Siga-nos no Facebook

domingo, 2 de agosto de 2020

Rescaldo de quase tudo... Muito mau.

Como o Rui escreveu ontem... Esta época não correspondeu minimamente às expectativas. Cada um adjetivará como achar melhor...

Foi a pior em algum tempo? Sim! Ganhamos uma supertaça, chegamos a final da taça e ficamos sem 2o no campeonato... Fica estabelecido o critério de avaliação do que é aquilo que cada um adjetivar.

(Dados anteriores a ontem)

Agora que acabou... Fazem-se as análises... 

Como escrevi 1001 vezes, para mim, o plantel era o melhor... Isso põe as culpas na gestão do mesmo. (Quando um treinador vão jogar uma final e não acha esse jogo o mais importante... Está tudo dito!)

Há jogadores do Benfica que são horríveis! E não... Não é o Pizzi, nem o Almeida... 
A defesa tem 4 jogadores (AA, RD, Jardel, Grimaldo), talvez 5 (TT) que podem fazer parte de um plantel do Benfica! No meio campo... Pizzi, Weigl, FL, Taarabt, Rafa... O resto (os Samaris da vida...) não é lixo (excepção de Gabriel que é lixo) mas não podem estar sequer no plantel. No ataque Chiquinho e Vinícius safam-se como suplentes... 
Estamos a falar de 12/13 jogadores que possam fazer parte do plantel... Alguns "enganaram" ou "deram tudo" na época passada, outros tiveram oportunidade esta época e "mataram-se" sozinhos. Faz parte.
Isto não é equivalente a dizer que o plantel não chegava e sobrava para vencer o campeonato ao porto do manafa, pepe, Marcano, sergio, uribe, otavio, marega, soares etc... Uma equipa tão espremida e tão má que viveu das bolas paradas!

Há quem fale na perda de qualidade nos jogadores do sector defensivo... Para mim, o maior decréscimo foi no sector ofensivo... Daí a falta de eficiência na finalização! Cardozo, Lima, Rodrigo, Jonas... As oportunidades para ganhar existiram... Faltou qualidade para a por lá dentro.

Sobre o treinador... Já falei... Demasiadas vezes e ontem foi mais um exemplo... Uns ganharam no trabalho do treinador enquanto os outros perderam no trabalho do treinador.
Como não sou de teorias da conspiração e não vejo factos que as suportem... Gostava de saber a explicação honesta de BL para este final de época... Não a explicação de jornal mas a honesta, a que ele acredita!

Sobre o presidente... É muito difícil defender esta época! 
Na minha opinião... Não pelo plantel mas pela gestão extra desportiva. Quem sou eu para dizer que faltou liderança? Nem tenho conhecimento de causa nem de facto... Mas que faltou algo... Faltou! Ponto. Desde intervenções nocivas como após o ataque ao autocarro a prolongar a liderança técnica de BL, passando por entrevistas sem sumo a "bananice" em tudo nesta fase final do campeonato (até a taça foi para Coimbra!).
Devemos mudar? Não sei!


Tenho muitas dúvidas e estou aberto a argumentos... Que é diferente do spin que corre desde 2009... Se 2009 a 2019 não me convenceu... Não é em 2020 que vai convencer.
Por um lado... "Atrás de mim virá quem bom de mim fará"... Se o critério de êxito passar a ser mínimo de 3 campeonatos por mandato (ou só vale para retirar LFV?)... Vamos passar a mudar de presidente a cada eleição! Também não acho que uma mudança tenha probabilidade de melhorar significativamente o Benfica...

Por outro lado... "De insubstituíveis estão os cemitérios cheios" mas o que não faltam são exemplos de incompetentes que afinal...


LFV não tem nada de novo a mostrar... É ver a última entrevista! (Ou a nossa análise). A estabilidade não é um objetivo per se e muito menos vejo a união como um valor... No entanto, como referi não vejo com grande probabilidade uma melhoria do Benfica devido á mudança de direção e tudo passa por aí. O mérito de LFV que nem os anti LFV conseguem negar (sucesso financeiro) não tem tido reflexo total naquilo que os adeptos querem ver (sucesso desportivo)... Mas como já disse, a análise de que o porto está falido e por isso o Benfica era obrigado a vencer é inverter a causa e o efeito... O porto está falido porque não reduz custos logo mantém, dentro do possível, a competitividade desportiva mesmo que rebente o clube... Se eu for competir numa corrida com um Ferrari que depois não consigo pagar, na corrida competi com um Ferrari.

Possibilidade vs probabilidade.
Neste mandato o Benfica, no futebol, venceu 2 títulos, 3 supertaças e 1 taça... 2 em 4 campeonatos, 4 em 8 troféus... 50% do total! A média histórica é inferior a isso... É possível melhorar? É. É provável melhorar? Respondam vocês... O que eu sei é que eu com qualquer presidente continuarei a ser benfiquista mas muitos dos que estão desesperados por mudar de presidente daqui a alguns anos respondem "eu até nem gosto de futebol, eles é que o ganham".

Que venha rápido a próxima época...

E-goi