À terceira não foi de vez. Lamentavelmente não conseguimos levantar o caneco. O jogo começou mal com uma primeira parte pobre a terminar 0-2 para os espanhóis, com o Real a fazer 1 remate à baliza e o Benfica nem isso. Foram 45 minutos com o Benfica a sentir uma falta tremenda do Paulo Bernardo.
No segundo tempo tudo mudou, Rafael Brito e Ronaldo Camará mudam o jogo e nem mesmo a lesão do Embaló muda o domínio absoluto do Benfica. Perdemos 2-3 num jogo em que o Real rematou 2 vezes à baliza do Benfica.
Isto foi a síntese de um jogo que traz a nu algo que é verdadeiramente vergonhoso no futebol mundial. Bem sei que a UEFA pouco retirará do que se passou em Colovray, de facto tem sido recorrente em muitos jogos dos vários campeonatos nacionais, mas não estaria na altura de se fazer algo? Hoje em dia o futebol possui recursos tremendos ao dispor dos árbitros e das organizações das competições para duma vez por todos o futebol mudar. Falo do antijogo. Na verdade pensei que o Benfica fosse jogar com um Real Madrid mas afinal jogou com um Leganés qualquer desta vida. Certamente virão os exigentes dizer que o Benfica tinha obrigação de ganhar, que as finais são para se vencer, que a maldição isto, que a direcção aquilo. A verdade é que foi um jogo verdadeiramente nojento. O que o Real Madrid fez em praticamente 70 minutos de jogo foi absolutamente vergonhoso. Se é isto que os grandes como Raúl e o seu Real Madrid ensinam nas camadas jovens o futebol vai numa direcção lamentável. Desde que o Real Madrid marcou, no primeiro e único remate que fez à baliza do Benfica na primeira parte, que se limitou a perder tempo. Não havia um lançamento lateral que não fosse passado de mão para mão, não havia uma falta que não se perdesse 10 segundos a marcar, não havia um pontapé de baliza que não tivesse paradinha. Pior, não havia um jogador do Real Madrid que entrando em contacto com um jogador do Benfica não necessitasse de parar o jogo por se encontrar lesionado. Foram dezenas as paragens de jogo para verificar que afinal o jogador estava bem, sem necessidade de assistência. Tivemos o cúmulo na segunda parte de uma dupla substituição ter sido feita individualmente porque os jogadores a sair caíram para ser assistidos intercaladamente. A partir dos 60 minutos e após o 2-3 o jogo foi um absurdo. A quantidade de jogadores a ter câimbras no Real era ridícula. As simulações de agressões eram constantes, a picardia exacerbada para cavar faltas, contactos ou momentos de paragem foi algo que nem num Benfica - Tondela.
Este jogo foi o contrário daquilo que devia ser a final duma competição europeia. Foi o oposto daquilo que é um jogo de futebol. Foi miserável.
Mas se acham que isso é o pior, não é. A arbitragem foi deplurável. Com todo este antijogo o árbitro não deu um único amarelo por perda de tempo. O segundo golo do Real a fechar a primeira parte é feito com um fora de jogo que até um cego (neste caso, cega) devia ser capaz de ver e no segundo tempo há pelo menos um pénalti do tamanho do Estádio da Luz sobre o Henrique Araújo que não é marcado.
O futebol não é justo e nem sempre ganham os "bons", mas ver o Tiago Dantas falhar um pénalti e ver o Henrique Araújo falhar aquele golo feito aos 93 minutos atirando com estrondo à barra é colocar um ponto de exclamação na injustiça que estes jovens sofreram depois de tudo fazer para sair de lá com o caneco. Se o Benfica e estes miúdos mereciam vencer esta partida, o Real merecia perdê-la duma forma categórica e sem misericórdia. A justiça, o karma, os deuses do futebol não estiveram com estes jovens.
Mas há ainda algo que consegue ser ainda pior que o jogo vergonhoso do Real Madrid, dos seus treinadores e jogadores, ou da forma tendenciosa com que o árbitro apitou este encontro: a sociedade portuguesa, tendo o seu expoente máximo no Futebol Clube do Porto e seus comparsas da comunicação social.
Após a derrota do Benfica, o FC Porto veio vangloriar-se da derrota do Benfica em plena página oficial do clube. Se isto já é mau, pior é o destaque e a conotação que a comunicação social dá desta prova de pequenez que o clube de bairro lá do Norte faz, o Record fala em ironia, A Bola fala em provocação e O Jogo fala em bicada. Os jornalistas são todos muito céleres em criticar os clubes pelo clima de crispação que se vive no desporto em Portugal, mas onde está a condenação quando há este tipo de "ironia" ou "provocação"? Se é natural que muitos sócios e adeptos celebrem com as derrotas dos clubes rivais, haver clubes a celebrarem em plena página oficial a derrota de um clube português numa final europeia, sendo essa final de Juniores... é absolutamente inacreditável. E mais inacreditável é a reacção dos meios de comunicação social e dos jornalistas.
Por falar em comunicação social e clube da corrupção do Porto. Tanto se fala e se ironiza com a novela do Cavani vir para o Benfica, inclusivamente muitos benfiquistas, para quando os cartazes na estação de comboios do Porto com os cartazes a dizer Taremi e Toni Martinez? É que ao que parece, só tem graça "gozar" com o Benfica e um possível reforço de nome internacional e a valer dezenas de milhões de euros, já o Porto não conseguir contratar um Taremi desta vida é sinal de inteligência negocial. Está certo.
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Nuno_Martins 105p · há 240 semanas
Sobre os porcos... Foram, são e serão porcos!
Chakra_Indigo 84p · há 240 semanas
Já vi todas as justificações possíveis para as 11 derrotas consecutivas em 13 finais disputadas em futebol.
Curioso que eliminamos sempre o Real Madrid na YL, e na 1ª vez que jogamos com eles numa final, perdemos!
Dada as grandes diferenças de tempo entre finais, é muito difícil concluir algo, mas que não é normal, não é.
"Sou de um Clube vencedor", é algo que exige responsabilidade e responsabilização, e os factos mostram que o Benfica precisa de fazer algo diferente nas finais que disputa. Se há mérito em chegar à final, há demérito em perdê-las de forma consecutiva.
Um qualquer Sevilha ganha 6 em 6 finais.
O FCPorto ganhou 5 das 6 finais que disputou, sem contar com supertaças e Intercontinentais (o clube do Porto é aquele com que nos podemos comparar para nos situarmos em termos desportivos na Europa).
Em Portugal, é o único clube que tem vantagem nos confrontos contra o BENFICA, pese embora a diferença de títulos.
A nova Luz, nos jogos com o FCPorto, quase que representam um obstáculo.Temos um somatório ridículo, ao nível daquele que o Sporting tem connosco em Alvalade.
Problema de mentalidade?Excesso de cosmopolitismo? Perfil de jogador?
Em vez de nos preocuparmos com a CS e com as reacções do clube do Porto, talvez seja melhor procurar formas diferentes de promover essa interacção com a CS, com esse clube e com as estruturas de poder do futebol português.
Há quem defenda que não devemos entrar em guerras, enquanto nos vão atirando com "bazukadas", porque "somos diferentes".
Em alta competição só há um interesse-Vencer! E isso, é algo em que devemos pensar muito bem, em vez de andarmos sempre armados em coitadinhos e em calimeros.
No Sporting também são todos "diferentes" e "prejudicados", e se nós achincalhamos essa postura, imaginem os portistas em relação ao nosso Clube. Ainda por cima com o currículo europeu que apresentam.
Mais formiga e menos cigarra, para folclore já bastam os jornais e tv´s, com os seus alertas acerca do Benfica.
Viva o Benfica.
Viva o Benfica.
joão carlos · há 240 semanas
desde inicio que se percebeu que eles sabiam as sua limitações e fizeram o jogo deles, como sempre na primeira parte fizemos o jogo deles e não o nosso.
mas quem sofre tres golos da maneira que os sofremos, e os momentos em que os sofremos pelo menos dois deles, pode vir com as desculpas que quiser mas a culpa maior é sempre nossa.
mas existe quem ache que isso é falta de sorte, mais o penalty falhado e a bola na barra, eu diria que é mais falta de qualidade nuns casos e de estofo noutras.
Fernandes · há 240 semanas
O Benfica é a 2ª equipa com mais finais numa competição onde o que interessa é contribuir para a formação, por isso que se continue assim, para que cheguem cada vez mais bem preparados aos seniores. Uma vitória é apenas um bónus para os miúdos.
No site da Marca a final foi tratada como a nota de rodapé que é, em Portugal é que se valoriza esta competição, talvez porque na Champions que interessa não há resultados, o que é válido para Benfica e Porto. É uma mentalidade tacanha, mas é o que há.
Agora que não há Cavani nem jogos, que se regresse ao que interessa, o futuro do Benfica, e se faça uma reflexão sobre os prós e contras dos programas das diversas listas.
Red 1 · há 240 semanas
Sobre o fruta e pancadaria, mais um acto de pequenez atraves de mais um comunicado pequeno vindo dum clubezeco pequeno e assumidamente corrupto , e não me surprende nada , eles sempre trataram o Benfica como um inimigo, sempre o disse não vale a pena gastar palavras a responder, o Benfica tem de os tratar como um inimigo, porque é isso que eles são um inimigo! E para inimigos! No Mercy!
Carrega Benfica
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Jorge · há 240 semanas
Bicadas · há 240 semanas
É incrível ver Benfiquistas a imolar o Tiago Dantas, um craque, só espero que não se arrependa de ter trocado o City pelo Benfica. Que se lembre do JVP e do jogador que conseguiu ser, mesmo depois de ter amargado no início da carreira.
Rodolfo Dias 80p · há 240 semanas
Incompetência? Não, somos a equipa mais azarado do mundo!
E nem com o apoio presidencial os miúdos se galvanizaram!
Mas depois daquilo que eu li nos comentários do post anterior, que o que interessa é termos esta continuidade e gerar nomes como JF, RS, BS, JC, GG para serem vendidos à primeira oportunidade, sem que o Benfica tire deles o máximo rendimento desportivo possível, já nada me espanta.
Pois o que interessa são as vendas, nisso somos campeões.
E o Museu CD tem sempre espaço para mais uma prateleira vazia com mais uma final europeia perdida.
E depois gozam connosco. Aquele post do Frutabol CP é no mínimo provocatório e nojento.
Demonstra uma mentalidade mesquinha, mas só retrata a realidade, nada do que lá está é mentira.
É com essa mentalidade que eles jogam sempre contra nós, por isso nos vencem tantas vezes.
E nós? Tudo bons rapazes.
Já disse aqui várias vezes que nos confrontos directos com os Fruteiros, cada jogo vale 6 pontos mais uma enorme injecção de moral. Mas depois há quem considere que só são 3 pontos em disputa e que valem tanto como outros 3 pontos quaisquer. Nada mais longe da realidade.
Edu68 · há 240 semanas
A maldição existe? Talvez! Mas um dia acabará e para sabermos que ela acabou, temos que continuar a chegar ás finais. E chegar ás finais mostra a qualidade da equipa, engrandece o nome do Clube e possibilita novas conquistas. Essa “coisa” da maldição é pra vender jornais. Nenhum homem na terra, conseguiria ter tanto poder mental e energético ao ponto de fazer com que percamos todas as finais! Pra mim, é algo absolutamente inverosímil.
Quanto ao fêkêpê! Será que vale a pena comentar uma publicação demonstrativa da tamanha pequenez, baixeza, parvidade e cretinice daqueles imbecis energúmenos? A alegria deles são as nossas derrotas e não as suas vitórias.
JorgeSilva 52p · há 240 semanas
Não ganharam o jogo, o penalty não entrou, outro não foi o assinalado, bola na trave...se tivessem concretizado essas oportunidades fazia deles uma grande equipa e assim são todos fracos? Não!
Têm o grande mérito de terem chegado à final e serem superiores ao RM no jogo jogado.
Não é o resultado deste jogo que vai definir as suas carreiras.
E gostei bastante de ver a palestra antes de receberem a medalha, são estes momentos que podem definir o futuro de um jogador.
Elsa 64p · há 240 semanas
Sendo certo que houve momentos menos bem conseguidos, não é menos verdade que tiveram alguma falta de sorte em momentos decisivos. Isto para já não falar no inacreditável anti-jogo do RM levado ao extremo e com a conivência do arbitro e já nem falo dos penaltis por assinalar.
Mereciam mais, volto a dizer. A vitória era mais que merecida e não concordo nada que o RM seja um justo vencedor.
Perdeu-se esta mas o dia chegará em que iremos vencer e acabar com esta malapata. E para isso é preciso lá estar como temos estado.
Quanto à publicação do FCP, nem sei o que dizer. Não sei se o Benfica respondeu oficialmente, honestamente espero que não. No entanto, devo dizer que o Rafael Brito no twitter esteve bem, uma resposta com nível que resume tudo: "Futebol português nunca irá evoluir com este tipo de comportamentos". Eu faço minhas as suas palavras e estendo-as a alguns adeptos nomeadamente do Benfica. É isso "Bora lá cascar nos miúdos" por essa Internet fora, enfim. E claro, é da praxe, vamos lá fazer da derrota mais uma arma de arremesso contra a direcção. Enfim, muita testosterona diria eu que sou mulher.
That being said, existem coisas que, sem dúvida, têm que ser motivo de reflexão no Benfica. Uma delas será o trabalho a nível psicológico e físico que tem vindo a ser feito com todos os atletas. Não sei se passa por uma escolha de jogadores com perfil diferente ou trabalhá-los melhor, mas, do alto da minha ignorância, sem nenhuma ironia, o aspecto mental e físico têm que andar de mãos dadas com a técnica. Um "dom" pode nascer connosco mas, na alta competição, a cabeça e o físico são tão importantes quanto a técnica. Já dizia o grande Cruyff "you play football with your head, and your legs are there to help you ".
Elsa 64p · há 240 semanas
Uma cultura de clube, se quiseres, que passa obviamente pelo aspecto mental e físico. Tem que ser algo trabalhado em conjunto e que ajude os atletas a gerir melhor a constante tensão a que estão sujeitos e superarem-se em momentos decisivos seja a nível individual seja como equipas. Não sei exactamente como isto é gerido mas talvez seja necessária um reflexão perante as aparentes dificuldades que demonstram. É o que me parece mas é apenas a minha opinião.
JeSuisSLB · há 240 semanas
É uma mera curiosidade, para um hipotético raciocínio lógico.
Obrigado!
Gus · há 240 semanas
Depois cada um tira as suas conclusões.
Dr. Foca 82p · há 240 semanas
O importante é que, mais uma vez, fica provada a qualidade da formação do Benfica.
Claro que a maior parte destes jovens tem noção que oportunidade na equipa principal serão zero e isso sim é motivo de preocupação.
Será que vamos voltar ao tempo de vender Bernardos e Cancelos sem quase se estrearem pela equipa principal?
Assistimos a uma inversão completa do que era a estratégia desportiva do Benfica. Sendo que, em meu entender, a anterior estratégia tinha mais vantagens do que desvantagens.
Entretanto com uma crise económica global à porta, esta direcção entende investir na equipa como nunca. Trata-se de uma estratégia de risco, que poderá resultar visto que, em princípio vai aumentar a qualidade da equipa principal.
Mas saliento que esta foi a estratégia que fruteiros e sapos tentaram, com as consequências que se conhecem.
Por falar em sapos o sapo que que é agora treinador do Benfica ainda não me passou na garganta, pelo que espero que valha a pena, porque se não jogarmos o triplo, arrasarmos internamente e fizermos figura na europa, vai custar ...
Vitor Ramalho · há 240 semanas
O futebol é o desporto mais nojento, injusto, trapaceiro e mentiroso que existe.
Dirão alguns: "é normal, pois é um desporto de paixão."
Exacto. É a paixão do Benfica que me agarra ao futebol.
Mas o futebol em si não merece a paixão de ninguém.
Vocês já viram uma equipa de basquetebol a fazer um jogo miserável e a ganhar?
Ou um jogador de tênis a falhar quase tudo e ganhar um grande chelem?
O problema do futebol é a pouca densidade no resultado, ou seja, o tal ganhar por "meio zero".
Quanto aos que dizem que as finais são para ganhar e que só a vitória é aceite, só tenho a dizer o seguinte:
face a tanto heroísmo, era tão bom ver-vos com uma arma na mão a desembarcar nas praias da Normandia, no dia 6 Junho de 1944.
Red 1 · há 240 semanas
Chakra_Indigo 84p · há 240 semanas
Depois de receber o prémio prestigio, um homem condenado por corrupção desportiva, com as escutas que se podem ouvir no YT... continua tudo igual na Liga Proença!!!
Todos sabem como é que o sargento Loureiro foi promovido a major, depois de andar metido em casos de desvio de provisões na sua comissão de serviço no Ultramar. E o que fez quando esteve na Liga. E na CMGondomar.E na Area Metropolitana do Porto, e, e, e....
Não há vergonha neste nosso futebol.
Viva o Benfica.
BICAMPEÃO EUROPEU · há 240 semanas