Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Benfica - Ponto de Situação das Modalidades


Quem me conhece sabe que sou adepto do Benfica. Não de futebol. Do Benfica. A minha mulher que o diga. Por isso, gosto de estar a par de todas as modalidades e tento seguir, sempre que posso, os jogos e competições de tudo o que diga respeito ao Benfica.

Estamos quase no Natal, as modalidades já estão todas com os campeonatos iniciados e com a paragem dos campeonatos de futebol para o Mundial temos algum tempo para falar sobre as modalidades. Acho que quem segue as modalidades só pode estar satisfeito com o que temos feito nos últimos anos. Nem sempre ganhamos, existem modalidades que temos sofrido para conquistar títulos mas ver um clube como o Benfica presente em todas as modalidades de pavilhão, no sector masculino e feminino, e sempre com equipas competitivas, ou seja, a lutar por títulos, é um orgulho enorme. Podemos e devemos melhorar em várias áreas, temos capacidade com o investimento que vamos fazendo de ter melhores resultados nalgumas competições, mas nada disso invalida o tremendo trabalho que foi feito nas últimas duas décadas e que nos deve orgulhar imenso. Primeiro com a consolidação do projecto de Modalidades no sector masculino e depois com a entrada fulgurante no sector feminino. Não tocando por exemplo no Projecto Olímpico que mantém o sector masculino de Atletismo no topo nacional há quase uma década ou não esquecendo outros sectores como o polo aquático ou a natação.

Vejamos então as caminhadas das diferentes modalidades no sector masculino.



Olhando ao percurso de cada modalidade podemos dizer que apenas a equipa masculina de voleibol parece estar fora daquilo que é o seu habitat natural. Ou seja, o primeiro lugar. Mas a realidade é que os calendários para o Benfica são penosos, devido à participação na Liga dos Campeões. A Federação em nada tem ajudado na calendarização dos jogos e portanto a equipa teve duas derrotas a mais do que seria de esperar. Seja como for, o campeonato português decide-se nos playoffs e a equipa terá todas as condições para mais uma vez estar presenta na final e assegurar o título, que nas últimas 9 temporadas caiu 7 vezes para nós (somos tricampeões). Destaque para o facto de liderarmos em futebol, futsal, hóquei e basquetebol. Andebol será a modalidade com maior dificuldade de roubar o título, no entanto estamos na luta.

Nas Taças ainda não houve nenhuma eliminação precoce. E vencemos 2 das 5 Supertaças em que participámos. Nas competições europeias estamos a exceder em muito aquilo que seria previsto no inicio do ano. Acabámos em 1º lugar do grupo em futebol, em basquetebol depois de largas décadas fomos à Liga dos Campeões e estamos na luta para passar a fase de grupos, no andebol mantemos tudo intacto para continuarmos a grande carreira que tivemos no ano passado, futsal conseguimos o apuramento para a Final 4 da Liga dos Campeões e provavelmente disputaremos com o Sporting o título e em hóquei entraremos em competição mais tarde, na fase de grupos da nova Liga Europeia.

De um ponto de vista global, parece-me uma primeira fase da época muito positiva em todas as modalidades, as únicas notas negativas são as Supertaças perdidas. Se futsal não é surpreendente perder com o Sporting, o voleibol deveríamos ter feito mais. No entanto, as duas vitórias que temos foram surpreendentes, face ao histórico recente das duas modalidades.


No sector feminino, as contas estão assim.


Em 45 jogos para os diferentes campeonatos, o Benfica, tem 42 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Essas derrotas foram no voleibol que é a modalidade que mais sofre para conseguir manter-se competitiva contra uma equipa do Porto comprada. É, aliás, a única modalidade que não é campeã em título. No sector feminino não existe qualquer nota negativa. O mais negativo que temos, para além dessas duas derrotas no voleibol, é o empate em hóquei frente a um Turquel altamente reforçado, que levou o Sporting a uma quase inexistência. Algo que também é motivo de orgulho é o que as equipas têm feito na Europa. O futebol conseguiu novamente um apuramento histórico para a fase de grupos da Liga dos Campeões e mais uma vez bateu-se fortemente contra um colosso europeu como é o Bayern de Munique (infelicidade tremenda não ter conseguido pelo menos um empate). No basquetebol fazemos história a cada jogo que passa, primeira participação europeia (de sempre?) com 4 vitórias em 4 jogos. Em andebol, novamente com uma primeira participação desde há décadas (não tenho presente se em tempos já fomos), e estamos nos 16avos da EHF Cup. Em hóquei e futsal tentaremos mais uma vez o título europeu.

Destaque para a vitória nas cinco Supertaças que disputámos.

Assim como no futebol, tudo pode terminar sem sermos campeões. Nada disto interessa se no final não houver títulos. Mas a realidade é que o Benfica, neste momento, luta por todos os títulos nacionais que disputa  e na Europa dá cartas em muitas das modalidades e das competições que entra.

Notas da Semana:

- São 27 os jogos disputados esta época no futebol sem derrotas. 23 vitórias e 4 empates. Temos agora uma final com o Moreirense para disputar. Precisamos de vencer enquanto o Moreirense só precisa de empatar para estar nos quartos de final da Taça da Liga.

- Mais de 43 mil adeptos no Estádio neste jogo com o Penafiel para a Taça da Liga, quase às 21h da noite e com um Mundial pelo meio. 45 mil adeptos nos 18 jogos da Taça da Liga combinados (incluindo o Estrela vs Benfica). Estiveram mais adeptos no Benfica - Penafiel que em 5 dos 6 jogos que o Sporting e Porto jogaram na Liga dos Campeões esta época. Estiveram mais adeptos no Benfica - Penafiel da Taça da Liga que em qualquer jogo do Sporting esta época na Liga.

- Uma palavra para Fernando Gomes, bibota. Obviamente não o conhecia, não tenho ideia nenhuma de como seria pessoalmente, fez parte de grandes equipas do FC Porto e foi um dos melhores marcadores da história do futebol português. Não parecia portista. Não parecia arruaceiro, não tinha palavras desagradáveis para com o resto do futebol português. Parecia ser um senhor. Como poucos naquele clube. Que descanse em paz.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi