No tempos áureos de Bruno Lage eu tinha referido que a equipa mostrava algumas debilidades defensivas e que nos ia valendo o ataque mas que era preciso corrigir isso para não termos dissabores noutras circunstâncias. Isto foi depois confirmado por Lage quando afirmou que os problemas defensivos do Benfica já tinham um ano e que ele já tinha detectado mas que nunca os resolveu, pagando mais tarde um preço demasiado alto.
Ora, o actual Sporting está em clara queda exibicional e as suas dificuldades em controlar o jogo e em criar situações de golo como criava na primeira volta são claras!
O que me faz estranhar é o discurso de Amorim ao afirmar que a equipa está a cometer erros. Será que está a cometer assim tanto esses erros ou será que as equipas já perceberam como o Sporting pressiona, como joga em ataque posicional e os seus pontos fracos. Será que Amorim não percebeu ainda que vai ter mudar um pouco o seu sistema? Que terá de criar outras dinâmicas?
O que o Sérgio Conceição disse é mais do que óbvio e só um Taremi a falhar aquilo que não tem falhado esta época é que permitiu ao Sporting sair vivo do Dragão onde foi completamente encostado às cordas. O discurso de que jogaram com a classificação só colaria se não tivessem filmado por várias vezes o desespero de Amorim no banco ao ver que a equipa não conseguia fazer mais do que dois passes.
Um nota para um pormaior que tem passado ao lado de muitos...
Ajuda bastantes ter um seis de qualidade como o Palhinha!! Veja aqui uns números interessantes do médio:
Número de faltas: 61 - É o jogador mais faltoso da Liga;
Amarelos: 4 - Serão cinco se o tal que está pendurado contar.
Para terem uma ideia o Weigl tem cinco amarelos e nem ás trinta e cinco faltas chegou!!
Concluindo, é fantástico quando tens um médio defensivo que pode andar noventa minutos a fazer faltas sem levar amarelo, ou seja, consegues ter sempre os níveis de agressividade no meio campo no máximo e a cortar lances de ataque à equipa adversária, já outros levam os mesmos cartões amarelos em menos de metade das faltas...
Em relação ao jogo jogado do Sporting, leram primeiro aqui: Ou Amorim tem a capacidade, sagacidade e competência para mudar algo no sistema ou não chegará a Janeiro de 2022.
Ficam aqui os dados dos últimos jogos:
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Chakra_Indigo 84p · há 212 semanas
O Sporting de 2002 era muitíssimo mais forte que este Sporting, com excepção do GR. Tinham o Jardel, o Joao Pinto, o Rui Jorge, Andre Cruz, Phill Babb, Tello, Rui Bento, Paulo Bento, Cesar Prates e o Sá Pinto, para além do Quaresma e outros jovens como Custódio e o Danny e Hugo Viana.
O Sporting apesar de tudo tem sido mais constante que a concorrência, para além de ter tido alguma estrelinha (ah mas não interessa - interessa sim, basta ver a nossa epoca de 2005, com os golos milagrosos do Mantorras ao cair do pano) - ainda não perdeu um confronto directo com as outras 3 equipas, e não perdeu nenhum jogo em casa (nem fora já agora).
Há épocas em que aproveitar o défice da concorrência é suficiente, e todos ganham títulos também assim.
Parece-me que uma das virtudes do Ruben Amorim é a capacidade de escolha dos jogadores e seu aproveitamento tactico.
Nos próximos anos a pressão financeira vai contar muito na definição dos planteis, e o Sporting, pese embora os grandes benefícios que tem em perdões de divida e outros, não tem capacidade para fazer sempre planteis equilibrados e com qualidade suficiente, a não ser que se qualifique sempre para a Champions League.
No entanto, tem um orçamento equilibrado, assim como o Benfica, e talvez aproveite a derrocada financeira que se avizinha no clube do Porto.
Acho muito difícil fazer futurologia neste tempos tão incertos, mas a competência na gestão desportiva é que provavelmente fará mais vezes a diferença.
Viva o Benfica.
PS_ prefiro mil vezes um Sporting campeão que o clube corrupto.
Red 1 · há 212 semanas
Tem beneficiado de um conjunto de factores alguns por merito proprio como a entrega e a confianca( e aqui os resultados contam MUITO, se não estivessem a vencer da.forma como estão os niveis aqui seriam mais baixos), da estrelinha e daquela maozinha EXTRA, chamada factor externo e Estranhas Coincidencias que o tem veneficiado sempre em altura chave
Isto é uma conjuntura irrepetivel e é uma questão de TEMPO ate a lagartada voltar a normalidade
O Benfica poderia estar perfeitamente na luta MESMO não jogando o que TODOS NOS desejariamos e MESMO tendo em conta TODAS as Estranhas Coincidencias e Factores externos e Roubalheiras Escandalosas que ao contrario da lagartada nos TEM prejudicado, sendo obrigados a jogar com o plantel dizimado por um surto de covid (quando jogos de outras equipas foram adiados TODOS COM MENOS CASOS) termos ( ZERO PENALTYS a favor) deve ser record mundial contra 5 dos lagartos e 12 do clube da fruta, BASTARIA (porque os lances existiram E NÃO FORAM MARCADOS e SEMPRE EM ALTURAS CHAVE) ter 5 penaltys a favor (os mesmos dos lagartos) para termos mais 10 pontos (se fossem concretizados) , ate (fpf e a liga não é melhor) contrataram E PAGARAM ao pai vartista para tentar branquear FACTOS que TODOS VIMOS Etc
A GRANDE QUESTÃI AQUI É QUE APESAR DISSO TUDO, não estamos na luta porque quem FOI ELEITO e PAGO A PESO DE OURO a Direção Estrutura COMUNICAÇÃO E o actual Presidente para promover e defender os superiores interresses do Benfica NÃO O FEZ, preferindo ficar CALADOS PASSIVOS INATIVOS
E Bastaria para isso terem Promovido e defendido OS SUPERIORES INTERESSES do Benfica COM a
MESMA agressividade assertividade VONTADE QUERER arte e astucia com que eles proprios se defenderam a si mesmos nestes ultimos dias provando que tem capacidade para o fazer, preferindo so fazer em sua defesa quando bastaria terem no feito nas alturas apropriadas e em defesa do Benfica dos Interreses do Benfica, que Tambem se tinham defendido a ele mesmos porque o SUCESSO do Benfica ė o seu Sucesso e o de todos os Benfiquistas!
Não o fizeram porque não quiseram!
Faltou Lideranca Profissionalismo Visão e Benfiquismo
Carrega Benfica
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Islander · há 212 semanas
Ainda no último jogo o árbitro para conter o nosso meio campo largou 2 amarelos de seguida por simples puxões de camisola. E como habitualmente eles sempre a lavar e nada de amarelos.
Como é possível que aceitemos que o Benfica acabe todos os jogos com um número estupidamente alto de faltas e amarelos? Uma equipa que luta pelo título constantemente a fazer mais faltas que adversários que lutam para não descer? Basta tocar e é falta e os adversários sabem disso muito bem pois fazem mais simulações contra o Benfica que no resto dos jogos.
Continuem a atacar a própria equipa que eles continuam a rir e a abrir garrafas de champanhe.
O palhinha no Benfica não acabava um jogo.
Rui Dias 101p · há 212 semanas
Seja como for, seja aqui seja noutros lados, anda por aí o reavivar dum mito. O mito Mantorras. O mito de que o Benfica de Trapattoni ganhou muitos jogos com sorte e com golos do Mantorras. Hoje já li isso duas vezes, em conversa com amigos e aqui nos comentários. Mas isso é um mero mito criado, nada mais longe da realidade.
Os números não enganam. O Benfica em 2004-2005 só teve 4 jogos decididos depois dos 85 minutos de jogo. Duas vitórias e dois empates. E só por uma vez Mantorras deu a vitória ao Benfica num jogo desse género, curiosamente estava no Estádio nesse jogo contra o Marítimo. Se estendermos essa análise aos 80 minutos (que já me parece esticar um pouco) foram 6 jogos em 34. E podemos acrescentar ao Mantorras uma vitória mais. Ou seja, duas vitórias dadas por Mantorras em 2004-2005.
E como está o Sporting nessa matéria? Ora em 22 jogos têm 6 jogos que alteraram o resultado depois dos 85 minutos. Se estendermos isso aos 80 minutos foram 7 jogos. Mas mais impressionante que isso por si só foram os 10 golos marcados. Porque em dois desses jogos tiveram a perder e deram a volta nos minutos finais.
Impressionante também a diferença no que toca a resultado. Se no caso do Benfica em 6 jogos, dois deles foram para empatar a partida no caso do Sporting em 7 jogos, seis foram para vencer.
5ª Jornada - Guimarães (1-2) Giovanni aos 91
8ª Jornada - Gil Vicente (1-1) Simão aos 95
27ª Jornada - Marítimo (4-3) Mantorras aos 86
29ª Jornada - Leiria (1-1) Mantorras aos 93
30ª Jornada - Estoril (1-2) Mantorras aos 82
33ª Jornada - Sporting (1-0) Luisão aos 83
1ª Jornada - Gil Vicente (3-1) Sporar, TT e Pote aos 82, 84 e 96
4ª Jornada - Porto (2-2) Vietto aos 87
5ª Jornada - Santa Clara (1-2) Pote aos 82
10ª Jornada - Farense (1-0) Sporar aos 91
16ª Jornada - Benfica (1-0) Matheus Nunes aos 92
18ª Jornada - Gil Vicente (1-2) Coates aos 83 e 91
22ª Jornada - Santa Clara (2-1) Coates aos 93
Nunca é demais frisar que esta comparação é para 34 jogos do Benfica e 22 jogos do Sporting. O Benfica à 22ª jornada de 2004-2005 tinha apenas 1 vitória depois do minuto 85 e apenas 2 jogos decididos depois dos 80 ou 85 minutos.
Chakra_Indigo 84p · há 212 semanas
Pelo menos, foi o que sempre li em vários sítios, e agora não tenho paciência para ir verificar. Mas a ideia que tenho, de ver ao vivo, é que isso aconteceu muitas vezes, e coincidia com a entrada motivadora do Mantorras. Mas o tempo acaba por dar uma visão mais romântica das coisas.
Viva o Benfica
Rui Dias 101p · há 212 semanas
Rodolfo Dias 80p · há 212 semanas
Mas 3 factores maiores fazem com que estejam em primeiro e com grande diferença pontual:
1- Os rivais. O Porto mesmo com o novo apito dourado não joga nada, não tem fio de jogo, é bola para a frente e bolas paradas. Nós temos um plantel desequilibrado e acima de tudo temos o fabuloso duo Jesus-Vieira.
2- O Covid. Sem Covid e com assistência em Alvalidl provavelmente já não estavam nem treinador nem presidente.
3- MIJO. Tem sido tanto que aquela instituição se está a transformar num urinol a céu aberto. Ou então secretamente contrataram o Nhaga.
Ainda tenho esperança que o Sporting não seja campeão (-3 com Braga e -3 com Benfica) ficarão a 1 derrota de perderem a liderança. Mas a acontecer, não prevejo que sejamos nós a passar para primeiro.
Pedro Simões 51p · há 212 semanas
Rodolfo Dias 80p · há 212 semanas
Mesmo que seja para o Sporting não ser campeão, não consigo torcer pela derrota do Benfica.
Elsa 64p · há 212 semanas
Uma equipa que em 20 e poucos jogos ainda não perdeu, sofre poucos golos, penso que é melhor defesa do campeonato, dificilmente se pode atribuir à sorte. Sorte, como eu a entendo, é ganhar com um auto-golo ou a bola bater na trave e depois no post e acabar por entrar.
Para mim o Sporting é a equipa que melhor joga sem bola, no geral nunca os jogadores parecem perdidos sabendo sempre o que fazer em função do que o jogo pede. Nunca se desmancham, passo a expressão, e quando se vêem numa situação menos favorável, vão à luta e fazem-no com critério. Para mim isto é trabalho, treino.
O jogo com o Santa Clara foi ganho na raça, nos minutos finais criaram 3 ou 4 oportunidades, marcaram uma delas. Transpiram confiança e, quando assim é, a crença de que conseguem dar a volta acaba por traduzir-se em resultados.
Eu descobri que tenho um portista em casa disfarçado de boavisteiro, e tive uma discussão bastante acesa com ele precisamente por causa disto. è que quando é o Porto, todos dizem "é à Porto", quando é o SCP é sorte.
Nós, quando é o Benfica, dizemos a equipa acreditou até ao fim e fez das fraquezas forças, quando o SCP, é sorte.
Acho injusto.
O RA tem sido muito inteligente no discurso que passa para fora e deixa a entender que consegue manter os jogadores focados, gere muito bem as expectativas que estão criadas e, com isso, protege o grupo. Francamente até ao dia de hoje, não há nada a apontar-lhe.
Rui Dias 101p · há 212 semanas
O Sporting em 22 jogos tem 10 golos marcados que lhe dão pontos nos últimos 5 minutos de jogo. A conversa do acreditar ou da raça para mim não cola, isto porque todas as equipas acreditam. Sorte é o Miguel Garcia marcar nos descontos de canto. Sorte é o Ajax marcar nos minutos finais contra o Benfica fora e o Benfica em casa falhar um golo feito. Isso é sorte e azar.
O Sporting está muito para lá disso. Não há forma de comentar. É um terço dos jogos a serem decididos nos últimos 5 minutos. Há 15 anos que levamos com a sorte que foi o ano de 2005 quando o Mantorras supostamente marcavas golos nos últimos minutos e tivemos muita sorte por isso. A verdade é que à 22ª jornada de 2005 tínhamos 2 jogos decididos nos últimos 5 minutos de jogo. Sinceramente é demais.
O Sporting será campeão porque a competição é muito má, porque a arbitragem é habilidosa nos jogos do Benfica e por causa do covid que assolou o nosso clube. E quando falo em competição muito má já coloco o Benfica nessa pobreza de jogo.
Quanto ao Ruben Amorim, teve um discurso inteligente que soube levar os miúdos a acreditar. É um excelente treinador a retirar o máximo dos miúdos. Quanto ao discurso de agora...parece-me já roçar o ridículo quando continuamente diz que não é candidato ao título. Dá ideia que está a gozar com o resto da malta quando tem 10 pontos de avanço a 10 jornada do fim. Praticamente.
Elsa 64p · há 212 semanas
Como assim o golo do Jonas foi sorte? Estamos a falar da época 2015/2106 e um golo de canto? Juro que não percebi o porquê de ser sorte.
Eventualmente posso não estar a compreender bem o que defines como sorte ou estrelinha de campeão, eu sou um bocado trenga às vezes admito :) .
No inicio do meu comentário eu assumi que existiam vários factores que a juntar a uma época tão atípica devido à COVID, podem explicar muita coisa. Não são mais nem menos do que os que referes mas, desvalorizar completamente o Sporting, não acho justo. Há trabalho e competência a vários níveis, no meu entender, pelo menos.
Quanto ao "gozo" do RA, parece-me que a época passada em que até lhes estava a correr bem e acabaram em 4º lugar mais o facto de teres duas equipas, SLB e FCP, que perderem os campeonatos quando tinham 7 pontos de avanço, mais toda as expectativas geradas pelos pontos que têm de avanço neste momento, justificam o discurso muito cauteloso que tem. Podemos não gostar, digamos assim, mas eu considero muito inteligente.
Rui Dias 101p · há 212 semanas
O que o Sporting tem tido esta época, para mim ultrapassa isso tudo. É demasiado. Desde o início da época que são vários os jogos. Neste momento vão em um terço do campeonato ganho nessas situações. Não é questão de tirar mérito a coisas bem feitas. Certamente que têm muita coisa bem feita. Mas a verdade é que num campeonato "normal", com adeptos no Estádio, com uma calendarização normal e com uma "sorte" metade do que tem sido e não estavam com 10 pontos de avanço e se calhar nem em primeiro.
O Sporting tem sido a equipa mais consistente do campeonato, mas isso não significa que tem sido a melhor. Basta ver os jogos com o Gil Vicente ou com o Santa Clara da primeira e segunda volta. Basta ver por exemplo o jogo com Porto e Benfica, adversário diretos na luta pelo título. Ou então olhar para o jogo com o Braga. Nos primeiros com exibições fracas que dão em vitória nos descontos. Na luta contra os grandes com golos a fechar o jogo sem nada merecer para levar esses pontos. No caso do Braga foi um jogo dominado pelo Braga que o Sporting vence pela eficácia e pouco mais. Se se analisar a época jogo a jogo do Sporting.... é muito mais que estrelinha, é a conjugação de tudo o que é positivo sem aparecer nada de negativo. Até jogos adiados conseguiu ter quando outros não tiveram essa "sorte".
Quanto à comunicação, para mim há uma diferença entre gestão de expectativas e abraçar a realidade. Uma coisa é dizer "Ainda não ganhámos nada e temos de mostrar jogo a jogo que podemos vencer". Outra bem diferença é consecutivamente e em todas as conferências ele dizer que não assume candidatura ao titulo. Inteligente é no inicio da época gerir expectactivas e seria mais que natural que o Sporting não se pusesse ao lado de Porto ou Sporting na candidatura. Estar na jornada 23 com 9 pontos de avanço e não assumir duma vez que a equipa é candidata clara ao título face ao que se tem registado é obviamente gozar. É picardia para todos os outros que eu enquanto adepto de futebol dispenso, como aliás dispenso de muita coisa que neste futebol cada vez há mais.
Goste-se ou não, e eu não gosto, do estilo de Jesus, nos últimos tempos ele tem tocado em todos os pontos que estão mal por aqui. O Benfica contra o Arsenal fez 3 faltas, contra o Rio Ave fez 17? Em Portugal o futebol não existe. Ainda hoje vi o Atlético vs Real... e ainda nos perguntamos porque estamos a anos luz do futebol europeu. Nem uma equipa médica entrou em campo. 5 minutos de compensação em conjunto das duas partes e foi porque na primeira houve um lance de VAR.
Elsa 64p · há 212 semanas
Bem após a tua explicação, tenho que reconhecer que estava a interpretar mal a expressão "estrelinha de campeão" e, por via disso, tenho que concordar que o Sporting a tem tido mas que anda a par com a competência e trabalho feito que existem.
Do discurso do RA, tens a tua razão no que dizes. Para mim, penso que o RA está muito ciente das limitações que a equipa tem e que um derrota nas próximas 2/3 jornadas pode virar rapidamente tabuleiro a favor dos rivais e daí eu concordar com o não assumir-se como candidato.
Sim o JJ tem tocado em vários pontos importantes mas, como se tem visto, são sempre interpretados como desculpas de mau pagador e não como um alerta de que o futebol português tem arrepiar caminho ou continuaremos a ser uma "liguinha" ao contrário de outros campeonatos como espanhol, ainda que eu não ache que seja o melhor exemplo pois, por lá, o que não falta é circo fora dos relvados.
E por falar em circo, temos mais um episódio rocambolesco que expressa bem o desgraçado nível a que estamos, que é o processo ao RA.