Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 15 de março de 2023

Ranking UEFA e as Competições Europeias



Há 4 anos atrás tentei explicar a forma de cálculo do Ranking da UEFA, quer para os clubes quer para os países. Na altura a ideia era tentarmos verificar quais as equipas que mais tinham contribuído para a divulgação do futebol português e, também, mostrar que as críticas feitas a Luís Filipe Viera sobre um Benfica Europeu não eram de todo justas. O Benfica passou dum ranking abaixo do 70º lugar da UEFA para durante 4 ou 5 anos andar no top10 do futebol europeu no que a Ranking UEFA diz respeito.


Mais tarde, foi colocado aqui as mudanças que iriam acontecer nas competições a partir da época 2021-2022, com o surgimento da Liga Conferência.


Hoje, gostaria de revisitar ambas as perspectivas. Primeiro, uma vista por aquilo que tem sido as campanhas europeias do Benfica nas últimas épocas e falar um bocadinho sobre as mudanças que se adivinham nas próximas temporadas no que a competições diz respeito.

Algo importante de referir é que há uma diferença grande entre aquilo que é o Ranking de Clubes da UEFA e o Ranking do País da UEFA. Por exemplo, o Benfica esta época vai com 24 pontos no Ranking de Clubes, sendo o 2º clube com mais pontos esta temporada. No entanto, para o Ranking do País, o Benfica contribuiu com 28 dos 71 pontos que as equipas portuguesas angariaram.

No que toca a Ranking a 5 anos de Clubes de 2023, o Benfica encontra-se no 17º lugar a par do Porto e Sevilha, com 81 pontos. Referir que o Benfica pode ainda subir nessa classificação, visto que ainda se encontra na Liga dos Campeões.

A evolução nos últimos anos tem sido assim. 


Ou seja, tivemos quatro épocas muito boas em que nos mantivemos dentro do top10 mas nos últimos anos temos estado um pouco abaixo, embora sem nunca baixarmos do top26. Dependendo daquilo que vai ser o resto do campeonato e da Liga dos Campeões é muito possível que para o ano consigamos estar acima do Porto no que a Ranking dos Clubes diz respeito. O que seria a quinta vez em 10 anos. Ou seja, metade da década estivemos à frente, a outra metade atrás.

Outra possível comparação entre os clubes é tentar perceber qual a soma dos Rankings dos últimos anos. Em 2019 fiz esta tabela, vejamos agora a comparação com 2023.



Em 2019 verificámos que em todos os períodos o Porto tinha melhor Ranking que o Benfica, embora a 10 e 15 anos nulo ou praticamente nulo, havendo uma discrepância grande a 5 anos. Em 2023 essa discrepância deixou de se verificar e neste momento estamos em igualdade pontual. Para isto, muito contribuiu o facto da época de 0 pontos na Liga dos Campeões ter deixado de contar e as duas últimas participações na Europa terem sido com boas prestações. 

Há que referir, no entanto, que este ranking não reflete de modo exato aquilo que é a contribuição de cada clube no Ranking do País que serve de referência para o número de equipas a participar nas competições europeias.


Podemos verificar que os valores totais são parecidos aos anteriores mas não iguais. A diferença entre Porto e Benfica na contribuição para o Ranking do País nos últimos 10 anos é praticamente nula. Se o Benfica como todos esperamos passar às meias finais da Liga dos Campeões, isso significaria que o Benfica teria contribuído mais para o Ranking do País nos últimos 10 anos que o Porto. Se olharmos à percentagem de pontos em relação ao total de pontos dos clubes a representar Portugal, verificamos que o Porto tem um peso de 31% e o Benfica de 29%.

Por fim, falar um pouco daquilo que será a nova Liga dos Campeões a partir de 2024/2025 (temos mais uma temporada de Liga dos Campeões com este formato atual). A partir desse ano a competição não será mais jogada com 32 equipas distribuídas em 8 grupos de 4, mas sim um grupo único de 36 equipas conforme o "modelo suiço", com cada equipa a jogar 8 jogos, 4 em casa e 4 fora. Será interessante verificar estes sorteios, ainda não vi informação sobre isso mas seguramente não será sorteio aberto com qualquer equipa a poder jogar com qualquer uma das outras.... haverá seguramente sorteio baseado no Ranking da UEFA, já para não falar nos confrontos entre equipas do mesmo país.

Ou seja, irá aumentar o número de jogos de 6 para 8 e no final teremos uma classificação duma Liga em que todas as equipas terão 8 jogos feitos. Os primeiros 8 classificados estão automaticamente apurados para os oitavos de final, enquanto que as equipas que terminarem entre o 9º e o 24º terão de disputar um playoff de acesso aos oitavos entre elas. Os clubes que terminarem entre o 25º e o 36º lugar estarão eliminados da competição. De referir que não foi mencionado a passagem de equipas da Liga dos Campeões para as outras competições europeias (os 8 clubes que perderem no playoff de acesso aos oitavos), até porque a Liga Europa e a Liga Conferência também irão ter formatos nestes moldes.

É uma incógnita muito grande este novo formato, principalmente porque passamos de 3 adversários distintos para 8. O que torna a competição muito mais volátil. Isto para não falar das condicionantes que possivelmente irão existir no sorteio, que provavelmente irão ditar muito daquilo que será a prova.

Salientar que as 4 novas vagas para a Liga dos Campeões serão:

 - 1 vaga para o 3º classificado da Liga do 5º Lugar do Ranking da UEFA;
 - 1 vaga vinda do Caminho dos Campeões;
 - 2 vagas para os campeonatos das federações com clubes que tenham melhor média de pontos por jogos na temporada anterior da Liga dos Campeões.

Estas últimas duas vagas são basicamente para colocar mais clubes do big5 na competição. Infelizmente.

Que vos parece? Competição mais justa? Mais elitista? Como será para as equipas portuguesa? Como será para o Benfica?

Carrega Benfica!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi