Siga-nos no Facebook

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Dia de meias finais de Liga dos Campeões

Dia de meias finais de Liga dos Campeões.

Sobre o grupo do Benfica na LC o Rui Dias escreveu:

“O Benfica calhou com a equipa com melhor coeficiente do pote 3 e com a equipa que todos queriam evitar do pote 4. Acho que isso diz tudo.”

Na altura, fiz uma pequena análise aos pontos de cada equipa de onde resultou que “O grupo do Benfica é claramente o mais equilibrado... único em que nenhuma equipa detém mais de 33% dos pontos totais do grupo... único em que o 3º ultrapassa os 25% e apenas com uma diferença de 4% (!!!) entre o representante do pote 1 e o do pote 3...”

Para os adeptos do argumento “ah e tal o porto”: O porto sem ser pote 1 foi sempre a equipa com maior coeficiente! Apanhando SEMPRE a equipa com menos pontos do pote 1! E o nível absolutamente ridículo dos grupos do porto!! Em 16/17 tinha menos de metade dos pontos totais do grupo do sporting.”

O que aconteceu na fase de grupos? Em TODOS os grupos… passaram as duas equipas com maior valor de plantel (definido a 01/09/2019)! O Benfica não falhou? Aconteceu o que aconteceu em TODOS, 100%, dos grupos! NENHUMA equipa com menor valor de plantel passou! Não estamos a falar de “grande parte”, “a maioria”… estamos a falar de TODAS! Repito: em TODOS os grupos, as duas equipas com maior valor de plantel foram as 2 equipas que passaram! Se ordenasse, cada grupo por valor de plantel, acertava 32 em 32 posições!

Depois entramos na fase a eliminar… e em especial nesta fase final a 8, em que cada eliminatória é decidida num jogo único… Aqui o fator sorte e “história do jogo” revelam-se fortes o suficiente para que o resultado de 1 jogo não demonstre a verdadeira relação de forças entre as equipas!

O que falta ao Benfica?

Capacidade financeira!

E além disso “erramos totalmente na atitude competitiva / definição de objetivos para esta competição! E não… não é culpa da falta de exigência, mas da falta de noção! Jogamos como se tivéssemos obrigação de ganhar... E depois cometemos erros que quem sabe que um empate serve não comete! Cometemos erros básicos porque achamos que temos de ganhar sempre... expomo-nos a erros que os outros não se expõem. (…) Alguém acha que se o Nottingham Forest (que foi bicampeão a menos tempo do que o Benfica) fosse á LC no próximo ano ia com a obrigação de ter de ganhar em todos os jogos?”

Conclusão: em 2 anos… 3 adversários de grupo do Benfica, TODOS classificados como fracos porque na década de 60 não foram campeões europeus, chegaram ás meias finais da LC.

Questão: Quando vamos deixar de subavaliar os nossos adversários que são mais poderosos do que o Benfica? Quando vamos deixar cair a sobranceria de termos ganho no passado?

 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi