Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

25 jogos sem perder e as peripécias dum sorteio da Taça


Mais 3 golos. Mais 3 pontos. Mais um jogo sem perder. São agora 25 jogos consecutivos neste inicio de época sem sentir o sabor da derrota. Vamos para a pausa do campeonato com 8 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Não esquecer porém que nada está ganho. Tudo muda com um ou dois jogos menos conseguidos. Agora o foco será na Taça da Liga e tentar manter os níveis de competitividade altos para quando chegar de novo o campeonato estarmos ao mais alto nível como temos estado.

Mais um jogo sem grande história, superioridade total da nossa equipa. A capacidade que a equipa tem de colocar ritmos de jogo nos mais diferentes momentos é incrível. Não gosto particularmente de falar de recordes para não dar azar, mas neste momento o cenário é este:

Béla Guttman - 31 jogos - 26 vitórias e 5 empates (1959-1960) - perdeu na ultima jornada do campeonato com o Belenenses. Não havia competições europeias na altura.
Jimmy Hagan - 26 jogos - 22 vitórias e 4 empates (1971-1972) - perdeu na 1ª mão dos QF da TCE com o Feyenoord.
John Mortimore - 26 jogos - 19 vitórias e 7 empates (1977-1978) - perdeu na 1ª mão dos QF da TCE com o Liverpool.
ROGER SCHMIDT - 25 jogos - 20 vitórias e 5 empates (2022/2023)

Próximos 3 jogos são da Taça da Liga e se tudo correr bem serão 4 jogos na Taça da Liga até ao jogo com o Sp. Braga em Braga. Três próximos jogos são com equipas da Liga 2. Com o novo formato da Taça da Liga, os quartos de final desta Taça da Liga fará com que venha uma equipa também ela sem a qualidade dum grande em Portugal. Temos todas as condições para chegar a Braga com 29 jogos invictos.

Pena não podermos contar com o Gonçalo Ramos para continuar a faturar. São já 14 golos esta época. O ponta de lança que não é bem ponta de lança e que não é matador continua a ser o melhor marcador do campeonato e do Benfica. Se continuar nesta média acabará o campeonato com 24 golos. O que diga-se, para um não matador, sem pénaltis, não está pior.


Sorteio da Taça de Portugal

OITAVOS
Ac. Viseu-Beira-Mar
Sp. Braga-V. Guimarães
Vilaverdense-B SAD
Nacional-Rabo de Peixe
Leixões-Famalicão
FC Porto-Arouca
V. Setúbal-Casa Pia
Varzim-BENFICA

QUARTOS
Vencedor do Ac. Viseu-Beira-Mar vs Vencedor do FC Porto-Arouca
Vencedor do V. Setúbal-Casa Pia vs Vencedor do Nacional-Rabo de Peixe
Vencedor do Sp. Braga-V. Guimarães vs Vencedor do Varzim-BENFICA
Vencedor do Leixões-Famalicão vs Vencedor do Vilaverdense-B SAD

MEIAS
1.ª mão:
Vencedor do V. Setúbal-Casa Pia vs Vencedor do Nacional-Rabo de Peixe contra Vencedor do Sp. Braga-V. Guimarães vs Vencedor do Varzim-BENFICA

Vencedor do Leixões-Famalicão vs Vencedor do Vilaverdense-B SAD contra Vencedor do Ac. Viseu-Beira-Mar vs Vencedor do FC Porto-Arouca

Estavam no sorteio, o 1º, 2º, 3º, 5º, 6º, 8º e 14º da 1ª Liga. 6º. 11º, 13º e 16º da 2ª Liga. 3 equipas da Liga 3 e 2 equipas do Campeonato de Portugal.

Curiosamente Benfica e Porto só se poderão defrontar na final. 

No ramo do Benfica ficou 1 equipa do Campeonato de Portugal, 2 equipa da Liga 3 e 1 equipa da Liga 2 e 4 equipas da Liga 1.
No ramo do Porto ficaram 1 equipa do Campeonato de Portugal, 1 equipa da Liga 3, 3 equipas da Liga 2 e 3 equipas da Liga 1.

Para mim o mais caricato é que no ramo do Benfica ficaram 1º, 3º, 5º e 6º da 1ª Liga. As quatro equipas da 1ª Liga a calhar neste ramo são top-6. E curiosamente jogamos fora as 2 eliminatórias a uma mão. 

Os calendários e os sorteios em Portugal para o Benfica costumam mesmo ser complicados. Seja como for, venha quem vier, é para estar no Jamor.

CARREGA BENFICA!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi