Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 8 de março de 2023

Mais uma Grande Noite Europeia!


Mais uma grande noite europeia. Esta época tem sido marcada por várias noites desta dimensão. Seja o Brugge um clube pequeno ou médio, esteja ele numa má situação ou boa, estamos a falar dos oitavos de final da Champions, contra uma equipa que ainda não tinha sofrido golos fora de casa. Há uns meses interrogávamo-nos se a paragem do Mundial ia fazer bem ou não, que não saberíamos com a equipa ia estar em Fevereiro e Março aquando dos oitavos da Champions. Acho que não podiam ter dado melhor resposta.

Não há muito a dizer em relação ao jogo, superioridade e controlo desde o minuto 1. Provavelmente teria sido bem pior para eles se aquele golo aos 2 minutos tivesse sido legal.

Só uns apontamentos:

 - Primeira equipa portuguesa na história a conseguir duas qualificações para os quartos de final da Liga dos Campeões em anos consecutivos. Curiosamente não vi ainda ninguém fazer menção a esse facto. Relevante e muito importante para o clube, demonstra consistência na aposta que é feita e na qualidade que temos.

 - João Mário leva 5 jogos consecutivos a marcar na Champions. O recorde da prova é do Ronaldo com 10 jogos consecutivos, em Portugal é do Eusébio com 7 jogos consecutivos a marcar. Desde Eusébio que ninguém com a camisola duma equipa portuguesa marcava em tantos jogos consecutivamente na Champions.

 - Benfica bate o recorde de jogos consecutivos sem perder na Liga dos Campeões. O jogo de ontem foi o 13º jogo seguido sem derrotas. Esta época vamos com 12 jogos na competição, 10 vitórias e 2 empates (35 golos marcados e 10 sofridos). A série começou no ano passado com o empate frente ao Liverpool na segunda mão dos quartos de final da prova. 

 - Gonçalo Ramos tornou-se no jogador português mais jovem a bisar num jogo a eliminar na Liga dos Campeões. 23 golos em 34 jogos, sendo que o Gonçalo tem uma média de 72 minutos por jogo. É muito raro terminar as partidas. Se juntarmos os jogos do Mundial temos 38 jogos e 26 golos. A lista de portugueses com mais golos pelo Benfica numa só temporada do século XXI:

        Pizzi (2019/20) - 30 golos         GONÇALO RAMOS - 23 golos
        Simão (2004/05) - 22 golos         Rafa Silva (2018/19) - 21 golos         João Félix (2018/19) - 20 golos

É matador ou ainda não é suficiente? Gonçalo faz muito mais que marcar, temos ali o melhor jogador do nosso campeonato, de longe. Aquilo que ele dá à equipa em termos defensivos é notável. A capacidade que ele tem de finalizar com 2 ou 3 oportunidades é fenomenal. Aquelas entradas ao primeiro poste... tem muito para aprender, é muito jovem ainda, mas tem tanta, mas tanta qualidade.

- O Benfica bateu o seu recorde de encaixe financeiro em prémios UEFA com mais de 71M€. Muito perto de bater o recorde nacional do Porto da época de 2018-2019, ano em que venceu 5 jogos na fase de grupos. Cada vez mais é importantíssimo que o Benfica consiga o acesso direto à Liga dos Campeões. Ainda para mais com o novo modelo de Champions que aí vem, que ainda ninguém sabe como será de um ponto de vista desportivo. O que sabemos é que iremos perder as duas vagas de entrada direta, será apenas uma vaga de entrada direta e outra com caminho pelas pré eliminatórias e playoffs.

- Falando em encaixe financeiro, espero que o clube seja novamente intransigente quanto à saída de jogadores em Junho. Seguramente que Gonçalo Ramos, António Silva ou mesmo Florentino terão mercado. Espero que mandemos olhar para a cláusula de rescisão. Num Mundo utópico eu pediria aos atletas para ficarem, adoraria que chegasse o dia em que o Gonçalo dissesse "Se não precisam de dinheiro, então eu não quero ir. Quero ficar no clube do meu coração.".

Para finalizar, e por falar em clube do coração:

"Jogar a Champions torna o jogo um pouco mais especial, mas especial é jogar com a camisola do Benfica no peito. "
"Diria que cada adversário terá azar em calhar contra nós porque somos uma equipa que joga um futebol fantástico e é por isso que estamos onde estamos neste momento...."

João Neves

Depois do António Silva ter respondido a um jornalista com o "Eu já estou num tubarão europeu, o Benfica é um grande clube", eis que o João Neves voltou a mostrar aquilo que nós adeptos queremos ver mais, ambição, garra e vontade de jogar no Benfica. Não como a porta para algo "maior", mas sim com a ideia de que já estamos no Maior. 

Excelente João!

Carrega Benfica! Domingo há mais!

 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi