Siga-nos no Facebook

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Gonçalo Ramos, o patinho feio dos benfiquistas


Nos últimos anos o Benfica tem sido pródigo em ter adeptos que adoram a autoflagelação. Não vale a pena falar muito daquilo que foram os últimos anos com os adeptos a apedrejarem autocarros da equipa, ou mais assobios que aplausos, redes sociais incendiárias e com constantes críticas a jogadores, treinadores e dirigentes. Tudo era sinónimo de problema. Quem não se lembra do que se chamou a Pizzi, Rafa ou André Almeida. 

Este ano não está fácil dizer mal desta equipa. Roger Schmidt trouxe de volta a alegria de ser benfiquista aos benfiquistas. Bons jogos de futebol, equipa bem montada, futebol espetáculo e com o Benfica em todas as competições sem derrotas fica realmente difícil criticar. A imprensa, como diz o Pedro, facilmente encontra maneira de falar do Benfica. Seja os adversários piores dos últimos 50 anos, aos amarelos para jogadores do Estoril, aos jogos que não foram adiados pelos clubes (tenho ideia que são os clubes que têm de propor esse adiamento e chegar a acordo) ou então as dissertações que se foram fazendo sobre Rafa e a sua dispensa da seleção. Nos blogs do costume chegamos ao cumulo de andarem a passar a mensagem que o Benfica só está a vencer porque dá jeito ao Sistema. Que os direitos televisivos valem mais se o Benfica vencer e portanto o Sistema está a deixar o Benfica vencer. Quanto aos adeptos, depois de Gilberto, criou-se um novo patinho feio: Gonçalo Ramos. 

Não sendo de todo unânime, uma grande maioria das opiniões que leio vem sempre bater ao mesmo. O Benfica precisa dum avançado matador. Gonçalo Ramos não é esse matador. Eu pertenço à minoria. Gonçalo tem tudo para ser um dos avançados europeus do futuro. Precisa de trabalho, sorte e coragem. Mas tem tudo o que é preciso. A imagem que coloco responde aos seus críticos. Para quem não é matador, chegar aos 25 golos na equipa principal do Benfica antes dos 22 anos é elucidativo da sua qualidade enquanto matador. Desde Jordão em 1974 que nenhum jovem chegava a esse número. Acho que diz tudo.

Carrega Gonçalo! Carrega Benfica!



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi