Siga-nos no Facebook

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Sem medo ó Rui Vitória!!!!


Este seria o plantel base com que Rui Vitória se deveria basear.

Dois jogadores por posição e bem definidas e só em circunstâncias especiais poderia haver algum tipo de alteração posicional. Por exemplo, os extremos estão trocados para procurarem mais jogo interior e naquelas posições o Talisca, Djuricic e Taarabt podem ocupar aquelas posições. Assim como o Gaitan pode ocupar a posição de médio ofensivo.

Eu sei que se calhar Pizzi não é o jogador ideal para a posição 8 mas é o melhor que temos no plantel a par de Cristante ou Talisca. Apostar no homem sem medo, dar rotinas e ritmo de jogo. O André Almeida poderá jogar no lugar de Fejsa se este não estiver em condições.

E não venham já com as tretas do Jonas sozinho na frente porque só jogará sozinho se não tiver apoio. Os extremos ao jogarem por dentro darão apoio tanto ao Jonas, ou outro avançado, assim como o 10 que estará nas suas costas.



Este seria o meu 11 base!!!!Está lá Sílvio porque nesta altura o Nelson está lesionado, senão eu até jogaria com Sílvio na esquerda no lugar de Eliseu.  Atenção que Djuricic, Taarabt ou mesmo Gaitan podem ganhar a posição 10 a Talisca mas para já seria este o meu onze.


Samaris é o melhor 6 que temos. Será ele a âncora da defesa e o jogador mais posicional, uma espécie de Javi Garcia para varrer aquela zona frontal e imediatamente à frente dos centrais. Também servirá para ser um apoio para a primeira fase de construção. O Pizzi é o melhor 8 que temos no plantel e tem de jogar porque o meio campo precisa de alguém que possa subir mais no terreno e nem André Almeida, nem Samaris o conseguem e se Rui Vitória soltar o Pizzi ele poderá subir mais no terreno.

O Talisca marcou o ano passado 12 golos, 99% deles como segundo avançado. É um jovem com enorme margem de progressão que não sendo uma estrela pode evoluir imenso mas é um jogador que gosta de ter bola, que muda muito bem o centro do jogo, que apoia bem o avançado mas tem de recuar mais para ir buscar bola à zona de Pizzi. Será ele a fazer a ligação entre o meio campo e o ataque, apoiado por Pizzi e pelos extremos que jogarão por dentro.

Os extremos estão trocado de forma a beneficiar o jogo interior e o apoio ao avançado e ao jogador que jogue na posição 10. A ideia é garantir sempre linhas de passe a quem tem a bola. Um losango no ataque constituído por Gaitan, Talisca, Jonas e Guedes tem tudo para destruir qualquer defesa desde que os jogadores sejam dinâmicos, procurem os apoios, dêem linhas de passe, façam diagonais quando Jonas desce para arrastar os centrais.

O Jonas será o ponta de lança!!! Meu Deus que já tudo levou as mãos à cabeça. Jonas pode perfeitamente jogar na frente "sozinho" porque efectivamente nunca estará sozinho por terá sempre nas costas Pizzi e Talisca e ao seu lado Gaitan e Guedes. A ideia é criar desequilíbrios interiores com a capacidade técnica de Jonas, Gaitan e Talisca. Passe curto, em apoio com 1-2 toques. Jonas baixa para a posição 10 e um dos extremos pode aparecer nas costas da defesa em diagonais. as trocas posicionais entre os 3 da frente mais Talisca serão importantes para desmontar a defesa e criar espaço até para a entrada de Pizzi.


O Benfica em posse seria mais ou menos isto.

Extremos mais por dentro, laterias bem aberto a darem profundidade, Pizzi e Talisca nas costas de Jonas.

O portador da bola terá sempre 2 linhas de passe.

O Samaris pode baixar para o meio dos centrais na primeira fase de construção mas terá sempre duas linhas de passe, Pizzi ou Talisca, poderá jogar também nas alas em Sílvio ou Nelson que terão os apoios de Pizzi para o Nelson e de Talisca para o Sílvio. Podem também jogar em Gaitan ou Guedes.

Em relação ao Jonas quero lembrar que é um dos jogadores mais inteligentes a jogar no nosso campeonato, aquele que lê o jogo como ninguém, aquele que sabe onde deve aparecer para meter a bola dentro da baliza, tem uma técnica fabulosa e atenção que mede 1,83m e joga bem de cabeça. Sim, e mais baixo que Jiménez e Mitroglu mas tem boa impulsão e posicionamento. Também não quero ver o Benfica a cruzar bolas atrás de bolas para a área, quero um futebol apoiado, com 1-2 toques, dinâmico, com diagonais.

Era assim que eu colocaria o Benfica a jogar mas eu não sou o Rui Vitóia mas sei que ele é bem capaz de fazer isto porque a base dele sempre foi o 4x2x3x1 ou o 4x3x3. Ele que ganhe coragem, que mande o 4x4x2 para um sitio que eu cá sei e seja fiel ás suas ideias de jogo. Não tenha medo de por mais estrangeiros que Portugueses se isso for o melhor para a equipa. Aposte em jovens de qualidade como Carcela, Talisca, Djuricic, Cristante e até Taarabt se ele se portar bem. Não tenhas medo de meter no banco Mitroglu e Jiménez ou até Jonas se os outros estiverem melhores. O importante é sempre a equipa, o colectivo, as vitórias

Não posso deixar passar o Renato Sanches, o Victor Andrade e o Nuno Santos. Estes três meninos é para estarem sempre com a equipa principal a serem trabalhados e num ou noutro jogo irem para o banco para irem entrando quando for possível. Basicamente é prepará-los e observá-los em contexto de elevada dificuldade de forma a ver se podem ser apostas efectivas na próxima época.

Vamos Rui Vitória!! Sem medo!!! Deixa de jogar com dois médios que não conseguem construir jogo da forma que precisamos, deixa de andar a jogar com um Jonas longe da baliza, deixa essas lateralizações e os cruzamentos atrás de cruzamentos, privilegia o jogo interior, aproveita a inteligência e a qualidade técnica de jogadores como Talisca, Gaitan ou Jonas.

CARREGA BENFICA!!!!



E-goi