as mínimas condições para se manter no cargo. Já passaram 24 horas, sensivelmente, desde que o Benfica comunicou aos sócios que a SAD tinha sido constituída arguida, nesse mesmo comunicado devia ter havido a coragem de informar também a saída do Administrador. Não sei o que está a pensar Rui Costa, mas é absolutamente insustentável a presença de alguém que é arguido num suposto esquema de Saco Azul como Administrador Financeiro da SAD. Bem sabemos que existe a presunção de inocência, mas é imperativo que se perceba que a autoridade de alguém no cargo fica obviamente diminuída. Está na hora de sair. Haverá seguramente mais pessoas qualificadas para o cargo no universo Benfica e é altura de Rui Costa mostrar que a renovação que começou a fazer é para ser levada a sério.  

Seja porque a comunicação social não vai largar os casos, seja porque podem vir a surgir novas informações, é imperativo que o Benfica se mantenha firme. Se o Presidente do Benfica andar por aqui, Rui Costa, está na hora de agir. Retirar de imediato Domingos Soares de Oliveira e colocar alguém que tenha a competência necessária para manter o Benfica como uma empresa sustentável e saudável financeiramente, os dois últimos anos começam a preocupar nessa matéria. 

Nota também para a questão dos direitos televisivos, numa altura em que muito se falou do assunto por causa da reunião de Presidentes, com manchetes do Camilo Lourenço e o desastroso processo para o Benfica. A realidade é madrasta para os grandes clubes mas óbvia há muito tempo, dificilmente os clubes irão receber o mesmo que estão a receber agora. Já foi aqui explicado por mim os contornos de cada um dos contratos - (Ainda) Os Direitos Televisivos - ao contrário do que muitos dizem, o Benfica foi de longe o que mais recebeu pelos direitos televisivos, seja como for, nenhum dos grandes clubes irá receber mais. Aliás, as declarações do Presidente do Braga a dizer que a centralização só faz sentido se for para receber mais, mostra que se calhar nem o Braga está muito à vontade com os números apresentados (isto se já foram apresentados alguns números). 

Supostamente estamos a 4 épocas da entrada em vigor da lei. Todos querem antecipar, até porque equipas como Porto já há muito gastaram esse dinheiro. Até agora ainda não vi ou ouvi qualquer modelo. Gostaria de ter já visto qual o modelo que pretendem adotar. Até lá, é só uma mão cheia de intenções e mais nada. Quero ver o modelo, para perceber se faz sentido e a seguir ver os números para perceber se o Benfica irá ficar minimamente satisfeito. Uma coisa é certa, é inevitável. Não há volta a dar e, portanto, aquela ideia mirabolante de que o Benfica não deve aceitar isto ou aquilo.... não aceita como? Se vai ser obrigatório? Qual é a alternativa? Ir para Espanha? Não entendo algumas opiniões ou comentários lançados ao calha.

Mês de Março com 4 jogos até à paragem das seleções. Vencendo os 4 jogos acho que damos um passo de gigante para a concretização dos dois principais objetivos da época, no que a futebol diz respeito.   



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi