Centre Sportif de Colovray, 17h00 de 25 de Agosto de 2020 (ELEVEN SPORTS)
Há sete anos atrás, em 2013, a UEFA decidiu criar uma competição com semelhanças à Liga dos Campeões mas para o escalão etário abaixo. Uma espécie de Liga dos Campeões de Juniores, ou sub-19. Ao contrário da LC que tem eliminatórias e apurados que se baseiam nos respectivos campeonatos, a Youth League não vai olhar aos campeonatos de sub-19 de cada país mas sim às equipas que no escalão sénior entram para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Os grupos da Youth League são iguais aos grupos da LC de séniores.
Olhando ao Benfica e tendo em conta a dezena de entradas na fase de grupos da LC consecutivas, temos tido o privilégio de ter os nossos jovens a actuar nesta montra do futebol europeu. De um modo geral as performances têm sido muito positivas, em 7 anos (com o 7º a terminar amanhã) temos 3 finais, 2 perdidas e uma para ganhar, 2 quartos de final, 1 eliminação nos playoffs de acesso aos oitavos e 1 eliminação na fase de grupos. Com a particularidade de serem sempre eliminatórias a uma mão apenas.
Esta terça feira pelas 17 horas marcamos presença na 3ª final da competição, só o Chelsea pode gabar-se de ter estado em tantas (4 finais, 2 ganhas).
A primeira edição da prova em 2013-2014 contou com o Benfica na final, equipa que tinha jogadores como: Rebocho, Rochinha, Gonçalo Guedes, Nuno Santos , Romário Baldé ou Hildeberto Pereira.
A quarta edição da prova, 2016-2017, o Benfica também chegou à final e tinha jogadores como: Rúben Dias, Florentino Luís, Gedson Fernandes, João Félix, Jota, Diogo Gonçalves ou José Gomes.
Na verdade, esta equipa de 2017 tinha um potencial extraordinário e que acabou por perder a final com o Salzburgo, sendo que mais de metade da equipa do Salzburgo eram estrangeiros enquanto no Benfica só 1 jogador não era português, realçando uma aposto totalmente distinta das duas equipas.
O Porto venceu em 2019, temos oportunidade de vencer uma prova que pode mostrar ao mundo mais uma vez o valor da nossa formação. Rafael Brito, João Ferreira, Morato, Tiago Dantas, Paulo Bernardo, Gonçalo Ramos ou Úmaro Embaló são alguns dos nomes mais utilizados e que já passaram pelo Seixal para treinar com a equipa principal do clube.
Força miúdos! Mostrem ao JJ que já nasceram mais algumas vezes!
Nota: Fantástica vitória de Miguel Oliveira ontem na Aústria em MotoGP!!! Histórico!
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
ALEX SAINT · há 240 semanas
Sei que actualmente os jogadores com 17/18 anos, já estão "mortinhos" por dar o salto para as equipas principais ou para o estrangeiro, todos já têm os seus "vampiros" sedentos de dinheiro , mas a minha opinião, e vale o que vale, nada para quem manda, é que deveria ser esta equipa a competir na 2ª Liga, com um ou outro retoque. Com um futebol, métodos de treino e princípios de jogo iguais ao da Equipa principal. Assim a transição da "B" para a principal não seria um "choque" tão grande. Quanto a mim, e já disse que vale o que vale, não se pode andar na formação a jogar em 4x2x3x1 , 4x3x3 ou 4x4x2 losango ou outra táctica qualquer para o jovem chegar á equipa principal e ser tudo novo. Não são uns treinos com os mais velhos que o adaptam. É preciso competição e situações novas. Não tenho nada contra Renato Paiva, acho-o até bastante competente. Mas ele está ao serviço do SLB, se aceitasse esta situação, métodos iguais á equipa principal, muito bem, caso contrário há um Treinador na estrutura que trabalha com JJ e habituado a trabalhar jovens que cumpria a missão, digamos assim , na perfeição. João de Deus. È só uma ideia.
Vamos equipa, há uma Champions para ganhar.
Grande Miguel, muitos parabéns.
Elsa 64p · há 240 semanas
Muito pertinente o seu comentário. Seria muito importante começar desde as camadas jovens com um sistema de jogo transversal, naturalmente aberto a adaptações. A criação desta identidade, beneficiaria todos e faria muita diferença pela consistência que daí resultaria.
Rui Dias 101p · há 240 semanas
ALEX SAINT · há 240 semanas
O sistema de jogo até pode ser diferente, e como diz e bem, hoje em dia teem de ser versáteis para poderem jogar em qualquer um, mas o que está em causa são as dinâmicas e é aqui que a formação, principalmente a partir dos Juniores teria de ser transversal . Um jogador que sai da formação teria de estar perfeitamente adaptado ás rotinas de um determinado sistema de jogo e suas dinâmicas e variações , Salvo raríssimas excepções, porque é que o Benfica só "aproveita" defesas para a equipa principal ? O mesmo se pode aplicar ao Sporting que em determinado período só formava extremos...Há condições para se trabalhar melhor. Penso eu. Não vou ao ponto de dizer que quero uma equipa campeã só com jogadores da formação, mas tenho ideia que se poderia aproveitar muito melhor o Centro de Treinos e as condições proporcionadas. Só um exemplo sobre um atleta actualmente no plantel : Diogo Gonçalves. Se fosse estrangeiro e fosse apresentado por um empresário, quase de certeza que o Benfica faria tudo para o contratar para ser titular, assim, está lá a treinar sem garantias que fique e o Clube anda a tentar contratar mais um extremo direito.
Rui Dias 101p · há 240 semanas
Nuno_Martins 105p · há 240 semanas
Claro que podemos sempre ter a perspetiva de que as finais são para ganhar e que sem ganhar nada faz sentido… a minha perspetiva é muito mais de continuidade! Um exemplo… é muito mais "selo de garantia" teres JF, RS, BS, JC, GG etc do que teres um "melhor do mundo" e mais ninguém! Ou seja, a formação é um processo e claro que o resultado tem de ser avaliado (não sou daqueles que separa formação de resultado, não concebo ser possível achares que fazes uma formação top e nos jogos perder) mas na globalidade do processo… e entre ter uma excepção realmente excepcional ou formar regularmente jogadores de topo… acho que é mais sinal de que o processo esta correto e não está apoiado num outlier!
Red 1 · há 240 semanas
Tenho um feeling que esta será uma semana á Benfica, começando amanha com a Vitoria do Benfica na final da uefa youth league, abrindo o caminho para depois porventura aparecerem mais uma (UMAS) surpresas agradaveis esta semana!
Vamos miudos!
Temos equipa para VENCER! Sem medos! As finais são para serem VENCIDAS!
Vamos comecar a ARRASAR! Carrega Benfica!
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Chakra_Indigo 84p · há 240 semanas
Não é preciso dar tanto lustro ao cágado, eheheheheh
Viva o Benfica
PS_essa do arrasar foi um tiro nos pés do JJ. Tanta propaganda à volta do Clube, que perdeu campeonato e Taça não me parecem uma boa estratégia.
Sempre que vejo isto lembro-me da fabula da cigarra e da formiga. Parece que estamos no circo.
Continuamos com a mesma forma de comunicar, muita soberba e pouco realismo.
Red 1 · há 240 semanas
O arrasar foi uma forma de motivar os Socios e Adeptos, mas concordo Chakra poderá servir para como mais um foco de pressão se as coisas não comecarem bem, mas eu sou optimista e as coisas VÃO comecar bem e ai poderá servir como um tonico extra para NOS, e um foco de pressão para os outros os nossos inimigos, e poderá significar o voltar do rolo compressor!
Um abraço Chakra!
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Chakra_Indigo 84p · há 240 semanas
Esperamos todos que sim, que volte o rolo compressor de Jesus.
E pelo sim pelo não, que acabe a maldição, exista ela ou não.
Viva o Benfica.
Nuno_Martins 105p · há 240 semanas
F_Edu68 73p · há 240 semanas
Força "miudos"; A nação Benfiquista está convosco. Mostrem que somos melhores e tragam o "caneco" para o nosso Museu.
Chakra_Indigo 84p · há 240 semanas
Até por ser diante do Real Madrid, ahahahahah.
Eu assisti ao vivo a uma dessas derrotas (na verdade um empate com o Anderlecht), outras sozinho para não dar azar, outras numa festa para dar sorte, outras num ecrã gigante, também na Casa do Benfica da minha terra, com amigos do Sporting.
Já tentei de tudo e já vou em 7 finais perdidas, mais as 3 que não vi da década de 60 ( em futebol).
Nesse aspecto o meu sogro tem mais azar, já vai em 10 finais perdidas, o que convenhamos me começa a fazer pensar a cerca do nosso hino (não oficial) - "sou de um Clube vencedor...".
Eu já decidi, pela 1ª vez não vou assistir em directo a uma final do nosso Clube.
Desta é que é!!! É a única experiência que me falta fazer.
Viva o Benfica.
Chakra_Indigo 84p · há 240 semanas
É curioso que até agora ganhamos sempre ao real Madrid, em meias-finais e eliminatórias, mas agora que era preciso.....
Enfim, deve haver mesmo uma maldição para sermos tão perdedores.
Viva o Benfica.
Elsa · há 240 semanas
Um auto-golo, um pênalti falhado e uma bola na barra.
Os miúdos jogaram bem, mereciam mais.
Como se costuma dizer, "no creo en brujas pero que las hay las hay"
Rodolfo Dias 80p · há 240 semanas
Será amanhã que a maldição de Béla Guttmann termina.
Não podemos deixar de aproveitar esta oportunidade, é uma final e é para vencer, ao contrário do que eu já li por aqui que "o que interessa é lá estar e todo o processo que conduz a estas finais".
Miguel Oliveira: sem palavras, naquela última curva saltei como se de um importantíssimo golo do Benfica se tratasse.
Chakra_Indigo 84p · há 240 semanas
Ficamos em 2º no grupo com 2 derrotas, depois houve uma eliminatória passada a penaltys, e então sim, eliminamos o Real Madrid nas meias.
Já antes da fase de grupos, passamos os playõff também em penaltys com uns gajos do Norte da Europa, da Suecia ou Noruega ou algo assim.
O Salzburg eliminou sucessivamente o Atletico Madrid, o PSG e nas meias o Barça.
Na final, jogamos contra uma equipa da RED BULL, que como sabes dá asas, ahahahahah.
Fisicamente muito mais fortes e potentes, ganharam com uma certa naturalidade.
Tínhamos uma grande equipa (pelo menos tínhamos grandes jogadores), mas algo frágeis fisicamente, comparando com os austríacos (se é que havia algum austríaco na equipa).
Viva o Benfica
joão carlos · há 240 semanas
porque sim a fase de grupos é um espelho das fases de grupos dos seniores, independentemente do resultado interno dos juniores.
mas depois os campeões de cada pais tem um apuramento próprio, penso que a eliminar, que apura oito equipas para o play off de acesso aos oitavos de final com os oitos segundos classificados de cada grupo.
Rui Dias 101p · há 240 semanas
Elsa 64p · há 240 semanas
Força miúdos!!! Estamos todos a torcer por eles, a ver se acabamos de vez com o que parece ser uma maldição. E concordo contigo, "bora" lá mostrar ao JJ que valem! Existe muito talento nesta equipa que muito me custa que não seja aproveitado.
Grande, grande Migue!!! Fiquei tão contente :D :D . embora tenha dado cabo da manicura :D , que nervos naquelas últimas voltas!
Rui Dias 101p · há 240 semanas
Eu na última volta estava completamente convicto que o que aconteceu...ia acontecer. Era evidente que iam alargar nalgum ponto e o Miguel tem talento para ter percebido que era muito provável aquilo. Grande grande vitória.
JorgeSilva 52p · há 240 semanas
Foi aqui falado, e bem, que a equipa B devia ser o patamar de preparação para a A, mas não é o que está a acontecer.
Gosto de acompanhar jogos da B e ouvir as declarações do Renato Paiva no fim.
É um treinador de formação muito directo, fala às vezes até demais, mas já se queixou muitas e muitas vezes que nunca tem os mesmos jogadores nos treinos. Ora uns vão treinar com a principal, ora vão para os juniores para Youth ou jogos com rivais, ora vão aos Sub23 em jogos com equipas do topo, ora vão às seleções.
Realmente assim é difícil fazer um bom trabalho.
Esta equipa devia ser o mais estanque possível para os jogadores criarem rotinas e evoluírem. Fazerem um jogo a cada semana com colegas diferentes, não saber com quem vai ter de disputar um lugar no treino da próxima semana, deve ser até psicológicamente desgastante.
Tenho confiança num bom resultado no jogo de hoje, mesmo sem o Bernardo, já merecemos um título internacional nas camadas jovens!
Rui Dias 101p · há 240 semanas
Edu68 · há 240 semanas
Rodolfo Dias 80p · há 240 semanas