Siga-nos no Facebook

domingo, 2 de agosto de 2020

Rescaldo de quase tudo... Muito mau.

Como o Rui escreveu ontem... Esta época não correspondeu minimamente às expectativas. Cada um adjetivará como achar melhor...

Foi a pior em algum tempo? Sim! Ganhamos uma supertaça, chegamos a final da taça e ficamos sem 2o no campeonato... Fica estabelecido o critério de avaliação do que é aquilo que cada um adjetivar.

(Dados anteriores a ontem)

Agora que acabou... Fazem-se as análises... 

Como escrevi 1001 vezes, para mim, o plantel era o melhor... Isso põe as culpas na gestão do mesmo. (Quando um treinador vão jogar uma final e não acha esse jogo o mais importante... Está tudo dito!)

Há jogadores do Benfica que são horríveis! E não... Não é o Pizzi, nem o Almeida... 
A defesa tem 4 jogadores (AA, RD, Jardel, Grimaldo), talvez 5 (TT) que podem fazer parte de um plantel do Benfica! No meio campo... Pizzi, Weigl, FL, Taarabt, Rafa... O resto (os Samaris da vida...) não é lixo (excepção de Gabriel que é lixo) mas não podem estar sequer no plantel. No ataque Chiquinho e Vinícius safam-se como suplentes... 
Estamos a falar de 12/13 jogadores que possam fazer parte do plantel... Alguns "enganaram" ou "deram tudo" na época passada, outros tiveram oportunidade esta época e "mataram-se" sozinhos. Faz parte.
Isto não é equivalente a dizer que o plantel não chegava e sobrava para vencer o campeonato ao porto do manafa, pepe, Marcano, sergio, uribe, otavio, marega, soares etc... Uma equipa tão espremida e tão má que viveu das bolas paradas!

Há quem fale na perda de qualidade nos jogadores do sector defensivo... Para mim, o maior decréscimo foi no sector ofensivo... Daí a falta de eficiência na finalização! Cardozo, Lima, Rodrigo, Jonas... As oportunidades para ganhar existiram... Faltou qualidade para a por lá dentro.

Sobre o treinador... Já falei... Demasiadas vezes e ontem foi mais um exemplo... Uns ganharam no trabalho do treinador enquanto os outros perderam no trabalho do treinador.
Como não sou de teorias da conspiração e não vejo factos que as suportem... Gostava de saber a explicação honesta de BL para este final de época... Não a explicação de jornal mas a honesta, a que ele acredita!

Sobre o presidente... É muito difícil defender esta época! 
Na minha opinião... Não pelo plantel mas pela gestão extra desportiva. Quem sou eu para dizer que faltou liderança? Nem tenho conhecimento de causa nem de facto... Mas que faltou algo... Faltou! Ponto. Desde intervenções nocivas como após o ataque ao autocarro a prolongar a liderança técnica de BL, passando por entrevistas sem sumo a "bananice" em tudo nesta fase final do campeonato (até a taça foi para Coimbra!).
Devemos mudar? Não sei!


Tenho muitas dúvidas e estou aberto a argumentos... Que é diferente do spin que corre desde 2009... Se 2009 a 2019 não me convenceu... Não é em 2020 que vai convencer.
Por um lado... "Atrás de mim virá quem bom de mim fará"... Se o critério de êxito passar a ser mínimo de 3 campeonatos por mandato (ou só vale para retirar LFV?)... Vamos passar a mudar de presidente a cada eleição! Também não acho que uma mudança tenha probabilidade de melhorar significativamente o Benfica...

Por outro lado... "De insubstituíveis estão os cemitérios cheios" mas o que não faltam são exemplos de incompetentes que afinal...


LFV não tem nada de novo a mostrar... É ver a última entrevista! (Ou a nossa análise). A estabilidade não é um objetivo per se e muito menos vejo a união como um valor... No entanto, como referi não vejo com grande probabilidade uma melhoria do Benfica devido á mudança de direção e tudo passa por aí. O mérito de LFV que nem os anti LFV conseguem negar (sucesso financeiro) não tem tido reflexo total naquilo que os adeptos querem ver (sucesso desportivo)... Mas como já disse, a análise de que o porto está falido e por isso o Benfica era obrigado a vencer é inverter a causa e o efeito... O porto está falido porque não reduz custos logo mantém, dentro do possível, a competitividade desportiva mesmo que rebente o clube... Se eu for competir numa corrida com um Ferrari que depois não consigo pagar, na corrida competi com um Ferrari.

Possibilidade vs probabilidade.
Neste mandato o Benfica, no futebol, venceu 2 títulos, 3 supertaças e 1 taça... 2 em 4 campeonatos, 4 em 8 troféus... 50% do total! A média histórica é inferior a isso... É possível melhorar? É. É provável melhorar? Respondam vocês... O que eu sei é que eu com qualquer presidente continuarei a ser benfiquista mas muitos dos que estão desesperados por mudar de presidente daqui a alguns anos respondem "eu até nem gosto de futebol, eles é que o ganham".

Que venha rápido a próxima época...

Comentários (93)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Ainda bem que terminou o pesadelo. 2020 tem sido horrível. Inadmissível o que se passou ontem. Voltaram os erros “a la Lage”. Tática de medo, substituições mal feitas (saída de Cervi foi crucial), jogadores nervosos e incrivelmente descrentes e incapazes.
Agora é fazer shutdown desta época e dar a JJ o poder para fazer um start com o nível e a grandeza que se exige ao Benfica. Comecemos um novo ciclo. Que LFV se deixe de ver luzinhas ou ouvir vozes do além porque já não vamos mais em cantigas. Ele tem pouco tempo para convencer o universo Benfiquista de que assume ter cometido erros, mas que não voltará a repeti-los. Nós, os sócios, vamos julgá-lo brevemente e se ele quer continuar o seu projeto, a parte desportiva (ver equipa de futebol) terá que ser de grande qualidade. Se há dinheiro, invista-se. Queremos um Benfica “imbatível “ em Portugal e que faça uma boa figura na Europa. Nós, os sócios, não voltaremos a cometer os mesmos erros de decisão porque amamos demais este Clube e queremos muitas vitórias e conquistas. Ganhar às vezes, não chega. E perder para quem é muito inferior a nós... dói demais. Vamos virar a página e escrever uma nova história de êxitos, já a partir de amanhã. Bom domingo pra todos.
11 respostas · activo há 243 semanas
Tenho para mim que os adeptos do Benfica não percebem grande coisa de futebol.
E este fórum não pára de me dar razão.
Na antevisão do jogo de ontem falava-se de um hacktrick do Pizzi, para que este se consagrasse como o melhor médio finalizador da história.
MAS O QUE É QUE ISTO?
ISTO NÃO É O BENFICA!
UM BENFICA AO SERVIÇO DAS ESTATÍSTICAS E RECORDES INDIVIDUAIS?

Depois pus-me a reflectir no Benfica dos últimos anos.
Tivemos uns bons desempenhos internamente com 2 jogadores em fim de carreira a liderar a equipa: Luisão na defesa e Jonas no ataque.
Como é que preparamos o futuro?
No caso de Luisão, apareceu um Lindelof que mostrou muita qualidade técnica e regularidade, que compensaram a pouca experiência.
Mas quando o Lindelof e o Luisão deixaram a equipa que é nos sobrou?
O Ruben Dias!
Bom jogador, mas quanto a mim sem as qualidades técnica e sobretudo a regularidade do Lindelof. Mesmo assim, a falange benfiquista ficou toda excitada pois era português e titular da seleção nacional. O chauvinismo em Portugal está mesmo para ficar!
E se com o Ruben Dias ficou-me a ideia que faltava experiência na defesa, quando juntamos o Ferro ainda mais.
Só que as vitórias escondem as fragilidades e a arrogância impedem a clareza nas análises.
Alguém teve a seriedade intelectual para analisar as derrotas da época passada?
Não! Fomos campeões e os jogos na taça de Portugal e na Liga Europa foram rapidamente esquecidos.

Falamos então no ataque benfiquista.
A afirmação de Jonas na equipa foi importante, mas virou dependência.
O Jonas quase veterano e com lesões crónicas, mas ninguém se preocupou em ter um suplente.
O Jonas chegou a fazer jogos de 90 minutos, com vitória segura na primeira hora de jogo... para que marca-se mais golos e fosse o melhor marcador.
Mas alguém sabe-me dizer quantos golos marcou o Jonas nas competições europeias?
Nos primeiros tempos do RV o Jonas tinha um suplente, que joga actualmente em Inglaterra: Jimenez.
Mas que ninguém acarinhou, apoiou, ou apostou.
Só dava Jonas. O tal quase veterano com lesões crónicas.
Ao Jimenez davam-se 5 ou 10 minutos no final do jogo, aliás o seu empresário veio falar disso há uns meses atrás.
O Jimenez foi transferido, o Jonas cada vez mais lesionado, e tivemos de contratar em toda urgência o Ferreyra e outro avançado que esqueci o nome.

Agora é a vez do Pizzi ter o clube a sua mercê para bater recordes!

Mas quando foi preciso fazer a diferença onde estava o Pizzi?
Foram 2 jovens de 19 anos - Renato Sanches e João Félix - que deram à equipa o equilíbrio necessário.
Aliás, nem é por acaso que as épocas a seguir à transferência desses jogadores foram catastróficas.
2 respostas · activo há 243 semanas
O Benfica tem qualidade técnica suficiente para ser competitivo e conquistar títulos internamente.
Faltam sobretudo 3 jogadores pilares para cada sector do terreno: defesa, meio-campo e ataque.
Jogadores que sejam líderes em campo: ligo não necessariamente craques, mas com sentido de equipa e REGULARES.
Em vez disso os adeptos pedem investimentos avultados arriscados e que podem custar-nos a liderança económica que temos actualmente.

E é por isto que eu digo que o problema maior do Benfica é a mentalidade dos benfiquistas que tornou-se a antítese da génese do Benfica.
O Benfica teve na sua história grandes dirigentes, treinadores, jogadores, e outros, mas que recusaram sempre querer ser maiores que o clube.
Lembrem-se do Cosme Damião ou do Eusébio.

Digam não aos RECORDES INDIVIDUAIS e peçam uma EQUIPA.

Saudações benfiquistas
1 resposta · activo há 243 semanas
Digam o que disserem... Há um Benfica antes de Weigl com poucos golos sofridos e um depois de Weigl que basicamente começa os jogos 0-1. Não é coincidência a baixa de forma com a chegada do alemão a ser a única mudança. Não é coincidência que não tenhamos sofrido golos apenas no jogo que ele saiu cedo e no que ele não jogou. Não é porque não acredito nisso.

A entrada dele matou a equipa. Seja por Lage e Veríssimo não conseguem encaixá-lo na equipa sem pré época ou por ser um jogador mau (apesar de estranhamente adorado por quase todos mesmo sem ter feito nada) e isso não me interessa. A pior contratação de sempre do Benfica em termos de jogadores. Não me lembro de nenhum que tenha tido um efeito tão nefasto na equipa e por tanto dinheiro. O efeito deste foi pior que o de Roberto e outros que passaram cá recentemente e espero sinceramente que não jogue mais pelo Benfica porque com ele parece que o jogo começa sempre 0-1.

Em termos do resto... O treinador acho que está resolvido para a próxima época. A comunicação do clube tem de mudar... É vergonhoso que os outros não percam uma oportunidade de atacar o nosso clube e nunca levem com resposta deixando os nossos jogadores e treinadores à mercê de tudo. E isso desmoraliza e tira agressividade porque eles repetem as mentiras deles tantas vezes...

Em termos de jogadores... Para mim não via mais no clube: Grimaldo e Weigl e tudo o que é da formação e não mostrou estofo é para emprestar ou despachar: os Tavares, o Ferro, Svilar, Zoblin... Por fim: Cervi. Gosto muito da atitude dele mas não é jogador para ser titular. Que resolvam as lacunas do plantel (o defesa esquerdo tem de saber defender, o meio campo tem de ter capacidade física para defender) para que possa não jogar.

Diego Souza pode ser devolvido... E o resto terá de ser reforços. Da formação o miúdo que meteu dois golos pode ficar na equipa principal e teríamos de ter mais dois no plantel para dar seguimento ao projecto mas não creio que seja algum dos que esteve lá este ano
2 respostas · activo há 243 semanas
Retirado do blogue Em Defesa do Benfica, "Existe um conglomerado de interesses vários e variados a funcionar como uma empresa que consegue fidelizar clientes utilizando o nome desse Clube aproveitando a existência de uma Paixão que foi transmitida por amigos e familiares."

Para quem acha que apostar no meteoro é um tiro no escuro, mais anos disto e o Benfica torna-se cada vez mais artificial.
1 resposta · activo há 243 semanas
O jogo de ontem refletiu o que foi a época. O Porto ganha com justiça mesmo não jogando nada de especial porque apresenta uma muito maior consistência defensiva. O Benfica não tem solidez defensiva (o comentador da RTP dizia, com toda a razão, que cada bola parada defensiva era um calafrio para o Benfica) o que acaba depois por se traduzir numa quebra generalizada de confiança e num sub-rendimento de jogadores cruciais. Veja-se o caso de Odysseas. Todos sabíamos que as saídas eram o ponto fraco dele. No começo da época parecia ter corrigido esse defeito mas agora esse defeito voltou em força e ontem, no lance do primeiro golo do Porto, foi o que se viu. Pela positiva, destaco, apesar de tudo, Jardel que até se tem apresentado em bom nível. Ah, se lhe tivessem sido dados mais minutos… Pela negativa, Nuno Tavares. Meu Deus, que falta de qualidade! Não fez um cruzamento de jeito. Para mim é um mistério como é que alguém, um dia, pode ter pensado que aquele jogador tinha lugar na equipa principal do Benfica. Enfim, os interesses financeiros de Jorge Mendes pesam muito. Espero que Jesus faça uma varridela geral na defesa!
Quanto ao presidente, sou e sempre fui a favor da limitação de mandatos. Os exemplos do mundo da política mostram bem as perversidades a que conduzem os mandatos indefinidos. Começam a misturar-se os interesses pessoais com os interesses da instituição com os primeiros a sobreporem-se aos segundos. Não tenho dúvidas que JJ exigirá um investimento substancial mas o problema é o que virá depois. JJ ficará 3 anos, se tudo correr bem, mas depois irá embora até porque se aproxima dos 70 anos e quererá ir para a seleção. E depois de JJ? Voltaremos ao registo destes últimos anos de falta de investimento e aposta em jogadores da formação sem qualidade?
1 resposta · activo há 243 semanas
"Também não acho que uma mudança tenha probabilidade de melhorar significativamente o Benfica..."
Porquê? São precisamente aqueles que vivem agarrados ao passado que não evoluem.
As mudanças não são todas para Vales e Azevedos, existem mudanças para melhor, mas quando se é céptico não se sai da cepa torta.
1 resposta · activo há 243 semanas
O problema está exatamente no início do texto: o plantel é o melhor, residindo o problema na gestão... Este foi o erro que estropiou a época: atacar várias competições com três centrais, um deles no ocaso da carreira e com vários problemas físicos, e outro numa progressiva e, até à data, irreversível perda das suas faculdades foi um verdadeiro ato suicida! Não vou estar a discorrer sobre as capacidades dos jogadores, mas qualquer pessoa entende que vários não têm, para já, condições de serem sequer suplentes! É algo absolutamente óbvio! Heresia: o plantel do Porto era melhor, mais adaptado do ponto de vista físico, mais sénior... E muitos galhofaram, com jactância, sobre a menoridade dos outros, não olhando para a sua casa, com atletas pouco sólidos, macios, sem capacidade de luta... A uma certa altura, ter-se-á confundido futebol com ballet. Finalmente, à entrada para o confinamento não foi preparado qualquer plano B, que permitisse lutar pelo que restava! Entregou-se, com uma final por jogar, a equipa a um adjunto sem préstimo para preparar um equipa capaz de honrar a história do Benfica! E nada tenho contra o rapaz, mas falamos de um clube profissional, que, oriundo de um país remediado, compra jogadores por vinte milhões...
Este presidente cometeu, esta época, os piores erros dos seus consulados. Muito à frente dos tripeiros? Não se brinque com um clube construído por tantos ao longo de mais de cem anos!
2 respostas · activo há 243 semanas
Também andam por aí uns ilustres que já afirmaram 1001 vezes que, na opinião deles, a terra é plana. Acontece que depois a realidade factual e objectiva choca de frente com o ilusionismo.

Ontem foi no global um jogo a roçar o lamentável das duas equipas. Um futebol horrível, mesquinho, especulador em quase todas as dimensões, até no que diz respeito à falta de público.

Ganhou a mais completa (defende mais ou menos bem, ataca de forma rústica mas incomodativa e depois cada bola parada é quase um pénalti; o Benfica defende em esforço e depois quer jogar mas torna-se uma equipa triste em três tempos, sem ideias, sem rasgo, sem fôlego) e a que apresenta melhores argumentos físicos e mentais.

A melhor equipa em campo foi a de arbitragem, sem dúvida!
1 resposta · activo há 243 semanas
Plantel mal construído e com várias lacunas.
Tem alguns jogadores de qualidade mas a maior parte tem que sair.
Devemos e penso que é isso que a direção vai fazer, construir um plantel para ganhar já na próxima época, mas que seja um início de um ciclo, os próximos 4 anos, de forte investimento no plantel.
1 resposta · activo há 243 semanas
mais uma vez 1 jogo triste de uma Equipa que tem medo da propria sombra
o primeiro golo e um erro do Ody, que para mim foi 1 dos melhores desta epoca miseravel, e pode acontecer
o segundo entao nao tenho palavras, Seferovic mete o jogador do Porto em jogo e depois ele e AA nao marcam ninguem o Mbemba aparece sozinho na cara do Ody que nao tem culpa nenhuma nesse golo como ja li algures que ali manda o redes.....
agora entrando mais nos problemas desta epoca que para mim vem de tras, os problemas desta equipa ja os tinhamos na epoca passada so que a vitoria no campeonato ofuscou
desde 2015 que nao temos treinador, e verdade que RV ganhou porque nao mexeu e apareceu 1 miudo chamado Renato S. depois em 2016 perdemos o miudo e o Gaitan mas apareceu Ederson Nelson S. Lindelof e contratamos Mitroglou voltou a nao mexer e ganhamos novamente mas no fim dessa epoca vendemos 4 jogadores por 125M e gastamos 9M no ano que podiamos ter conquistado o penta e a partir de 2017 temos perdido qualidade e temos contratado muito mal e em 2019 la apareceu JOAO FELIX e ainda tinhamos Jonas e conquistamos o campeonato
em 2 Epocas uma com RV e outra com BL foram os 2 miudos da formacao que nos deram o titulo.....
depois temos 1 presidente que quer mandar no futebol, coisa da qual nao percebe muito para nao dizer nada, com tiradas como laterais nunca mais vamos contratar estao todos no Seixal se isto nao e falta de conhecimento da coisa mais importante do que gere entao.....
eu enquanto tinhamos RGS BCC e Vieira a candidatos tinha defenido em quem iria votar mas agora apareceu JNL e amanha vira mais 1 candidato que vou ouvir com muito gosto para perceber as ideias desta candidatura para o Benfica.
se era claro para mim em quem votar antes de ter aparecido JNL agora tambem e claro que os meus votos nao serao em LFV (digo ja que ja votei LFV) vou ver este tal candidato de amanha para depois decidir
se sou exigente com LFV tambem o serei com outro Presidente porque acho que este BENFICA que o LFV vai ter ou vai deixar e muito melhor do que aquele que Vieira recebeu, disso nao tenho duvidas (tambem nao tenho duvidas dos meritos de LFV enquanto Presidente e que foram muitos)
ja o escrevi e disse muitas vezes que LFV nao soube sair do Benfica e agora arrisca a levar 1 pontape no rabo como perder as proximas eleicoes
esta Epoca que agora terminou nao e para esquecer mas sim para relembrar e nunca mais cometer estes erros
VIVA O BENFICA
6 respostas · activo há 243 semanas
Excelente artigo/analise!!!

Eu só posso falar do que vivi.

Para mim foi um enorme alivio e uma grandíssima alegria quando o Vilarinho venceu as eleições (dos melhores dias que tive como benfiquista) e acreditei nele quando apresentou Vieira como sendo seu substituto.
E a verdade está aí.

Em 30 anos (tenho 33), ganhamos mais com Vieira do que sem ele. E tudo o que se construiu e se ergueu não tem preço.
2 respostas · activo há 243 semanas
Uma desilusão total! O jogo foi o reflexo da epoca! O Benfica tinha tudo para Vencer, eles não foram(nem eram) melhores, não tem (nem tinham) melhor plantel , mas venceram! Os erros acontecem (e o 1 golo sofrido é uma falha enorme do Odysseias ,ele que tem sido dos melhores esta epoca) , e erros como esse ou qualquer outro infortunio podem acontecer a qualquer altura/momento, e quando acontecem tem de se ultrapassados, com mais, trabalho, mais raça, mais querer, mais acreditar, mais correr, mais alma, e isso foi o que faltou ontem, (e porventura na 2 volta), da parte de muitos dos jogadores e do treinador! Qualquer jogador/treinador do Benfica quando entram em campo tem de trabalhar e ter o mesmo (ou MAIS) querer, acreditar, correr, alma, e raça, e isso faltou ontem (e ao longo da 2 volta) a muitos dos jogadores e ( principalmente ao B lage , neste caso liderança), e foi a maior razão desta epoca ter corrido tão mal e para esquecer, o Mr Verissimo esteve mal (começou logo na conferencia pre jogo) e culminohou nas substituições ( não entendo a saida do Cervi estava a ser um dos melhores em campo, o melhor dos da frente), mas o Verissimo é o menor dos culpados pois entragarm lhe a batata quente e o Mr fez o que pode( Um abraço ao Verissimo fez o que pode, não sei se fica, se não espero que ele possa voltar em melhores circumstancias, e porventura para festejar a Conquista do titulo para o ano)! Este tem de ser um ano de ruptura, SIM, mas um ano de ruptura desportiva, da politica desportiva, e da comunicação! Não de uma ruptura Directiva ( com resalva de que gostaria de ouvir/conhecer as propostas/ideias/equipa do JNL) mas continuo a achar que a melhor solução Directiva , é a actual e o actual Presidente LFV! Não há ( com exepção dos verdadeiros) milagres, há trabalho, ambição, há obra, há projecto, e tudo isto esta Direção e o Presidente LFV já mostraram! Foram cometidos erros nos ultimos anos, SIM, esses erros tem de e VÃO ser corrigidos, SIM! Se algum candidato( e aqui refiro me SO ao JNL os outros 2 nem eu nem a grande maioria os consideram, um pelos motivos obvios, o seu comportamento vergonhoso ao longo dos ultimos 4 anos) agora promete o que promete e pode apresentar qualquer projecto ambicioso, fa-lo porque existem condições para tal criadas por esta Direção e pelo LFV, pelo trabalho obra e projecto desta Direção e pelo LFV! Se (algum candidato) agora se procupa com as financas, é porque existem financas, e existem porque esta Direção e o LFV criaram condiçeõs para as ter! Ontem apos o apito final relembrei aquela tristeza de que senti , quando perdemos aquela final para o Mr R Vitoria e que culminou com 2 anos de sermos melhores, de termos melhores planteis, de termos TUDO para Vencer Tudo, e de não termos conseguido! Foi posto tudo em causa! E foi ultrpassado (depois vieram 4 anos onde Vencemos TUDO) e isso foi conseguido, com a estabilidade, com a preserverança, com o trabalho, com a obra e com o projecto desta Direção e do LFV! Não foi um prometer, foi um fazer, da parte da Direção e do LFV , e Vai voltar a acontecer! SIM VAI! Há mudanças a fazer, SIM, no futebol, na politica desportiva e na comunicação, mas estas já estão a ser e VÃO ser feitas , um novo Mr, já está, uma nova politica desportiva, já anunciada , o reforço do plantel (que vai ser feito) , e as mudanças estruturais ao nivel do departamento de futebol e especialmente comunicação, (que vão ser feitas)! Carrega Benfica!

Pelo Benfica

Rumo ao 38

Red 1
2 respostas · activo há 243 semanas
Desculpem mas não posso deixar de ficar indignado com o comentário do candidato RGS.
Como pode ele fazer um comentário tão descabido e eleitoralista num momento destes? Acusar LFV de não ser Benfiquista e ler o que RGS disse, fico com dúvidas do Benfiquismo deste senhor. É mais um que quer ganhar a qualquer preço.
1 resposta · activo há 243 semanas
Neste momento só sinto uma enorme e profunda tristeza, "meus irmãos de armas", os inúmeros sócios e adeptos do Benfica que acreditam piamente que vai ficar tudo bem.

Um Clube a caminhar para 120 anos de vida, refém de uma ideia peregrina de orfandade, de divida de gratidão, do "eu ou o caos".

Eu sigo o nosso Clube desde o final da década de 70, e é com sinceridade que digo, eu não compreendo na totalidade o que se está a passar com a identidade intrínseca dos Benfiquistas.
Provavelmente a culpa é minha, terei parado no tempo.

Depois de ler o texto do A.Miguens, logo apelidado de falácia de autoridade, percebi que existem mais que sentem o mesmo. Porque existem ainda os que tudo fazem em Defesa do Benfica.

É difícil explicar o que não foi sentido, até porque o nosso imaginário também nos pode confundir.

Neste momento, como sócio do Clube, sinto o mesmo que senti uma única outra vez - o Benfica está a ser desidentificado da sua génese e história.

Há quem se entretenha com resultados financeiros e desportivos, com património e putativas hegemonias.
O Benfica foi sendo corroído por uma doença parasitária, a falta de identidade e a substituição do sentimento de pertença colectiva pela fragmentação e estratificação da massa adepta.

Eu simplesmente sinto-me triste.
Fazendo jus à nossa divisa, "E Pluribus Unum", se sempre me senti como Benfiquista como mais um, Hoje como Benfiquista sinto-me um a mais!

Viva o Benfica!
18 respostas · activo há 243 semanas
Viva Nuno,

Dando a minha opinião de leiga e partindo do principio que percebi o que disse, não concordo que tenhamos melhor plantel que o FCP. Acho que já o disse há uns tempos, temos melhor qualidade técnica individual - a excepção do Alex Teles que, confesso, me enche as medidas - mas isso não se traduz em melhor equipa. O FCP tem mais físico, são mais solidários entre si, compensam a falta de virtuosismo, digamos assim, como intensidade e, de facto, para eles o jogo só acaba quando o arbitro apita. Resumindo têm melhor equipa, têm as cigarras, as formigas e os tractores, não sei se me fiz entender.
Como já disseram aqui,e eu concordo, os desequilibros na equipa não é desta época, já o ano passado havia lacunas que não foram colmatadas e, este ano, para nossa tristeza, foram postas a nu sem apelo nem agravo.
No entanto, concordo que em determinadas alturas o treinador, neste caso BL, teve responsabilidade com leituras de jogo deficientes e "inventando" um bocadinho fazendo ainda decair mais o rendimento dos jogadores. Também me parece que falta um líder no balneário, alguém que dê um berro e reúna as tropas em momentos cruciais. è o que me parece mas estou longe de ser especialista nestes assuntos.

Eu também gostava de saber a versão do BL, não que adiantasse muito mas, de um ponto de vista racional não é compreensível o que se passou, incluindo a forma como foi gerida a sua saída do Benfica. Uma coisa é sair, outra é ser escorraçado daquela forma, esteve péssimo LFV e já não é a primeira vez, pois com RV foi a mesma coisa.

A gestão/politica desportiva que não foi bem sucedida. De que me lembro, retirando aqueles anos de travessia do deserto, é talvez o pior ano de LFV. Acredito, porém, que vai a tempo de corrigir erros, penso que já o está a tentar fazer, a ver vamos se se traduz em resultados. Não sei se a contratação do JJ é um bom principio, os holofotes estão ligados e ou as coisas correm bem logo de inicio, ou vais ser uma guerra a todos niveis e quadrantes.Seja como for, é o meu treinador e as vitórias dele serão as do Benfica.

" O porto está falido porque não reduz custos logo mantém, dentro do possível, a competitividade desportiva mesmo que rebente o clube... Se eu for competir numa corrida com um Ferrari que depois não consigo pagar, na corrida competi com um Ferrari." - Isto não diminui a nossa azia, mas de facto não devia ser difícil compreender o que diz.

Gostei do texto, boa análise no meu entender.
8 respostas · activo há 243 semanas
Estou muito triste, mas não com o resultado de ontem. Só quem acha que os problemas que temos se iam resolver com uma vitória ontem é que poderá ficar realmente triste com este tipo de desfecho.
Não, estou triste porque depois de ver décadas de Benfica, os Benfiquistas ainda não perceberam que por muito bom ou mau que seja o presidente, o Benfica não pode ganhar, ou raramente ganha, quando os jogadores são assobiados a jogar na Catedral, agredidos no seu próprio autocarro ou ameaçados em sua própria casa.
Claro que não ter líderes e gente de cabedal na equipa piora tudo, mas eu já vi grandes equipas, com grandes jogadores (e, segundo alguns, grandes presidentes) ficarem arredadas de títulos de forma muito mais vergonhosa que esta época e nem lá estava o malvado do Vieira.
Os saudosistas dos anos 70 e 80 lembram-se dos grandes jogos europeus e da Luz cheia com Sportings e Portos, mas não se lembram das casas que tínhamos contra Salgueiros, Tirsenses, Campomaiorenses e outros. Não se lembram do Nené e do Jordão serem assobiados lá do alto do anel dos exigentes. Não se lembram como estavam as modalidades, não se lembram dos mecenas e das cadeiras a voar nas assembleias gerais.
A única coisa que mudou foi a quantidade de dinheiro que é precisa para fazer uma equipa e construir um clube competitivo na era pós-Bosman e e pós-petrodólares, porque de resto está "tudo" igual.
Cometeram-se erros esta época? Claro que sim. Principalmente quando, após o milagre do ano passado, nada se fez para precaver aquilo que já tínhamos visto: pouca capacidade física, pouca maturidade, falta de uma voz de comando. Tudo isto aliado aos exigentes que aos 20 minutos já estão a assobiar o Tino ou Pizzi, mais a vergonha que foi o jogo no Dragão, e o resultado dificilmente seria outro.
Isto para dizer que concordo com a linha geral que o Nuno lança: "O que eu sei é que eu com qualquer presidente continuarei a ser benfiquista mas muitos dos que estão desesperados por mudar de presidente daqui a alguns anos respondem "eu até nem gosto de futebol, eles é que o ganham".

Enquanto não nos mentalizarmos (e não vejo isso a acontecer, pelo contrário), que o Benfica só ganha com todos unidos (alô 0-3 contra os lagartos em casa?), o ambiente será este. O Benfica que temos será este.
Se, pelo contrário, com ou sem mudança em outubro, continuarem uns a defender o Luis, o Azevedo ou Noronha, o Sport Lisboa e Benfica continuará a ter cada vez menos adeptos e os intervencionados continuarão a cagar e a mijar na nossa cabeça.
1 resposta · activo há 243 semanas
PARTE 1. Primeiro, saudar o Nuno por mostrar alguma abertura de espírito sobre uma mudança de direcção.

"não vejo com grande probabilidade uma melhoria do Benfica devido á mudança de direção"

Revi-me nesta teoria durante anos. Sabendo o que sei hoje provavelmente estive do lado errado, mas sempre quis dar o benefício da dúvida, porque se via um rumo, o clube crescia de forma real, mesmo nas derrotas, apesar de nunca ter tido ilusões sobre o que representa Vieira. Além disto, praticamente todos os escândalos explodiram no último mandato. Antes disso havia pouco além do "diz que disse". E, claro, quando as listas alternativas são ridículas, escolhe-se o mal menor. O futebol português é liderado pelos Vieiras, Pintos da Costas, Majores, Salvadores, e companhia. Passar uma vida inteira a lidar com isto alimenta um grande conformismo e erode valores que deviam ser básicos.

Isto era o passado, hoje temos o presente, com uma alternativa real e ultra credível, por todas as perspectivas. No A alternativa é João Noronha Lopes. Vamos por partes:

Benfiquismo: claramente acima de Vieira. Foi uma das pessoas que esteve na linha da frente para correr com Vale e Azevedo e na recuperação do clube, naquele que foi provavelmente o período mais importante em 80 anos de Benfica. Nunca se meteu em bicos de pés, nunca criticou nas derrotas, nunca fez parte de grupinhos de notáveis, nunca andou em programas reles de tv. Mas também nunca se desligou do clube, simplesmente aparece no momento indicado para defender os interesses do Benfica, pela segunda vez em 20 anos. Não é conversa, é PRÁTICA.

Mas vamos ignorar o "benfiquismo", porque benfiquistas somos milhões, e quase todos desde que nasceram.

GESTÃO: aqui a diferença ainda é maior, Noronha Lopes vive num universo diferente de Vieira.

Director of Franchising/Head of Legal Affairs for Portugal and South Europe. McDonald's Portugal jan de 2000 – dez de 2001.
Corporate Vice President, Chief Franchising Officer Worldwide. McDonald's Corporation set de 2015 – mar de 2018

Este é o seu percurso na McDonald's. 18 anos!

Receitas do Benfica: 250/300 milhões de €.
Receitas da McDonalds: 20 MIL MILHÕES de €.

Trata-se de uma empresa com dinheiro "infinito", ou seja, que vai buscar qualquer pessoa no planeta. Ora, foi buscar um português. Noronha Lopes. E promoveu-o. Várias vezes. Mostrou trabalho, capacidade. E onde está hoje?

Executive In Residence
Católica Lisbon School of Business and Economics
mai de 2018 – até o momento

Se Noronha Lopes não está preparado para gerir o Benfica, do ponto de vista ético, racional e emocional, pergunto quem está...
5 respostas · activo há 243 semanas
PARTE 2. E vamos ser claros: Noronha Lopes ASSUME o que de bom foi feito. Não quer deitar abaixo, não quer guerras, não quer facções. Quer elevar o trabalho feito para um nível muito superior. Não em campeonatos, mas sim em TUDO. Por isso fala nos estatutos, por isso fala várias vezes em transparência e credibilidade. Quem trabalhou num gigante como é a McDonalds sabe o que é a credibilidade real, por oposição à credibilidade de quem aperta o pescoço a um sócio e nem se digna a pedir desculpa publicamente, de quem diz que "não há claques", de quem afirma que o Paulo Gonçalves era uma espécie de administrativo ou faz comunicados a dizer que "é só um crime fiscal". Etc. etc. etc.

Desportivamente, que a meu ver é o menos relevante no contexto actual, a defesa que podia ser feita em mandatos anteriores tornou-se totalmente insustentável.

2015 - Jesus sai porque "é impossível planear o futuro com ele e não serve para o Projecto".
2020 - Jesus entra com um contrato de 25 milhões (mais € menos €).

Objectivamente há alguma coisa de brilhante na gestão do futebol em 2020? Nada. Nem treinador, nem plantel (como é reconhecido no texto), nem estrutura, que bateu no fundo esta época (e RDT, Ferreyra, Castillo despachados em meses, ridículo). O feito extraordinário deste mandato foi uma venda: Félix.

Vieira fez imenso pelo clube, mas pelas indicações até ao momento Noronha Lopes tem acumula as características necessárias para elevar o Benfica do nível essencialmente nacional em que está hoje, no pior sentido (tacanhez, guerrinhas, cartilhas, processos infindáveis, falta de transparência, etc.), para o patamar internacional a que se habitou a trabalhar na McDonalds.

Tudo é importante, mas essencial é que o Benfica seja um clube que respeite e valorize a massa adepta e a participação democrática, que seja credível a nível nacional e internacional, e que seja gerido responsavelmente, e não em função da manutenção do poder pessoal.

Até ao momento tudo indica que Noronha Lopes tem capacidade para implementar grandes mudanças para melhor no clube. Falta conhecer os detalhes do programa, mas uma coisa é certa: as prioridades de Vieira são radicalmente diferentes das de Noronha Lopes.

Há uma escolha real para fazer, entre duas personalidades, dois modos de olhar para o Benfica, para os sócios, para a história do clube, e para os valores éticos que qualquer instituição deve ter em 2020.
2 respostas · activo há 243 semanas
"Atrás de mim virá quem bom de mim fará" mas isso tem sempre umas excepções o vilarinho, o lage, e esperemos o próximo treinador.

o problema não é o presidente não ter nada para mostrar de novo em entrevistas, é ele nas duas ultimas que fez ter enterrado os treinadores ao não dizer que o jejum nunca mais a sequência das mesmas foram iguais em cinco jogos uma vitoria.

vamos lá a ser correctos neste mandato conquistamos 4 troféus em 11 o que não dá 50%.
e não sendo uma analise ao mandato, mas também não o era o 5 em 6, nos últimos tres anos em 11 possíveis conquistamos apenas 3, 2 delas supertaças, o que mostra uma tendência para a baixa.

"eu até nem gosto de futebol, eles é que o ganham" mas isso também se aplica com a mesma propriedade aqueles que acham que se deve fazer uma estátua ao vieira e que é ele ou o caos, alias a muitos desses acontece como aqueles que votaram no vale evaporaram que hoje não se encontra ninguém que tenha votado nele.
por exemplo existe malta que acha que a culpa é dos adeptos porque gostam de grimaldos, weigls, dantas etc jogadores bons tecnicamente mas sem agressividade, mas depois quem os contrata não tem culpa nenhuma para estes todos tem a culpa menos o presidente que é vitima dos erros dos outros só o que é bem feito é que é mérito do presidente.
2 respostas · activo há 243 semanas
E ainda há Benfiquistas que apresentaram publicamente os parabens a esta corja : https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/f...
Nem na hora da vitória, estes energumenos imbecis nos esquecem! São mesmo pequeninos!
Se dúvidas houvesse que este blogue é vieirista, estão completamente dissipadas.
Em 18 anos de Vieira temos :

7 campeonatos
3 taças de Portugal

entretanto o Porto no mesmo período tem :

11 campeonatos
6 taças de Portugal
1 champions
2 liga Europa

48 jogos entre Benfica e Porto

24 vitórias do Porto
13 vitórias do Benfica
11 empates

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi