Com o inicio da época desportiva muito se fala sobre aquilo que a equipa tem obrigação de conseguir. Que objectivos deve alcançar. No caso do Benfica, e das equipas grandes em Portugal, a ideia que passa é sempre a de "entrar para ganhar todas as competições nacionais". Nos últimos anos de Benfica essa ideia já tem uma nova vertente que é "ser campeão não perdendo um único jogo", ou então já temos de ver com quantos pontos de avanço chegamos ao final para tentar perceber se é uma época positiva ou negativa. Ou seja, já não estamos apenas a ser exigentes no título mas também com quantos de avanço é que somos campeões.
Posto isto, acho interessante, até para memória futura dos que aqui irão comentar (vai ficar registado amigos), perceber quais os objectivos que vêem para o clube. Somos vencedores da Supertaça por isso podemos riscar esse objectivo para o debate. Estamos presentes neste momento em 4 competições distintas.
- Liga NOS
- Taça de Portugal Placard
- Liga dos Campeões / Competições Europeias
Quais os objectivos de uma época de sucesso?
Quais os objectivos de uma época de requisitos mínimos?
Quais os objectivos de uma época de insucesso?
E já agora, gostaria que fossem explícitos. Ou seja, se acham que ser campeão "não chega", se acham que o Benfica tem de fazer 90 pontos. Ou ter 15 pontos de avanço sobre o segundo. Que o digam. O mesmo para as competições europeias. Sejamos concretos, com o grupo que nos calhou quantos pontos acham uma campanha de sucesso? O mínimo? E o descalabro?
Para mim estes são os objectivos que considero. Não falo em pontos de avanço no campeonato porque considero isso uma tolice, mas li pessoal dizer que tínhamos de ganhar com mais pontos de avanço do que nos últimos anos para que fosse uma época de sucesso. Obviamente no caso de aparecer as duas competições europeias é ou uma coisa ou outra. E para ser aquilo que está no título de cada quadro tem de acontecer TUDO aquilo que está em seguida.
Só para deixar aqui uma pequena nota, as jornadas da Liga dos Campeões não apanham nenhum jogo dito "grande" nem antes nem depois. Isso poderá acontecer em Fevereiro numa fase mais avançada das competições europeias. Não há portanto essa pressão acrescida.
São 5 competições aquelas que o Benfica irá disputar em futebol sénior. Já temos um troféu no Cosme Damião. Faltam quatro competições.
Encontro marcado para Maio quando poderemos comparar o que foi dito.
Para mim estes são os objectivos que considero. Não falo em pontos de avanço no campeonato porque considero isso uma tolice, mas li pessoal dizer que tínhamos de ganhar com mais pontos de avanço do que nos últimos anos para que fosse uma época de sucesso. Obviamente no caso de aparecer as duas competições europeias é ou uma coisa ou outra. E para ser aquilo que está no título de cada quadro tem de acontecer TUDO aquilo que está em seguida.
Só para deixar aqui uma pequena nota, as jornadas da Liga dos Campeões não apanham nenhum jogo dito "grande" nem antes nem depois. Isso poderá acontecer em Fevereiro numa fase mais avançada das competições europeias. Não há portanto essa pressão acrescida.
São 5 competições aquelas que o Benfica irá disputar em futebol sénior. Já temos um troféu no Cosme Damião. Faltam quatro competições.
Encontro marcado para Maio quando poderemos comparar o que foi dito.
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
SLB4ever B/F · há 291 semanas
Gus · há 291 semanas
O campeonato é o objectivo principal, obviamente. Mas com este plantel, ganhar, até em igualdade pontual, já seria óptimo. Acho também que temos de inverter rapidamente as prestações na Taça de Portugal, não só chegando à final, como ganhando. O nosso palmarés nesta competição nos últimos anos é muito mau.
Nas competições europeias não estou nada optimista. Mais uma vez acho que, com este plantel, difcilmente faremos algo de especial. Vai ser muito dificil passar o grupo. Talvez na liga europa tenhamos equipa para chegar a umas meias-finais.
A taça da liga é-me indiferente.
troza · há 291 semanas
Época de sucesso é ganhar pelo menos mais dois títulos internos (se não for o campeonato, que se assegure a presença na liga dos campeões) e uma boa prestação na europa (8ºs ou melhor na champion, meia final ou melhor na liga europa), isto porque não se ganha sempre... mas de preferência incluiria o campeonato.
Os mínimos dos mínimos, para "salvar" uma época má: presença na liga dos campeões para o ano (se ficarmos em segundo depende das pré-eliminatórias do ano anterior) e boa prestação na europa (o mesmo que anteriormente).
Oliveira · há 291 semanas
Ou seja o bolo é o campeonato e o resto são as coberturas. Quanto à Europa, para mim, é claro que esta ideia mais ou menos disseminada que o SLB tem que provar alguma coisa na LC é o argumentos de quem mais nada tem para atacar o SLB.
É verdade que Vieira desde 2004, muito ante de RGS sequer sonhar com isso, assumiu ter o sonho de ganhar a LC.
É bom sonhar e trabalhar para concretizar os sonhos . Outra coisa é certos lunáticos, e a aqui incluo o RGS, definirem a conquista da CL como um objectivo perfeitamente ao alcance. Isso para mim é fantasioso e pouco sério. Para saber o porquê é só perguntar ao PSG e ao City, por exemplo.
Gostava de ir à final da Taça para poder ir ao Jamor em festa e se possível com uma final com a minha querida AAC.
A taça da Liga é uma objectivo decorrente da obrigatoriedade de uma clube como o SLB que é ganhar todos os jogos que disputa.
Dr. Foca 82p · há 291 semanas
Uma época em que o Benfica vença uma competição europeia, já seria uma época de sonho, mesmo que não ganhasse mais nada.
Realisticamente, vencer o campeonato é para mim uma boa época. Se a isso juntarmos outra competição interna, e uma passagem ao oitavos da LC, considero uma época muito boa! E chegando aos quartos seria excelente.
Isto são balizas mais ou menos variáveis, porque acho que temos de fazer uma avaliação a final, tendo em consideração as dificuldades que forem sendo encontradas, desde lesões a outros imponderáveis.
Só considero um descalabro completo se ficarmos abaixo do segundo lugar no campeonato, e não conseguirmos vencer nenhuma outra competição interna!
Quanto à questão de vencer por poucos ou muitos pontos, acho idiota! Ganhar é ganhar!
Mas se já será diferente se ficar em segundo a 20 pontos ou com uma diferença pequena entre 1 a 5 pontos.
Edu68 · há 291 semanas
Olhando para o momento atual da equipa e partindo do principio que o seu nivel exibicional / resultados, se manterá na linha do que tem vindo a suceder desde que B. Lage pegou na equipa, eu aposto no quadro 2, época de sucesso.
Ser "apenas" campeão e perder finais (quadro 3), para mim, seria uma época que chamaria de "Agridoce", com sabor a pouco!
Embora eu acredite não ser possivel acontecer, o descalabro (quadro 4) acontecerá se sairem, no mercado de inverno, jogadores como Ruben, Ferro, Florentino, Gabriel, Rafa e Pizzi, sem serem devidamente substituidos.
No entanto, eu acredito na mensagem do André Almeida, "O nosso normal é muito dificil de fazer", pois têm mostrado isso mesmo dentro de campo (salvo naquele desastroso jogo contra o fêkêpê).
É dificil mas têm-no feito; Logo, é "normal" que uma época de sucesso possa levar-nos ao Marquês para festejarmos novas e várias conquistas.
Daqui a oito meses e meio saberemos!
Nuno_Martins 105p · há 290 semanas
Se só ganhares isso... Os mínimos estão cumpridos. Cumprir os mínimos sem ganhar o campeonato seria as duas taças (á Sporting) e meias da LE ou 4os da LC...
Acredito plenamente que este plantel dá para ganhar o campeonato e juntar uma ou as duas taças!
benfiquistaantagonista 2p · há 290 semanas
Mínimos:
- Campeonato
- Uma taça entre taça da liga e taça de Portugal.
- 3° lugar na fase de grupos da Champions e boa prova na Europa League.
Sucesso:
- Campeonato
- Uma taça entre taça da liga e taça de Portugal.
- 2° lugar na fase de grupos da Champions.
Acima das expectativas seria qualquer coisa acima da época de sucesso.
G G 84p · há 290 semanas
Ganhar todas as competições internas e passar a fase de grupos da Champions.
Quais os objectivos de uma época de requisitos mínimos?
Terceiro lugar na fase de grupo da Champions continuando nas competições europeias;
Passar pelo menos mais uma eliminatória na Liga Europa;
Segundo lugar no campeonato que dá acesso à pré eliminatória da Champions;
Além da Supertaça, ganhar mais uma competição interna;
Quais os objectivos de uma época de insucesso?
Não ficar pelo menos em segundo no campeonato;
Ficar em 4 no grupo da Champions;
Não ganhar mais nenhuma competição interna além da Supertaça já conquistada;
CML · há 290 semanas
No entanto ganhar o campeonato e a Liga dos Campeões teria de ser considerada uma época de sonho. Ganhar a Champions no atual contexto europeu seria sempre algo fenomenal, superior até ao alcançado nos anos 60, pois hoje em dia a diferença de qualidade e nos meios económicos entre as equipas é muito grande. O feito do Ajax do ano passado não se repete todos os anos.
Em relação à questão das diferenças pontuais entre o 1.º e o 2.º classificado é apenas conversa para encher chouriço e atacar a direção do Benfica, num campeonato em que normalmente há duas/três equipas com valor muito superior às outras, estranho é que não seja a maioria das vezes disputado até ao fim. Ainda que nestes últimos 6 anos a diferença pontual entre o Benfica e quem tem ficado atrás só não é maior porque há sempre um deles, quando não mesmo os outros dois, a ser levado ao colo...
Dr. Ghozé Pablito · há 290 semanas
Temos vantagem ao nível do plantel e treinador, estrutura, sócios e adeptos, mas estamos em desvantagem ao nível de arbitragens, comunicação social, autoridades desportivas e bastidores da indústria.
Nestas circunstâncias e neste momento, ser campeão deixar-me-à minimamente satisfeito. Se a isso juntarmos a taça de Portugal considerarei uma época boa.
Em relação às competições europeias eu devo ser deficiente porque não as considero essenciais. As diferenças entre países, orçamentos, peso específico das equipas, etc, é tão grande que o sucesso nessas provas é sempre dependente de tantos e tantos fatores que será sempre difícil uma avaliação prévia. Claro que fazer 0 pontos é algo confrangedor até para uma equipa portuguesa, especialmente o Benfica, mas lembro-me de um ano, com JJ, que fizemos, se não me engano, 10 pontos que em condições normais daria para passar mas dadas as circunstâncias específicas do grupo não deu para passar.
Tudo isto mudará de figura se Bruno Lage conseguir por a equipa brevemente a carburar como todos esperamos. Nessa altura talvez as nossas «exigências» subam um ou dois patamares :)
Nuno_Martins 105p · há 290 semanas
Objetivo do Benfica? TODOS os da época de sonho!
Classificar a época em função dos objetivos atingidos... É diferente... E o meu comentário anterior é referente a isso.
Rudolfo Dias · há 290 semanas
1-Campeões nacionais
2-Entre a Taça de Portugal e a da Liga, ganhar uma e infelizmente perder outra
3-Liga dos campeões: ficarmos em terceiro e ganharmos a LE ou passarmos a fase de grupos e chegarmos às meias finais.
Época de sucesso para o Vieira
1-O Mendes conseguir vender o Rúben por 50 M€
2-O Mendes conseguir vender o Florentino por 88M€
3-O Mendes conseguir vender o Grimaldo por 25M€
(fora comissões)
PS:Rui Dias, deixa-me em paz.
benfiquistaantagonista 2p · há 290 semanas
- Da direcção, apenas limitados pelos seus recursos financeiros e consequentemente pela sua capacidade de gestão de recursos humanos.
- Da equipa técnica, limitados pelos seus recursos humanos.
Além disso associado á colocação de objetivos também há o momento em que se está a colocar esses objectivos:
- Se estivermos a colocar esses objectivos agora, estamos limitados pela construção do plantel visto que as transferências estão fechadas. É um objetivo que agora está quase só dependente da equipa técnica.
- Anteriormente ao fecho de mercado estaríamos também a avaliar a capacidade de gestão desportiva na criação do plantel.
Deixando estas questões em aberto iremos estar a discutir coisas diferentes...
Lenhas · há 290 semanas
Muito bom: campeonato, uma taça, 1/4 da CL ou 1/2 da LE
Bom: campeonato, uma taça, 3o no grupo da CL ou não ganhando campeonato, duas taças e 1/2 CL ou final LE
Mau: não ganhar campeonato nem ambas as taças internas.
Chakraindigo · há 290 semanas
Época de Sonho
Campeão Europeu ou vencedor da Liga Europa
Época de Sucesso
Campeão Nacional
Taça Portugal
1/8 ou 1/4 da CL ou final da LE
Minimos Olimpicos
Campeão ou Taça
Taça da Liga
1/8 CL ou 1/2 da LE
Descalabro
Naõ ganhar nenhuma prova
Não ficar pelo menos em 3º nos grupos da CL
Miserável
Não ficar pelo menos em 2º no campeonato
Não ir pelo menos as meias finais da taça de Portugal
Não ir pelo menos as meias finais da taça da Liga
Ficar em 4º nos grupos da CL
Eliminado nos 1/8 da LE
Inconcebível
Não é possivel, ahahahah
Antonio Martins · há 290 semanas
Um abraco
Antonio Martins
P4rthen0n 14p · há 290 semanas
As minhas expectativas para esta época, são
1) ser novamente campeão;
2) e passar a fase de grupos da Champions;
3) e vencer pelo menos 1 Taça;
Aquilo que eu considero como o mínimo possível que automaticamente garante o sucesso da época (mesmo que exista uma falha em tudo o resto) é uma destas duas condições:
A) vitória no campeonato (muito possível, somos favoritos);
B) ou conquistar a Champions (altamente improvavel);
C) ou conquistar a Liga Europa;
D) ou chegar à final da Champions;
O cenário A foi o que se verificou no ano passado, onde a conquista do campeonato "limpou" a falha em toda em linha que tivemos no resto (horrível participação na Champs + eliminação nas 2 Taças).
O cenário D creio que seja o mais polémico, mas bolas, chegar à final da Champions 30 anos depois teria de ser considerado como algo positivo e uma boa época.
Depois há os cenários negativos, como por exemplo falhar o acesso à Champions (péssimo desportiva e financeiramente), ou ter apenas 0-1-2 Taças conquistadas para mostrar, etc.
Conquistar Taças é sempre bom, mas só serve para aumentar o número de troféus, não chega para salvar épocas.
Xico · há 290 semanas
1. Coates em versão murphyana de 'serial penalteiro' contra o Rio Ave, dando azo até a um bem apanhado neologismo na capa deste jornal, trinálti. Seferovic em versão hitchcockiana, falhando três golos cantados na primeira parte em Braga. Marco Pereira, guardião do Santa Clara, em versão maximal, defendendo os dois penáltis contra a sua equipa. Ao invés, Filipe Augusto, ex-jogador do SLB, em versão tranquila, a converter os penáltis em Alvalade. Em Paços de Ferreira, equipa recém-promovida, em versão precocemente punitiva, despedimento do treinador à quarta jornada. E, por fim, Xistra em versão burlesca, a bater o recorde de velocidade ao expulsar um jogador (do Vitória de Guimarães) aos 45 segundos.
Eis, pois, uma jornada completamente atípica. E, dos 3 grandes, o Sporting que, em teoria, tinha o jogo mais acessível, perdeu-o. O Benfica que, à partida, tinha o jogo mais complicado em Braga, goleou. O árbitro Xistra, perdão o FCP, teve nas cartolinas a arma ao dispor para compensar o enorme desgaste da preparação para o jogo na Luz. A propósito das expulsões e a julgar pelas registadas nesta ronda - ao todo nove - será que houve um qualquer pré-estado de 'guerra civil' que passou pelos campos?
Como costuma dizer Bruno Lage, o futebol é feito de momentos. Acrescento aqui, uns naturais, pelos jogadores. Outros contra-natura, resultantes de variados desvarios de quem tem afeições para evitar aflições. Dois exemplos: Marcos Acuña teve na cabeça o 3-2 para o Sporting, mas rematou (e foi) contra um poste mal iluminado e, na jogada seguinte, surge a penalidade que virou o resultado a favor do Rio Ave. Tivesse ele marcado e todas as análises que se seguiram seriam, por certo, diferentes. Quanto ao segundo caso, o árbitro no (do) Dragão resolveu facilitar a vida dos ditos dragões, coisa habitual no juiz, mas que, desta feita, se traduziu num hilariante momento de expulsão, de que até Marega ficou envergonhado e atónito. Agora só lhe falta expulsar alguém no túnel de acesso ao relvado, antes mesmo do jogo se iniciar, inventando uma nova forma de arbitrar (11 contra 10). Pondo de lado, a esperteza e o entusiasmo com que mostrou o cartão vermelho, só faço uma pergunta: e se a mesmíssima jogada tivesse sido do outro lado, perto da área portista, o que faria Xistra? Se calhar nem livre teria sido assinalado, quanto mais um modesto cartão amarelo... Interessantíssimo foi o comentário do narrador do jogo na Porto TV, perdão Sport TV Norte, numa versão de muito respeitinho e cuidado.“”. Bagão Félix