Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 10 de março de 2021

Champions: Aprender com os outros




Espero sinceramente que tenham visto ontem o jogo do FC Porto para que percebam que para se ser forte na Chamapions não basta ter uma equipa com qualidade, senão ontem a Juve tinha cilindrado o FC Porto. 

É necessário ter um colectivo muito forte e ter uma equipa trabalhada tacticamente para ter jogos em que vai ter de estar muito mais tempo sem bola e nesses momentos a equipa ser muito forte.

Depois, ter jogadores que tenham uma mentalidade fortíssima, aquilo a que eu chamo de "animais de competição", jogadores intensos e agressivos, fisicamente e atleticamente fortes.

Não esquecer que o perfil do treinador é importante! Neste caso, o SC sabe muito bem o que é a Champions porque jogou inúmeros jogos e por isso sabe perfeitamente aquilo que a equipa precisa de ser para ter sucesso na Champions. O SC tem o mérito de ter trabalhado esta equipa no plano defensivo quase de forma perfeita, depois com jogadores como Corona, Otávio, Sérgio Oliveira, Taremi e Marega, a equipa tem uma capacidade estrondosa de sair.

Não querendo desvalorizar esta passagem do FC Porto, de referir que o FC Porto apanhou a pior Juventus dos últimos, talvez, quinze anos. Esta Juventus não joga absolutamente nada! Coletivamente são um completo zero e que vai sobrevivendo à custa de algumas individualidades que lhes vão resolvendo muitos jogos, como Ronaldo.



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (25)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Ronaldo foi menos um, tirando o 1º golo, estragou tudo onde tocou, além de na barreira se ter virado de costas e de pernas abertas, para não falar num penalti inventado e dois roubados à Juve, assim qualquer um passa à frente ...
Não há nada que me dê mais azia do que ver benfiquistas quererem um Benfica à Porto.

Não quero ver a minha equipa jogar com uma linha de 7 defesas, ter um penalti inventado e ter dois penaltis não marcados ao adversário claros nas duas mãos. Uma Juventus que a jogar mal teria passado não fossem os erros arbitrais enormes, talvez a mostrar ao Ronaldo que não basta ter equipa também tem de ter um bom staff na UEFA como o Real tinha.

Não quero "animais de competição" que se atiram para o chão e se metem a olhar por entre os dedos para ver se o árbitro está a ver. Não quero "animais de competição" que a cada 2 decisões do árbitro 3 são contestadas.

Não há muito tempo tivemos um 0-0 em Itália contra uma muito melhor equipa e não precisámos de árbitros, não precisámos de linha de 7 defesas nem de "animais de competição à Porto" para passar a eliminatória.
Isso tem nome! É atitude!
1 resposta · activo há 212 semanas
O nome é RED BULL AMARELINHA, MARISQUEIRA de MATOSINHOS e FRUTA BOA...
Epá deixa ver se li bem.
Aprender com um clube corrupto?
Aprender com jogadores que 2,3 dias antes apresentavam problemas físicos e apareceram ontem a correr que nem cavalos?(a amarelinha deve ser cá uma bomba...aí,aí)
É isto que temos que aprender?
1 resposta · activo há 212 semanas
BINGO....é isso tudo.
Já agora, o Sérgio saber o que é preciso para se ter sucesso na Liga dos Campeões? Menos de 40 jogos na competição enquanto jogador. Nunca passou dos grupos a não ser 2 vezes e só numa passou dos oitavos? Chegou às meias com o Inter no ano do Rui Costa no Milan. Está longe de ser um colosso da Champions o Sérgio. Sabe bem como ganhar jogos com arbitragens habilidosas, isso sabe bem.
Eu não quero que o Benfica aprenda como se ganham jogos assim! Jogadores que ao mais ligeiro sopro atiram-se para o chão como se estivessem a ser degolados, jogadores que a cada decisão contrària às suas cores, quase que matam o arbitro, insultos a torto e a direito aos adversàrios e respetivas mães, màs educações de jogadores, técnicos e staff quando não ganham, ameaças a colegas de profissão, a negocios e familias de àrbitros e outros agentes, para apenas e só ganharem sempre... "contra tudo e contra todos" como sempre dizem?! Não, eu não quero um Benfica a pensar e agir como uma equipa regional, bairrista e com complexos de inferioridade! Eu quero e gosto de ganhar; Mas não quero ganhar "à porto"!
Que talvez precisemos de jogadores mais musculados ou robustos, até posso aceitar; Que se critique o não termos jogadores "africanos" na equipa, também acho estranho; Mas aprender com o clube da corrupção?
O remédio é simples: incutir aos jogadores, desde a sua chegada, que aquela camisola é mitica, é super-pesada, é exigente e que o Benfica tem que ser vivido e sentido e não apenas "jogar ali"!; é mostrar-lhes quem é a maior massa associativa e adepta de Portugal e o que o Benfica representa para nós; Não é injetá-los com drogas para renderem como cavalos, não! É injetá-los de BENFIQUISMO, de mística, de historia. É treina-los para a crença, a paixão, o querer apenas e só ganhar por nós e para nós, de lutarem até cairem pró lado! E quando não conseguirem ganhar, ficarem com a consciência tranquila de que tudo fizeram, ou de que o adversàrio foi realmente melhor!
Falta Benfiquismo ao e no Benfica... por isso estamos como e onde estamos!
Mas o mal não dura para sempre!
2 respostas · activo há 212 semanas
Edu,
para injectar mistica e amor ao Clube é preciso ter paixão e sentir o Clube, conhecer a sua história, e sofrer nas derrotas e alegrar-se nas vitórias. É preciso ser benfiquista e não ter alma tricolor, é preciso estar presente, é preciso tudo que este presidente não pode dar, não tem para transmitir, porque não o sente.

Mas o importante, numa associação desportiva, é "ganhar o titulo da credibilidade", é decidir sob a forte influencia de umas luzes que se viu de noite, é afastar do Clube todos os que não se curvem ao poder do pensamento único.

Resultados desportivos? O que interessa quando há permutas de terreno para fazer crescer o Seixal, há hoteis a fazer, universidades para construir, namings para vender?
Foi mais importante apresentar 100M de lucro do que aplicar esse valor no objcetivo do Clube (não o deles), que é ser competente e melhor que a concorrência para vencer mais.

Viva o Benfica
Um dia destes o Seixal é todo nosso. Isto é o que realmente interessa.
Depois só faltará a proposta final de deslocação do Estádio da Luz para lá.
Jà agora, aqui vai a minha homenagem de parabéns ao contumilenses, por ter passado a eliminatoria de ontem: https://youtu.be/epO_igiO-V8
1 resposta · activo há 212 semanas
Ai... o que me custa comentar um post destes depois da azia monumental com que fiquei ontem!

A Juve neste momento não é uma equipa é um conjunto de jogadores mal orientados onde não se denota trabalho ou jogo colectivo.

O FPC foi bafejado pela sorte? Admito que sim, mas é inegável que aqueles gajos - perdoem-me a expressão - têm fibra.

Ninguém lhes pode tirar o mérito, como diz o Pedro, de terem deixado sangue, suor e lágrimas no campo. Lutaram o jogo todo com uma equipa que, não estando a passar uma boa fase, podia e devia ter feito mais.

Não foi um jogo bem jogado mas foi um grande jogo. Não os vou parabenizar mas só por serem quem são. Fosse qualquer outra equipa que estivesse a jogar e gostando de futebol como gosto, tinha festejado a passagem aos oitavos como se fosse uma vitoria do Benfica ou da Selecção.
Pedro,
já vi pelos comentários que não perceberam a tua mensagem, que é reduzida a querer um Benfica à Porto.

Nem vale a pena comentar, são os mesmos que acham que o Weigl, o Grimaldo, o Pedrinho e outros da mesma igualha são jogadores à Benfica - mentalmente fortes, fisicamente fortíssimos, e uns portentos competitivos.

Espirito vencedor é o que há com o "melhor presidente de sempre do Benfica", que em 20 anos tem menos passagens aos quartos de final da LC que o clube do Porto nesta ultima meia duzia de anos. Que perdeu 2 finais europeias e viu o clube do Porto ganhar 3. Pelo menos deve dar alguma satisfação ter sido sócio desse clube durante 24 anos.
Espirito vencedor, é ter um treinador fortissimo, "o melhor treinador de sempre do Benfica", que conseguiu grandes milagres na Champions.

Ver a realidade agora chama-se querer um Benfica à Porto. É por isso que cada vez mais o Benfica se parece com um lugar de culto da personalidade do grande líder, o homem providencial que criou uma organização 10 anos à frente da concorrência, e que foi entronizado como o "presidente mais titulado da história do Benfica", com uns estratosféricos 7 Campeonatos Nacionais e 3 Taças de Portugal em 19 épocas.

É esta agora a bitola da excelencia, conseguir com os melhores resultados financeiros (dizem os R%C), os piores desempenhos desportivos, e até fazer o milagre de tornar o Sporting campeão nacional, o que deve dar alguma satisfação por ter pago 10 anos de quotas para tratar dos problemas de coluna nas piscinas desse clube.

Mais um dia é um dia a mais.

Viva o Benfica.
5 respostas · activo há 212 semanas
Chakra,

Pode ter visto pelos comentários que ninguém compreendeu o texto do Pedro, e tem direito à sua opinião, embora se dispensasse, eu pelo menos dispenso, esse passar de um atestado de estupidez aos outros.Não leve a mal, não pretendo ofender mas o seu comentário não é lá muito simpático.

Todos nós, apoiantes de desta direcção ou não, já percebemos que foram cometidos erros e que há coisas que têm que mudar, nomeadamente no perfil de jogador face à evolução do futebol.

O Benfica neste momento é uma equipa em construção, o treinador é novo, tem muitos jogadores novos, teve um surto de COVID que impediu treinos e convivência, esta que é absolutamente determinante para se construir um grupo unido e aprender-se uma identidade, neste caso a do Benfica, que, e aqui concordo, não está nos seu melhores dias.

Esta transição requer tempo que nos começou a faltar logo de inicio pela falta de um pré-época normal num contexto de pandemia e, naturalmente, pelo pressão do insucesso do ano passado.

Face ao investimento feito este ano, ninguém, mesmo ninguém, poderia imaginar que as coisas pudessem correr tão mal. Mas estão a correr, não mal mas pessimamente.

Responsabilidades vão ter que ser assacadas mas no final da época. Agora, quando ainda estão em jogo objectivos e trabalhar e dar-se o melhor para os conseguir.

As eleições já foram, a insistência nessa perseguição a LFV que só contribui para criar ainda mais ruído, ao invés de ajudar só prejudica o Benfica.

Sei que para o Chakra o mal não é de agora e já vem sendo um acumular ao longo de anos, não contesto isso, mas, já chega e já chega não significa esquecer mas apenas uma trégua, se me permite a expressão.

Crucificar jogadores e ex-jogadores, treinador, adeptos que pensam de forma diferente em tudo ou apenas alguns aspectos, não leva a lado nenhum. Para já, pelo menos.
Elsa,

Eu muitas vezes não compreendo a mensagem que alguém quer transmitir, e não me considero estupido nem que me passam um atestado de estupidez por isso.

Neste momento, ou em qualquer momento, eu não dou nem darei 1 minuto de descanso a quem prejudica o Clube. Aliás, estou mais que tarimbado nestas guerras, já no tempo do Vale e Azevedo me quiseram agredir, tentaram baixar-me a mão com os meus votos em AGs do Clube.
Nos tempos que correm, é o próprio presidente que se entretém a apertar colarinhos.

O Capristano e o José Manuel Antunes, esses grandes benfiquistas que nunca criticam quem está no poder, porque é mau para eles (perdão, para o Benfica) tentaram calar a minha e a voz de muitos críticos, houve AGs em que o único contestatário da direção de VA que se conseguiu ouvir foi Bagão Felix, nem Luís Tadeu, que viria ter 49% de votação conseguiu que o respeitassem. Eu e muitos como eu, inscritos para falar, nem conseguimos chegar ao micro.

Pode não levar a lado nenhum, mas eu não me calarei, nem me calo perante uma direcção e um presidente que estão a conduzir o Clube para a sua destruição.

Não contem comigo para ser um colaboracionista, o meu legado genético e a minha identidade de benfiquista nunca o permitiria.

Viva o Benfica.
Chakra,

Se o meu entendimento do primeiro parágrafo do seu comentário foi errado, aceite as minhas desculpas.

Não se trata de calar ou não defender apaixonadamente aquilo em que se acredita, trata-se de ser equilibrado nas crítica, na forma e no momento em que as fazemos.

Eu leio alguns blogues benfiquistas embora só comente no UB porque aqui pode-se respirar à vontade. E com um pedido de desculpas ao Pedro Simões, vou dar-lhe um exemplo de alguém, que na minha o critica com sentido e transversalmente. No NGB, um dos escribas, o RedMoon, escreveu recentemente dois textos, deixo-lhe os títulos, foi em final de Fevreiro, por aí.

"Benfica: Entender o que está realmente em causa neste momento"
"Esqueçam os candidatos armados em Cavaleiros das Trevas. O verdadeiro tribunal será sempre o Estádio da Luz" - este em particular está muito bem conseguido).

Seja como for, sinceramente eu já estou cansada destas guerras entre benfiquistas independentemente dos responsáveis que se queiram apontar.
Elsa,

Eu compreendo o teu ponto de vista, mas a "minha guerra" com Vieira não é uma guerra entre benfiquistas. Para isso, eu teria de o considerar benfiquista.

Vieira é presidente do nosso Clube, como o seria do clube do Porto ou do Sporting se a conjectura fosse favorável. È isto o que eu penso de Vieira. É um benfiquista como é o é Pedro Proença, ou Domingos Soares de Oliveira, são sócios do Benfica, e como já vi por aqui defendido, implica que são benfiquistas.

O que verdadeiramente está em causa neste momento eu sei, e já tinha lido esses textos, e até concordo com muito do que lá está escrito. Há quem pense que a união é um fim em si, mas não é.
A união é algo que se consegue com predicados que este presidente e esta direcção não têm, e é apenas um dos veiculos para que se cumpra um designio intemporal do Benfica.

União artificial é apenas seguidismo, é um estado que permite abusos autocráticos e promove interesses exogenos a qualquer causa.

Já tive o meu período de tréguas, se reparares, estive sem comentar durante 3 meses, mas depois de ver que nada foi feito para mudar de rumo, e ainda mais depois de uma entrevista despudorada de Vieira, tenho o meu direito à indignação.

"No hard feelings"

Viva o Benfica.
Bom-dia Chakra,

Independentemente das razões que assistem aos críticos desta direcção, o que me parece é que vão acabar por fazer de LFV uma espécie de mártir, virando-se assim o feitiço contra o feiticeiro.

Se os resultados desta época forem ainda pior - não acesso à LC e/ou não ganhar a taça - estarão reunidas condições para que LFV enfrente uma contestação capaz de o fazer cair.

Caso estes objectivos ou até apenas um deles seja conseguido, e porque a mensagem de alguns dos críticos é de tal forma violenta disparando contra tudo e todos (direcção, jogadores, técnicos, etc), acabará por facilitar a permanência de LFV.

Mesmo que tal não aconteça e/ou quando esta direcção cair, esperemos que a próxima tenha direito às ditas tréguas e que não seja contestada ao fim de 3/4 meses e que exista, nessa altura, respeito pelos hoje denominados por alguns os 62% de acéfalos, caso contrário estaremos, o Benfica entenda-se, em muitos maus lençóis.

Neste momento, aquilo que me interessa acima de tudo é que os atletas que lá estão, goste-se ou não deles - possam ter sossego para poder trabalhar e lutar pelo que ainda podemos conquistar.

E sim, no hard feelings :)
Há o FACTO de nos lances de DUVIDA ATE NA EUROPA os 3 lances de penalty 1 sobre o taremi e 2 a favor da juve 1 por bola CLARA no braço do uribe outro derrube CLARO a R 7 por parte marchesin o apitador escolhe so marcar o a favor dos fruteiros e estrelinha bolas no poste e barra a equipa da fruta teve a felicidade a seu favor em TODOS saiu lhes a sorte TODA e a felicidade de TODOS os erros de interpetração do arbitro lhes serem favoraveis bastaria um deles ter tido um desfecho contrario para a juve se ter qualificado e acrescentar que FICOU por MARCAR um penalty CLARO a favor da juve na 1 mão por derrube CLARO a Ronaldo

O Ronaldo deve ponderar seriamente acabar a carreira apos o euro e final deste contrato sei que a mentalidade dele é uma Vencedora de querer SEMPRE MAIS mas a idade não perdoa e começa a correr o risco de acabar por se arrastar nos campos isto ao mais alto nivel com exibições menos boas e pouco convincentes como ontem quando pode terminar no TOPO já tem o seu LUGAR na historia será SEMPRE um dos melhores e cash não lhe deve faltar

Lições/conclusões a retirar PRIMEIRO ISTO não é querer jogar Á ou COMO o clube da fruta ISSO NUNCA Nem PRECISAMOS é CONCLUIRMOS que é presciso TODO especialmente em Portugal onde os FACTORES externos tem uma influencia ENORME DIRECTA nos resultados talento obviamente MAS TAMBEM capacidade FISICA MENTAL EMOCIONAL na parte Desportiva e PROFISSIONALISMO VISÃO PAIXÃO BENFIQUISMO e LIDERANÇA da parte da Direção Presidente Estrutura e restante Staff! O OBJECTIVO FINAL TEM DE SER SEMPRE A VITORIA a boa gestão tem de estar ao serviço desse objectivo VITORIA não o contrario É presciso fazer TUDO (legalmente) e SEMPRE MAIS que os outros para VENCER

Isto não é querer ser como eles ISTO são caracteristicas inerentes a TODOS os VENCEDORES

E sempre FORAM caracteristicas do Benfica que É e SEMPRE SERÁ um clube VENCEDOR so que algumas não se tem visto nos ultimos anos

Isto é Defender o Clube SEMPRE se for presciso diariamente A PAIXÃO a parte emocional attitude garra etc PELO CLUBE por quem é PAGO a PESO de OURO e ESPECIALMENTE por quem é ELEITO para o fazer

Viram o presidente deles a chorar ontem? Viram o Ronaldo CAHTEADO pela não qualificação e a respoder ao conceição? Ele é da juve desde pequeno NÃO mas é PAGO para defender a juve e independemente da má exibição e é isso que FAZ SEMPRE Por isso é um dos Melhores de sempre

E Isto tem de partir da Direção Presidente Estrutura e restante Staff (desportivo incluido) e sem defesa possivel e INACEITAVEL que não o façam SEMPRE. A defesa Dos Superiores Interreses do Benfica SEMPRE, algo para qual FORAM ELEITOS e são pagos a PESO DE OURO para FAZER e o seu PRIMEIRO DEVER e o PRIMEIRO PASSO para a ViTORIA Carrega Benfica

Pelo Benfica

Rumo ao 38

Red 1
O porto tem a atitude que eu preconizo e que já aqui advoguei imensas vezes... Jogar para ganhar sem arriscar perder, expor o adversário ao risco e não expor-se! Se o Benfica tivesse em casa a atitude defensiva quê o porto teve na 1a mão num jogo no estádio da luz o que se ouviria? "O Benfica não é isto..."
1 resposta · activo há 212 semanas
Nuno,
tens razão nesse teu ultimo paragrafo, é algo intrinseco a uma grande maioria de adeptos.

Viva o Benfica
Pedro,

Espero não ter infringido nenhuma regra do UB. A minha menção aos textos de outro blogue nada tem a ver com não existirem textos com qualidade aqui. Espero não ser mal interpretada mas foi apenas por ter achado curioso encontrar uma critica equilibrada num blogue sempre tão acintoso como o NGB.
Mas não percebem que o escriba apenas quis enaltecer o espírito de luta e não os métodos marginais que os andrades usam?
Espírito esse que nós já não temos há muito tempo, ou só temos a espaços, aliás nem devemos fazer faltas porque isso é anti-futebol (levaste com um pau?).
Relembrem o jogo que fizemos nas Jantas este ano, apesar de não termos ganho por falta de um bocadinho mais de ambição. Com essa atitude em outros jogos que não ganhámos, apesar do Covid, do árbitro, do VAR, do treinador, das substituições, teria sido o suficiente para ganharmos e não termos esse fosso pontual para o primeiro.
Não vi os jogos contra a Juve mas não tenho qualquer problema em reconhecer as boas temporadas do FCP na Champions (muito melhores do que nós, no geral, e têm os meus parabéns sem rodeios).

Acho que fizeram também uma grande eliminatória num tipo de jogo que, imagino, lhes caiu muito bem (defender mais, esperar pela iniciativa, jogar no grito mas com qualidade também, estes jogos contra equipas mais fortes precisam de muitas coisas).

Só que ainda há uma semana levaram um chocolate do... Braga, não sei se recordam, e este eu vi com os próprios olhos. Já foi um desafio que precisava de outra abordagem. Há aqui vários factores para analisar para lá do barulho das luzes. Como sempre, claro.

Mas parece-me que o essencial é sempre o mesmo: bons jogadores e bons treinadores. O futebol é dos jogadores e se tiverem lá alguém para ajudá-los a melhorar, epá, perfeito. Costuma ser uma receita quase infalível.

Argumentos que costumam ser fortes no FCP e noutros clubes, como o Braga-sem-calmeirões (quem diria, não é) ou até o Sporting desta época (não sou fã do jogo deles mas fizeram um plantel giro e sem estardalhaço).

Talvez esteja aqui um post-it a não retirar nunca da parede.

O Benfica teve muitos bons momentos mas, nos últimos três ou quatro anos, as decisões sobre o que se pretende jogar e com que jogadores têm sido um bocado atabalhoadas. Já os treinadores têm sido um problema crónico deste presidente, quase todos foram escolhas sem rasgo e, muito pior, com motivações equivocadas.

Também me parece estranho a insistência em cardápios pré-demolhados e, sobretudo isto, demasiado fechados. Receitas infalíveis. Nah. Nunca mais!

Se fosse assim tudo tão fácil contratavam-se uns quantos gajos de dois metros, dois ou três dos mais rápidos da Europa e mais três pinheiros para se juntarem ao Seferovic. Et voilá (só que não, são argumentos que interessam pouco ou nada mas servem para distrair; o futebol tem bons intérpretes de todas as cores, tamanhos, medidas e origens, como todos sabem de cor e salteado; é um debate sem lógica para quem viu o Leo a ganhar bolas no ar ao Peter Crouch).

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi