Siga-nos no Facebook

sábado, 6 de março de 2021

Pré-Covid vs. Pós-Covid


Antes demais dizer sempre que o que vou escrever são atenuantes e não desculpas porque apesar das vitórias no inicio do campeonato o futebol praticado não era nada de especial.

O que quero salientar é que os casos de Covid no Benfica foi algo que afectou de forma trágica o Benfica e isso ninguém pode desmentir ou sequer desvalorizar!!

Na imagem podem verificar o arranque de campeonato que o Benfica fez até ao casos Covid, após o jogo com o FC Porto. Foram 14 jogos onde vencemos 10, empatámos e perdemos outros 2. Marcámos 29 golos( média de 2 golos por jogo) e sofremos 14(média de 1 por jogo).

À 14.ª jornada estávamos somente a 4 pontos do Sporting...



Após o jogo com o FC Porto veio o surto de Covid no Benfica que dizimou a equipa e técnicos. Os resultados foram os que estão na imagem abaixo.

Foram 2 vitórias, 4 empates e 1 derrota em 7 jogos. onde marcamos 6 golos(média inferior 0,9 por jogo) e sofremos 3 golos(média de 0,4 por jogo). Perdemos em 7 jogos 11 pontos quando em 14 jogos tínhamos perdido 10...


Um facto curioso é que se até à 14.ª jornada erámos fortes no ataque e fracos na defesa, depois ficámos forte na defesa e fracos no ataque.

A somar a isto do Covid temos os zero penaltis a nosso favor quando vamos para a 23.ª jornada. Só ali nos jogos no pós-Covid temos oito pontos perdidos por prejuízo da arbitragem ao não assinalarem penaltis evidentes a nosso favor. Somando esses pontos, depois de sermos dizimados pelo Covid, estaríamos a  pontos do Sporting, não retirando pontos onde eles foram claramente beneficiados.

Estes números servem para aferir que é um facto indesmentível que o surto de Covid no Benfica teve um impacto quase decisivo para a distância a que estamos agora do Sporting. Isto não invalida o facto de a equipa também não ter feito exibições condizentes com o valor da equipa e dentro do que foi prometido por JJ e Vieira nas primeiras jornadas do Campeonato. 


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (6)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Acho que teve muito mais impacto os penaltys que não foram e deviam ter sido assinalados. Assim como teve mais impacto a deficiente gestão desportiva e de comunicação. Mas já não tenho paciência para apresentar argumentos.

A gestão do Covid no Benfica deve ser caso de estudo, tal a razia.

Viva o Benfica.
a questão é que já estávamos a quatro pontos do primeiro, e não fosse isso e teríamos margem para absorver o choque do covid.
depois foi só a lei de murphy a fazer das suas.

mas segundo o bazofias não existia nenhum problema sem ter dez casos de covid.

mas tivemos um primeiro surto e pelos vistos as medidas foram tão bem tomadas, ou reforçadas, que passadas tres semanas tivemos um surto bem pior que pelos vistos não existiu em mais lado nenhum na europa.
mas que excelente preparação e estrutura, de amadores diria eu.
Os quatro elementos principais da natureza: água, terra, fogo e ar.
Os quatro elementos principais responsáveis pela nossa situação: Covid, arbitragem, plantel desequilibrado, e o duo Jesus- Vieira.
Para mim, estamos a ser ROUBADOS muito para além dos Penaltis, pois no terreno de jogo somos sempre empurrados para trás e os nossos adversários para a frente. Temos a maior parte das vezes muito mais tempo de posse de bola e são-nos marcadas muito mais faltas e muito menos quando as sofremos. Só o jogo com o Estoril é de bradar aos Céus, quase o dobro das faltas. S.L.B. 60% de posse de bola-21 faltas e Estoril 40% de posse -12 faltas. Mas já é assim há muito tempo, tendo-se tudo agravado há 1 ano. O problema já não é ser Campeão, mas sim não ir á CHAMPIONS.
A má época deve-se, como o Pedro refere, à soma de várias razões.

Para mim, a principal e que já não é nova, é a péssima gestão de expectativas e à soberba que se apodera também de nós adeptos em vários momentos e que, depois, quando as coisas não correm bem, reflectem-se no tom das criticas que se ouvem, muitas vezes, na minha opinião, sem grande critério.

Os milhões não ganham jogos e, a verdade, para mim reforço, é que temos bons jogadores mas não temos uma equipa. Ainda.

Depois, e ainda que com todas as condicionantes que refere, não tem havido capacidade para tirar dos jogadores o melhor rendimento.

Talvez a eliminação da LE por nos permitir ter mais tempo para treinar e descansar, possa ajudar porque, dê por onde der, temos de conseguir ir à champions.

Extra equipa, digamos assim, existem responsabilidades que deverão ser assumidas e cobradas em tempo próprio. Não agora, insisto.

Ainda temos e estamos a lutar por objectivos importantes e a época ainda pode ser minimamente satisfatória mesmo que o campeonato já seja apenas uma miragem.
Estamos a jogar o mesmo desde o PAOK, a única melhoria pontual é física, sorte, ou algum dos atletas de JJ ficar de fora por lesão ou cartões.

Quando foi a última vez que marcámos um golo em ataque posicional?

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi