Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

25 jogos sem perder e as peripécias dum sorteio da Taça


Mais 3 golos. Mais 3 pontos. Mais um jogo sem perder. São agora 25 jogos consecutivos neste inicio de época sem sentir o sabor da derrota. Vamos para a pausa do campeonato com 8 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Não esquecer porém que nada está ganho. Tudo muda com um ou dois jogos menos conseguidos. Agora o foco será na Taça da Liga e tentar manter os níveis de competitividade altos para quando chegar de novo o campeonato estarmos ao mais alto nível como temos estado.

Mais um jogo sem grande história, superioridade total da nossa equipa. A capacidade que a equipa tem de colocar ritmos de jogo nos mais diferentes momentos é incrível. Não gosto particularmente de falar de recordes para não dar azar, mas neste momento o cenário é este:

Béla Guttman - 31 jogos - 26 vitórias e 5 empates (1959-1960) - perdeu na ultima jornada do campeonato com o Belenenses. Não havia competições europeias na altura.
Jimmy Hagan - 26 jogos - 22 vitórias e 4 empates (1971-1972) - perdeu na 1ª mão dos QF da TCE com o Feyenoord.
John Mortimore - 26 jogos - 19 vitórias e 7 empates (1977-1978) - perdeu na 1ª mão dos QF da TCE com o Liverpool.
ROGER SCHMIDT - 25 jogos - 20 vitórias e 5 empates (2022/2023)

Próximos 3 jogos são da Taça da Liga e se tudo correr bem serão 4 jogos na Taça da Liga até ao jogo com o Sp. Braga em Braga. Três próximos jogos são com equipas da Liga 2. Com o novo formato da Taça da Liga, os quartos de final desta Taça da Liga fará com que venha uma equipa também ela sem a qualidade dum grande em Portugal. Temos todas as condições para chegar a Braga com 29 jogos invictos.

Pena não podermos contar com o Gonçalo Ramos para continuar a faturar. São já 14 golos esta época. O ponta de lança que não é bem ponta de lança e que não é matador continua a ser o melhor marcador do campeonato e do Benfica. Se continuar nesta média acabará o campeonato com 24 golos. O que diga-se, para um não matador, sem pénaltis, não está pior.


Sorteio da Taça de Portugal

OITAVOS
Ac. Viseu-Beira-Mar
Sp. Braga-V. Guimarães
Vilaverdense-B SAD
Nacional-Rabo de Peixe
Leixões-Famalicão
FC Porto-Arouca
V. Setúbal-Casa Pia
Varzim-BENFICA

QUARTOS
Vencedor do Ac. Viseu-Beira-Mar vs Vencedor do FC Porto-Arouca
Vencedor do V. Setúbal-Casa Pia vs Vencedor do Nacional-Rabo de Peixe
Vencedor do Sp. Braga-V. Guimarães vs Vencedor do Varzim-BENFICA
Vencedor do Leixões-Famalicão vs Vencedor do Vilaverdense-B SAD

MEIAS
1.ª mão:
Vencedor do V. Setúbal-Casa Pia vs Vencedor do Nacional-Rabo de Peixe contra Vencedor do Sp. Braga-V. Guimarães vs Vencedor do Varzim-BENFICA

Vencedor do Leixões-Famalicão vs Vencedor do Vilaverdense-B SAD contra Vencedor do Ac. Viseu-Beira-Mar vs Vencedor do FC Porto-Arouca

Estavam no sorteio, o 1º, 2º, 3º, 5º, 6º, 8º e 14º da 1ª Liga. 6º. 11º, 13º e 16º da 2ª Liga. 3 equipas da Liga 3 e 2 equipas do Campeonato de Portugal.

Curiosamente Benfica e Porto só se poderão defrontar na final. 

No ramo do Benfica ficou 1 equipa do Campeonato de Portugal, 2 equipa da Liga 3 e 1 equipa da Liga 2 e 4 equipas da Liga 1.
No ramo do Porto ficaram 1 equipa do Campeonato de Portugal, 1 equipa da Liga 3, 3 equipas da Liga 2 e 3 equipas da Liga 1.

Para mim o mais caricato é que no ramo do Benfica ficaram 1º, 3º, 5º e 6º da 1ª Liga. As quatro equipas da 1ª Liga a calhar neste ramo são top-6. E curiosamente jogamos fora as 2 eliminatórias a uma mão. 

Os calendários e os sorteios em Portugal para o Benfica costumam mesmo ser complicados. Seja como for, venha quem vier, é para estar no Jamor.

CARREGA BENFICA!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (10)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
a quantidade de más decisões que tivemos dentro da grande área adversaria foi enorme porque os jogadores algumas das vezes preferiram fazer floreados em vez de ser objetivos e depois não se traduziu, por exemplo, alguns momentos de domínio avassalador, embora por períodos curtos de tempo, em oportunidade nenhuma.

no tempo do bella guttman existiam competições europeias, tanto é que nas épocas seguintes a vencemos, o que aconteceu é que naquela época não nos qualificamos ao contrario da época anterior onde foi a nossa estreia.

quanto aos sorteios independentemente do que foi, e a malta só fala quando ele não nos é favorável quando é ninguém diz nada, o que para mim não faz sentido é já andar a sortear eliminatórias para a frente sem se saber quem é que esta apurado e se duas eliminatória seguidas já é uma invenção pouco feliz que cada vez se esta a banalizar mais então sortear tres eliminatórias é uma aberração.
2 respostas · activo há 124 semanas
Não havia competições europeias em 1959/1960 à excepção da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que nas primeiras 5 edições (e essa época era a 5ª edição) teve os participantes convidados e não qualificados. O primeiro ano de competições europeias com qualificações se não estou em erro foi 1960/1961, justamente ano da nossa primeira conquista. Ano esse que estreou também a Taça das Taças. 1959/1960 se não estou em erro, o representante de Portugal na TCCE foi o FC Porto, convidado para tal. Nas primeiras 5 edições os convidados portugueses foram o Sporting (2), FC Porto (2) e Benfica (1). Era o poder do Benfiquistão.

Quanto ao sorteio, coloquei por aqui um histórico daquilo que são os sorteios da Taça da Liga por exemplo e da tendência clara e objectiva para o Porto sair beneficiado e o Benfica prejudicado. Neste sorteio da Taça, foi curioso que o senhor só misturou as bolas quando saiu o Porto. Fica a coincidência.
"Não havia competições europeias em 1959/1960 à excepção da Taça dos Clubes Campeões Europeus" portanto o que esta a dizer é que portugal não existe excepto que portugal é um pais.

só a primeira edição é que foi por convite as restantes já foram por qualificação, nessa sim quem deveria ir éramos nós que tínhamos sido os campeões no ano anterior mas a fpf indicou outro, nos restantes anos só fomos uma vez porque só uma vez é que fomos campeões.

na taça da liga sim, mas este não foi um sorteio da taça da liga.
pois nas na uefa isso de não mexer ou tocar, ou tocar duas vezes, existem sempre qualquer coisa mas só quando os sorteios não nos favorecem, falamos disso no sorteio da fase de grupos agora a coisa foi a mesma e não falamos.
imaginemos o ano passado quando aconteceu aquela bronca na uefa se fosse ao contrario ter saído e o ajax primeiro e depois na repetição ter saído o real o que não teríamos falado.
Quanto ao trajeto da equipa.....imaculado.
Que saudades que tenho do Chiclas e do Vieira.
Quanto ao sorteio, que sorteio? Nomeações, isso sim.
1 resposta · activo há 124 semanas
Tiveram a sua passagem e marcaram um era pela positiva seguramente e pela negativa em vários aspectos. Assim como o Ronaldo que era uma lenda do United, achou por bem mandar isso tudo para o bilhar grande.

Nomeações é um bom nome para aquilo que se passa em certos sorteios em Portugal.
Atenção que são 21 vitórias e 4 empates (e isto considerando que foi empate nos 90m o jogo com o Caldas).

Acho que a Taça da Liga acaba por ser bom, não só para manter a rotação, mas também para alguns jogadores se chegarem à frente e mostrarem também eles que são mais valias.
Há a particularidade das regras da Taça ditarem um certo número de jogadores da formação, pelo que a equipa que entraría em campo nunca podería ser o 11 mais rotinado.
O único sector onde estamos verdadeiramente desfalcados é no meio campo, pois se o Ausrnes se mantiver lesionado, não vejo quem será o companheiro do Florentino (que outro médio temos na equipa?).
Uma das minhas preferências sería Martim Neto, que considero poder vir a ser um 8 forte, com chegada à área. No entanto, tem estado em franca baixa de forma este ano. Sendo miúdo, é mais dado a oscilações de forma, pelo que diría ser normal. Estando em baixa de forma, talvez o Ndour.
1 resposta · activo há 124 semanas
O Martim Neto o ano passado fez uns jogos que me impressionou. Mas sinceramente olhando aquilo que ele fez no defeso, sobre o contrato dele, e ao facto de ser um lagarto assumido em inúmeras páginas anti-Benfica... é jogador que pode ir embora que não faz falta. Aliás, tendo em conta a época que está a fazer, teve azar no contrato que assinou.
Num olhar vago e distante sobre os sorteios e coincidências nunca deveriam existir teorias de conspiração. Infelizmente, as 'coincidências sobre as coincidências' já têm um longo historial no desporto tuga. O sorteio sobre a Taça de Portugal é apenas mais uma coincidência.
Ora, se de repente um alien fizesse uma aterragem neste jardim à beira-mar e se por acaso fosse compelido a comentar o evento, certamente manifestaria surpresa.
Não porque as coincidências não possam em teoria acontecer, mas porque quando sucedem de forma sistemática é lógico concluir que não são coincidências...
É como as arbitragens; os erros estão sempre a surgir mas quando sucedem época após época sempre contra a mesma equipa e sempre a favor de outra, é legítimo questionar se são apenas e só involuntários...
O sorteio em causa, numa imitação grosseira da LC, está desde logo desprovido de justiça competitiva, abrindo caminho de forma objectiva a que uma equipa (neste caso o FCP) tenha o caminho facilitado para a final, enquanto que outras (SLB, Braga e V. Guimarães por exemplo), se digladiam entre si.
E até num gesto magnânimo, o 'Estádio de 'Oeiras' não mereceu qualquer reparo para a final. Mais uma coincidência...
Se a TP é considerada a 'festa do povo', porque não deixar o povo fazer a festa através de um sorteio puro e duro?
Lá está; coincidências...
2 respostas · activo há 124 semanas
sobre coincidências noutros sorteios, nomeadamente no campeonato e na taça da liga, não vou falar porque este era para outra competição por um lado e porque nesses existem muitas coincidências de facto.

agora na taça as varias opiniões sobre coincidências depois não são consubstanciadas nos factos.

nas últimas dez épocas fizemos 47jogos, 19 casa 28 fora, tivemos 41 adversários, 20 da primeira divisão e se atribuirmos pontos a casa divisão, 1 à primeira, 2 à segunda etc os nossos adversários somam 71 pontos.
no mesmo período os corruptos fizeram 48 jogos, 21 casa, 27 fora 41 adversários, 24 da primeira divisão e os adversários totalizam 71 pontos.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi