Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Plantel Curto, Comprido ou Assim-Assim (Dados dos Últimos 10 anos)


O futebol é isto mesmo, nos últimos anos muito se falou sobre a extensão e qualidade dos plantéis. No Porto por exemplo, muito se tem dito sobre aquilo que o Sérgio Conceição faz com plantéis sempre piores. Todos os anos o Porto fica com um plantel pior e todos os anos o Sérgio Conceição faz milagres. No Benfica têm sido os adeptos e não tanto os comentadores com as apreciações ao plantel do futebol. A equipa joga muito e se tem dificuldades em manter o nível de pressão e intensidade os 90 minutos, no meu entender, não é porque não há rotatividade no plantel, é porque simplesmente é impossível manter aquele nível de pressão e intensidade 90 minutos. O que fizemos durante 75 minutos com a Juventus foi absolutamente extraordinário a todos os nível, um deles pela capacidade física que os jogadores tiveram.

Posto isto, gostava de deixar aqui alguns dados comparativos e gostava de vos perguntar o que acham. Tentando deixar de lado as vossas opiniões pessoais e tentarem focar-se nos números factuais que vos deixo.


Estes são os principais números daquilo que foram os plantéis e as suas respetivas utilizações nas últimas 10 temporadas. Tivemos 2 épocas abaixo dos 50 jogos, 1 época com 60 e em média tivemos 53,6 jogos (~54 jogos) por temporada. Coloquei para análise, quantos jogadores fizeram mais de 4000, 3000 e 1000 minutos, assim como quantos jogadores fizeram mais de 10 e 20 jogos. Poderia também colocar quem fez mais de 30 ou 40 jogos mas acabava por ser menos útil e um pouco redundante. 
De um ponto de vista de análise estatística, o que me salta mais à vista são precisamente os dois primeiros anos que apresento. Os dois anos das finais da Liga Europa. No primeiro podemos ver que foram apenas 15 os jogadores que jogaram mais de 1000  minutos, um mínimo da década, foi de longe a época que menos rotatividade houve no plantel. E no segundo ano de amostra, a época da segunda final da Liga Europa, podemos ver o ano em que mais jogadores são utilizados e em que parece apresentar a maior rotatividade no plantel. Com, por exemplo, um máximo de jogadores com mais de 1000 minutos e um máximo de jogadores com mais de 20 jogos.

Destaque, para mim, também o facto de não haver umas diferenças muito grandes entre as diferentes épocas. Curiosamente nos últimos 3 anos tivemos épocas com um grande número de jogadores a fazer mais de 10 jogos e isso acabou por resultar em zero títulos conquistados. Há relação? Talvez sim, talvez não. A estatística não gera conclusões de causa-efeito.

No final, tenho os valores para a presente época. Fazendo uma simples extrapolação se os valores dos jogadores se mantivessem ao longo de 54 jogos. O que salta mais à vista seria provavelmente o número de jogadores que faria mais de 4000 minutos, no entanto há que referir que até agora ainda não se iniciou a Taça da Liga e que a Taça de Portugal foi apenas um jogo, é de acreditar que vários jogadores terão descanso nessas competições e que com isso os seus números de minutos possam descer ligeiramente. Será que a verificarem-se estes valores podemos afirmar que o Benfica tem um plantel mais curto do que tem acontecido? Ou que tem um plantel com menos qualidade do que tem tido? Ou com menos confiança por parte do treinador? Em cima de cada ano está um C onde o Benfica foi campeão. Vê-se alguma diferença nos anos em que foram campeões?

Em 2012/2013 o Benfica poderia ter ganho tudo, ficou a breves minutos de cada competição de o conseguir. Não foi competitivo durante essa época? Chegou à final da Liga Europa, da Taça de Portugal e só não foi campeão com um golo dum tal de Kelvin nos instantes finais dum Porto - Benfica. Fez literalmente uma época com 15 jogadores. Com a particularidade que esses 15 jogadores que fizeram mais de 1000 minutos, fizeram mesmo 2000 minutos mínimo. 

Há malta que continua a achar que o Benfica precisa de fazer mais 2 ou 3 contratações em Janeiro, ponta de lança à cabeça, mais um médio e um extremo com criatividade. Custa-me a ver quem queira vir para ser suplente do Aursnes, ou Enzo, ou João Mário, ou Tino... Ou quem queira vir para ser suplente do Neres... ou é o Neres suplente? 

O Benfica, na minha opinião, tem neste momento 13 jogadores titulares, tem mais dois centrais como Lucas Veríssimo e Morato que precisam de recuperar fisicamente mas que podem sem sombra de dúvidas ser alternativas/titulares, temos um Ristic que me parece ter todas as condições para ser alternativa e depois temos Diogo, Chiquinho, Musa e Pinho que para mim podem ser alternativas para jogos de menor dimensão e dificuldade, chegando facilmente aos 10-15 jogos e perto dos 1000 minutos. O Draxler infelizmente ainda é uma incógnita, mas se recuperar bem dará certamente minutos de qualidade.

Resumindo, facilmente chegamos a um plantel de 16 / 17 jogadores. Só para título de comparação. No ano passado, o Real Madrid foi campeão em Espanha e campeão europeu com: 16 jogadores a fazerem mais de 1000 minutos; 15 jogadores a fazerem mais de 2000 minutos; 6 jogadores a fazerem mais de 3900 minutos; 17 jogadores a fazerem mais de 20 jogos. 

Quando vejo a malta falar em plantéis de 24 jogadores de qualidade, em que todos terão tempo e oportunidade de jogo por igual, gostaria que me dessem um exemplo duma equipa que alguma vez tenha dado minutos relevantes a mais de 17 ou 18 jogadores numa época. Não esquecer que 1000 minutos numa época de 50 jogos é 20 minutos por jogo de média, a relevância depois será subjetiva.

Qual é a vossa leitura desta questão?

E-goi