Estes são os cinco últimos cinco jogos do Sporting... Ocupa atualmente o 5.º lugar podendo cair para 6.º caso o Guimarães vença. Vão com uma média de 1,3 golos sofridos/jogo (14 golos sofridos em 11 jogos).
Num dos jogos acima resultou na eliminação da equipa da Taça de Portugal por uma equipa da Liga 3...
Não sei se o "toque de midas" acabou ou se nunca existiu, não sei se é este voltar à normalidade depois de uma pandemia, não sei se é o regresso do público aos estádios, o que sei é que o Sporting está a voltar ao seu registo habitual.
No meio desta desgraça toda o Amorim parece passar por entre os pingos e não é uma ou outra pergunta sobre a sua saída que não me tira a ideia de que tem efetivamente muita boa imprensa. Com esta desgraça de resultados, e ainda nem a meio do campeonato vamos, se fosse no Benfica não se falava noutra coisa nos diversos programas de trampa, não havia uma conferência de imprensa que não se questionasse o treinador se tinha o apoio do presidente, dos jogadores, dos adeptos. Não se perderia oportunidade para se questionar a satisfação de alguns jogadores, seriam programas a fia a esmiuçar se o treinador do Benfica tinha perdido o balneário.
Resumindo, seria o apocalipse!
Mas com Amorim é tudo tratado com uma leveza extraordinária!! Nem parece que em 5 jogos tenha 3 derrotas, 1 vitória e 1 empate e já esteja de fora da Taça de Portugal.
E ainda há quem diga que o Benfica controla isto tudo... Quem dera o Benfica poder trabalhar com a tranquilidade que Amotim trabalha quando as coisas corre mal. Se o Benfica a vencer e a convencer há sempre qualquer coisa a dizer mal do Benfica quanto mais a perder.
Espreitei a CMTV e imaginem o que estavam a falar... Isso mesmo, do Benfica! Imaginem que o Estoril vai ter jogadores de fora porque levaram um 5.º amarelo e vejam lá o que fez a CMTV... Foi esmiuçar os amarelos do Estoril... Isto é surreal!!! Com um "coninhas" como o Calado fazem gato-sapato do Benfica, infelizmente.
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista
Rui Dias 101p · há 127 semanas
O Rúben foi campeão pelo Sporting numa época extremamente atípica com um sistema que era pouco usado. E num campeonato tão fraco e sem competições a partir de Novembro a não ser a Taça da Liga e a Liga... tornou-se pouco importante o facto do Sporting não ter um plantel de grande qualidade a não ser 4 ou 5 titulares. Há que lembrar que o Sporting foi campeão com o Feddal e Neto como 2 dos 3 centrais mais utilizados.
Este ano a equipa despachou o Palhinha e o Matheus Nunes. Era óbvio que ia ficar mais fraca. Só os iluminados é que achavam que o Ugarte (futuro titular do PSG) e o Morita (craque a despontar agora no Mundial), podiam ser alternativas viáveis para um campeão português. Não sendo culpa do Rúben estas vendas, há que perceber que o Amorim nunca foi capaz de arranjar alternativa ao sistema que usa, e ou tu consegues criar um sistema que te permite ganhar, mesmo quando os outros o conhecem, ou então... chapéu. Tentou mudar a ideia colocando 3 avançados móveis na frente, e embora até sejam jogadores com alguma qualidade, é tudo jogadores muito irregulares. Tanto fazem uma jogada brilhante como passam 85 minutos sem fazer nada. E numa equipa só podes ter 1 ou 2 desses, teres todos os jogadores da frente assim.... Rochinha, Trincão, Edwards, Nuno Santos, Pote... tudo igual, tudo mediano, por mais hype que queira fazer. Nenhum vai sair do Sporting por mais de 25M€. E só o Edwards é que se calhar vale isso porque tem mercado em Inglaterra.
Quanto à imprensa... é o costume. O Rúben tem boa imprensa, como têm o Sérgio e JJ.... Mais do mesmo.
Elsa 64p · há 126 semanas
Ia comentar quando vi o que escreveste.
No geral concordo com o que dizes menos no que respeita ao Ugarte e ao Morita. Não os vou comparar ao Palhinha e ao MN, são jogadores diferentes, mas o Morita é um jogador muito inteligente e o Ugarte é um belíssimo jogador, não me importava de o ter no Benfica.
O Amorim fez uma trabalho excepcional no Sporting, valeu bem os 20M que custou. Sendo certo que perdeu jogadores importantes, Palhinha, MN e o Sarabia, e altura, houve um jogo que dei por mim a pensar, estão a cruzar para quem? Para o Edwards?, o Amorim está um bocado teimoso e isso está a custar-lhe caro. Também têm tido muitas lesões e a manta é curta, curtíssima diria, e lá está, foram escolhas e sabiam que seria um risco estando em tantas frentes.
Quanto à imprensa, ok sabemos que o Benfica é muito apetecível, mas penso que o Amorim sendo um excelente comunicador, tem ganho a simpatia dos media. Mas até nisso, nos últimos tempos, penso que tem enveredado por caminho algo perigosos, vamos ver.
Rui Dias 101p · há 126 semanas
O Amorim não é um bocado teimoso. É muito teimoso. É o principal problema dele. O problema do Rúben é que se tira os 3 centrais e passa a jogar com 2 perde o melhor central que tem , que é o Coates. Porque ele só sabe jogar ali no meio parado. Quando vemos o Sporting jogar com Nazinho , Essugo e mais desta malta... percebe-se que milagres não se fazem. E o contexto é tudo. Coloca-se estes jogadores a jogarem 10 minutos numa equipa oleada e eles parecem craques. Colocas estes miúdos a fazer 65min numa equipa a jogar mal... e parecem só maus.
Na realidade, se olharmos para a equipa do Sporting... pensar que podem acabar em 3º... é milagre do Amorim.
Elsa 64p · há 126 semanas
Bem eu gosto do Morita e acho que tem mais atributos do que os que lhe reconheces 😉.
De resto concordo contigo.
Rui Dias 101p · há 126 semanas
joe de maio · há 126 semanas
Foi o "scouting" do Sporting, permitindo a compra de jogadores, maioritariamente a baixo preço, valorizou jogadores, permitiu a sua venda e encaixes de dezenas de milhões de Euros ao clube.
Em termos desportivos, conseguiu um 1º e um 2º lugar na liga, garantindo duas participações nas fases de grupo da LC, estando à beira de um segundo apuramento consecutivo para os oitavos de final, inédito no clube, que sempre teve uma certa "aversão" a essa prova.
O efeito de Amorim no Sporting é semelhante a um médico que ressuscita um moribundo e lhe proporciona mais uns anos de vida normal.
Parece que o paciente começa a não gostar muito dos conselhos do médico e algumas intervenções deste, causam-lhe algum desconforto, alguma dor.
Problema do paciente, que sempre gostou muito de marisco, sabendo que tem um problema de ácido úrico e abusa das sobremesas mesmo com os níveis de glicemia muito altos.
De qualquer forma não estranharia muito que adeptos comuns, figuras públicas ou dirigentes do clube, começassem a colocar em causa o trabalho do Amorim. A tendência para a auto-flagelação e o suicídio é épica neste clube e só é ultrapassada pelo complexo de inferioridade e pela inveja relativamente ao seu glorioso vizinho.
Em relação à imprensa ser boa ou má para com o Amorim, só quem não sabe como funciona a "imprensa" desportiva em Portugal, a promiscuidade que tem com quem lhes paga os pequenos almoços (e agora também os brunches), é que pode duvidar que Amorim terá boa imprensa até ao dia em que os iluminados que trabalham ao lado dele, ou acima dele acharem que ele ainda tem algumas coisas para lhes ensinar, nestas coisas da bola.
Porque no dia em que acharem que já dominam tudo e lhe quiserem calçar um par de patins, o pobre do Amorim deixará de ter boa imprensa.
Rui Dias 101p · há 126 semanas
Eu acho que tudo o que disse não invalida o facto do Ruben também ter cometido vários erros.
Não concordo muito com a questão do scouting, assim de relance os jogadores que mais deram financeiramente ao clube foram o Nuno Mendes, Palhinha e Matheus Nunes. E o único que realmente foi achado e aposta do Ruben foi o Nuno Mendes. Ouvimos muitas vezes os jornalistas falarem em aposto do Ruben nos jovens... mas no ano do título dos mais utilizados só o Nuno Mendes tinha menos de 21 anos se não estou em erro.
joe de maio · há 126 semanas
Mas não sei se foi responsável por todos esses. Nem pelos que falharam.
Rui Dias 101p · há 126 semanas
O Ruben potenciou bem os jogadores que tinha. Não acho é que vão valer muito mais do que já valeram...e com derrotas então...
Elsa 64p · há 126 semanas
Acho que nunca nos cruzamos por aqui, mas acompanho o Rui, excelente comentário.
Mas, como não há bela sem senão, tenho que dizer que essa coisa de deixar arder em lume brando os treinadores quando começa a correr mal, também nos calha a nós, o Rui Vitória e o Bruno Lage que o digam.
Elsa 64p · há 126 semanas
Também reparei nisso de quererem colar os cartões amarelos do Estoril ao Benfica, é impressionante ao ridiculo que se chega para ter audiências.
Rui Dias 101p · há 126 semanas
Elsa 64p · há 126 semanas
joao carlos · há 126 semanas
para o bem e para o mal o único clube que vende e que dá audiências é o nosso, porque nós os adeptos a maioria só se interessa pelo nosso clube e porque a maioria dos adeptos dos outros tem muito mais interesse nos nossos assuntos que nos dos próprios clubes.
Luis · há 126 semanas
a culpa é do Benfica como em tudo a inflação aumenta a culpa é do Benfica ,haja paciência ,quanto ao Amorim não é nada que não se esperasse ,mas é ridículo numa conferência do Sporting acabar a falar do Benfica, ou seja a culpa é do Benfica.